Últimas

Quinta-Feira, 24 de Janeiro de 2008, 15h:55 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

JUDICIÁRIO

Clarice é a mais cotada para desembargadora

Clarice Claudino é o nome mais cotado à promoção de desembargadora  TJ define na próxima semana a promoção à vaga do desembargador Ernani; RDNews revela lista

 O Pleno do Tribunal de Justiça deve promover na próxima semana uma juíza à cadeira de desembargadora. Entre os magistrados, o comentário é que os nomes mais cotados para compor a lista tríplice são das juízas Marilsen Andrade Adário, Clarice Claudino da Silva e Graciema Ribeiro de Caravellas. Todas atuam junto ao TJ e, por isso, são chamadas de juízas-pinguins. Das três, a mais cotada é Clarice, da 2ª Câmara Cível e coordenadora de projetos da Justiça Comunitária. Ela já foi diretora do Fórum Cível.

   Até antes das brigas jurídicas, o cenário de bastidores apontava para vantagem de Carlos Alberto da Rocha, que já atua em 2º Grau como desembargador-pinguim. Agora, ele corre o risco de nem fazer parte da lista tríplice.

   O prazo de inscrição encerrou com 26 magistrados na disputa pela vaga de Ernani Vieira de Souza, que se aposentou compulsoriamente desde novembro do ano passado. Destes, somente 19 possuem legitimidade na disputa porque fazem parte da 5ª parte entre os magistrados de entrância especial e mais antigos no quadro do Judiciário.

   Mesmo que inscritos, foram excluídos da disputa Antônio Horácio da Silva Neto, Dirceu dos Santos, José Arimatéia Neves Costa, José Mauro Bianchini Fernandes, Marcelo Souza de Barros e Serly Marcondes Alves. Alguns deles chegaram a ingressar com mandado de segurança contra critérios que limitam o número de concorrentes à cadeira de desembargador.

  O processo de promoção de juízes à vaga, dentro do critério de merecimento, estava emperrado por causa de embates jurídicos. Agora, começa a ganhar celeridade. Em princípio, os desembargadores vão definir uma lista tríplice. A previsão é que na próxima semana o Pleno já venha a escolher o nome a ser promovido para completar o quadro de 30 desembargadores. Os inscritos são das comarcas de Cuiabá e Várzea Grande. Rondonópolis, elevada recentemente à entrância especial, não tem um inscrito.

Confira abaixo quem são os 19 juízes inscritos e com legitimidade para a disputa à promoção de desembargador:

Graciema Ribeiro Caravellas
Gerson Ferreira Paes
Teomar Fernando Miranda Rocha
Maria Erotides Kneip Macedo
Luiz Carlos da Costa
Círio Miotto
Pedro Sakamoto
Rondon Bassil Dower Filho
José Zuquim Nogueira
Carlos Alberto Alves da Rocha
Adilton Polegato de Freitas
Alberto Ferreira de Souza
Sebastião Barbosa Farias
Elinaldo Veloso Gomes
Marilsen Andrade Adário
Clarice Claudino da Silva
Nilza Maria Pôssas de Carvalho
Helena Maria Bezerra Ramos
Dirceu dos Santos

(Às 16h20) - Eleição para desembargador será dia 30

   A Presidência do TJ-MT anunciou que a sessão extraordinária do Órgão Especial, que marcará escolha para a vaga de desembargador(a), está programada para a próxima quinta (30). Terá início às 9h. A votação será nominal numa sessão pública.

(Às 16h35) - 26 magistrados se inscreveram

    Ao todo foram inscritos 26 juízes na disputa pela cadeira de desembargador, cujo salário vitalício supera a R$ 22 mil. Seis acabaram indeferidos por se tratar de concorrentes que não integram a quinta parte dos mais antigos. Inclui-se entre os pedidos indeferidos o da juíza Cleuci Terezinha Chagas por ter sido oficializado fora do prazo previsto no edital.

(Às 18h06)Somente Órgão Especial pode indeferir

  Os pedidos só podem ser indeferidos pelo Órgão Especial, portanto, nenhum das 26 inscrições foram excluídas ainda, como havia informado a assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça na página eletrônica - confira aqui.

   Feita a correção, a lista dos 26 juízes-candidatos à cadeira de desembargador é a seguinte:

Adilson Polegato de Freitas
Alberto Ferreira de Souza
Carlos Alberto Alves da Rocha
Cézar Francisco Bassan
Círio Miotto
Clarice Claudino da Silva
Elinaldo Veloso Gomes
Fernando Miranda Rocha
Gerson Ferreira Paes
Graciema Ribeiro de Caravellas
Helena Maria Bezerra Ramos
José Zuquim Nogueira
Luiz Carlos da Costa
Maria Erotides Kneip Baranjak
Marilsen Andrade Adário
Pedro Sakamoto
Rondon Bassil Dower Filho
Sebastião Barbosa Farias
Teomar de Oliveira Correia
Antônio Horácio da Silva Neto
Dirceu dos Santos
José Arimatéia Neves Costa
José Mauro Bianchini Fernandes
Marcelo Souza de Barros
Serly Marcondes Alves

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Maria Eugênia Guimarães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bom seria que essas juizas tivessem mesmo a oportunidade, apesar que acha bem dificil, mulher como desembargadora tem que ser 10 vezes melhor que um homem, infelizmente no Brasil ainda é assim.

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SE FOSSE UMA VOTAÇÃO ABERTA A POPULAÇÃO A DRª MARIA EROTIDES , JUIZA DE VARZEA GRANDE,GANHARIA DE DEZ A ZERO DE QUALQUER CANDIDATO,SEJA HOMEM OU MULHER.

    MAIS AINDA CONFIAMOS QUE O BOM SENSO REINE NESSA ESCOLHA E A VITORIOSA SEJA A NOSSA JUIZA MARIA EROTIDES, O TRIBUNAL DE JUSTIÇA COM A SUA PRESENÇA NÃO SERÁ MAIS A MESMA.

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Menos os juizes das varas fazendárias amarelaram em processos que envolvem os escândolos da Assembléia.

  • Túlio Aurélio C. Fontes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A Dra. Clarice é, sem dúvida alguma, pela sua cultura jurídica, cordialidade e trabalho prestado em diversas comarcas ao longo de sua carreira, inclusive Cáceres, uma juiza que merece a promoção ao mais alto cargo da magistratura de Mato Grosso. Isso, obviamente, sem desprezo a diversos outros bons nomes da lista publicada pelo RDNEWS.

  • Jussania Dias Moura | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Torço pela Drª Maria Erotides, é uma excelente profissional e possuí o equilíbrio da justiça,razão e coração, com certeza fará a diferença.

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

Inaugurados 67 km de asfalto da 020

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes (foto) inaugurou nesta 5ª a pavimentação de 67,5 km da MT-020, entre Paranatinga e Canarana. Essa estrada faz parte do pacote de obras que foi retomado e já concluído nesta gestão. Foram investidos R$ 45 milhões do governo estadual. O...

Saggin critica "ditadura" e apoia Raye

paulo raye 400 curtinha   O empresário e advogado Sandro Saggin, que desistiu da candidatura a prefeito de Barra do Garças e agora apoia Paulo Raye (foto), do Pros, explica que em nenhum momento os diretórios estadual e nacional do Podemos, de cujo partido é filiado, encaminharam qualquer orientação aos...

Pode abandona Raye e pune Saggin

sandro saggin curtinha 400   Sandro Saggin (foto) amargou outra derrota em Barra do Garças. Inicialmente, seria candidato a prefeito pelo Podemos. Mas resolveu, por conta própria, levar o partido para uma coligação com partidos de esquerda que lançaram o ex-prefeito Paulo Raye, apoiado pelo PC do B, PT e Pros. A...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.