Últimas

Domingo, 30 de Novembro de 2008, 11h:13 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

JUDICIÁRIO

Clarice e Zuquim disputam vaga de Licínio no TJ

Juiz José ZuquimJuíza Clarice Claudino  Os juízes Clarice Claudino da Silva e José Zuquim Nogueira são os mais cotados à promoção de desembargador do Tribunal de Justiça na vaga de Licínio Carpinelli, que se aposenta compulsoriamente no próximo dia 15. A escolha será por merecimento. O último promovido foi Gerson Ferreira Paes, por antiguidade. Clarice e Zuquim já estiveram em outras listas de concorrentes à cadeira no TJ.

  Clarice é da 2ª Câmara Cível e coordena projetos da Justiça Comunitária. Já foi diretora do Fórum Cível e atua como demsebargadora-pinguim junto ao Tribunal. Zuquim integra o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O processo de promoção de juízes à vaga, dentro do critério de merecimento, estava emperrado por causa de embates jurídicos. Agora, começa a ganhar celeridade.

  Em princípio, os desembargadores vão definir uma lista tríplice. Depois, o Pleno escolhe quem ocupará o lugar de Licínio. Os inscritos precisam ser obrigatoriamente de entrâncias especiais, o que limita a disputa aqueles lotados nas Comarcas de Cuiabá,  Várzea Grande e Rondonópolis. Ao todo são 30 desembargadores.

   Outras vagas

   Além de Licínio Carpinelli, outros três desembargadores vão se aposentar, quando completarão 70 anos, até o próximo ano, sendo eles Benedito Pereira do Nascimento, Shelma Lombardi de Kato e Díocles de Figueiredo, que foi promovido há apenas três anos, com a criação de mais 10 cadeiras de desembargadores.

  Benedito deixa o Pleno em abril. Sua vaga deve ser preenchida pelo critério de antiguidade. Nesse caso, o privilegiado será o juiz Teomar de Oliveira Correia. Ainda em abril, Shelma entra para o quadro de inativos, abrindo espaço para promoção por merecimento. Depois, em setembro, sai Díocles. Como sua cadeira abre promoção por antiguidade, será contemplada a juíza Maria Erotides Kneipp.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Citizen Cid | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Grato pelo esclarecimento Luiz Carlos.

    Ainda bem que o governador não apita nada nas vagas oriundas da magistratura.

  • Milton Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É uma pena o TJ não oferecer duas vagas!

    É gratificante para os operadores do Direito e a sociedade ter dois Magistrados dessa envergadura!

    O TJ-MT deve ter orgulho de ter em seus quadros tanto o MM.Dr. José Zuquim como a Dra.Clarice.

    A Sociedade estara muito bem representada! Mato Grosso contará com mais um Desembargador tanto técnico como humano!

  • Yale Mendes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns ao TJ de ter 02 candidatos desse quilate, pois além de colegas estudiosos e capazes, são pessoas maravilhosas o qual orgulho de compartilhar a amizade de ambos.
    Yale

  • Citizen Cid | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E esse governador sabe lá o que significa MERECIMENTO.

  • samuel franco dalia neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como advogado acho muito bom que a justiça estadual tenha esses 2 excelentes nomes em pauta para a próxima vaga no TJ/MT, são magistrados integros,sérios e honestos, quem for escolhido ira representar muito bem a sociedade.

  • celio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    na maioria das vezes a justiça é demorosa pq as leis são falhas, parabens aos novos desembargadores, e a sociedade cobrar dos nossos parlamentares em brasilia leis penais e civis mais duras aos infratores..

  • Luiz Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    Governador?? Merecimento?? Do que vc está falando cara-pálida? Esse cometário do tal Citzen Cid não tem pé nem cabeça. Estamos falando de duas vagas de desembargadores oriundos da Magistratura, ou seja, serão preenchidas por juízes de carreira, logo o governador não apita nada nesses casos. Se fossem vagas do malfadado quinto-constitucional (que deveria ter acabado faz tempo), aí sim a escolha caberia ao governador. Fica a explicação.

  • Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tomara que Zuquim pegue essa vaga para que haja desembargador com boa indole no nosso quadro,já que temos o Ornelas que sempre nos decepciona e leva a maioria consigo no TRE-MT.

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

Regiões e representantes na disputa

nilson leitao curtinha   A maior parte das regiões está bem representada em relação aos cabeças de chapa que disputarão vaga no Senado. Pelo Nortão e Médio-Norte, encaram às urnas o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão (foto) e o senador tampão Carlos Fávaro (PSD). Na...

Candidatos e definição de suplentes

jos� medeiros curtinha 400   Alguns candidatos ao Senado estão batendo cabeça para compor suas suplências ou reedita-las, como é o caso de José Medeiros (foto), que, na primeira convenção (anulada), havia fechado chapa pura do Podemos com o vice-prefeito de Cuiabá Niuan...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.