Últimas

Quarta-Feira, 02 de Setembro de 2009, 15h:31 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

VÁRZEA GRANDE

Cassado, Toninho deve participar de sua última sessão

   O presidente da Câmara de Várzea Grande, vereador Wanderley Cerqueira (PR), vai comunicar oficialmente na sessão desta quarta (2), às 18h, a cassação do diploma do vereador Antonio José de Oliveira, o Toninho do Glória (PV), que deverá ser substituído já na próxima sessão pelo primeiro suplente do PV, Alcides Delgado da Silva. 

   Cerqueira procurou, nesta quarta à tarde, o juiz da 49ª Zona Eleitoral Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto, que determinou a perda do mandato de Toninho por abuso de poder político e econômico. “Quero saber quais procedimentos devem ser tomados agora”, disse Cerqueira.
O republicano afirma que foi notificado da decisão da Justiça Eleitoral nesta terça (1º).

   Segundo ele, Toninho recorreu da decisão de primeira instância ao TRE, mas não deverá continuar no cargo. “Ele recorreu, mas precisa de uma liminar para continuar exercendo o mandato até o julgamento do mérito do recurso”, explicou. Cerqueira não descartou, por outro lado, a possibilidade de Toninho conseguir a liminar ainda nesta quarta. “Pode ser que ele obtenha essa liminar ainda hoje e apresente durante a sessão”.

   Toninho foi denunciado pelo MPE em 2008 por distribuir bens materiais, brindes e prêmios, pouco antes do início da campanha eleitoral. Ele havia promovido, em 15 de junho, o "4º Festival de Prêmios do Toninho", num lugar chamado Globo Show, em Várzea Grande. Na avaliação dos promotores eleitorais, o evento serviu para Toninho se autopromover.

   O primeiro suplente do vereador João Madureira, Mateus Magalhães, ex-presidente da União das Associações de Bairros de Várzea Grande (Univab), também foi denunciado junto com Toninho. O curioso é que Mateus vive a expectativa de assumir a cadeira de titular, já que Madureira teve o mandato cassado por nomear como assessor parlamentar uma pessoa que cumpria pena em regime fechado por latrocínio (roubo seguido de morte) - saiba mais aqui. Após perder um recurso no STF, Madureira recorreu novamente ao TSE e aguarda o julgamento do mérito do recurso no cargo.

(18h29) - Toninho assegura que fica no cargo até recurso ser julgado pelo TRE

   O vereador Toninho do Glória (PV) garantiu que continuará na Câmara de Várzea Grande até que o mérito do recurso, em que tenta anular a cassação do seu diploma de vereador, seja julgado em última instância. Ele já recorreu da sentença proferida pelo juiz da 49ª Zona Eleitoral, Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto, ao TRE. “É uma briga para mais de 10 anos. Até o julgamento final, continuo no cargo”, garantiu.

   Segundo ele, o juiz Francisco Alexandre mandou o oficial de justiça notificar o presidente do Legislativo, Wanderley Cerqueira, apenas para tomar ciência da sentença. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • edilson mendes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    hahahahahahahhehehehehehehehehkkkkkkkkkkkkrsrsrsrsrsrsrsrsrsr, cambada de gente sem vergonha na cara.

  • antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    é dificil entender algumas coisas que acontecem.....chega até revoltar a gente!!!a prefeitura da minha querida vg...esta parecendo um ninho de ratos....se o mp agir....vai ter ratos pulando de todos os lados....mais nao! querem mexer é com quem esta trabalhando para a comunidade.....esse é o preço que paga quem luta para os menos favorecidos....mais a justiça de Deus,tarda mais nao falha!!!!!esse magistrado,é mais um desses que nao gosta do povo humilde....obrigado pelo espaço....

  • Edna VG | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É uma vergonha essa Justiça deixar voltar um vereador desses que foi eleito com o dinheiro do J. Maria e distribuindo brindes em bingos. E os outros que perderam a eleição e concorreram dignamente ficam de fora. Esse país não tem jeito. Socorro.

  • EMERSON MAGALHÃES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUERO AQUI COMUNICAR QUE À REPORTER ANDRÉIA HADDAD ESTA EQUIVOCADA, POIS NO MESMO PROCESSO DE TONINHO , FORAM ABSOLVIDOS MATEUS, MURILO E JUCA MARIA.

    LEIA O QUE O SITE O DOCUMENTO FALA DISSO, POIS O MESMO É UM SITE SÉRIO COM REPORTES CAPACITADOS.


    Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador de VG, mas livra Murilo Domingos
    Cuiabá / Várzea Grande, 18/08/2009 - 14:19.

    CLÁUDIO MORAES
    Da Editoria

    O juiz da 49ª zona eleitoral de Várzea Grande, Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto, cassou no último dia 12 o diploma e o mandato do vereador Antônio José de Oliveira, conhecido popularmente como Toninho do Glória (PV)- foto -. Na mesma sentença, o magistrado determina a inegibilidade de Toninho do Glória pelo período de três anos.

    A cassação do parlamentar varzeagrandense aconteceu em decorrência dele ter organizado um bingo em 15 de maio de 2008, data de anivesrário da cidade. À época, Toninho era presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Glória e divulgou seu nome em todo material publicitário relacionado ao evento.

    O Ministério Público propôs então uma ação para investigar Toninho pela realização do bingo que distribuiu prêmios e alimentação com a presença de cerca de duas mil pessoas, o que corresponde a 1,24% do eleitorado da cidade. A Justiça Eleitoral acatou a proposição do MPE e deu início as oitivas de testemunhas, que assumiram que o parlamentar teria organizado e ainda contabilizado os lucros com o evento.

    Em sua decisão, o magistrado cita que Toninho do Glória era o responsável pelo evento que configurou propaganda extemporânea. A participação do primeiro investigado foi tão expressiva. Segundo a gravação das conversas telefônicas, chega até se confundir como verdadeiro idealizador do evento, onde tanto os participantes, quantos os vendedores de cartelas chegaram a afirmar que o festival de prêmio em questão era de propriedade do Toninho do Glória, diz trecho da decisão.

    Francisco Mendes destacou ainda a distribuição de comida para as pessoas que estiveram participando do evento à época. Para ele, a atitude do líder comunitário desequilibrou a disputa eleitoral em seu benefício. A distribuição de comida, atrações musicais e brindes, por preço singelo e ainda sob o patrocínio de uma pessoa que se apresentava como pré-candidato a vereador, são suficientes para criar uma relação de simpatia com o eleitorado, estabelecendo estreita cumplicidade. Tanto assim, que Toninho do Glória foi eleito vereador nesta cidade demonstrando que efetivamente sua participação como patrocinador no evento, que desequilibrou o isonomia de concorrência ao pleito, detalha a sentença.

    Toninho do Glória obteve 2.679 votos no ano passado ficando em primeiro lugar no Partido Verde. Ele pode recorrer da decisão da Justiça, mas enquanto isto a Câmara terá que empossar o primeiro suplente, Alcides Delgado da Silva (PV), que ficou com 1.221 votos.

    Absolvidas

    Na mesma ação proposta pelo MPE que resultou na cassação do parlamentar do PV, surgem outros réus que teriam participado ativamente do bingo. O ex-presidente da Univab (União Várzeagrandense das Associações de Moradores) e suplente de vereador, Mateus Magalhães (PSL), foi denunciado por ter fornecido uma ambulância do evento.

    Já o prefeito Murilo Domingos (PR) e o empresário Juca Maria (PV) também foram denunciados como patrocinadores do bingo realizado no Globo Show, na avenida Júlio Campos. Segundo a sentença, não ficou caracterizada a participação deles no crime de propaganda fora de época.

    Em relação a participação do prefeito, apesar dos panfletos constaram o nome da Casa Domingos, empresa particular do prefeito, não houve doação de dinheiro para o evento. Testemunhas ligadas a organização do bingo disseram que colocaram a marca da Casa Domingos antes da impressão dos cartazes e cartelas sem a autorização da empresa.

  • joaozinho da contrumat | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    éééé toninho estava na cara que vc nao ia da conta do recado , c vendeu na eleição pro murilao , agora vai la e pede a ajuda dele ve c ele vai te ajudar ......

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.