Últimas

Quinta-Feira, 24 de Janeiro de 2008, 15h:55 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

JUDICIÁRIO

Clarice é a mais cotada para desembargadora

Clarice Claudino é o nome mais cotado à promoção de desembargadora  TJ define na próxima semana a promoção à vaga do desembargador Ernani; RDNews revela lista

 O Pleno do Tribunal de Justiça deve promover na próxima semana uma juíza à cadeira de desembargadora. Entre os magistrados, o comentário é que os nomes mais cotados para compor a lista tríplice são das juízas Marilsen Andrade Adário, Clarice Claudino da Silva e Graciema Ribeiro de Caravellas. Todas atuam junto ao TJ e, por isso, são chamadas de juízas-pinguins. Das três, a mais cotada é Clarice, da 2ª Câmara Cível e coordenadora de projetos da Justiça Comunitária. Ela já foi diretora do Fórum Cível.

   Até antes das brigas jurídicas, o cenário de bastidores apontava para vantagem de Carlos Alberto da Rocha, que já atua em 2º Grau como desembargador-pinguim. Agora, ele corre o risco de nem fazer parte da lista tríplice.

   O prazo de inscrição encerrou com 26 magistrados na disputa pela vaga de Ernani Vieira de Souza, que se aposentou compulsoriamente desde novembro do ano passado. Destes, somente 19 possuem legitimidade na disputa porque fazem parte da 5ª parte entre os magistrados de entrância especial e mais antigos no quadro do Judiciário.

   Mesmo que inscritos, foram excluídos da disputa Antônio Horácio da Silva Neto, Dirceu dos Santos, José Arimatéia Neves Costa, José Mauro Bianchini Fernandes, Marcelo Souza de Barros e Serly Marcondes Alves. Alguns deles chegaram a ingressar com mandado de segurança contra critérios que limitam o número de concorrentes à cadeira de desembargador.

  O processo de promoção de juízes à vaga, dentro do critério de merecimento, estava emperrado por causa de embates jurídicos. Agora, começa a ganhar celeridade. Em princípio, os desembargadores vão definir uma lista tríplice. A previsão é que na próxima semana o Pleno já venha a escolher o nome a ser promovido para completar o quadro de 30 desembargadores. Os inscritos são das comarcas de Cuiabá e Várzea Grande. Rondonópolis, elevada recentemente à entrância especial, não tem um inscrito.

Confira abaixo quem são os 19 juízes inscritos e com legitimidade para a disputa à promoção de desembargador:

Graciema Ribeiro Caravellas
Gerson Ferreira Paes
Teomar Fernando Miranda Rocha
Maria Erotides Kneip Macedo
Luiz Carlos da Costa
Círio Miotto
Pedro Sakamoto
Rondon Bassil Dower Filho
José Zuquim Nogueira
Carlos Alberto Alves da Rocha
Adilton Polegato de Freitas
Alberto Ferreira de Souza
Sebastião Barbosa Farias
Elinaldo Veloso Gomes
Marilsen Andrade Adário
Clarice Claudino da Silva
Nilza Maria Pôssas de Carvalho
Helena Maria Bezerra Ramos
Dirceu dos Santos

(Às 16h20) - Eleição para desembargador será dia 30

   A Presidência do TJ-MT anunciou que a sessão extraordinária do Órgão Especial, que marcará escolha para a vaga de desembargador(a), está programada para a próxima quinta (30). Terá início às 9h. A votação será nominal numa sessão pública.

(Às 16h35) - 26 magistrados se inscreveram

    Ao todo foram inscritos 26 juízes na disputa pela cadeira de desembargador, cujo salário vitalício supera a R$ 22 mil. Seis acabaram indeferidos por se tratar de concorrentes que não integram a quinta parte dos mais antigos. Inclui-se entre os pedidos indeferidos o da juíza Cleuci Terezinha Chagas por ter sido oficializado fora do prazo previsto no edital.

(Às 18h06)Somente Órgão Especial pode indeferir

  Os pedidos só podem ser indeferidos pelo Órgão Especial, portanto, nenhum das 26 inscrições foram excluídas ainda, como havia informado a assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça na página eletrônica - confira aqui.

   Feita a correção, a lista dos 26 juízes-candidatos à cadeira de desembargador é a seguinte:

Adilson Polegato de Freitas
Alberto Ferreira de Souza
Carlos Alberto Alves da Rocha
Cézar Francisco Bassan
Círio Miotto
Clarice Claudino da Silva
Elinaldo Veloso Gomes
Fernando Miranda Rocha
Gerson Ferreira Paes
Graciema Ribeiro de Caravellas
Helena Maria Bezerra Ramos
José Zuquim Nogueira
Luiz Carlos da Costa
Maria Erotides Kneip Baranjak
Marilsen Andrade Adário
Pedro Sakamoto
Rondon Bassil Dower Filho
Sebastião Barbosa Farias
Teomar de Oliveira Correia
Antônio Horácio da Silva Neto
Dirceu dos Santos
José Arimatéia Neves Costa
José Mauro Bianchini Fernandes
Marcelo Souza de Barros
Serly Marcondes Alves

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Maria Eugênia Guimarães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bom seria que essas juizas tivessem mesmo a oportunidade, apesar que acha bem dificil, mulher como desembargadora tem que ser 10 vezes melhor que um homem, infelizmente no Brasil ainda é assim.

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SE FOSSE UMA VOTAÇÃO ABERTA A POPULAÇÃO A DRª MARIA EROTIDES , JUIZA DE VARZEA GRANDE,GANHARIA DE DEZ A ZERO DE QUALQUER CANDIDATO,SEJA HOMEM OU MULHER.

    MAIS AINDA CONFIAMOS QUE O BOM SENSO REINE NESSA ESCOLHA E A VITORIOSA SEJA A NOSSA JUIZA MARIA EROTIDES, O TRIBUNAL DE JUSTIÇA COM A SUA PRESENÇA NÃO SERÁ MAIS A MESMA.

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Menos os juizes das varas fazendárias amarelaram em processos que envolvem os escândolos da Assembléia.

  • Túlio Aurélio C. Fontes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A Dra. Clarice é, sem dúvida alguma, pela sua cultura jurídica, cordialidade e trabalho prestado em diversas comarcas ao longo de sua carreira, inclusive Cáceres, uma juiza que merece a promoção ao mais alto cargo da magistratura de Mato Grosso. Isso, obviamente, sem desprezo a diversos outros bons nomes da lista publicada pelo RDNEWS.

  • Jussania Dias Moura | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Torço pela Drª Maria Erotides, é uma excelente profissional e possuí o equilíbrio da justiça,razão e coração, com certeza fará a diferença.

Extremista vai ter que se explicar na PF

Marcelo Stachin 400   O barulhento militante de extrema-direita Marcelo Stachin (foto) tem perdido o palco desde que teve um pífio desempenho nas urnas e acabou com apenas 0,8% dos votos para prefeito de Sinop. Em sua busca incessante por aparecer, o bolsonarista, que é investigado pelo STF por espalhar fake news, decidiu ironizar e...

Prefeitos, MPE e afastamento do cargo

jose antonio borges 400 Prefeitos de MT que descumprirem as diretrizes do decreto estadual que impôs o toque de recolher em todo o território podem até mesmo ser afastados do cargo. O alerta é do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira (foto), e reforçada pelo procurador Domingos...

Prefeito se rebela e é enquadrado

vander masson 400 curtinha O prefeito de Tangará da Serra Vander Masson (foto), do PSDB, bem que quis ser rebelde, mas acabou enquadrado pelo MPE. Vander fez um decreto mais ameno que o do governo do Estado, impondo toque de recolher a partir das 23h, mas teve de recuar após ser notificado pelo MPE. Nas redes sociais, para evitar desgaste com...

AL realiza lockdown de faz de contas

Funcionários da AL se mostram revoltados com o lockdown de “faz de contas” promovido por deputados. Isso porque, apesar de estar com as portas fechadas, funcionários estariam sendo obrigados a ir trabalhar e entrando por outras portas. Atendem parlamentares que preferem trabalhar presencialmente. Pelo menos 36 funcionários estariam infectados e os servidores temem que mais pessoas sejam contaminadas pelo coronavírus. O pânico ficou ainda maior...

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...