Últimas

Domingo, 14 de Setembro de 2008, 07h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

PRIMAVERA DO LESTE

Com 47%, Eraldo surpreende; Getúlio tem 41%


Vereador Eraldo Fortes "desbanca" o prefeito Getúlio Viana

 O presidente da Câmara Municipal de Primavera do Leste (a 231 km de Cuiabá), vereador Eraldo Fortes (DEM), que entrou na disputa de última hora, já é favorito na corrida à sucessão municipal. Pesquisa Mark, realizada nos últimos dias 8 e 9 em parceria com o RDNews, aponta o parlamentar com 47% das intenções de voto. O prefeito Getúlio Viana (DEM), que agrega a maioria dos partidos e das lideranças políticas locais e era tido até então como "imbatível", está com 41,9% na estimulada, situação em que o entrevistado escolhe o seu candidato com auxílio de uma lista. No confronto, Eraldo aparece com 5,1 pontos percentuais à frente do candidato do PR do governador Blairo Maggi.

   Eraldo entrou na disputa após o seu colega vereador Luiz Carlos Magalhães Silva, o Luizinho (PP), "jogar a toalha" e esfacelar a oposição. O presidente da Câmara acabou recompondo o grupo. Sua candidatura tem aval de 4 partidos, enquanto o prefeito "abocanha" 15 siglas. Nessa briga, Eraldo é tido como o Davi e, Getúlio, o Golias.

  Se as eleições fossem hoje, 8% dos primaverenses não saberiam em que votar. Já 3,1% disseram que preferem votar em branco ou nulo a escolher um dos dois concorrentes. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada junto à 40ª Zona Eleitoral, sob o Número 002/2008.

    Espontânea

     Na pesquisa espontânea, Eraldo também aparece à frente de Getúlio. O democrata fica com 44,2% das intenções de voto, enquanto o republicano detém 40,6% de aceitação. Nesse caso, o índice de indecisos é de 12,4%, enquanto os que querem votar em branco ou nulo somam 2,8%.

Trabalho de campo abrange 20 bairros de Primavera

  Os pesquisadores da Mark ouviram 387 pessoas entre os dias 8 e 9 de setembro. Os pesquisadores percorreram 20 bairros. São eles: centro, Castelândia, São Cristóvão, Primavera II, centro Leste, Novo Horizonte, Eldorado, Pioneiro, Jardim Riva, Primavera III, Tuiuiú, Conjunto São José, Cohab Tancredo Neves, Cristo rei, Jardim Progresso, Serra das Flores, Bela Vista, Cohabinha, Cohab Jaime Campos e Jardim Milano. Todos os entrevistados moram na zona urbana. São do sexo masculino 51,2% e, do feminino, 48,8%.

   Em relação à idade, 8,8% têm entre 16 e 17 anos; 23,5% (18 a 24), 30,2% (25 a 34); 21,7% (35 a 44); 12,4% (45 a 59); 3,4% (mais de 60 anos). Sobre a escolaridade, 25,3% dos entrevistados possuem o ensino médio completo e/ou superior incompleto; 47% ou concluíram o 1º grau e/ou 2º grau incompleto; 21,2% (primário completo e/ou 1º grau incompleto); 3,9% são analfabetos, enquanto 2,6% já concluíram curso superior. Quanto à renda, 86,8% ganham entre 1 e 5 salários mínimos, 1,8% chegam no máximo a 1 salário; 10,9% acumulam renda familiar entre 5 a 10 e 0,5% recebem entre 10 a 20. (Flávia Borges)

Postar um novo comentário

Comentários (35)

  • Justiça seja feita | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Já era de se esperar que o povo quer justiça pelas injustiças impostas pelo atual prefeito, principalmente contra os que realmente trabalham que são os funcionários públicos, que pela incompetência do secretário de administação que deu calote no sindicato dos trabalhador rural, e perseguição contra funcionários e deixando de lado os seus queridinhos colocados por ele na administração pública. CHEGA DE CORRUPÇÃO, PERSEGUIÇÃO, FALCATRUASE FESTA COM O DINHEIRO PÚBLICO, QUEREMOS UMA ADMINISTRAÇÃO SÉRIA E LIMPA - QUEROS ERALDO 25.

    Getúlio, você ta pagando por ter deixado os seus secretários incompetentes impunes.

    NO DIA 5 VOTE 25!!!!!!

  • Robson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    vcs vão votar no eraldo q mora de aluguel, agora só um povo burro q não ver q o cara vai roubar!!!!!
    ja q ele vai roubar muito vota em quem tem GETULIO 25.............

  • José Antônio de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É o Getúlio está colhendo o que plantou. Plantou inconseqüência e burrice em nome da economia com os investimentos públicos. Cortou convênios importantes, como o da UFMT, quando todos os outros 140 prefeitos queriam um convênio deste.

    O Eraldo Fortes, foi muito forte na oposição e está capitalizando tudo isso, junto com seu excelente grupo político.

    Vá forte, Eraldo faça tudo direitinho e ganhe esta do gaúcho esquisito, para o bem do povo de Primavera!

  • jomarcio pires camargo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    q maravilha ! a democracia é realmente uma maravilha ! tantas opniões diferentes, mas na verdade a maioria das opniões são simplismente falas decoradas , coisas que ouvimos e recentemente vemos na tv, nos falam o que podemos saber, nos dão exatamente aquilo q querem dar ( digo de informções ), dai saimos às ruas a declamar com todas as nossas forças, achando que sabemos das coisas...tantas bravatas, economias com o dinheiro publico e coisas do tipo...só não entendo porque gastar se tanto na campanha, contratar profissionais da propaganda , imprimir mais de 50,000 cópias de jornais etc...,será que isso é realmente necessário ??? será que não somos capazes de enchergar as coisas ?? isso realmente é um ESPANTO !!!!

  • MISTERIOSO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • ANDREIA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ERALDO.................NUNCA
    PARA UM PRESIDENTE QUE GASTA UM HORROR EM GASOLINA COM UM ÚNICO CARRO NO MÊS!!!
    IMAGINA O ROMBO QUE ELE IRA FAZER NA PREFEITURA ................
    DAÍ COMO NÃO TINHA COMO SE DEFENDER EM SEU HORÁRIO POLÍTICO.............ELE VEM FALAR QUE NÃO QUER FALAR MAL DO OUTRO CANDIDATO,SE ELE ATÉ AQUELE DIA SÓ ATACAVA O GETÚLIO ...........ME POUPA SEU ERALDO .......NÃO SE FAÇA DE SANTINHO....................

    ABREM O OLHO POVO...................

    VOTE DIA 05 DE OUTUBRO GETÚLIO VIANA 22.

  • Karisthon | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    LEIAM ATÉ O FIM...

    Pra começo de conversa, os ataques que a equipe do GETÚLIO vem fazendo na TV, não passa de MEDO da rejeição do canditado 22. Isso foi comprovado pelas desistências de outros candidatos antes. Deve ter rolado uma grana ALTA nisso, com certeza...

    Se vc raciocinar, é IMPOSSÍVEL 1 carro 1.0 gastar isso tudo de combustível num mês. É claro que o combustível é gasto com os veículos particulares dos vereadores, que TEM DIREITO a isso tbm, pois usam seus veículos pra trabalhar pela cidade. O ASFALTO feito é de péssima qualidade, foi só pra dizer que fez muita coisa e sem falar que seria GRATUITO, tá sendo muito caro.

    Quanto ao salário dos funcionários da Câmara, realmente o ERALDO valorizou os funcionários da câmara sim, ao contrário do Getúlio, que não precisa do salário e acha que os funcionários públicos tbm não precisam, ISTO É, ELE NÃO VALORIZA os FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, qdo não atrasam seus pagamentos. Tenho vários amigos que são Funcionérios públicos e NÃO VOTAM no Getúlio. Mesmo sendo PRESSIONADOS como são pelo candidato 22.

    Só imbecil pra acreditar em tanta barbaridade que o candidato 22 diz em seus ataques... até um um sósia do ÉRICO eles arrumaram pra falar bem do Getúlio, e ainda tiveram a cara de pau de colocar embaixo que era IRMÃO do Érico. ISSO SIM É SUJEIRA.

    ACORDEM PRA VIDA GENTE!!!! VOTE 25 ERALDO ! ! !

  • Fernando | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Junior luiz da silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    eu estou achando que a tendensa de crescer mais ,que o povo de baixa renda está confiando muitoo nessa pesquisa.

  • alcindo ilario da silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vamoo queimaa aquelaa boina do getulioo já devee ta fedendoo aquela carreca dele kkkkkk
    eraldoo 25 ....

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.