Últimas
Terça-Feira, 02 de Outubro de 2007, 10h:28 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
Collorido ou preto e branco
Falar sobre o que está acontecendo neste País exige, além de tempo, muito trabalho e avaliações de dados e informações, principalmente no tocante à vida Política Brasileira. O Caos está instalado, irreversível e dolorosamente no coração na Nação.
Os políticos perderam completamente a decência e a vergonha. Como dizemos nós por aqui, “a cara nem treme”. Num dia, como vimos no Senado, há boicote de sessões pela “oposição” por causa do caso Renan e trocas de palavras e ofensas que ferem nossa sensibilidade. No final, com raras exceções, são todos iguais e já se pode perceber que “ficaram de bem”.
Com apoio do Poder Central, com conchavos e acertos, até mesmo com algumas “pequenas chantagens”, tipo “veja lá, sei coisas de você também”, e assim por diante. Mensalão não dá cadeia e nem punição, agora “mensalinho”........
Como é triste ver este País, continental, rico, promissor e suscetível ao desenvolvimento sustentável, ir por água abaixo com tanta facilidade. O que falta é inteligência e vontade de fazê-lo melhor, porque a nossa Nação está sendo “subtraída em tenebrosas transações” como diz a sempre atual música de Chico Buarque.
Tantos escândalos, gente grande envolvida, tudo às claras como se fôssemos, nós os Brasileiros (e por vezes até o somos), o povo do carnaval e do futebol. Do pão e do circo. Vemos todos, mas absolutamente todos, dentro de um mesmo “jacá”, farinha do mesmo saco, políticos sem caráter, moldados em barro apodrecido pela sujeira.
Como sempre eles se dão bem, o Senador Renan é um dos únicos pecuaristas deste País que consegue fazer sua atividade render. Gostaria de saber a fórmula.
Há exatos 15 anos, o Presidente Collor foi cassado e execrado da vida Pública Nacional. Por tão pouco. Hoje, situações milhares de vezes mais graves, não levam à punibilidade. Quem tem telhado de vidro, não joga pedra no telhado dos outros. É isso o que vemos hoje, com clareza e absoluta convicção.
Acho que o Presidente Collor não “remunerou” quem deveria, por isso foi colocado fora do Poder. Um ano depois, os que o cassaram, estavam envolvidos na Máfia do Orçamento, os anões e os gigantes que estavam com as mãos nos nossos cofres e nos bolsos de cada brasileiro.
Até hoje, a situação não foi esclarecida. Um carro, uma reforma, outras coisas mais... Quem , na verdade, dos que tinham medo do que PC sabia dos “gatunos”, descobertos após a cassação do Presidente Collor, o matou?
Uma coisa é certa, no Governo do Presidente Collor, pude exercer como então Superintendente do IBAMA, com tranqüilidade e soberania a minha função, porque as ingerências políticas (que sempre ocorriam), não encontravam eco no IBAMA e nem mesmo junto ao próprio Presidente. Respeitava-se a competência e a honestidade das pessoas. Hoje, os interesses são outros.
Com a chegada do Sr. Itamar Franco, as coligações com o PMDB para aprovação de matérias de interesse do Governo, a Lei que previa que somente servidores de carreira do IBAMA poderiam ocupar o Cargo de Superintendente e outros da Instituição, foi mudada para agradar aos senhores “representantes do povo” e, aqui em MT, deu no que deu. Frise-se que, deu para a Instituição, não para os políticos e seus indicados.
Hoje, todos e qualquer um podem ocupar cargos. Podem fazer o que querem e isso em todos os níveis de poder. Indico você, mas fica me devendo hem?
Do Brasil de Collor para o Brasil do PT, não vi nenhuma mudança que pudesse justificar o massacre sobre o primeiro. Não vejo preto-no-branco e sim, completa escuridão e muita fumaça negra rondando a Nação Brasileira.
Pelo menos Collor teve coragem de assumir posições definidas sobre a Amazônia, regulamentou uma Lei de 1991 e fez uma política ambiental clara. Quem viver verá. E como ele próprio dizia: “O tempo e senhor da razão......duela a quem duela”.
Que pena que andamos para trás e temos tão poucas perspectivas de ver um Brasil melhor, para todos e não para alguns desonestos comandados por “Ali-babás”.
Oriana Paes de Barros é procuradora federal aposentada e pecuarista
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga