Últimas

Terça-Feira, 15 de Janeiro de 2008, 15h:36 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

EDUCAÇÃO

Comunidade escolar vai protestar no Paiaguás

  Cerca de 200 moradores do bairro Cidade Alta, na Capital, vão protestar nesta quinta (17) em frente ao Palácio Paiaguás contra a desativação da escola estadual Alina do Nascimento Tocantins. De acordo com a moradora Paola Reis, a intenção agora é chamar a atenção do governador Blairo Maggi, já que as tentativas se esgotaram dentro da própria comunidade. Ocorre que a secretaria estadual de Educação determinou que, em razão da falta de infra-estrutura do prédio, os 650 alunos devam ser transferidos para a escola estadual José Machado Neves, localizada no bairro vizinho Cohab Nova.

  Paola reclama que o secretário-adjunto de Educação, Ezequiel Ângelo Fonseca, informou que só se pronunciaria a respeito na presença do presidente da Associação de Moradores, Paulo Cézar. "Ele (Ezequiel) está menosprezando os pais e amigos de alunos. Só o presidente do bairro que tem voz?", questiona.

   Segundo Paola Reis, contra a vontade da própria comunidade, o pré-candidato a vereador e comunicador Walter Arruda (PMN) está querendo que o local seja transformado num posto da polícia comunitária - leia mais aqui. "Esse Walter Arruda teve essa infeliz idéia que não é o nosso anseio. Ele (Arruda) trouxe alguns policiais aqui para uma reunião, só que ficamos convencidos de que não é certa a vinda da polícia para cá", avalia.

   Paola reclama da decisão da Seduc, que não ouviu os pais dos alunos como deveria. "Eles vieram nos comunicar e não para saber a nossa opinião em relação ao assunto". Sugere que haja uma reforma no prédio da escola ao invés de desativá-la. Segundo Paola, não há necessidade dessa mudança drástica. Entende que a instituição educandária é tradicional e  referência na região. "Mesmo com esses problemas, ela (Alina Tocantins) continua com um grande número de alunos, enquanto a Machado Neves só possui 190 estudantes". A Alina foi construída há 152 anos. (Pollyana Araújo)

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A se consolidar a desativação da Escola Estadual Alina Nascimento Tocantins no Bairro Cidade Alta, consolidar-se-á também a insensibilidade do Governo Estadual para com a educação no Estado de Mato Grosso. Essa Escola, com quase trinta anos de funcionamento, atende as comunidades da Cidade Alta, Cohab Nova, Cidade Verde, Santa Isabel, Coophamil e outros bairros limítrofes e, embora acanhada fisicamente, proporciona e proporcionou educação de qualidade a seus alunos, tornando-se de fundamental importância para a sociedade daquela região. Agora vem o Governo do Estado, através da Secretaria de (des) Educação, infringir àquela população uma penalidade grande, grandíssima, que só não é maior que a incompetência daqueles que deveriam comandar com equilibrio e vocação a Educação em nossa Estado. Lamentável essa decisão que, mais uma vez, prejudica o ensino público de nossa sofrida (mas aguerrida) gente.

  • BENJAMIN DA SILVA CRUZ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Desativar uma Escola é colocar mais criança sem amparo escolar dificultar aos Pais sem condição de colocar seu filho em uma instituição particular e promover mais analfabitização no Brasil. O mundo todo investi em Educação e o Brasil por ter um alto indice de analfabetismo, aguns governantes tem a capacidade de fechar um colégio com uma tradição antiga, onde ja se formaram doutores e técnicos que passaram por esse colégio.

    "CRIAR ENSINO DE QUALIDADE, ISSO É QUE ESTA FALTANDO PARA OS NOSSOS GOVERNANTES"

  • silvio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O eu estou ficando louco, ou é realidade essa conversa,
    outro dia um pré-candidato a vereador estava se articulando nessa idéia, com toda sinceridade não acredito.

    Um pais onde os governos federais, estaduais e municipais pregam a educação como prioridade, uma instutuição como o Aline Tocanrtins ser desativado é, inadimissivel.

    E a classe política, onde esta, será que irão fazer algo de retorno aos votos adquiridos.

    É lamentavel...

    W Arruda é olbra sua, venha a publico esclarecer isso.

    Meu voto vc ja perdeu, sem esclarecimento, perderá outros

  • Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Me desculpe,mas o que a senhora Paola Reis informou ao Rdnews é uma grande inverdade,ou então ela esta se organizando com o grupo politico dela aqui da Cidade Alta,pois ela é candidata a vereadora,e esta querendo fazer um protesto.No que foi decidido na Reunião feita com a comunidade ontem dia 14,nós iriamos uma comissão formada naquela oportunidade até o gabinete do Secretário de Educaçõa juntamente com o Professor Aecin Tocantins para conversar com o secretário e nada de manifesto.E sobre ela jogar a culpa ao Walter Arruda,ela mesma estava defendendo no dia da Reunião a vinda do batalhão pra cá,e agora quer jogar no Walter Arruda porque a população não quis??

    Me desculpe senhora Paola mas isso é um tremenda falta de respeito para com os moradores dessa comunidade.

  • Vitor Odenor Aquino da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Alex Rud | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Temos que esquecer de criticas,agora e hora de unirmos forças contra o povo da butina,que nunca teve seus filhos estudando em um escola publica, que esta precisando de muitas mas muitas melhorias,principalmente numa reforma geral hoje o predio se encontra com muito defeito. etc.
    Agora,essas pessoas que trazem pessoas partidarias para querer tumutuar e jogar o povo contra pessoas que ñ tem nada a ver isso sim que e errado,vou pergunta de que Historia essa pessoa fala? qual foi o ano que essa pessoa estudou na Alina? qual foi o ano que seus filhos estudaram na Alina? quanto tempo e moradora do bairro Cidade Alta? aqui ninguem e mas bobo a ponto de ingulirmos calados,bom para quem sim tem Historia que estudou da 1° a 8° serie e meu filho estudou da 1° a 5° serie sabemos que ñ devemos julgarmos o nossos vizinhos do bairro Nova Cuiabá onde se encontra a outra escola que tem sala de informatica laboratorio quadra coberta e espaço o suficiente.

  • paolla reis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    bom dia leitores,gostaria de retratar o episódio sobre o nosso amigo e compenheiro walter arruda,ele tem sido bravo corajoso,e de fato está nos dando muito apoio em relação a luta pela permanencia da escola alina do nascimento tocantins.A infeliz idéia desse modo colocado pelo site não partiu de walter e sim do representante da seduc "ezequiel" e o walter mais uma vez no intuito de ajudar se prontificou em interceder pelo bom relacionamento que tem com a policia,então desse modo acredito que fica esclarecido esse ponto da matéria.E não crucificando quem ajuda e sim mais uma vez pontuando que se tem alguém que deve levar esse ônus "não é o walter" e sim a seduc e o governador por q até o momento não se pronunciou sobre o fato,a favor dessa comunidade.

  • Eduard | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É complicado ver um assunto tão sério como o fechamento da Escola ser tratado dessa maneira, isso foi um prato cheio para os oportunistas de plantão,digo aos candidatos a vereadores que se amontoaram na escola,uma reunião que na verdade era pra ter um representante do governo que não apareceu e que só serviu para os urubus de plantão(candidatos),aquecerem os seus discursos,e olha que foi muita gente que falou heim, espero que o povo não sirva de massa de manobra para esse povo que não conhece nada sobre a escola, e esta aproveitando para fazer politicagem não é senhora Paola. estamos de olho na senhora.

  • Vânia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até que em fim o povo da Cidade Alta acordou para a realidade e viu na ultima segunda - feira o palangue perfeito p/ alguns pré-candidato a vereador ja mostrarem para que estão realmente discursando em favor de si propio,como moro a 10 anos no bairro vejo que estão aproveitando do momento critico que estamos passando para tirar aproveito. Sera que realmente a Sª Paola e o S° Xavier estão realmente preoculpado?. Vamos lutar contra o fechamento da escola sem segundas intenções senhores pre-candidatos

  • Profª.Drª. Maria Aparecida de Matos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Li todo o artigo e os comentários desses articuladores, acho excelente a idéia da Comissão para falar com o Secretário de Educação. Em se tratando de Blairo que é um plantador de soja, não é novidade essa atitude. Sou professora há 23 anos e conheço bem a clientela que ocupa essa escola, concordo com o comentário de Paolla e de Paulo é impossível aceitar a ideia de fechar uma escola que atende a mais 5 bairros. Vamos fazer passeatas, falar com o Sintep e negociar com a comunidade se possível fazer uma reforma comunitária, como faz Wilson Santos. Contem comigo.

Governista 2 e o desafio da reeleição

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), que conseguiu retornar à Assembleia "sangrando" nas urnas de 2018, impactado pelo desgaste pela defesa intransigente do Governo Pedro Taques, se prepara para atravessar outro purgatório no próximo ano, em busca de mais um mandato. O deputado tucano carrega desgaste...

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...

Derrotado ensaia disputa ao Governo

reinaldo morais 400 curtinha   O empresário Reinaldo Morais (foto), o rei dos porcos, está disposto a gastar mais uns milhões com nova candidatura majoritária, agora para governador. No ano passado, concorreu ao Senado e obteve votação decepcionante. Foi o penúltimo colocado numa corrida com 11...

Sicredi recua de comprar praça pública

enilson rios 400 prefeito araputanga   A diretoria do Sicredi nem esperou ser votado na Câmara Municipal o polêmico projeto sobre negociação de uma praça pública no centro de Araputanga para cancelar o negócio. A cooperativa havia "amarrado" entendimento com o prefeito Enilson de Araújo...

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....

Misael é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

MAIS LIDAS