Últimas

Sábado, 05 de Julho de 2008, 18h:14 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

CONFRONTO

Coligação PDT/PT do B registra 2 caminhos

Divergências internas levam um grupo a homologar aliança em apoio a Santos, enquanto outro protocola acordo para apoiar Rabello

    Surge o primeiro conflito político e jurídico sobre coligações na Capital. A Frente Trabalhista Cuiabá registrou coligação na proporcional com o PT do B e, na majoritária, em apoio à reeleição do prefeito Wilson Santos. Essa composição, com 31 candidatos a vereador, tem assinatura de Mário Márcio Torres, presidente do diretório municipal pedetista que havia sido destituído mas que, diante de entendimentos internos com membros da Executiva Estadual, voltou a reconduzir o partido.

   O problema é que o PT do B, sob a presidência de Manoel Olegário de Souza Neto, que disputou a Prefeitura da Capital em 2004 e teve 1.015 votos, também registrou a mesma coligação só que em apoio na majoritária à candidatura de Walter Rabello (PP).

   Agora, o conflito está lançado. Caberá à Justiça Eleitoral decidir qual das duas coligações terá validade. Os 31 nomes registrados para vereador, sendo 28 somente do PDT, se mostram apreensivos. Quase todos aprovaram a proposta de aliança com o PSDB de Santos, mas o registro da coligação proporcional do PT do B conduziu todos para os braços de Rabello. Aliás, o candidato a prefeito pelo PP já tem em seu poder a ata do partido de Olegário que confirma apoio a sua candidatura.

   O prazo para registro das candidaturas e coligações vence neste sábado, às 19h. Agora, cabe aos juizes eleitorais julgar individualmente cada pedido de registro dos concorrentes a vereador, a prefeito e a vice.

(Às 20h27) - PT do B recusa PDT e forma nova frente

  O presidente do diretório municipal do PT do B, Manoel Olegário, diz que nunca houve coligação com PDT e explica que no último dia 30, durante a convenção houve uma votação, na qual a maioria optou por se aliar ao PP e apoiar o candidato a prefeito de Cuiabá, Walter Rabello.

  Olegário disse ainda que a ata da convenção já está registrada na justiça eleitoral, na qual consta a coligação com os partidos PHS e PTN, na qual lançaram 38 candidatos a vereador de Cuiabá. O PT do B é responsável por 15 deles.

   Manoel proferiu duras críticas ao PDT. “Nem sequer cogitamos a coligação com o PDT que se vendeu para o Wilson Santos (PSDB). Eles negociaram cargos, que para mim é a mesma coisa que compra de voto e é ilegal”, desabafa.

  O presidente do PT do B revelou que o partido pediu a expulsão do presidente da Executiva Nacional, Luis Tibé. Segundo Olegário, Tibé fez um acordo com o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB) para infiltrar tucanatos na Executiva Estadual do PT do B para influenciar no dia da convenção e conseguir apoio a Wilson. No entanto, Manoel informa que 20 filiados optaram pelo apoio a Rabello enquanto somente cinco preferiram Santos. (Alline Marques)

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Antonio clovis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    MAIS UMA DO MARIO MARCIO TORRES,E AINDA HÁ GENTE QUE DEFENDE ESTE SENHOR........QUANDO ELE USA O NOME DO BRIZOLA DEVIA PRIMEIRO DIZER AONDE TRABALHA E QUANTO GANHA.

  • PROFº INCREDÚLO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    esta certinho o manoel olegário,ess pdt é barato,toda familia da dagmar e mario marcio esta na prefeitura.será que nunca vão acabar com essa farra?.não tem homem no pdt pra botar ordem?.será que o pdt nacional não vê isso?

  • Paula Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sempre gostei do PDT,dos ideais de Leonel Brizola e Darci Ribeiro,mas aqui em cuiaba não tem como militar nesse partido.Há anos ouço sempre a mesma estória,há anos essa fama de legenda de aluguel,e agora como é que pode um cara que foi meu colega,sem a menor noção de ideologia partidaria,sem a menor noção de ridiculo como esse Samir Ribeiro ser parte da executiva do PDT.Me desculpe mas quem conhece sabe que é uma piada,sem ofensas,só acho que partido não é brinquedo de criança mimada.

  • jorge Maciel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse cenário hoje patrocinado pelo PDT retrata a fragilidade do sistema partidário e como a barganha por cargos e vantagens se perpetua. A cada eleição esses casos recrudescem. Agora é a peleja entre Torres e Olegário, ambos, como se sabe de cor e salteado, são pessoas que nada produziram para MT e Cuiabá até hoje, vivem (ao longo dos anos) albergados pelos favores de gestores públicos e, ensaiadamente (desculpem o analogismo!!), criam esse jogo de cena para abrir espaço na mídia impressa (geralmente carente de conteúdo ou com espaço maior disponível para esse anacronismo. Torres e Olegário são peixe do mesmo isopor e deveriam ser banidos do cenário partidário. Apoiando um candidato ou outro, com ese nhéin-nhéin-nhein (obrigado FHC!!), eles, avante, serão contemplados com o que se chama de DAS. De forma aberta, em pagamento em folha, ou no porfi (ou port fora!). Cusp!!!!

  • francis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Raisa Mirela da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    essa gente fica tomano todas e nao fazen o dever de casa
    sr.mario tores e uma comedia ele e o dito labamba hahahahah brincadeira meu, e nao tem essa eles tao ficando velho mas deixan sua cria samir,bebe de dagi!!!!!!!!!

  • dinho antenas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acho que Mario Marcio e Manoel do Olegario estao certo.
    Pra que trabalhar?.a cada dois anos tem uma colheita,é o novo mercado em expansao,o SIGLABUSINESS,crescendo tanto quanto o AGRONEGOCIO.Mato Grosso tem que prestar suas homenagens há esses homens desbravadores,a começar pelo maior de todos o SR. OSVALDO $OBRINHO.

  • ROSE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SORTE DE QUEM ESTIVER AO LADO DO PREFEITO VALTER , ELE GANHARÁ AS ELEIÇÕES E COM CERTEZA LEMBRARÁ COM GRATIDÃO DE TODOS QUE ESTIVERAM AO SEU LADO.
    PODEM PERSEGUI-LO, PODEM QUERER PUXAR O SEU TAPETE, SE NADA VAI ADIANTAR ELE É INTELIGENTE, PERSEVERANTE E TEM MTA GENTE BOA TRABALHANDO AO SEU LADO.
    E CUIABA MERECE GENTE COM BOA FÉ E BOAS INTENÇÕES.

  • Alberto Roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSE DINHO ANTENAS NA VERDADE É DINHO TORRES,MAIS UM QUE SE BENEFICIA HÁ ANOS DESSA PROSMISCUIDADE.GOSTEI DO TROCADILHO,AO INVÉS DE DINHO TORRES DINHO ANTENAS....RSRSRSRS.JÁ PASOU DA HORA DE ACABAR COM ISSO!!

Briga eleitoral de parentes em General

renato vilela 400 general carneiro   A briga política, jurídica e eleitoral na pequena General Carneiro, de 14 mil habitantes, está acirrada e envolve, em palanques diferentes, grupos com vínculos familiares. São dois na disputa pela prefeitura. A ex-prefeita Magali Vilela desistiu de tentar de novo o teste das...

Ataques a EP e o revide dos amigos

fabinho 400 curtinha   O empresário Fábio Martins Defanti, o Fabinho Promoções (foto), que em 2016 disputou para vereador e perdeu, está sendo bombardeado de críticas em grupos de WhatsApp, inclusive pelos próprios amigos, por causa de comentários, gravados em dois vídeos, com um...

Luizão e 10 promessas em cartório

luizao 400   O empresário Luizão (foto), candidato a prefeito de Rondonópolis pelo Republicanos, registrou em cartório 10 comprimissos de gestão, garantindo, em caso de eleito, executá-los logo no primeiro mês de mandato. O primeiro deles é de zerar a fila de consultas, exames e cirurgias. E...

Ex-secretários de França sem mácula

roberto franca 400 curtinha   A assessoria jurídica da coligação de Roberto França (foto), que concorre à Prefeitura de Cuiabá pelo Patriota, classifica de mentirosa e irresponsável a notícia de que ex-secretários de França, da época em que comandou a Capital, de 1997 a...

Líderes de Lucas e apoios ao Senado

otaviano pivetta curtinha 400   As principais lideranças políticas da "República" de Lucas do Rio Verde estão divididas nos apoios sobre candidaturas ao Senado. O vice-governador Otaviano Pivetta (foto), recém-desfiliado do PDT, faz campanha pela coronel Rúbia Fernanda (Patriota), propagada como a candidata...

Reeleição difícil em Barra do Bugres

raimundo nonato 400   Aos 81 anos, o piauiense de Campo Maior, Raimundo Nonato (foto), busca renovar o mandato de prefeito de Barra do Bugres pelo DEM. Embora considerado carismático e populista, pioneiro no município e ajudado pela força da máquina pública, Nonato, que já foi prefeito nos anos 82 e 90,...

MAIS LIDAS