Últimas

Terça-Feira, 15 de Janeiro de 2008, 15h:36 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

EDUCAÇÃO

Comunidade escolar vai protestar no Paiaguás

  Cerca de 200 moradores do bairro Cidade Alta, na Capital, vão protestar nesta quinta (17) em frente ao Palácio Paiaguás contra a desativação da escola estadual Alina do Nascimento Tocantins. De acordo com a moradora Paola Reis, a intenção agora é chamar a atenção do governador Blairo Maggi, já que as tentativas se esgotaram dentro da própria comunidade. Ocorre que a secretaria estadual de Educação determinou que, em razão da falta de infra-estrutura do prédio, os 650 alunos devam ser transferidos para a escola estadual José Machado Neves, localizada no bairro vizinho Cohab Nova.

  Paola reclama que o secretário-adjunto de Educação, Ezequiel Ângelo Fonseca, informou que só se pronunciaria a respeito na presença do presidente da Associação de Moradores, Paulo Cézar. "Ele (Ezequiel) está menosprezando os pais e amigos de alunos. Só o presidente do bairro que tem voz?", questiona.

   Segundo Paola Reis, contra a vontade da própria comunidade, o pré-candidato a vereador e comunicador Walter Arruda (PMN) está querendo que o local seja transformado num posto da polícia comunitária - leia mais aqui. "Esse Walter Arruda teve essa infeliz idéia que não é o nosso anseio. Ele (Arruda) trouxe alguns policiais aqui para uma reunião, só que ficamos convencidos de que não é certa a vinda da polícia para cá", avalia.

   Paola reclama da decisão da Seduc, que não ouviu os pais dos alunos como deveria. "Eles vieram nos comunicar e não para saber a nossa opinião em relação ao assunto". Sugere que haja uma reforma no prédio da escola ao invés de desativá-la. Segundo Paola, não há necessidade dessa mudança drástica. Entende que a instituição educandária é tradicional e  referência na região. "Mesmo com esses problemas, ela (Alina Tocantins) continua com um grande número de alunos, enquanto a Machado Neves só possui 190 estudantes". A Alina foi construída há 152 anos. (Pollyana Araújo)

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A se consolidar a desativação da Escola Estadual Alina Nascimento Tocantins no Bairro Cidade Alta, consolidar-se-á também a insensibilidade do Governo Estadual para com a educação no Estado de Mato Grosso. Essa Escola, com quase trinta anos de funcionamento, atende as comunidades da Cidade Alta, Cohab Nova, Cidade Verde, Santa Isabel, Coophamil e outros bairros limítrofes e, embora acanhada fisicamente, proporciona e proporcionou educação de qualidade a seus alunos, tornando-se de fundamental importância para a sociedade daquela região. Agora vem o Governo do Estado, através da Secretaria de (des) Educação, infringir àquela população uma penalidade grande, grandíssima, que só não é maior que a incompetência daqueles que deveriam comandar com equilibrio e vocação a Educação em nossa Estado. Lamentável essa decisão que, mais uma vez, prejudica o ensino público de nossa sofrida (mas aguerrida) gente.

  • BENJAMIN DA SILVA CRUZ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Desativar uma Escola é colocar mais criança sem amparo escolar dificultar aos Pais sem condição de colocar seu filho em uma instituição particular e promover mais analfabitização no Brasil. O mundo todo investi em Educação e o Brasil por ter um alto indice de analfabetismo, aguns governantes tem a capacidade de fechar um colégio com uma tradição antiga, onde ja se formaram doutores e técnicos que passaram por esse colégio.

    "CRIAR ENSINO DE QUALIDADE, ISSO É QUE ESTA FALTANDO PARA OS NOSSOS GOVERNANTES"

  • silvio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O eu estou ficando louco, ou é realidade essa conversa,
    outro dia um pré-candidato a vereador estava se articulando nessa idéia, com toda sinceridade não acredito.

    Um pais onde os governos federais, estaduais e municipais pregam a educação como prioridade, uma instutuição como o Aline Tocanrtins ser desativado é, inadimissivel.

    E a classe política, onde esta, será que irão fazer algo de retorno aos votos adquiridos.

    É lamentavel...

    W Arruda é olbra sua, venha a publico esclarecer isso.

    Meu voto vc ja perdeu, sem esclarecimento, perderá outros

  • Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Me desculpe,mas o que a senhora Paola Reis informou ao Rdnews é uma grande inverdade,ou então ela esta se organizando com o grupo politico dela aqui da Cidade Alta,pois ela é candidata a vereadora,e esta querendo fazer um protesto.No que foi decidido na Reunião feita com a comunidade ontem dia 14,nós iriamos uma comissão formada naquela oportunidade até o gabinete do Secretário de Educaçõa juntamente com o Professor Aecin Tocantins para conversar com o secretário e nada de manifesto.E sobre ela jogar a culpa ao Walter Arruda,ela mesma estava defendendo no dia da Reunião a vinda do batalhão pra cá,e agora quer jogar no Walter Arruda porque a população não quis??

    Me desculpe senhora Paola mas isso é um tremenda falta de respeito para com os moradores dessa comunidade.

  • Vitor Odenor Aquino da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Alex Rud | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Temos que esquecer de criticas,agora e hora de unirmos forças contra o povo da butina,que nunca teve seus filhos estudando em um escola publica, que esta precisando de muitas mas muitas melhorias,principalmente numa reforma geral hoje o predio se encontra com muito defeito. etc.
    Agora,essas pessoas que trazem pessoas partidarias para querer tumutuar e jogar o povo contra pessoas que ñ tem nada a ver isso sim que e errado,vou pergunta de que Historia essa pessoa fala? qual foi o ano que essa pessoa estudou na Alina? qual foi o ano que seus filhos estudaram na Alina? quanto tempo e moradora do bairro Cidade Alta? aqui ninguem e mas bobo a ponto de ingulirmos calados,bom para quem sim tem Historia que estudou da 1° a 8° serie e meu filho estudou da 1° a 5° serie sabemos que ñ devemos julgarmos o nossos vizinhos do bairro Nova Cuiabá onde se encontra a outra escola que tem sala de informatica laboratorio quadra coberta e espaço o suficiente.

  • paolla reis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    bom dia leitores,gostaria de retratar o episódio sobre o nosso amigo e compenheiro walter arruda,ele tem sido bravo corajoso,e de fato está nos dando muito apoio em relação a luta pela permanencia da escola alina do nascimento tocantins.A infeliz idéia desse modo colocado pelo site não partiu de walter e sim do representante da seduc "ezequiel" e o walter mais uma vez no intuito de ajudar se prontificou em interceder pelo bom relacionamento que tem com a policia,então desse modo acredito que fica esclarecido esse ponto da matéria.E não crucificando quem ajuda e sim mais uma vez pontuando que se tem alguém que deve levar esse ônus "não é o walter" e sim a seduc e o governador por q até o momento não se pronunciou sobre o fato,a favor dessa comunidade.

  • Eduard | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É complicado ver um assunto tão sério como o fechamento da Escola ser tratado dessa maneira, isso foi um prato cheio para os oportunistas de plantão,digo aos candidatos a vereadores que se amontoaram na escola,uma reunião que na verdade era pra ter um representante do governo que não apareceu e que só serviu para os urubus de plantão(candidatos),aquecerem os seus discursos,e olha que foi muita gente que falou heim, espero que o povo não sirva de massa de manobra para esse povo que não conhece nada sobre a escola, e esta aproveitando para fazer politicagem não é senhora Paola. estamos de olho na senhora.

  • Vânia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até que em fim o povo da Cidade Alta acordou para a realidade e viu na ultima segunda - feira o palangue perfeito p/ alguns pré-candidato a vereador ja mostrarem para que estão realmente discursando em favor de si propio,como moro a 10 anos no bairro vejo que estão aproveitando do momento critico que estamos passando para tirar aproveito. Sera que realmente a Sª Paola e o S° Xavier estão realmente preoculpado?. Vamos lutar contra o fechamento da escola sem segundas intenções senhores pre-candidatos

  • Profª.Drª. Maria Aparecida de Matos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Li todo o artigo e os comentários desses articuladores, acho excelente a idéia da Comissão para falar com o Secretário de Educação. Em se tratando de Blairo que é um plantador de soja, não é novidade essa atitude. Sou professora há 23 anos e conheço bem a clientela que ocupa essa escola, concordo com o comentário de Paolla e de Paulo é impossível aceitar a ideia de fechar uma escola que atende a mais 5 bairros. Vamos fazer passeatas, falar com o Sintep e negociar com a comunidade se possível fazer uma reforma comunitária, como faz Wilson Santos. Contem comigo.

Sob arrogância, ataque e desrespeito

abilio junior 400 curtinha   O candidato Abílio Junior (foto), que disputa o segundo turno em Cuiabá com o prefeito Emanuel, chegou bastante nervoso e irritado para o debate nesta sexta, na TV Vila Real (Record). Demonstrando arrogância, ignorou o superintendente do Grupo Gazeta de Comunicação, Dorileo Leal, na...

Candidatos, tensão, debate e bate boca

antoniocarlos   Em debate tenso, na TV Vila Real (do grupo Gazeta) e, após troca de acusações sobre atos de corrupção e servidores fantasmas, os candidatos à Prefeitura de Cuiabá Abílio Júnior (Pode) e Emanuel Pinheiro (MDB) protagonizaram bate boca por mais de uma vez. O clima ficou...

Abílio contrata 400 fiscais para eleição

A campanha do candidato Abílio Júnior (Pode) decidiu contratar 400 fiscais para atuar nesta eleição de domingo. Isso derruba o discurso do candidato do Podemos de que todos atuam de forma voluntária em prol da sua vitória. Aliás, quando questionado sobre a grande estrutura que montou neste segundo turno, inclusive sobre a equipe de marketing, disse que todos são colaboradores. Na sua versão, ninguém recebe pelo trabalho,...

Entrando na briga à AMM muito tarde

maurao curtinha 400   Mauro Rosa, o Maurão (foto), que está encerrando o segundo mandato como prefeito de Água Boa, é o único candidato no duelo com Neurilan Fraga, que busca mais um mandato no comando da AMM, entidade que representa as prefeituras mato-grossenses. O problema é que Maurão entrou...

Com Paccola, Câmara terá polêmicas

paccola 400 curtinha   O vereador eleito pela Capital, tenente-coronel PM Marcos Eduardo Ticianel Paccola (foto), do Cidadania, promete levar muitas polêmicas para os embates que pretende travar no Legislativo. Ele é daqueles sem papas na língua. Defende, por exemplo, que a população tenha direito de se armar. Em...

Esposa de deputado na 2ª suplência

maria avalone 400   Não foi só o deputado estadual Wilson Santos que frustrou-se na tentativa de eleger membro da família à cadeira de vereador. O também parlamentar Carlos Avalone, presidente regional do PSDB, apostou todas as fichas na esposa Maria Avalone. Mas ela só chegou à...