Últimas
Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2009, 20h:37 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24
Com manobra, defesa de Lutero pode adiar investigações
Ex-secretário-geral da Câmara de Cuiabá, Hiram Monteiro apontou as obras realizadas na gestão de Lutero
Foto: Josinei Moreira
O advogado Paulo Taques, responsável pela defesa do ex-presidente da Câmara de Cuiabá, Lutero Ponce (PMDB), poderá solicitar à Comissão Processante da Casa, que investiga o suposto desvio de R$ 7,5 milhões na gestão do peemedebista, o depoimento de mais uma testemunha. Com isso, o prazo para a conclusão dos trabalhos terá que ser estendido.
A “manobra” de Taques consistiu em convocar o tio de Lutero, o ex-secretário-geral da Câmara, Hiram Monteiro, para prestar depoimento nesta quarta (28) como testemunha de defesa. Devido ao grau de parentesco, Hiram teceu esclarecimentos, mas na condição de informante. Com isso, Taques terá direito de convocar mais uma pessoa para depor. O presidente da comissão, vereador Francisco Vuolo (PR), acredita que as informações de Hiram poderão ser incluídas no relatório, que será submetido à apreciação do plenário da Casa após a conclusão das oitivas.
Outro ponto polêmico do depoimento de Hiram foi quando o ex-secretário defendeu Lutero das acusações de suposto desvio de recursos destinados a reformas no prédio da Câmara. O ex-secretário sustentou que foram realizadas ao menos 10 obras. Para “comprovar” que o serviço foi prestado, Taques solicitou à comissão que fizesse uma inspeção in loco no prédio.
A vistoria durou ao menos 30 minutos. Parte dos repórteres que cobriam o evento não puderam aguardar a oitiva da principal testemunha da noite: o atual presidente da Casa, Deucimar Silva (PP), responsável pelas primeiras denúncias contra a gestão Lutero Ponce. Agendado inicialmente para as 19h, o depoimento do progressista não havia começado até as 20h30. Com isso, a transmissão em tempo real dos lances do “embate” entre Deucimar e Lutero ficou comprometida.
Os membros da comissão, Francisco Vuolo (PR), presidente, Lúdio Cabral (PT), relator, e Lueci Ramos (PSDB), membro, negaram que tivessem colaborando com a defesa ao acatar o requerimento de Taques. “Não queremos que eles tenham argumentos para questionar nosso trabalho na Justiça”, justificou o republicano. Lúdio também frisou que a comissão tem a imprensa como aliada nas investigações. (Andréa Haddad)
(23h44) - Sem imprensa, Deucimar se nega a depor de madrugada e será ouvido na 5ª
O presidente da Câmara, Deucimar Silva, que iria prestar depoimento à Comissão processante na noite desta quarta, desistiu, já que o último a ser ouvido, Hiram Monteiro, só foi liberado por volta das 22h. Ele será ouvido nesta quinta (29), a partir das 14h. Inicialmente, o depoimento de Deucimar deveria ter começado às 19h. Por conta das declarações do advogado Paulo Taques, de que a oitiva do progressista deve demorar cerca de 6 horas, Deucimar desistiu, já que as declarações deveriam durar toda a madrugada.
Segundo Deucimar, não é possível haver transparência num depoimento durante a noite, sem a presença da imprensa. "É uma questão de respeito à sociedade. Amanhã vamos responder tudo e, se tivermos que contrapor, vamos fazê-lo. Estou tranquilo", diz Deucimar. Taques não gostou do adiamento da oitiva para quinta (29). Queria que fosse transferida para sexta, mas Deucimar venceu a "briga". (Flávia Borges e Patrícia Sanches)
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
joao | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
nao a manobra nenhuma todos tem direito de defesa, eu conheco hira homem honrado bancario aposentado tao serio que ja teve varios cargos inportantes e tem apenas uma casa onde mora num bairro afastado do centro e um carro,olhe os bens do delcimar e sua empresa lupa que serve de cabide de emprego para varios deputados de onde ele tira toda esa forca.
-
JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ISSO É PERCA DE TEMPO E DINHEIRO, NÃO VAI DAR EM NADA. AS CONTAS FORAM PRONTAMENTE APROVADAS POR BOSAIPO NO TRIBUNAL DE FAZ DE CONTAS. BOSAIPO ATÉ CHOROU DE EMOÇÃO. PRA QUE TODO ESSE TEATRO? SÓ JOGO DE CENA!
-
marcos antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
conheço o senhor Hiran e tenho certeza de sua honestidade.
-
eliane | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Não acredito no que esta acontecendo com tanta irregularidade ja vista na prefeitura desde o tempo do Roberto França, agora a do Wilson que cada ano que passa as irregularidades são maior o que o Lutero tem de diferente dos outros....
Os outros continuam no poder os que ja sairam lutam para entra, o Deucimar tem que ter cuidado que no proximo ano vai ser ele que esta sendo julgado por grande inrregularidade isso é a cada dois anos acontece.....
Sabe o pior é que sabemos disso e ainda votamos em pessoas assim..........
Pior pra quem pra nós mesmos que não sabemos escolher os nossos representates.......
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga