Últimas

Sexta-Feira, 18 de Maio de 2007, 09h:37 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER

Celcita não tem a mínima chance para prefeita

   A ex-deputada federal Celcita Pinheiro (DEM), que reside em Santo Antônio do Leverger, não teria hoje a mínima chance de eleição para prefeita. Seu nome figura entre os "lanternas", revela pesquisa Mark, realizada no município nos dias 08 e 09 deste mês. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

   Numa simulação com nome de Celcita e com outros duas virtuais concorrentes - a ex-prefeita Glorinha Garcia (PTB) e a ex-primeira-dama do município Nalzira Ribeiro (DEM), a ex-parlamentar e hoje secretário de Assistência Social de Cuiabá seria a última colocada, conforme mostra o quadro 09. Nesse cenário, Celcita teria apenas 3,5%, muito atrás de Nalzira (22,7%) e de Glorinha (41,3%).

    A petebista lidera em todas as simulações. Se a disputa à sucessão em Leverger fosse entre ela, o atual prefeito Faustino Dias (DEM) e o peemedebista Genilto Nogueira (quadro 07), Glorinha ganharia com 42,4%. Faustino, que deve concorrer à reeleição, ficaria com 22,1%.

   Numa outra simulação (quadro 08), Glorinha também venceria Faustino e Júlio Amorim (PPS). Numa disputa contra os dois, a petebista garantiria retorno à prefeitura  com 38,4% das intenções de voto, enquanto Faustino obteria 18%.

     Mesmo com o ex-prefeito Eduardo Belmiro, o professor Edu (PSDB), no páreo (quadro 10), Glorinha também ganharia a eleição. Ela "abocanharia" 41,9% das intenções de voto, seguido do atual prefeito (23,3%). O tucano Edu obteria apenas 4,1%.

    Metodologia

    A Mark Instituto de Pesquisa e Opinião ouviu 172 eleitores em Leverger em 24 bairros. As regiões pesquisadas foram: Cohab, centro, Lixá, Varginha, Fronteira, Nossa Senhora de Fátima, Agrovila das Palmeiras, Mimoso, Piquizeiro, Engenho Velho, Baranco Alto, Morro Grande, Assentamento Nossa Senhora Aparecida, Lage, Carandal, Peixinho, Barreirinho, Porto de Fora, Nova Esperança, Sangradouro, Praia do Poço, Olho D'Água, Jardim Santo Antônio e Taquaral.

   Dos entrevistados, 63,4% moram na zona urbana e, 36,6%, na rural. São do sexo masculino 53,5% e, do feminino, 46,5%. Quanto à faixa etária, 2,3% possuem entre 16 e 17 anos, 16,9% têm entre 18 e 24, enquanto 27,3% variam de 25 a 34 anos e, 25%, de 35 a 44 anos. Vinte por cento possuem entre 45 a 59 anos e 8,1% dos que participaram da pesquisa têm mais de 60 anos.

   Sobre o nível escolar, 22,7% são analfabetos ou estudaram até o primário incompleto, enquanto 16,3% variam do primário completo ao 1º grau incompleto e 26,7% estão entre ensino fundamental e o médio incompleto; e 29,1% do médio completo ao superior incompleto. Por fim, 5,2% possuem o nível superior completo.

   Em relação à renda familiar, 18% revelaram que o rendimento mensal não passa de um salário mínimo e 65,1% ganham de um até cinco mínimos. Quinze por cento têm rendimento entre cinco e 10 mínimos, 1,2% de 10 a 20 e, 0,6% recebe mais de 20 salários mínimos.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

MM e deputados derrotados do MDB

carlos bezerra 400 curtinha   Por coincidência, deputados do MDB que tiveram seus candidatos derrotados nas urnas estão de afagos com o governador Mauro. E até convidaram-no para deixar o DEM e migrar para o MDB, numa articulação do cacicão do partido, o federal Carlos Bezerra (foto), que puxou a corda da...

Os Maia fincam força no Legislativo

silvio maia 400   O ex-prefeito por quatro vezes de Alto Araguaia, Maia Neto, perdeu nas urnas na majoritária, mas ganhou na proporcional. De um lado, a irmã Martha Maia, seu braço-direito durante todos os mandatos, foi derrotada à prefeita por Gustavo Melo, que se reelegeu. Por outro, Maia Neto viu dois dos seus...

Reeleito, Gustavo derruba o clã Maia

gustavo melo 400   O jovem prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), de 36 anos, manteve mesmo o "apertado" favoritismo, conforme mostrou na reta final a pesquisa do instituto Analisando, e derrotou o clã Maia. Venceu por 962 votos de diferença. Filiado ao PSB, Gustavo chegou a 4.805, enquanto Martha Maia (PP) registrou 3.840...

Nivelando para cima o debate em VG

emanuelzinho 400   Em discurso na Câmara Federal, Emanuelzinho (foto), 3º colocado a prefeito de Várzea Grande, disse ter ajudado a nivelar, por cima, o debate eleitoral, com grandeza e altivez e se mostra entusiasmado. Destaca que "política se faz com seriedade, transparência e com o coração sintonizado...

Mais jovem prefeito sucede familiares

Rog�rio Meira_400 jangada   O mais jovem entre os prefeitos eleitos e/ou reeleitos de MT, Rogério Meira (foto), tem um histórico de vida pública, mesmo tendo apenas 24 anos. Atualmente, ele exerce mandato de vereador por Jangada e foi eleito prefeito da cidade ao obter 1.699 votos, 9 a mais que o...

Base forte de EP para Mesa Diretora

juca do guaran� curtinha 400   A base do prefeito Emanuel Pinheiro para o segundo mandato, embora com quatro virtuais candidatos à presidência da Mesa Diretora, está construindo o discurso de que não pode rachar sob o risco de entregar o comando do Legislativo para a oposição....