Últimas
Domingo, 09 de Março de 2008, 19h:13 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Chalana com 22 pessoas afunda no rio Cuiabá
Uma chalana com 22 pessoas, sendo 12 turistas e 10 tripulantes, afundou, por volta de 4h deste deste domingo no rio Cuiabá, a cerca de 80 km por rio de Porto Cercado, ainda no município de Poconé. Até às 19h30 deste domingo, 9 estavam desaparecidas (7 turistas e 2 cozinheiras). Treze pessoas foram resgatadas com vida. O local é de difícil acesso. Acredita-se que essas pessoas possam ter ficado presas nas cabines da chalana. Os turistas são de Mato Grosso e de outros Estados.
Sete equipes do Corpo de Bombeiros com 15 mergulhadores, uma lancha lufada com 19 militares, além de embarcações da Capitania dos Portos de Ladário (MS) com seis militares e mais três helicópteros (dois da Marinha e um da PM) estão sendo utilizados no resgate das vítimas do acidente, informa o secretário de Desenvolvimento do Turismo e de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf. "Infelizmente, uma tragédia. Estamos tomando todas as providências para assistências às pessoas", enfatizou.
As equipes montaram uma base numa fazenda, a um km do local do acidente. As buscas foram intensas durante o dia e acabaram suspensas por volta de 18h30. vítimas resgatadas disseram que estavam dormingo quando escutaram um barulho. Em seguida, o barco começou a afundar. Durante o dia as equipes tentavam içar a embarcação, pois se viram impossibilitadas de entrar no local devido à pressão da água.
O trabalho de busca e as investigações estão sendo conduzidas pela Capitania dos Portos de Ladário, sediada em MS, sob o comando da Marinha do Brasil. O capitão dos Portos do Pantanal, Ângelo César Maranho, chegou a Poconé para conduzir e acompanhar as investigações. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.
Capitania dos Portos de Ladário (MS) apura as causas do acidente com a chalana similar a esta da fotografia
Foto: Marcos Vergueiro
(Às 20h) - Nomes dos desaparecidos são preservados
O coronel Bombeiro Militar, Arilton Azevedo Ferreira, que coordena as equipes de busca das vítimas do acidente com a Chalana no rio Cuiabá, disse que tem em seu poder a relação das 9 pessoas que estão desaparecidas, mas observou que, por enquanto, não podem torná-las públicas. Ele pondera que precisa de algumas confirmações. "Primeiro, a gente precisa fazer checagem com os familiares e parentes". Informa que as buscas foram suspensas à noite, mas uma equipe, com holofotes, mantém plantão na praia próximo ao local onde o barco naufragou. De acordo com o coronel Azevedo, estavam na chalana turistas não só de MT, mas também de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
(10/3 - à 0h) - 9 podem estar dentro do barco afundado
A equipe do Corpo de Bombeiros tem pouca esperança de encontrar com vida os 9 desaparecidos no naufrágio de um barco de turismo no Pantanal. Eles podem estar dentro da chalana. Na embarcação acidentada viajavam 22 pessoas, entre turistas e pescadores, no momento do naufrágio no rio Cuiabá, no município de Poconé. Seis dos desaparecidos eram turistas de São Paulo e de Rondonópolis.
Alguns dos turistas tinham fretado a embarcação para uma excursão de pesca. Fora organizada pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), do Coxipó, em Cuiabá. As vítimas que estão desaparecidas podem estar dentro do barco. que afundou no rio. O acidente ocorreu de madrugada e a maioria das pessoas a bordo estava dormindo.
(10/03 às 10h22) - 7 tripulantes são identificados
Foram identificados pela Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) os nomes de sete dos nove tripulantes que ainda estão desaparecidos no Rio Cuiabá. Esses sete são turistas de um grupo que costumava se reunir nos fins de semana na AABB, em Cuiabá. As buscas foram retomadas às 6h desta segunda pelos bombeiros e homens da Marinha.
Os desaparecidos que foram identificados:
- José Luiz Gomes Fernandes
- Osmair Ferreira de Freitas
- Jorge Freitas
- Italo Scarabottolo
- Giovane Goes Moreira
- Luiz Sérgio Scardelai
- Gelson Bastos de Araújo
(10/03 às 10h57) - Encontrado o 1º corpo
Foi localizado agora há pouco o primeiro corpo dos 9 desaparecidos desde a madrugada deste domingo. O corpo foi encontrado próximo à fazenda Camalote. Ainda não se sabe o nome da vítima. Dois médicos legistas estão no local para fazer a identificação.
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Que triste para nosso Mato Grosso, que muito tem
-
José | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Que triste para Mato Grosso que precisa investir em infra -estrutura e turismo.
O Governador e o Sr. Pagot,podia voltar suas atenções para um secretariado de peso, com conhecimento de causa e formação adequada.Política somente não segura. Conhecimento de causa e amor a terra, sim!
Meus sinceros sentimentos e que não sejamos levados pela correnteza do descaso. -
Ramalho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Estas pessoas que estão desaparecidas todos amigos meus, em que todos os domingos nos reunimos na AABB-Cuiabá, para jogarmos futebol,Zé Luiz,Dr. Osmair, Sr Ítalo, Serginho Fama enfim.. Peço a Deus que dê o conforto necessario para seus familiares por este momento de perda em que estão passando, é uma tragédia, porém o nosso bom Deus solicitou a presença destes seus filhos amados. Estaremos rezando por todos.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga