Últimas

Terça-Feira, 26 de Maio de 2009, 17h:56 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

EDUCAÇÃO

Com crise na Unemat, vereadora quer nova universidade

   Aproveitando a crise instalada na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com a greve dos acadêmicos e denúncias de professores contra o reitor Taisir Mahmudo Karin, a vereadora por Sinop (481 km de Cuiabá), Leozenir Severo (PR), esposa do secretário estadual de Esportes, Baiano Filho, defendeu nesta segunda (25) o desmembramento do Campus da Unemat no município. Com isso, seria criada uma gerência da Unemat em Sinop, com autonomia financeira e administrativa, denominada de Universidade do Norte de Mato Grosso. 

   “Vamos discutir propostas e ações urgentes a fim de regularizar o ensino superior público no Norte do Estado, com menção especial aos últimos acontecimentos envolvendo a Unemat”, defendeu a vereadora, que propõe que a sede administrativa comece a funcionar em Sinop enquanto são apurados os supostos indícios de má gestão do reitor Taisir, na sede da Unemat, em Cáceres.

   Leozenir é relatora da Comissão de Educação da Câmara de Sinop. Ela defendeu a realização de um levantamento para averiguar a situação da Unemat e propor ao governo do Estado uma solução para o problema enfrentado pelos alunos e servidores. “Com urgência deve ser feito um sério estudo de viabilidade político-econômica e educacional para a criação e implantação da Universidade do Norte do Estado de Mato Grosso”, sustentou. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (21)

  • Andre | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Deve-se federalizar o campus de sinop!

  • João Valente | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cuidado gente,

    esse povo de sinop que quer dividir a universidade, será que quer dividir o Estado também?
    Ano que vem tem eleição Alexandre César... Cadê sua base eleitoral?

  • Sebastião da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    tá explicado todo o barulho em torno da Unemat.O povo sectário do norte querendo ficar longe dos bugres.Quero ver o sindicato como vai se posicionar.Por mim separava ontem destes seres infelizes do norte.

  • Marcio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Você da UNEMAT aí de Cáceres, são muito mal acomodados com a péssima gestão desse reitor.
    Aqui em sinop, você não imagina a situação da universidade, que já foi a MELHOR e por culpa extrema dessa administração de você do OESTE do Estado, acabou por virar uma verdadeira vergonha para a população. Medidas como essa da Ver. Leozenir Severo, são de merecer grande apoio, e agradecer pela iniciativa, pois somente assim os academicos do município poderão ter um ensino digno, pois pelo oque vem acontecendo, a REITORIA de Cáceres, não tem preocupação nenhuma com os polos restantes.

  • Willian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isso se chama OPORTUNISMO! Seria bom essa vereadora pesquisar sobre a autonimia das universidades públicas, dos conselhos deliberativos da UNEMAT etc.
    Agora está explicado o AUE que faz esse sindicato encabeçado por esse povo de SINOP.

  • José Fortunato Manzonni | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Era exatamente isso que o povo queria saber. na verdade o que existe é uma manobra pra tirar a sede na UNEMAT de Cáceres e levá-la pra Sinop. os políticos do norte deveriam saber que a UNEMAT nasceu em Cáceres, ou eles não estudaram a origem da instituição?
    Lá em Cáceres existem alguns professores e alguns academicos que são manipulados por politicos do Norte do estado, cuja finalidade é apenas e tão somente promover tumulto pra enfraquecer a instituição.
    O Povo de Cáceres deve se unir pra impedir essa manobra sórdida.
    Maçonaria, Lions, Rotary, CDL, Assossiações de morados e toda a sociedade organizada precisam unir forças pra defenderem o seu maior patrimonio e impedirem mais essa pilantragem dos politicos do norte.
    Vereadora LEOZENIR...vá catar latas.

  • João do Junco | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vereadora Leozenir:

    A Srª não gostaria de levar também nosso pantanal pra Sinop???
    Que tal levar também nossa bela história, já que vcs não tem uma pra contar??
    A Srª Não tem aí em SINOP por exemplo um Prof. Natalino Ferreira Mendes, não gostaria de levá-lo pra enriquecer suas culturas opacas??
    Vcs ja ouviram falar no anjo de Ventura??não???então vou tomar cuidado, vcs podem querer levá-lo também.
    Ahh, vcs aí não tem uma catedral belissima como a nossa, não vão querer levá-la também??
    Quem sabe vcs não queiram o marco do Jauru, nosso ícone histórico.
    Vcs podem querer também nosso glorioso 2º BEFRON, fonte inabalável de segurança de fronteira.
    Srª Vereadora, se a Srª visitar a princesinha do Paraguai, verá que tem muita mais coisas aqui que lhe trarão possiveis sentimentos de inveja, por isso, aconselho se contentar com o o que a Srª tem por ai, pois aqui tem gente de fibra, de história e de vergonha cara, que não permitirão o assalto proposto ao patrimonio que nos pertence.

  • Marcio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Márcio.
    Essa Vereadora, sabe e conhece até melhor que você sobre Estatuto de Unemat, sobre Conselho Delibrativo e por assim vai. Tudo isso pelos seus 23 anos como professora concursada do estado e também pelos 5 anos como Diretora, à frente do CEPROTEC em sinop, orgão este, que já fez inúmeras parcerias com a UNEMAT. Portanto, ninguém está querendo tirar a Sede de Cáceres, mas sim reivindicando melhorias para o município de Sinop. Agora se os seus representantes, não se preocupam com as melhorias no ensino público de vocês, isso já não é problema meu. Só busquem saber primeiramente oque estão falando e de quem estão falando, se não sabe, não fala.!

  • Marcio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    João do Junco!

    Você deve ser um desses BUGRES, que nunca saiu da sua região para viajar, esta é a unica idéia que me resta. Se você quer viver de patrimonio, abre um museu. Que lucro o municipio de cáceres traz apra o estado ? Turismo ? Nossa que turismoo hein! 2 semanas por ano no festival de pesca de vocês que eu respeito por ser um dos maiores do brasil, mas também ...

    - A limpeza da sua cidade eh uma vergonha

    - A prostituição na sua cidade eh uma vergonha

    - A hotelario da sua cidade eh uma vergonha

    - O atendimento aos turistas eh uma vergonha

    - Os restaurante são uma vergonha;

    - A catedral que vc fala, é aquela que é praticamente um ponto de consumo de drogas? Uhum entendido.

    Patrimonio do Mato Grosso, sim, eu respeito, mas ter inveja de Cáceres é pra rir né ??
    Primeiramente pelo escandâlo que é a Administração Municipal do seu Município e o restante não preciso falar, vocês BUGRES, que vivem à tantos anos NO CÁCERES como os bugres falam, no cáceres a princesinha do pantanal de 80mil habitantes, sabem bem melhor do que eu.

  • Juca do Dom Aquino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Essa vereadora deveria sim cuidar das suas atividades parlamentares , que na certa não vai bem. Será que ela não tem o que fazer. Inxerida!
    Será que ela sabe o que é autônomia universitária. Se não sabe vou dizer: É não meter a colher onde não é chamado.
    Ridiculo é essa senhora, que se diz vereadora, se prestar a serviço da politicagem pobre .
    Cada macaco no seu galho exelência !!!

Silvio provoca debandada no PTB-VG

silvio fidelis 400 curtinha   Silvio Fidélis (foto), afilhado político de Chico Galindo e que se tornou fiel escudeiro da prefeita várzea-grande Lucimar Campos, de cuja gestão é secretário de Educação, provocou debandada geral no PTB local. Inconformado com a decisão de Emanuelzinho de...

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.