Últimas

Quinta-Feira, 28 de Fevereiro de 2008, 12h:21 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

LEGISLATIVO

Com 9 assinaturas, vereadores criam CPI do Lixo

   A Câmara Municipal de Cuiabá criou nesta quinta a CPI do Lixo, proposta pelo vereador Francisco Vuolo. Ele obteve nove assinaturas, uma a mais do mínimo necessário. Agora, a Comissão vai investigar o processo licitatório e também os trâmites administrativos sobre a contratação, o que deve trazer desgaste à administração Wilson Santos (PSDB). Hoje, é a empresa Qualix que detém a concessão do lixo, mesmo com contrato vencido há um ano.

   Assinaram o requerimento  Chico 2000 (PR), Marcus Fabrício (PP), Luiz Poção (PP), Mário Lúcio (PMDB), Lúdio Cabral (PT), Enelinda Scala (PT), Domingos Sávio (PMDB) e Levi, além de Vuolo. Segundo Francisco Vuolo, desde 2005 não há processo de licitação. "O que houve foram apenas contratos emergenciais. E recentemente o processo foi suspenso", disse o parlamentar, que também questiona a situação em que se encontra o aterro sanitário.

   Em janeiro deste ano, o juiz plantonista do Fórum Cível de Cuiabá, João Ferreira Filho, deferiu liminar impetrada pela empresa Cidade Ambiental, suspendendo a concorrência pública da prefeitura para o serviço de coleta de lixo. A suspeita era de irregularidades no processo licitatório. À época, os envelopes estavam prestes a serem abertos.

    A empresa contratada em caráter emergencial, a  Qualix, tem cerca de 100 garis e uma frota com 14 caminhões coletores. São recolhidos, em média, 450 toneladas de lixo por dia (12,6 milhões de toneladas/mês), o que rende à empresa um faturamento mensal de R$ 1,1 milhão. Mas os 180 bairros reclamam reclamam a falta de regularidade da coleta. (Simone Alves)

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • José Carlos Araujo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns ao Ver. Vuolo, que honra e dignifica a História de seu Pai, demonstrando independência em relação ao poder executivo. Existem muitas nebulosidades nessa administração municipal, que precisam ser apuradas. Essa, certamente, é uma delas. Abra os trabalhos da CPI em audiências públicas, pois, creio ter contribuições a oferecer. E, por favor, peça seriedade à todos os integrantes dessa comissão. O fracasso nessa investigação poderá prejudicar ainda mais a imagem do legislativo municipal e o seu em particular.
    Em tempo> Ivan e Penna, fica feio pra vocês ficarem defendendo o holerit de forma tão descarada. Vocês são maiores do que isso!!!
    Espero que o RDNews continue também dando cobertura à essa CPI, Romilson. Por ora, parabéns pela reportagem.

  • movimento viva cuiabá | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A MUITO QUE VÁRIAS DENUNCIAS SÃO FEITAS E NENHUMA PROVIDÊNCIA ERA TOMADA.
    A OMISSÃO CRIMINOSA VAI DESDE A ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITURA, PASSANDO TAMBÉM PELA SEMA E O MINISTÉRIO PÚBLICO DO MEIO AMBIENTE.
    CONTRATOS REATIVADOS, PRORROGADOS, PRORROGADOS E AGORA UM CONTRATO EMERGENCIAL, INCLUSIVE COM REAJUSTE DE PREÇOS, UMA VERGONHA.
    TUDO PARA FAVORECER A MAIOR DOADORA DA CAMPANHA DO ATUAL PREFEITO.
    E O ATERRO, QUEM CONCEDE A LICENÇA, COMO PODE ESTAR EM OPERAÇÃO COM TANTA IRRESPONSABILIDADE, MISTURANDO LIXO DOMÉSTICO COM HOSPITALAR, CONTAMINANDO O LENÇOL FREÁTICO, ISTO É CRIME E NINGUÉM FAZ NADA, MESMO COM TODAS AS DENUNCIAS QUEM POUCOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO TIVERAM CORAGEM DE DIVULGAR, POIS QUASE TODOS DE UMA FORMA OU DE OUTRA ESTÃO ENVOLVIDOS.
    APROVEITEM A CPI E DESCUBRAM O PORQUE DE TODO MÊS CHEGAR ALGUÉM DE SÃO PAULO COM A FAMOSA MALA PRETA.
    QUE TUDO ISTO SEJA INVESTIGADO, DE VERDADE, MAS TUDO PELO MELHOR DE NOSSA CIDADE, DEIXANDO DE LADO OS FAMOSOS INTERESSES PESSOAIS.

  • edemir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EU QUERIA SABER O DESTINO DOS REMEDIOS VENCIDOS DA SECRETARIA DE SAUDE SE FOI QUEIMADO OU ENTERRADO ?

  • luiz fernando sapaio cintra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Assino embaixo o que o movimento "viva cuiabá" declarou acima, se o aterro sanitário está funcionando sem nenhum critério ambiental, e possui licença da sema, então é necessário investigar a conivência deste órgão também, para não ficar numa analise superficial ou politica, pois a CPI deve investigar tudo, sem olhar cor partidária ou os interesses econômicos em jogo. Sugestão ao Francisco Vuolo, vá a sema e verifique quem assinou tal licença para o aterro sanitário, pois este é um verdadeiro lixão, portanto, está configurado aí um crime ambiental. Cabe ao ministério público agir também, acorda senhores promotores!!!

  • Plínio Marques | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É muito engaçado esse "vereadorzinho" querer dar uma de salvador da pátria. O povo cuiabano lembra-se muito bem quando V.Exª votou a favor das contas do ex-prefeito Roberto França com um punhado de irregularidades e tendo parecer do TCE reprovando-as e agora vem dar uma de bom mocinho em vespera de eleição, isso é pura demagogia ou não rende mais dividendos ao nobre parlamentar, que vergonha vereador, se eu for pontuar as vesses que v.Exª votou contra o povo e a favor do Prefeito Tucano faltaria espaço para eu enumerá-las. Com demagogia não se ganha eleção!

  • SÉRGIO ALCÂNTARA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PURA HIPOCRISIA!!

    Se o Exmo. Vereador sabia deste problema a algum tempo, por que resolveu tomar satisfação agora?
    Só porque o Prefeito resolveu diminuir o duodécimo?
    Considero hipócrita e demagogo aquele que sabe dos problemas e usa-os como se fosse um curinga para barganhas políticas...
    Considero esta a pior Gestão de Vereadores da Câmara Municipal...

  • O Vigilante | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E agora, Dona Adriana Vandoni?
    A Qualix, que realiza os "serviços emergenciais" para a Prefeitura do seu PSDB, doou para a campanha do Wilson "Galinho" Santos a bagatela de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais)(1).
    Como explicar a escolha daquela que foi a maior doadora da campanha? Como justificar um contratação "emergencial" que já dura quase três anos?
    Aguardo a resposta.

    (1) - Fonte: www.asclaras.org.br/2004

  • IRINEU ROCHA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    AGORA QUERO VER O GALINHO EXPLICAR OS CONTRATOS COM A EMPRESA QUALIX, GRANDE DOADORA DE DOLARES PRA SUA CAMPANHA.

  • Dináh | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero parabenizar o Vereador Francisco pela brilhante iniciativa de propor a CPI do Lixo, nós acreditamos no trabalho dessa Casa de Leis e principalmente nos parlamentares que junto com o Vereador Francisco Vuolo assinaram o Requerimento.
    Vereador continue defendendo os interesses da municipalidade.

  • Antonio Fernandes do Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pois é Srº Vereador Francisco Vuolo, acredito que se realmente houver indicio de irregularidade devem ser investigdo, mas que não de uma de "Vereador Autentico" logo agora nas vesperas das eleições, gostaria de saber se VExcª incluiu em seu requerimento de investigação a Empresa que coletava o lixo anteriormente! É, aquela mesma da Gestão Roberto França, diga se de passagem gestão esta que VExcª participou!
    Vejamos se esta CPI terá coragem de investigar desde o ano de 2.000, senão, será apenas palanque eleitoral para aqueles que nada fizeram durantes os últimos"quase" quatro anos!!!

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...

Derrotado ensaia disputa ao Governo

reinaldo morais 400 curtinha   O empresário Reinaldo Morais (foto), o rei dos porcos, está disposto a gastar mais uns milhões com nova candidatura majoritária, agora para governador. No ano passado, concorreu ao Senado e obteve votação decepcionante. Foi o penúltimo colocado numa corrida com 11...

Sicredi recua de comprar praça pública

enilson rios 400 prefeito araputanga   A diretoria do Sicredi nem esperou ser votado na Câmara Municipal o polêmico projeto sobre negociação de uma praça pública no centro de Araputanga para cancelar o negócio. A cooperativa havia "amarrado" entendimento com o prefeito Enilson de Araújo...

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

Oscarlino, Pros e "nocaute" em Gisela

oscarlino 400   Na queda-de-braço dentro do Pros por espaço político, o ex-sindicalista Oscarlino Alves (foto) nocauteou a ex-superintendente do Procon-MT, Gisela Simona. Ele foi um dos filiados que não aceitaram apoio a Abílio na disputa de segundo turno para prefeito de Cuiabá, se aliou ao projeto de...