Últimas
Quinta-Feira, 28 de Fevereiro de 2008, 12h:21 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Com 9 assinaturas, vereadores criam CPI do Lixo
A Câmara Municipal de Cuiabá criou nesta quinta a CPI do Lixo, proposta pelo vereador Francisco Vuolo. Ele obteve nove assinaturas, uma a mais do mínimo necessário. Agora, a Comissão vai investigar o processo licitatório e também os trâmites administrativos sobre a contratação, o que deve trazer desgaste à administração Wilson Santos (PSDB). Hoje, é a empresa Qualix que detém a concessão do lixo, mesmo com contrato vencido há um ano.
Assinaram o requerimento Chico 2000 (PR), Marcus Fabrício (PP), Luiz Poção (PP), Mário Lúcio (PMDB), Lúdio Cabral (PT), Enelinda Scala (PT), Domingos Sávio (PMDB) e Levi, além de Vuolo. Segundo Francisco Vuolo, desde 2005 não há processo de licitação. "O que houve foram apenas contratos emergenciais. E recentemente o processo foi suspenso", disse o parlamentar, que também questiona a situação em que se encontra o aterro sanitário.
Em janeiro deste ano, o juiz plantonista do Fórum Cível de Cuiabá, João Ferreira Filho, deferiu liminar impetrada pela empresa Cidade Ambiental, suspendendo a concorrência pública da prefeitura para o serviço de coleta de lixo. A suspeita era de irregularidades no processo licitatório. À época, os envelopes estavam prestes a serem abertos.
A empresa contratada em caráter emergencial, a Qualix, tem cerca de 100 garis e uma frota com 14 caminhões coletores. São recolhidos, em média, 450 toneladas de lixo por dia (12,6 milhões de toneladas/mês), o que rende à empresa um faturamento mensal de R$ 1,1 milhão. Mas os 180 bairros reclamam reclamam a falta de regularidade da coleta. (Simone Alves)
Postar um novo comentário
Comentários (16)
-
José Carlos Araujo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabéns ao Ver. Vuolo, que honra e dignifica a História de seu Pai, demonstrando independência em relação ao poder executivo. Existem muitas nebulosidades nessa administração municipal, que precisam ser apuradas. Essa, certamente, é uma delas. Abra os trabalhos da CPI em audiências públicas, pois, creio ter contribuições a oferecer. E, por favor, peça seriedade à todos os integrantes dessa comissão. O fracasso nessa investigação poderá prejudicar ainda mais a imagem do legislativo municipal e o seu em particular.
Em tempo> Ivan e Penna, fica feio pra vocês ficarem defendendo o holerit de forma tão descarada. Vocês são maiores do que isso!!!
Espero que o RDNews continue também dando cobertura à essa CPI, Romilson. Por ora, parabéns pela reportagem. -
movimento viva cuiabá | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A MUITO QUE VÁRIAS DENUNCIAS SÃO FEITAS E NENHUMA PROVIDÊNCIA ERA TOMADA.
A OMISSÃO CRIMINOSA VAI DESDE A ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITURA, PASSANDO TAMBÉM PELA SEMA E O MINISTÉRIO PÚBLICO DO MEIO AMBIENTE.
CONTRATOS REATIVADOS, PRORROGADOS, PRORROGADOS E AGORA UM CONTRATO EMERGENCIAL, INCLUSIVE COM REAJUSTE DE PREÇOS, UMA VERGONHA.
TUDO PARA FAVORECER A MAIOR DOADORA DA CAMPANHA DO ATUAL PREFEITO.
E O ATERRO, QUEM CONCEDE A LICENÇA, COMO PODE ESTAR EM OPERAÇÃO COM TANTA IRRESPONSABILIDADE, MISTURANDO LIXO DOMÉSTICO COM HOSPITALAR, CONTAMINANDO O LENÇOL FREÁTICO, ISTO É CRIME E NINGUÉM FAZ NADA, MESMO COM TODAS AS DENUNCIAS QUEM POUCOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO TIVERAM CORAGEM DE DIVULGAR, POIS QUASE TODOS DE UMA FORMA OU DE OUTRA ESTÃO ENVOLVIDOS.
APROVEITEM A CPI E DESCUBRAM O PORQUE DE TODO MÊS CHEGAR ALGUÉM DE SÃO PAULO COM A FAMOSA MALA PRETA.
QUE TUDO ISTO SEJA INVESTIGADO, DE VERDADE, MAS TUDO PELO MELHOR DE NOSSA CIDADE, DEIXANDO DE LADO OS FAMOSOS INTERESSES PESSOAIS. -
edemir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
EU QUERIA SABER O DESTINO DOS REMEDIOS VENCIDOS DA SECRETARIA DE SAUDE SE FOI QUEIMADO OU ENTERRADO ?
-
luiz fernando sapaio cintra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Assino embaixo o que o movimento "viva cuiabá" declarou acima, se o aterro sanitário está funcionando sem nenhum critério ambiental, e possui licença da sema, então é necessário investigar a conivência deste órgão também, para não ficar numa analise superficial ou politica, pois a CPI deve investigar tudo, sem olhar cor partidária ou os interesses econômicos em jogo. Sugestão ao Francisco Vuolo, vá a sema e verifique quem assinou tal licença para o aterro sanitário, pois este é um verdadeiro lixão, portanto, está configurado aí um crime ambiental. Cabe ao ministério público agir também, acorda senhores promotores!!!
-
Plínio Marques | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É muito engaçado esse "vereadorzinho" querer dar uma de salvador da pátria. O povo cuiabano lembra-se muito bem quando V.Exª votou a favor das contas do ex-prefeito Roberto França com um punhado de irregularidades e tendo parecer do TCE reprovando-as e agora vem dar uma de bom mocinho em vespera de eleição, isso é pura demagogia ou não rende mais dividendos ao nobre parlamentar, que vergonha vereador, se eu for pontuar as vesses que v.Exª votou contra o povo e a favor do Prefeito Tucano faltaria espaço para eu enumerá-las. Com demagogia não se ganha eleção!
-
SÉRGIO ALCÂNTARA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
PURA HIPOCRISIA!!
Se o Exmo. Vereador sabia deste problema a algum tempo, por que resolveu tomar satisfação agora?
Só porque o Prefeito resolveu diminuir o duodécimo?
Considero hipócrita e demagogo aquele que sabe dos problemas e usa-os como se fosse um curinga para barganhas políticas...
Considero esta a pior Gestão de Vereadores da Câmara Municipal... -
O Vigilante | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
E agora, Dona Adriana Vandoni?
A Qualix, que realiza os "serviços emergenciais" para a Prefeitura do seu PSDB, doou para a campanha do Wilson "Galinho" Santos a bagatela de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais)(1).
Como explicar a escolha daquela que foi a maior doadora da campanha? Como justificar um contratação "emergencial" que já dura quase três anos?
Aguardo a resposta.
(1) - Fonte: www.asclaras.org.br/2004 -
IRINEU ROCHA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
AGORA QUERO VER O GALINHO EXPLICAR OS CONTRATOS COM A EMPRESA QUALIX, GRANDE DOADORA DE DOLARES PRA SUA CAMPANHA.
-
Dináh | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Quero parabenizar o Vereador Francisco pela brilhante iniciativa de propor a CPI do Lixo, nós acreditamos no trabalho dessa Casa de Leis e principalmente nos parlamentares que junto com o Vereador Francisco Vuolo assinaram o Requerimento.
Vereador continue defendendo os interesses da municipalidade. -
Antonio Fernandes do Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Pois é Srº Vereador Francisco Vuolo, acredito que se realmente houver indicio de irregularidade devem ser investigdo, mas que não de uma de "Vereador Autentico" logo agora nas vesperas das eleições, gostaria de saber se VExcª incluiu em seu requerimento de investigação a Empresa que coletava o lixo anteriormente! É, aquela mesma da Gestão Roberto França, diga se de passagem gestão esta que VExcª participou!
Vejamos se esta CPI terá coragem de investigar desde o ano de 2.000, senão, será apenas palanque eleitoral para aqueles que nada fizeram durantes os últimos"quase" quatro anos!!!
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga