Últimas

Quinta-Feira, 26 de Fevereiro de 2009, 09h:29 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CÂMARA DE CUIABÁ

Comissão de Ética já decide por cassar Ralf

MPE agora vai endossar decisão; acuado, vereador comparece à sessão desta 5ª; suplente Totó se prepara para assumir a vaga

  Com menos de 15 dias de trabalho, a Comissão de Ética da Câmara Municipal de Cuiabá, sob Éverton Pop (PP), já decidiu pela cassação do mandato do vereador Ralf Leite (PRTB), envolvido em escândalo sexual. Agora, o pedido vai para o Ministério Público, com vistas a endossar a decisão. Ralf tem terá 20 dias para apresentar defesa. O primeiro suplente Antonio Cesar da Silva, o Totó (PRTB), que teve 3.045 votos, já se prepara para assumir a cadeira de vereador.

  Depois que teve o atestado médico sobre sua licença questionado pela Mesa Diretora e de tomar conhecimento da posição dura da Comissão de Ética, Ralf Leite resolveu aparecer na Câmara para participar da sessão ordinária desta quinta (26). Ele está em plenário, aguardando o início dos trabalhos. Permanece cabisbaixo e isolado pelos demais colegas parlamentares. Como a maioria dos 19 vereadores ainda está ausente, não há quórum para abrir a sessão.

   O presidente do legislativo cuiabano Deucimar Silva (PP) viajou a Brasília. Foi bater na porta do Ministério da Ciência e Tecnologia com seu projeto de reestruturar e de implantar melhor sistema de informática na Câmara. Com sua ausência, a sessão vai ser presidida pelo vice Adevair Cabral (PDT).

   Ralf Leite virou sinônimo de escândalo. No início deste mês, ele foi flagrado com um travesti menor de 17 anos em atos libidinosos no posto Zero, em Várzea Grande. Acabou detido também por outras acusações, como dirigir embriagado e por desacato aos PMs que abordaram-no. Ele acabou liberado. Filho do coronel PM da reserva Edson Leite, Ralf, eleito para primeiro mandato com 3.115 votos, enfrenta investigação no MPE, na Corregedoria da PM e ainda na Comissão de Ética, que decidiu por cassá-lo por quebra de decoro parlamentar.

  O relatório com pedido de impeachment precisa ser votado em plenário. A tendência é que, diante da pressão popular e dos segmentos sociais que vem sofrendo, a maioria dos parlamentares venha aprovar o pedido.

(Às 9h45) - Vamos aguardar 1º a defesa, explica Pop

Pop, presidente da Comissão de Ética   O presidente da Comissão de Ética, vereador Éverton Pop, diz considerar cedo anunciar publicação conclusão do parecer sobre as investigações sobre suposta quebra de decoro parlamentar do colega parlamentar Ralf Leite. "Não estou dizendo que o parecer não será pela cassação, mas o Ralf tem 20 dias para apresentar defesa e depois vamos decidir se outras pessoas serão ouvidas e será terá acareação", explica Pop.

   Ele se mostrou preocupado com o vazamento da informação. Teme que o trabalho possar vir a ser anulado por manobra dos advogados de Ralf por eventual atropelo do processo.

(9h45) - Leite se diz inocente e ataca imprensa

  Demonstrando nervosismo, o vereador Ralf Leite (PRTB) usou a tribuna da Câmara Municipal para reafirmar sua inocência. Atordoado e olhando fixamente para baixo, o parlamentar acusou a imprensa de ser a "devastadora dos fatos" e de "publicar inverdades`. Antes de deixar o plenário, entregou documentos a membros da Comissão de Ética. 

   Leite demonstrou estar isolado politicamente. No plenário da Câmara o parlamentar conversou somente  com membros da Comissão de Ética e com o ex-presidente da Casa, vereador Lutero Ponce (PMDB).  

Postar um novo comentário

Comentários (25)

  • Samuel Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cadê os homens responsáveis pelo cumprimento da Lei em MT?

    É tanta impunidade que até os iniciantes na política já começam de forma vergonhosa!!! O mesmo acontece com segurança pública é tanta impunidade que incentiva...se a população não sabe votar, cabe aos que são mais inteligentes pensar por quem não tem discernimento das coisas...

    É preciso pescar peixes grandes (Riva, Bosaipo, Fabris, Pedro Henry, Lutero, Chica Nunes, Maksuês, Wallace, Júlio, Bezerra...)- puní-los exemplarmente, afastá-los da política, principalmente torná-los inelegíveis, aí sim acreditaremos que os magistrados do Estado honram seus salários e a missão que Deus lhes deu...Há necessidade de bloquear TODOS os bens e fazer que devolvam cada centavo desviado...quantos tinha em 2000? e agora? de quantos é o salário? não condiz, então toma tudo!!!!tem que mexer no bolso, pois aí está o poder!!

    Não entendo por que só o Walter Rabello foi punido!! ele é bem melhor que 90% dos que estão aí no poder...será que o advogado dele é mais fraco?

    Não adianta o MPE só fazer campanha contra a corrupção, os processão estão em Vossas mãos para punir...unam forças com a PF, MPF, STJ, STE...

    Vamos conclamar o: MPE, MPF, PF, TRE, TSE, TJ, TCE, TCU, STJ - PELA MORALIDADE NO PAÍS!!

  • Antonio Carlos de Jesus | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Lí os comentários dessa materia e fiquei muito contente em saber que o voto em Cuiabá já esta sendo distrital (bairrista) e que os moradores lá do Planalto querem mesmo o Totó na Câmara. Diante da votação dos moradores daquela região alí do Planalto foi concluindo por que o voto em Cuiabá esta sendo distrital, ou então vejamos: Planalto=Totó, CPA=Montalvão, Três Barras=Néviton, Alvorada=Antonio Fernandes, Verdão e região=Arnaldo Penha, Xavier, D. Aquino=Paulinho Brother e Marcioney, G. Terceiro, Praeiro, Campo Velho e D.Aquino=Chico 2.000, Parque Cuiabá=Carioca, Pedra 90=Itamar Will, Tijucal=Marcelo Pires, Jardim Leblon=Chico Leblon e por aí vai, só não me lembro do moço em questão ter se destacado em um bairro, a não ser que o seu reduto seja, supostamente os presos e seus familiares...

  • SÉRGIO ALCÂNTARA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Reitero as menções do Samuel Carlos, com apenas mais uma observação...Que os magistrados de MT larguem estas vaidades excessivas e lembrem que vocês são ferramentas de Deus para tornar a vida em sociedade mais justa e equilibrada...Serão cobrados no Tribunal divino pelo que fizeram ou deixaram de fazer...

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Apesar de criticar a atuação de alguns membros da imprensa sou defensor ferrenho de sua liberdade editorial e todo político só é descoberto em suas extrepolias graças a esta liberdade.tanto que todos que são pegos geralmete o primeiro a acusar por sua mazela é a imprensa,se dependece dos seus pares a sociedade jamais ficaria sabendo da pilhagem ocorrido na câmara por antigos presidentes todos praticamente com o mesmo modus operandi,tipo Dentinho,Chica Nunes,lutero e outros,se nâo fosse a imprensa livre e comprometida com a verdade não saberíamos do ato espúrio que achincalhou com a sociedade por parte do vereador Ral Leite basta ver a rede de solidariedade estendida por seus pares começando pelo vereador Clovito que de cara negou que a ação do vereador tenha sido indecorosa e culminando com a ida a chapada do presidente que só Deus sabe o teor da conversa,se não fosse a imprensa livre não saberímos que o vereador Deucimar e sua mesa que alto se promoveram aos paladinos da ética até agora não pagou o salário de dezembro conforme prometido por ninguém menos que o presidente da casa aos comissionados dispensados e repartiu o salário dos demais em doze vezes como se os credores fossem fazer o mesmo, não fosse a imprensa livre não ficariamos sabendo da volta da antiga diretora financeira de triste lembrança do período do Dentinho no mesmo setor trazida pelas mãos do presidente,se não fosse a imprensa livre não ficaríamos sabendo que a casa de leis não cumpre a lei e impede o direito de ir e vir dos deficientes ao não encontramos as adecuações necessárias para estes irmãos dificultando até o serviço dos servidores deficientes da casa,isto porque tiveram dois representantes do segmento em legislaturas passadas,Luis Marinho que foi presidente por dois mandatos e mário lúcio se não fosse a imprensa livre a sociedade não faria a pergunta que não pode ser nati morta:
    -O QUE FOI FEITO DO DUODÉCIMO DA CÂMARA QUE NÃO PERMITE QUE O PRESIDENTE CUMPRA COM A LEI QUE SALVAGUARDA A DIGNIDADE DE QUALQUER TRABALHADOR O SEU SALÁRIO EM DIA.
    Com a palavra o MP e o TCE,em especial o nobre conselheiro Humberto Bosaipo que contrariando até mesmo a razão da inteligência humana fez uma apaixonada defesa das contas do verador Lutero Ponce,tanto que conseguiui que a grande maioria dos seus pares acompanhace o seu parecer.POR TUDO ISSO E SABENDO QUE OS HOMENS E MULHERES DE BEM PODEM TRILHAR O SEU CAMINHO COM TRANQUILIDADE DOS JUSTOS QUE DEFENDEREI SEMPRE A IMPRENSA LIVRE.

  • JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Este vereadorzinho que atende pelo nome de Clovito não tem moral pra cobrar nada de ninguém. Este senhor só se elege comprando votos. Da mesma forma que ele fez para o João Malheiros ser vereador e depois deputado, assim ele também comprou votos para si mesmo. É medíocre, sem moral para nada. A rua Pimenta Bueno, no Bairro Dom Aquino, o conhece muito bem!

  • Waltenir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O correto seria cassa-lo mesmo, assim como cassar Chica Nunes e Lutero.
    Mas como este país é um circo, certamente tudo acabará em pitza.

  • fernanda fernandes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ISSO MESMO RALF LEVANTA ESSA CABEÇA E BOLA PARA FRENTE VC NAO ROUBOU NEM MATOU NINGUEM POR ISSO VC TEM QUE CONTINUAR SUA VIDA NORMALMENTE CONTE SEMPRE COMIGO ESTOU AO SEU LADO QUE DEUS LHE ABENÇOE SEMPRE NESSA SUA NOVA ETAPA DE VIDA

  • jussara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    flw everton pop como vc é hipocrita . quem é vc pra falar em cassar o ralf??? vc e esse povinho que ta metendo o pau nele os hospitais de mt estão precisando de limpeza vão procurar ajudar o proximo e não desgraçar a vida dos outros, você e esse povinho que não tem oq fazer que ainda dizem esta defendendo o povo cuiabano sou cuiabana tenho vergonha de saber que meus conterrâneos fofoqueiros de uma figa

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não podemos esquecer de Chica Nunes, lutero e Domindo Savio e do taradão Ralf Leite, ai sim passarei acreditar que se tem justiça nesse Brasil

  • maria- cpa 3 | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa Fernanda dizer que Ralf não roubou nada de ninguém é brincadeira! Se um trabalhador ficar sem trabalhar um mês vai receber? O Ralf´esta recebendo ,sendo ele funcionário do povo e isso não é roubar o povo? ou isso tem outro nome ou seria ajuda do povo para pagar o seu advogado? E ainda diz que é inocente voc^está pensando que o povo xcuiabano é burro ou o que?

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.