Últimas

Quinta-Feira, 19 de Julho de 2007, 08h:02 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

CÁCERES

Com folga, Túlio reconquistaria prefeitura hoje

    A 14 meses para as eleições municipais, a nova rodada de pesquisa Mark mostra que Túlio Fontes (DEM) lidera a corrida sucessória para prefeito de Cáceres (a 210 km a Oeste de Cuiabá). Se as eleições fossem hoje, o democrata conquistaria um novo mandato com ampla vantagem, superando o prefeito Ricardo Henry (PP). Os pesquisadores fizeram trabalho de campo em 41 bairros na última segunda (16). A margem de erro é de 3% para menos ou para mais. A primeira pesquisa Mark, realizada em março, Túlio já surgia na liderança - clique aqui e confira.

     Em duas simulações com todos os cinco virtuais candidatos à sucessão municipal, o ex-prefeito democrata surge na frente. Na estimulada A (confira no quadro acima), Fontes detém 45,4% de preferência. Ricardo Henry aparece em segundo, com 20,5%. Em seguida vem o vereador de quinto mandato Wilson Kishi (PDT) com 13,3% das intenções de voto. A empresária Fernanda Martins (PMDB) está em quarto lugar, com 6,4% e, na lanterna com 2,4% o ex-deputado Duda Barros (PP), filho do ex-prefeito Aloísio de Barros.

     Na estimulada B - em que a peemedebista Fernanda seria substituída hipoteticamente pelo também empresário Francis Maris Cruz, diretor-presidente da Cometa Motocenter -, o resultado pouco altera. Fontes chega a 46,6%, Henry continua em segundo com os mesmos 20,5% e, Kishi, em terceiro, com 14,5%. Duda Barros aparece com 3,6% de preferência do eleitorado cacerense. Nesse caso, Francis, com 3,2%, teria desempenho eleitoral pior que Fernanda.  

Amostragem

     A Mark Instituto de Pesquisa e Opinião, dos empresários Marco Polo, o Popo, e Bárbara Pinheiro, realizou o trabalho de campo em 41 bairros. São eles: Jardim Trevo, Cavalhada, centro, Caramujo, Sadia, Santa Catarina, Vila Mariana, Guanabara, Jardim Vitória, Santa Isabel, Parque Nova Era, Massa Barro, Vista Alegre, Olhos D´Água, Jardim Padre Paulo, Jardim São Luiz, Rodeio, São Lourenço, Jardim Paraíso, Junco, Maracanazinho e Santa Cruz. Também abrangeu Jardim Marajoara, Novo Horizonte, Jardim Ipanema, Santo Ângelo, Jardim Lucélia, Vila Real, São Jorge, São Luiz, Cohab Velha, Jardim Panorama, Santo Antonio, Mutirão, Cohab Nova, Boiadeiro, Primavera, Jardim Celeste, Santos Dumont, Jardim Cidade Nova e DNER.

      Dos entrevistados, 83,1% residem na zona urbana de Cáceres, enquanto 16,9% são da rural. São do sexo masculino 49,8% e, do feminino, 50,2%. Quanto à renda familiar, 4,8% ganham até um salário mínimo, 57,8% de um a cinco salários mínimos; 24,9% (cinco a 10); 10% acumulam rendimentos de 10 a 20 salários mínimos e, 2,4% ganham mais de 20 mínimos.

      Sobre o nível escolar, 11% dos que opinaram são analfabetos ou fizeram apenas o ensino fundamental incompleto; 23,3% têm fundamental completo ou ensino médio incompleto; 26,1% disseram que cursaram o ensino fundamental ou o médio incompleto, enquanto 30,9% têm o médio ou o superior incompleto. Concluiu o terceiro grau 8% dos entrevistados.

       Em relação à idade, 5,6% têm entre 16 e 17 anos; 19,3% de 18 a 24; enquanto 24,9% variam de 25 a 34 anos e 22,1% têm entre 35 e 44 anos. Na faixa de 45 a 59 anos estão 21,7% e, com mais de 60 anos, 6,4% dos entrevistados.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • José Antônio da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ricardo e Pedro Henry são efetiva e comprovadamente muito ruins. Nas esferas Administrativa e Parlamentar,respectivamente, não há contestação. Mas são excelentes captadores de "RECURSOS".
    As provas estão colocadas à mostra.

  • william | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sociedade de Caceres, nao eleja o atual prefeito e tambem nao eleja o prefeito anterior votem em pessoas novas, que nunca foram prefeitos e se os mesmos nao derem certos, votem em outros canditatos, para que assim não ocorra um revezamento politico e um descaso com o dinheiro publico..

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

Oscarlino, Pros e "nocaute" em Gisela

oscarlino 400   Na queda-de-braço dentro do Pros por espaço político, o ex-sindicalista Oscarlino Alves (foto) nocauteou a ex-superintendente do Procon-MT, Gisela Simona. Ele foi um dos filiados que não aceitaram apoio a Abílio na disputa de segundo turno para prefeito de Cuiabá, se aliou ao projeto de...

Promotor recebe medalha do Exército

Mauro Zaque curtinha   O promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) foi condecorado com a medalha do Exército Brasileiro na manhã desta segunda (19), no dia da instituição. A solenidade é considerada a segunda maior do Exército Brasileiro, foi reservada por conta da pandemia e contou com a...

Sema reabre os parques em Cuiabá

mauren lazzaretti sema 400   Fechados desde 1º de abril, em obediência às regras de decreto municipal, que suspendiam as atividades coletivas, os parques estaduais urbanos de Cuiabá reabrem nesta segunda (19) para utilização pelo público. Será possível acessar as tradicionais trilhas...

Pilha em Jayme pra disputar o Governo

jayme campos 400   Mesmo sabendo que Jayme Campos (foto) não entra em disputa onde percebe dificuldades para vencê-la e militando no mesmo partido de Mauro Mendes, o DEM, algumas lideranças políticas têm instigado o senador a se lançar ao governo estadual. Para tentar convencer Jayme, lançam...