Últimas

Sexta-Feira, 27 de Junho de 2008, 13h:13 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

VARIEDADES

Chapada sedia festival com o hospital interditado

 Cantora Daniela Mercury abre evento neste sábado e deve atrair mais de 20 mil visitantes; única unidade só atende consulta

  O 24º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães começa nesta sábado (28) e, o que representa diversão, entretenimento, turismo e cultura para uns, traz preocupação para outros, principalmente aos visitantes. Acontece que o único hospital do município, o Santo Antônio, está interditado pela Vigilância Sanitária do Estado há mais de um mês. Os médicos plantonistas só atendem caso de consultas.

  Em princípio, a Vigilância havia interditado os setores de internação e lavanderia. Depois ampliou o "bloqueio" para o centro cirúrgico e agora a unidade hospitalar, inaugurada pelos padres franciscanos há mais de 60 anos, está quase toda interditada.

   Logo na primeira noite do festival, neste sábado, o show artístico fica por conta da cantora baiana Daniela Mercury. Ele deve "arrastar" da região da Baixada Cuiabá para Chapada mais de 20 mil pessoas. Há risco de congestionamento no trânsito na avenida Emanuel Pinheiro e de acidentes, além de tumultos.

  Como o hospital não está com seu funcionamento normalizado e ainda sofre com a carência de infra-estrutura, alguns moradores começaram a levantar preocupação sobre como seria o atendimento médico em casos de emergências. A alternativa, nesse caso, seria Cuiabá (a 100 km de distância). Hoje, a Prefeitura Municipal conta com 3 ambulâncias, que ficam mais em trânsito entre Chapada e a Capital do que no estacionamento do hospital Santo Antônio. Na prefeitura, a informação é de que a unidade está em reforma, estratégia para omitir a intervenção motivada por falta de condições adequadas de funcionamento.

(15h45) - Prefeitura garante que vai montar estrutura

  A matéria acima motivou a Prefeitura de Chapada, sob Gilberto de Mello (PR), a elaborar uma Nota de Esclarecimento para assegura que estará preparada para receber a população durante o 24º Festival de Inverno. "Toda estrutura de atendimentos médicos e segurança foi amplamente reforçada para oferecer tranquilidade aos participantes da tradicional festa", diz trecho da nota.

   Assegura que 4 ambulâncias estarão de plantão durante todo evento, sendo 2 da própria prefeitura municipal e outras 2 disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde. "Os atendimentos médicos serão realizados no Centro de Especialidades Médicas, que funcionará em regime de plantão, atendendo a população durante 24 horas. O centro contará com equipe médica, enfermeiros, técnicos em enfermagem e materiais."

   Explica também que "essa deliberação junto ao Corpo de Bombeiros foi viabilizada a presença de uma equipe do Samu, que também atenderá em regime de plantão, no destacamento da PM, pronta para atender eventuais ocorrências na rodovia estadual Emanuel Pinheiro".

  Detalhe: em nenhum momento, a prefeitura faz referência na Nota de Esclarecimento sobre o Hospital Santo Antônio, que está interditado.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESTIVE EM CHAPADA, E PUDE CONSTATAR QUE REALMENTE NÃO HÁ MOTIVOS PARA A POPULAÇÃO SE PREOCUPAR COM A QUESTÃO CITADA NA MATÉRIA, A ESTRUTURA MÉDICA É BOA.

  • GENOEFA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu precisa saber sobre o padre frnciscano que fundou a Igreja de SnntaaNnA em chapada TraTA-SE DE DOM WUNIBALDO TALLEUR QUE pATRONNO DA ESCOLA QUE TRABALHO E ESTE ANO ESTAMO HOMENAJIANDO NOSSO DOM WUNIBALD

  • Maria Carolina de Freitas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Moro em Chapada dos Guimarães e discordo da posição da matéria. De fato o Hospital Santo Antonio esta em reforma, mas aqui em Chapada tbm tem o Centro de Especialidades Médicas e que irá atender a demanda do Festival com equipe médica e de enfermagem. Além disso, a frota de ambulancias será reforçada com duas viaturas a mais que serão cedidas pelo Estado, e ainda será disponibilizada uma viatura e equipe do SAMU que ficará de plantão 24 horas na Rodovia Emanuel Pinheiro. Isso é fato!

  • Marcelo Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ainda bem que a prefeitura está preocupada em oferecer o melhor para nos cuiabanos. Outra coisa legal é esse apoio do Governo do Estado, muito bom mesmo, acho que essa movimentação garantirá um festival tranquilo e seguro. Estarei presente para curtir a Daniela Mercury!

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

Aumento para vereador só em 2022

Alguns vereadores em Cuiabá, tanto novatos quanto aqueles reeleitos, ficaram surpresos quando informados pela Mesa Diretora de que o aumento salarial de R$ 15,1 mil para R$ 18,9 mil, aprovado agora no final de dezembro, só começa a valer a partir de janeiro de 2022. Não entra em vigor de imediato, mesmo se tratando de nova legislatura, por causa da pandemia, que levou o governo federal a estabelecer, em lei, veto a qualquer tipo de reajuste para servidores até...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.