Últimas

Quarta-Feira, 24 de Setembro de 2008, 07h:46 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

BARRA DO GARÇAS

Com 24 falhas, Chaparral tem contas rejeitadas

Zózimo Chaparral, prefeito de Barra do Garças  A 12 dias das eleições municipais, o prefeito e candidato à reeleição de Barra do Garças, Zózimo Chaparral (PC do B), tem o balancete de 2007 rejeitado pelo Tribunal de Contas do Estado. O parecer contrário, em sessão nesta terça, será explorado pelos adversários nesta reta final do embate eleitoral, tanto pelo ex-prefeito Wanderlei Farias (PR) quanto pela vereadora Maria do Mercado (PMDB). Eles vão  "carimbar" o comunista de "péssimo gestor".

   A votação no TCE foi desempatada pelo presidente, conselheiro Antonio Joaquim. Ele reforçou a argumentação do relator José Carlos Novelli de que as contas apresentam irregularidades insanáveis. Dentre as falhas consideradas de maior gravidade, destacam-se o descumprimento do limite de gastos com pessoal, abertura de créditos suplementares ao orçamento sem autorização legislativa e fragmentação de várias despesas para evitar processo licitatório.

   A equipe de auditores apontou 24 irregularidades. Parte delas foi considerada sanada pelo relator Ary Leite. Apesar disso, a maioria dos conselheiros entendeu que o processo apresenta irregularidades que comprometem a qualidade das contas. Em 2007, a vice Márcia Valoes Soares chegou a ocupar a cadeira de prefeita por cerca de um mês, de 23 de novembro a 31 de dezembro.

   O procurador Mauro Delfino César, representante do Ministério Público no TCE, deu parecer prévio favorável à aprovação das contas, mas fez recomendações no sentido de encaminhar cópia do processo à Procuradoria-Geral de Justiça para adotar medidas duras contra a gestão Chaparral.

  • Confira aqui e veja a síntese do relatório sobre as contas de 2007 da gestão Chaparral

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • Ricardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O seu Stephano do Carmo, qual pesquisa é essa que mostra o Chaparral empatado com o Wanderlei que ninguem nunca viu, e se existe por que não divulga?, não da pra entender!

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • manoel soares filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Meu Soares não tem nada haver com Alencar (Alencar Soares Filho).
    Vcs serão julgados pela historia.
    Antonio Joaquim, vc é um cara de CARREIRA BRILHANTE...

  • carlosvilela | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O tce passou atestado de parcialidade através do seu presidente antonio joaquim. todo mundo sacou que foi uma armação politica.parabens aos conselheiros que agiram com imparcialidade, bosaipo e ari.e o MP...

  • juarez cecato | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    que sujeira essa de alguns membros do TCE, especalmente o sr. antonio joaquim

  • de Barra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem diria, os comunistas meteram a mão na KUMBUCA!

  • Lane Costa - Professora | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Aos leitores e leitoras do RDNWS,

    Parece-nos necessário utilizar um pouco de nosso precioso tempo com algumas reflexões importantes:

    O processo eleitoral em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Barra do Garças vem caminhando para cair no rídiculo do que deveria ser uma das mais importantes festas da democracia. Entenda-se festas enquanto um processo democrático, crítico e auto-crítico, com apresentação e debate de propostas coroadas por uma eleição tranqüila que, de fato, resultasse na vontade popular.

    Entretanto, o balaio da sacanagem já está aberto. O que deve nos assustar nem é tanto o disse-que-disse, mas sim as ações que vemos expressas diante de nossos olhos.

    A rejeição das contas da prefeitura de Barra do Garças, conforme escreveu aqui outro leitor, É POLÍTICA e salta aos olhos (exceto posição do Ministério Público e dois membros do TCE). Pra mim, esse tipo de situação não é educativa, pois institucionaliza tudo que combatemos: a política do favorecimento de um grupo (este de fato dominante, conservador) sobre outro.

    Como educadora me pergunto: o que terá acontecido com os processos que responde o ex-prefeito Wanderley Farias, quando do fim de sua gestão ele esvaziou a máquina pública, dando cabo dos maquinários, etc e tal que pertenciam à prefeitura?

    É meus amigos, Chaparral MERECE ganhar essas eleições para demonstrar, não só para Barra do Garças, como para todo Mato Grosso que nós, o povo, queremos que o processo seja limpo. Quando se trata dos coronéis, a balança pende sempre à seu favor, quando se trata das camadas populares, a ordem é nos relegarem ao esquecimento, explorando nossa incapacidade, nossa má fé...

    Sugiro que o povo de Barra do Garças, apoiadores de Chaparral, se lancem, nos dias que restam até as eleições, em uma verdadeira força tarefa para, não baixar o nível da campanha, mas sim pra demonstrar o muito que fez e o muito que ainda pode fazer.

    E mais: conclamem especialmente as mulheres dessa cidade. Um prefeito que tem a sensibilidade de criar uma Secretaria da Mulher, única no Centro-Oeste, está sim preocupado com políticas públicas para essa cidade. Diferente de uns e outros que desconhecem o que sejam políticas públicas e mais ainda, conforme alertou outra leitora aqui, desconhece o que seja a Lei Maria da Penha. Mulheres, à luta!!




  • stephano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vejo com apreensão esta atitude do tribunal.1° por estarmos muito proximo das eleições e fica a impressão que há uma tentativa de desistabilizar o candidato chaparral no momento que as pesquisas de opinão o coloca empatado tecnicamente com o ex prefeito wanderlei.Ora vejamos se o relator das contas do prefeito chaparral votou pela aprovação e o parecer do Ministério Publico Também foi favorável fica parecendo que há uma orquestração para tirar o prefeito chaparral do pareo.Todos sabem da ligação do presidente do T.C.E e o parentesco que os une isso preocupa.Espero que eu esteja errado.

  • geraldo santis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o povo vai rejeitar é wanderlei farias no dia 05 de outubro.
    não adianta tentar manipular ...o povo não vai mais nessa , a barra é chaparral...é 65..............................chaprral o voto do povo da barra é prá você!!!!!

  • joão antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    esse prefeito tem tudo pra se torna o pior prefeito da história de barra do garças,ganhando pelo incrivel que pareça de prefeitos como paulo reyne,carolino,triste fim do chaparral camarada do pc do b.

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.