Últimas

Quarta-Feira, 02 de Janeiro de 2008, 15h:36 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Chapa Riva-Sérgio já tem 18 votos para a Mesa


Sérgio Ricardo e José Riva vão se revezar nos 2 principais cargos da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa

   Mesmo com nove meses de antecedência, os deputados já sabem que serão os próximos presidente e primeiro-secretário da nova Mesa Diretora da Assembléia, os dois cargos mais importantes. A eleição acontece em setembro deste ano, mas a posse só se efetiva em fevereiro de 2009. Apesar disso, o acordão já está fechado. José Riva (PP) vai ser eleito pela quarta vez presidente do legislativo mato-grossense, com Sérgio Ricardo (PPS) na Primeira-Secretaria, com menos 18 votos. Ambos vão inverter os cargos. Hoje a presidência está sob Sérgio, enquanto Riva atua como ordenador de despesas também pela terceira vez.

   Hoje, dos atuais 24 parlamentares, somente um rejeita à chapa Riva-Sérgio. Trata-se de Otaviano Pivetta. Nos bastidores, o grupo majoritário contabiliza 18 votos e acha possível chegar a 21, a exemplo da última eleição para o biênio 2007/2008. Há exato um ano Sérgio se elegia presidente da Assembléia, inclusive com chapa única. Ele só não teve apoio de Pivetta, do petista Ságuas Moraes e de Percival Muniz (PPS).

   Um bloco minoritário chegou a ensaiar reação, mas logo foi contido pelo poder de articulação de Riva e de Sérgio que, gradativamente, vai ocupando espaço na vida pública. Ele começou como vereador por Cuiabá, se elegeu deputado, chegou à presidência da Assembléia, é pré-candidato, de novo, a prefeito da Capital, preside o diretório municipal do PR, foi governador por quatro dias e seu nome é cogitado até para a próxima vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Riva tenta superar a fase cão, aquela em que esteve na mira do Ministério Público por causa dos processos sobre atos de improbidade. É ele quem continua "mandando" na Assembléia. Controla um orçamento anual de R$ 247 milhões.

    Os entendimentos em torno da chapa Riva-Sérgio avançaram de tal modo que já a partir deste mês, com o reinício dos trabalhos legislativos, os deputados já vão começar a declinar publicamente seus votos em defesa dos dois. Vão alegar que "a atual Mesa, sob Sérgio e Riva, tem conduzido bem a Casa". Desde que chegou a AL, em 1995, Riva não deixa a Mesa Diretora, ora como presidente, ora como primeiro-secretário. Sérgio agora também tomou gosto pelo poder no Legislativo.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Clayton Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A inércia dos deputados em relação a alternância de Riva no poder (sempre perto do cofre) tem como explicação uma das duas situações. Ou Riva é de fato administrador de mão cheia (SIC), ou os deputados têm rabo preso em alguma maracutaia que os envolva com o reizinho da assembléia; em que pese os processos contra ele ainda não tenham transitado em julgado.

  • Luiz Claudio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ola
    quando sera q esta farsa vai acabar........acorda MT
    mais uma vez vamos ser enganado pelo Bat e Robin da Casa do Povo
    abraços

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Carlão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É! Estou vendo que não é somente o Zé Riva e o Bozaipo que gostam de uma maracutáia, os outros 19 deputados não gostam, eles adoram... qto que isso custará para a AL?

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    MEU CARO ROMILSON,

    PARA QUE O SEU BLOG CONTINUE COM A CREDIBILIDADE ADQUIRIDA EM APENAS UM ANO,É NECESSÁRIO QUE O SEU FUNCIONARIO QUE ANALISA AS OPINIÕES DOS LEITORES SE POSICIONE DE QUE LADO ESTÁ.

    DO LADO DO POVO OU DOS CORRUPTOS ???

    POR QUE CENSURAR UMA NOTA ONDE EXTERNAMOS A NOSSA OPINIÃO,SOBRE NOTORIOS CORRUPTOS RIVA E BOSAIPO,QUE NÃO ESTÃO NA CADEIA EM VIRTUDE DA LENIENCIA DA NOSSA JUSTIÇA,QUE ATÉ HOJE NÃO JULGOU AS MAIS DE 50(CINQUENTA)DENUNCIAS CRIMINAIS QUE PESAM SOBRE A DUPLA.

    TENHA PACIÊNCIA !!!! NÃO VOU REFAZER MINHA NOTA,POIS CONTINUO AFIRMANDO O QUE TODA A SOCIEDADE MATOGROSSENSE SABE...

    EU TENHO VERGONHA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MEU ESTADO,QUE APROVA A TOQUE DE CAIXA A INDICAÇÃO DE UM "BOSAIPO"PARA O CARGO QUE DEVERIA SER SERIO,DE CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS.

    ATÉ QUANDO ???? VAMOS COMTINUAR ENGOLINDO ESSES SAPOS???

  • Roberto Lins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Percival e Pivetta, meus sinceros PARABENS!

    força que voces vao conseguir!!

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.