Últimas
Domingo, 09 de Setembro de 2007, 12h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
Com 5 mandatos, deputado agora escreve livro
O deputado e pecuarista Humberto Bosaipo (DEM), que começou sua ligação com a Assembléia Legislativa atuando como secretário de Imprensa, resolveu lançar um livro. Pretende resgatar a história de dois partidos conservadores que sobreviveram entre as décadas de 1940 e 1960, a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD). No quinto mandato parlamentar, Bosaipo prefere não antecipar detalhes de sua futura obra. Ele pesquisa as raízes e a luta das lideranças dos dois velhos partidos, mais em âmbito de Mato Grosso. Faz mistério sobre quando concluir o livro e o nome da obra.
História
No período de 1945 a 1967, o Brasil registrava 13 partidos, entre eles a UDN, que representava a classe média; o PSD, que aglutinava a burguesia; o PTB, os trabalhistas; e o PDC, os cristãos. A instalação do regime militar de 1964 acabou com o pluripartidarismo. Em seu lugar surgiu a Aliança Renovadora Nacional (Arena), do governo, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), da oposição.
O modelo da bipolarização entrou em colapso já no início do governo do presidente João Baptista Figueiredo (79-85). O então ministro da Justiça, Petrônio Portella, propôs a extinção da Arena e MDB.
O regime militar tenta, sem sucesso, impor modelo limitado de liberdade partidária. Em 1985, no governo José Sarney, ocorre a explosão de novas siglas. Foram registradas 24 somente naquele ano. Em 1989, grandes partidos passam a se articular para dificultar a aparição de novos pequenos. Em 1995, a Lei 9.096 cria dificuldades para aparição de novas siglas.
Nesse processo de vida e morte dos partidos, 51 dos 130 casos registrados tiveram inseridos as palavras brasileiro ou nacional ou a expressão do Brasil. Democrata ou democrático aparecem 15 vezes, e, social, em 14 partidos.
Postar um novo comentário
Comentários (8)
-
Lolita Maria Ramos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Que pena, esse livro não contar a história da carreira desse deputado. Certamente venderia muito mais. Arcanjo que o diga.
-
Antonio Carlos Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Marcos Uchoa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Se ele escrevesse a verdade sobre as denúncias dele, riva e arcanjo, ultrapassaria harry potter em vendagem de exemplares.
-
gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
maria luiza mendonça | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
deputado,faça um favor para o povo matogrossense.Sabedores que somos de que o senhor traiu sua história,sabedores que somos que dificilmente esse judiciário omisso dará o encaminhamento que era de se esperar às ações que tramitam naquele poder contra o senhor,por favor,tenha dignidade e seja coerente com a fé que diz abraçar atualmente,e deixe o poder,vá usufruir da sua fortuna e nos poupe com sua demagogia e falta de preparo para o cargo que hoje ocupa...
-
Clementino Nogueira de Sousa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Em primeiro lugar quero parabenizar o deputado Humberto Bosaipo pela execelente fonte que irá proporcionar à historiografia brasileira.Por outro lado ,gostaria de sugerir ao nobre deputado que estudasse alguma posssibilidade de incentivar a publicação das dissertações e teses de doutuorado sobre a história política de Mato Grosso ,produzidas por docentes da ufmt e da unemat e que por sinal são de excelente qualidade intelectual. Clementino Nogueira d e Sousa.
-
PAULO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PAGARÁ MILHÕES DE REAIS PELOS EXEMPLARES DO LIVRO. E COLOCA LIVRO NISSO. COMPRARÁ PARA PRESENTEAR OS ELEITORES, JÁ QUE FORA NÃO VENDERÁ NENHUM EXEMPLAR. COM ISSO MAIS UMA VEZ, O R$ ESTARÁ GARANTIDO ATRAVÉS DOS COFRES PÚBLICOS.
-
ELIFAS JOSE RIBEIROe | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
HÒ nobre dep. eu quero comprar este livro ele vai me ensinar muita coisa por exemplo: como trocar cheques em factoring, como comprar lingerie super faturada e muitas outras coisas que o nosso judiciario sabe e não faz nada.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga