Últimas

Quinta-Feira, 09 de Outubro de 2008, 00h:39 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

SAÚDE PÚBLICA

Colônia das Palmeiras vira "condomínio popular"

   O Jornal da Globo (TV Globo) levantou uma questão polêmica sobre o presídio Agrícola das Palmeiras, em Santo Antonio de Leverger (a 100 km de Cuiabá), onde hoje, dos 21 reeducandos, 8 são casados e convivem com suas famílias dentro da unidade prisional, em regime semiaberto. Acontece que a colônia agrícola penal se transformou num condomínio popular, conforme a reportagem da Globo, levada ao ar nesta quarta à noite.

  Na área, onde foram construídas creches e uma igreja, presidiários moram com esposas e filhos em casas sem infra-estrutura. Eles trabalham como lavradores e pecuaristas e, a cada 3 dias de serviço, conseguem reduzir em um dia a menos a pena. O superintendente penitenciário Airton Benedito defende que as famílias deixem a colônia e que somente os presos cumpram pena na colônia, conforme prevê a Lei de Execuções Penais.

  O Ministério Público defende a interdição por entender que as famílias convivem em condições precárias. Já o diretor Antonio Capistrano entende que as famílias devem, sim, continuar dentro da colônia das Palmeiras. "A família é a grande força para ajudar nessa ressocialização", argumenta Capistrano.

Clique no play e assista a reportagem do Jornal da Globo desta quarta à noite 

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • fazendeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    não é só nas palmeiras que acontece essas coisas, ao redor da penitenciaria,nas localidades mais distantes, assentamentos, estão cheios de malandros, que cometem furtos em sitios e fazendas...tem que desativar mesmo, para o bem de todos..

  • mata pereira ramos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    levger quando aparece na tv é só falando nessas coisas, penitenciaria, pesca predatoria, roubos, e nós que pagamos impostos o governo não faz nada...cade o governador? cade o secretario de segurança?cade justiça? cade o prefeito ?

  • Antonio Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa colônia agrícola foi construida nos anos 40 no governo de meu bisavô Julio Muller. Foi sempre um exemplo para o país, pois aliava não só os direitos humanos, o trabalho digno e a segurança. A colônia nunca teve um caso sequer de rebelião, até porque era vista como uma oportunidade do preso sustentar a ele e a família.

    Entretanto.. os tempos mudaram a falta de manutenção, governos não comprometidos e uma legislação penal absurda levaram o que hoje é o presidio atualmente.

    Ou o governo deve revitalizar e impor a ordem como era no tempo do governador Julio Muller, ou feche e leve os presos aos decadentes presidios..

  • elton | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    1

    vverrgonhaaa governador ai quer reeleger e colocar a toque de caixa mauro mente para prefeito.

  • Alexandre do Espírito Santo Almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    1

    Eu posso até estar errado,mas o diretor tem razão em deixar as familias lá,se o ministério público acha que no complexo as familias estão em condições precárias,imaginem só se estivessem em outro lugar,como é que estariam?ou se é que estariam!!!

  • morador da localidade | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    1

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • marcio cunha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • ademir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    espero que desativem, é uma vergonha...

Entrando na briga à AMM muito tarde

maurao curtinha 400   Mauro Rosa, o Maurão (foto), que está encerrando o segundo mandato como prefeito de Água Boa, é o único candidato no duelo com Neurilan Fraga, que busca mais um mandato no comando da AMM, entidade que representa as prefeituras mato-grossenses. O problema é que Maurão entrou...

Com Paccola, Câmara terá polêmicas

paccola 400 curtinha   O vereador eleito pela Capital, tenente-coronel PM Marcos Eduardo Ticianel Paccola (foto), do Cidadania, promete levar muitas polêmicas para os embates que pretende travar no Legislativo. Ele é daqueles sem papas na língua. Defende, por exemplo, que a população tenha direito de se armar. Em...

Esposa de deputado na 2ª suplência

maria avalone 400   Não foi só o deputado estadual Wilson Santos que frustrou-se na tentativa de eleger membro da família à cadeira de vereador. O também parlamentar Carlos Avalone, presidente regional do PSDB, apostou todas as fichas na esposa Maria Avalone. Mas ela só chegou à...

Neurilan e apoio de Botelho à AMM

eduardo botelho 400 curtinha   Em busca de apoio de lideranças políticas para permanecer no comando da AMM por mais três anos, Neurilan Fraga foi pedir socorro para o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (foto). Quer que o parlamentar seja o presidente de honra de sua chapa. Neurilan tem se articulado como pode e,...

Candidato irritado chama EP de traste

abilio junior 400 curtinha   Abílio Júnior (foto), candidato do Podemos ao Palácio Alencastro, tem se mostrado mais irritado depois do debate promovido pela Fecomércio, na quarta à noite, quando, em vários momentos, se viu questionado e desqualificado pelo prefeito e candidato à...

Prefeito reeleito sob investigações

ze do patio 400 curtinha   A situação jurídica do prefeito populista e desgastado Zé do Pátio (foto), que acaba de ser reeleito para o terceiro mandato em Rondonópolis, sendo o segundo consecutivo, não é das melhores. Contra sua gestão tem pipocado denúncias sobre...