Últimas

Terça-Feira, 16 de Junho de 2009, 15h:22 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

SENADO

Comissão aprova projeto sobre mudança de fuso horário

   A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou nesta terça (16) o projeto que pede a mudança do fuso horário em Mato Grosso, que passaria a adotar o horário de Brasília. A proposta de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) segue para análise da Comissão de Relações Exteriores (CRE) e se aprovada, terá ainda que ser votada pela Câmara. A mensagem ganhou força após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a proposta do senador Tião Viana (PT/AC), que reduziu para uma hora a diferença de horário do Acre em relação a Brasília. Anteriormente, o fuso era de duas horas. Além disso, outro motivo para o fortalecimento da discussão foi a portaria do Ministério de Justiça que fez com que algumas emissoras alterassem suas programações nos Estados com fuso horário diferente.

   O senador Jayme Campos (DEM) também já apresentou um projeto em defesa da mudança do horário de Mato Grosso. O democrata alega que alteração no horário facilitaria as transações comerciais, operação bancária e geraria mais conforto para a comunidade, além de otimizar o consumo de energia elétrica. Lembra que em alguns municípios mato-grossenses, como Barra do Garças e a maioria dos que integram a região do Araguaia, o horário adotado, na prática, é o do vizinho Estado de Goiás, o mesmo da Capital Federal. (Flávia Borges)

Postar um novo comentário

Comentários (20)

  • Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Senador não pensa mesmo...Jayme Campos então nem se fala......

    O povo precisa ser ouvido a respeito desse assunto!!

    Para senador e deputado federal não altera nada, só trabalham (ou enganam) de terça a quinta, expediente 10 h da manhã....ainda em Brasilia onde o horário não vai mudar....

    Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

  • joabes do centro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilson todos representantes de MT congressso nacional sabe de sobra que do mes de junho em diante a nossa regiao escurece mais cedo veja bem vamos trabalhar de lamparina pra economia de energia burro assim que lembre so o ex SENADOR LUDIO COELHO que leveou apelidode COMPADRE DO BOI por apresentar tal projeto quere entortar o meridiano grenuwihi da Inglatera..qua..qua..so essa que faltava..HO

  • daniel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    tudo indica que estas pessoas não tiveram aulas de geografia, isso é um absurdo, falta do que fazer.

  • Alexandre do Espírito Santo Almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É,agora quem irá chupar manga seremos nós,este é o nosso pais DEMOCRÁTICO.Quem é este tal senador pra dar pítacos no nosso horário?Gente esse cara é la do estado do Amazonas,eu não entendo com uma pessoa quem não conhece nada de nossas vidas,de nossas tradições consegue tal feito,aonde esta os nossos representantes do senado e da câmara?

  • PAULO FRANCIS II | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Senador Jaime Campos, antes mesmo que V. Excia, venha fazer alguma propositura no Senado da República, como a de mudar o horário do Estado de Mato Grosso, sugiro antes de fazer o Curso de Bacherado em Geografia, para entender sobre a posição geográfica e seus meredianos/graus e etc, para assim entender.
    O planeta Terra possui forma geóide[7] com circunferência de 360°, ou seja, para cada hora a fatia dividida terá 15°. A determinação dos fusos é determinada pelo meridiano 0 na cidade de Greenwich, próxima a Londres. Desta forma, de quinze e quinze graus à leste, os fusos são numerados positivamente (+1, +2, +3...+12) e a oeste negativamente (-1, -2, -3...-12).[8][9].

    Outra alternativa, mais viável, seria mudar de Estado e de Domicílio.

  • rodrigo S | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SOU A FAVOR.

    SEM MAIS..

  • josé | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    AH! DE DEMOCRÁTICO ESTE PAIS TÁ DEVENDO E MUITO,PORQUE NÃO OUVIR A POPULAÇÃO?
    AH! DE ATRASADO ESTES SENADORES SÃO E MUITO. PORQUE ELES NÃO OBSERVA QUE A MAIOR ECONOMIA DO MUNDO TEM VARIOS FUSOS HORÁRIO E QUE NINGUEM POR LÁ TEM SIDO PREJUDICADO?
    AH! ESSE BRASILZÃO ESTÁ NO MATO E ABANDONADO.QUE DEUS NOS DÊ CONFORTO PORQUE SE DEPENDER DESSES POLITICOS TAMOS F...

  • Elmo Reis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vejamos bem ! O horário de verão segundo os entendidos economiza muito em energia, pois bem pra quem pensa apenas um pouquinho ! DE QUE ADIANTARÁ HORÁRIO DE VERÃO SE SEMPRE VAMOS ESTAR NO ESCURO NO PERÍODO DA MANHÃ ?
    Basta imaginar que neste mês de junho 6:00 hs ainda está um pouco escuro.......e pelo novo horário seria 5:00hs, ou seja muito mais escuro gastando energia......VAMOS TER QUE ENGOLIR MAIS ESTÁ ??????

  • mari | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSE SENADORES NÃO TEM O QUE FAZER, QUANDO VEM A ELEIÇÃO QUEREM ESCUTA O POVO AGORA RESOLVE COMO ELES QUEREM SEM OUVIR A POPULAÇÃO QUE VOTOU.
    ELES NÃO PENSAM NO POBRE QUE PRECISA PEGAR ÔNIBUS PELA MANHÃ PARA IR AO TRABALHO, POIS OS MESMOS TEM MOTORISTA E CARRO PAGO PELO POVO.
    VAI TRABALHAR JAIME ......!!!!!!!!!

  • tania | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CONCORDO EM GÊNERO NUMERO E GRAU COM O ADRIANO E O MARCELO QUE COMENTARAM NESTE SITE, A POPULAÇÃO NÃO SERÁ MESMO OUVIDA. AFINAL ELES ESTÃO LÁ PORQUE NÓS OS COLOCAMOS, NÃO PARA QUE TOMEM MEDIDAS QUE AFETAM DIRETAMENTE A POPULAÇÃO AQUI E A MESMA NÃO TEM O DIREITO DE SER OUVIDA. E OS POBRES....!!!
    QUE PEGAM ÔNIBUS PARA TRABALHAR PELA MANHÃ!! OS POBRES QUE.......!!!!!!!!!!!FICAM EXPOSTOS NA ESCURIDAO NOS PONTOS DE ÔNIBUS PORQUE ESTES ACORDAM CEDO OS MAIORES INTERESSADOS PODEM DORMIR ATÉ O SOL SAIR NÃO É MESMO?!!!

Gamba e efeito-vice em Alta Floresta

chico gamba 400 curtinha   O agricultor Chico Gamba (foto), que concorre a prefeito de Alta Floresta pelo PSDB, estaria disposto a substituir a vice da chapa, a empresária Roseli Gomes, a Rose da Tradição (PSC), por esta enfrentar forte desgaste político, rejeição popular e até denúncia. Mas,...

PT, candidata vetada e novo ajuste

bob pt 400 curtinha   O PT em Cuiabá, comandado pelo assessor do deputado Lúdio, Elisvaldo Almeida, o Bob (foto), terá de ajustar de novo a chapa proporcional, especialmente sobre candidaturas femininas em Cuiabá. Depois que foi intimado pela Justiça a completar a cota de mulheres, sob pena de indeferimento da...

TCE vê superfaturamento em Juara

carlos sirena 400 curtinha   Em plena campanha eleitoral o prefeito de Juara, Carlos Sirena (foto), candidato à reeleição pelo DEM, está tendo que buscar explicações sobre irregularidades apontadas pelo TCE-MT em alguns casos de dispensa de licitação, especialmente nas compras de produtos para...

Doação à campanha a pedido de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O senador Jayme Campos (foto) não tirou um centavo do bolso para colocar na campanha de Kalil Baracat, mas é o responsável pela entrada de praticamente a metade dos R$ 1,4 milhão doados ao candidato do MDB à Prefeitura de Várzea Grande. Graças à...

Ex-senadora ajuda a afundar Reinaldo

selma arruda 400   Mesmo entregue ao ostracismo político, após ser cassada neste ano da cadeira de senadora por crimes eleitorais, como caixa 2, Selma Arruda (foto) ainda acha que consegue "arrebanhar" eleitores. E foi pensando nisso que ela apareceu no curto tempo do horário eleitoral de Reinaldo Morais para pedir voto ao...

Taques agora na lista de ficha-suja

pedro taques 400 curtinha   O ex-senador e ex-governador Pedro Taques (foto) entra na lista dos fichas-sujas. Ele se inscreveu para concorrer ao Senado pelo SD, mas teve registro indeferido pelo TRE devido a uma condenação aplicada pelo próprio Tribunal pelo uso eleitoreiro da Caravana da Transformação...

MAIS LIDAS