Últimas

Sexta-Feira, 18 de Maio de 2007, 09h:37 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER

Celcita não tem a mínima chance para prefeita

   A ex-deputada federal Celcita Pinheiro (DEM), que reside em Santo Antônio do Leverger, não teria hoje a mínima chance de eleição para prefeita. Seu nome figura entre os "lanternas", revela pesquisa Mark, realizada no município nos dias 08 e 09 deste mês. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

   Numa simulação com nome de Celcita e com outros duas virtuais concorrentes - a ex-prefeita Glorinha Garcia (PTB) e a ex-primeira-dama do município Nalzira Ribeiro (DEM), a ex-parlamentar e hoje secretário de Assistência Social de Cuiabá seria a última colocada, conforme mostra o quadro 09. Nesse cenário, Celcita teria apenas 3,5%, muito atrás de Nalzira (22,7%) e de Glorinha (41,3%).

    A petebista lidera em todas as simulações. Se a disputa à sucessão em Leverger fosse entre ela, o atual prefeito Faustino Dias (DEM) e o peemedebista Genilto Nogueira (quadro 07), Glorinha ganharia com 42,4%. Faustino, que deve concorrer à reeleição, ficaria com 22,1%.

   Numa outra simulação (quadro 08), Glorinha também venceria Faustino e Júlio Amorim (PPS). Numa disputa contra os dois, a petebista garantiria retorno à prefeitura  com 38,4% das intenções de voto, enquanto Faustino obteria 18%.

     Mesmo com o ex-prefeito Eduardo Belmiro, o professor Edu (PSDB), no páreo (quadro 10), Glorinha também ganharia a eleição. Ela "abocanharia" 41,9% das intenções de voto, seguido do atual prefeito (23,3%). O tucano Edu obteria apenas 4,1%.

    Metodologia

    A Mark Instituto de Pesquisa e Opinião ouviu 172 eleitores em Leverger em 24 bairros. As regiões pesquisadas foram: Cohab, centro, Lixá, Varginha, Fronteira, Nossa Senhora de Fátima, Agrovila das Palmeiras, Mimoso, Piquizeiro, Engenho Velho, Baranco Alto, Morro Grande, Assentamento Nossa Senhora Aparecida, Lage, Carandal, Peixinho, Barreirinho, Porto de Fora, Nova Esperança, Sangradouro, Praia do Poço, Olho D'Água, Jardim Santo Antônio e Taquaral.

   Dos entrevistados, 63,4% moram na zona urbana e, 36,6%, na rural. São do sexo masculino 53,5% e, do feminino, 46,5%. Quanto à faixa etária, 2,3% possuem entre 16 e 17 anos, 16,9% têm entre 18 e 24, enquanto 27,3% variam de 25 a 34 anos e, 25%, de 35 a 44 anos. Vinte por cento possuem entre 45 a 59 anos e 8,1% dos que participaram da pesquisa têm mais de 60 anos.

   Sobre o nível escolar, 22,7% são analfabetos ou estudaram até o primário incompleto, enquanto 16,3% variam do primário completo ao 1º grau incompleto e 26,7% estão entre ensino fundamental e o médio incompleto; e 29,1% do médio completo ao superior incompleto. Por fim, 5,2% possuem o nível superior completo.

   Em relação à renda familiar, 18% revelaram que o rendimento mensal não passa de um salário mínimo e 65,1% ganham de um até cinco mínimos. Quinze por cento têm rendimento entre cinco e 10 mínimos, 1,2% de 10 a 20 e, 0,6% recebe mais de 20 salários mínimos.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Direitistas encaram pedreira em 2022

gilberto cattani 400   O xadrez político rumo a 2022 se movimenta e a tendência é que os deputados de direita encontrem dificuldade para se reeleleger. Xuxu Dal Molin, Gilberto Cattani (foto), Elizeu Nascimento, Delegado Claudinei e Ulysses Moraes, nem todos defensores fiéis de Bolsonaro, devem buscar novo mandato em meio...

Mauro, desgastes e projeto à reeleição

mauro mendes curtinha   Não há como negar que o governo Mauro Mendes (foto) enfrenta forte desgaste por causa das medidas restritivas de combate à Covid e, principalmente, devido à exigência da sociedade de maior investimento e planejamento na Saúde. Por mais que o Executivo divulgue feitos e liste...

Thiago, respaldo da igreja e reeleição

thiago silva _curtinha_400   O deputado estadual Thiago Silva (foto) começa a labuta pela reeleição e não terá uma tarefa fácil pela frente. Thiago faz parte do grupo da Assembleia de Deus, que sempre prioriza o colega de Parlamento Sebastião Rezende, que vai tentar o sexto mandato. Curiosamente,...

2 suplentes já estreiam em Cuiabá

alex rodrigues 400   Com menos de quatro meses de mandato, dois dos 25 vereadores cuiabanos reeleitos no ano passado já pediram licença para abrir espaço a suplentes. Diego Guimarães (Cidadania) se afastou por 30 dias. Em sua cadeira está Maysa Leão, do mesmo partido. Marcrean Santos (PP) pediu afastamento...

Governista 2 e o desafio da reeleição

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), que conseguiu retornar à Assembleia "sangrando" nas urnas de 2018, impactado pelo desgaste pela defesa intransigente do Governo Pedro Taques, se prepara para atravessar outro purgatório no próximo ano, em busca de mais um mandato. O deputado tucano carrega desgaste...

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...