Últimas

Sexta-Feira, 28 de Dezembro de 2007, 09h:25 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

CONVENÇÃO DO PR

Comunistas definem nomes e já priorizam Janete

Professora Janete Carvalho, pré-candidata a vereadora  O diretório do PC do B da Capital vai lançar sete candidatos a vereador pela Capital, mas admite que a prioridade é eleger a professora Janete Carvalho. Ela transferiu o título de Rondonópolis para Cuiabá após a derrota, no ano passado, ao Senado. Segundo o presidente do diretório municipal, Aislan Galvão, a direção nacional traçou como meta eleger Janete, tanto que hipotecou apoio à idéia da transferência do domicílio eleitoral. "Além da professora Janete queremos eleger mais um vereador", diz o dirigente comunista. Em Rondonópolis, Janete foi secretária de Cultura e concorreu a vários cargos eletivos, todos sem êxito nas urnas.

   O nanico PC do B pretende formar aliança com alguns partidos de esquerda na tentativa de ganhar força na corrida às urnas de 2008, entre eles o PSB, PPS, PAN, PRTB, PMN, PTC e PV. "A nossa intenção é formar nas próximas eleições uma composição semelhante à existente em âmbito nacional", disse Galvão.

    Além de Janete e Aislan, o partido vai lançar as candidaturas dos advogados Ronei Duarte e Félix Marques, que já concorreu à cadeira de deputado federal pelo PP, do sindicalista Donizete Simão Pereira, doo presidente de uma ONG Davi Cueba e do historiador Jeferson Prestes.

   No pleito de 2004, o PC do B se coligou com o PT e com o antigo PL, que se fundiu com o Prona e hoje virou PR. Dessa coligação foram eleitos Domingos Sávio (ex-PT e atual PMDB), Valtenir Pereira (ex-PT e atual PSB) que venceu a eleição em 2006 para deputado federal, e ainda Lúdio Cabral (PT). O único vereador eleito pelo PC do B, jornalista Ronaldo Couto, não está mais na legenda. Migrou para o PP. Os comunistas contam hoje com um prefeito: Zózimo Chaparral, de Barra do Garças. Apesar do forte desgaste político, ele anunciou que concorrerá a um novo mandato.(Pollyana Araújo)

   Pré-candidatos do PC do B a vereador por Cuiabá:

  • Professora Janete Carvalho
  • Aislan Galvão
  • Ronei Duarte
  • Félix Marques
  • Donizete Simão Pereira
  • Davi Cueba
  • Jeferson Prestes 

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Lane Costa - Professora | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson,

    Como já externei aqui, anteriormente, sou leitora assídua de seu blog e penso que este é mais um espaço democrático com o qual podemos contar. E desde já aproveito para saudá-lo e desejar à você e sua equipe um 2008 de muito sucesso.

    Entretanto, não poderia deixar de dar uma contribuição em relação a esta matéria veiculada. Talvez por desinformação, a jornalista se refere ao Partido Comunista do Brasil - PCdoB - um Partido prestes a completar 86 anos de existência, como "o nanico PCdoB".

    Ora, todos sabemos que esta expressão, em geral, é utilizada para depreciar partidos pequenos e sem muita expressão política. O que não é o caso do PCdoB, um Partido que vêm atravessando gerações, sempre em defesa do povo brasileiro e do Brasil!

    Um Partido que sobreviveu aos duros anos de perseguição; que lutou ao lado de outros pela redemocratização; enfrentou a ofensiva neoliberal; ajudou a construir um novo projeto de nação (muitas vezes abrindo mão de seu próprio crescimento); que vêm apontando que é preciso mais audácia e ousadia nesse momento para continuar a impulsionar as mudanças rumo a uma sociedade justa, não pode e não deve receber tratamento de menosprezo por parte de quem quer que seja!

    Os nossos quadros são bem preparados e grandes contribuições vem dando no Congresso Nacional e em diversas frentes em que atuam. A candidatura da profª Janete, que obteve quase 200 mil votos ao senado, é por todos nós encarada como uma grande vitória política (ainda que não tenha sido eleita), e não como uma derrota, como fez parecer a jornalista.

    Penso eu que trajetória tão rica quanto a do PCdoB, historicamente precisa ser respeitada, independente de coloração partidária e pré-conceitos existentes. Principalmente por aqueles e aquelas que são formadores de opinião.

  • Miranda Muniz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Prezado Romilson,
    Faço minhas as palavras da Professora Lane e acrescento mais algumas informações sobre o PCdoB, sobretudo no sentido de combater o termo "nanico" utilizado na matéria. Além dos 87 anos de história, resistência e luta ao lado do povo brasileiro, o PCdoB vem se firmando como um partido, no mínimo, de porte médio. Senão vejamos: nas eleições de 2006, fomos o 5º partido a obter mais votos para o Senado (ficando atrás apenas do PT, PMDB, PSDB e DEM), num total de mais de 7%; aqui em Mato Grosso, só quem teve mais votos do que a Professora Janete foi o Blairo Maggi, o Antero, o Jayme Campos e o ex-governador Rogério Sales; elegemos uma bancada de 13 deputados(as) federais (sendo 6 mulheres); estamos presentes nas direções de importantes entidades do movimento popular (a exemplo da União Nacional dos Estudantes - UNE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES; da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB; da Confederação Nacional das Associações de Moradores de Bairro - CONAM; da União Brasileira de Mulheres - UBM, da UNEGRO, entre outras); dirigimos o Ministério dos Esportes do Governo Lula, a Agência Nacional do Petróleo - ANP, a Agência Nacional de Cinema - ANCINE, a sub-secretaria nacional de Juventude, a Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades; em 2008, lançaremos cerca de 400 candidatos(as) à prefeitos(as) e milhares de candidatos(as) a vereadores(as). Isso tudo, em pouco mais de 20 anos de legalidade, onde deixamos de ser perseguidos e tivemos oportunidade de esclarecer ao nosso povo nossas propostas para a construção de um Brasil livre, democrático e soberano!
    Um grande abraço a toda a equipe do RDNews e um Feliz 2008 a vocês e a todos(as) internautas.
    Miranda Muniz - Presidente Estadual do PCdoB

  • paulo henrique | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • José Mauro da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Muito bonita a história contada por esses membros do pc do b, em minúsculo mesmo, porque rasga sua história ao atrelar-se ao grupo governista do planalto, calando-se diante os maiores escândalos da história desse país, por apoiar um presidente leniente. Já levou sim os estudantes às ruas, muitas e muitas vezes, mas os esconde agora neste desmandato lulista.
    E história, meus caros, não é prerrogativa para votos, haja visto a incompetência do comunista Chaparral que está sendo rejeitado como prefeito em sua cidade.

    Sobre a orientação de que em nível nacional o partido vai priorizar a candidatura de Janete, balela! Só criando factóides, talvez não passe dos 300 votos, como foi o Aislan para federal. A não ser que o valérioduto bancado pelos pseudo-comunistas puxa-saco do lula tragam os voto$ de avião, como fez padilha na campanha caloteira de Alexandre César.

    Essa é a verdade!

  • Renato Dias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ooou!!!!!!!! Também acho legal a história do PCDOB, igual disse os dois que aqui escreveram. O que me fez gostar mais da atitude deles foi o Aldo Rabelo na disputa da câmara e o discolamento deles no bloco que criaram; isso sim é independência, ajudar a acertar e ao mesmo tempo criticar. Acho que o caminho é esse mesmo; e tem mais, não sou filiado mais conheço esse pessoal tem muito tempo. O Aislan teve mais de 1.000 votos e não é segredo pra ninguém que a professora Janete tem chance ali porque já teve uma porrada de voto pra senadora. E esse negócio de voto de avião aí óó é uma tremenda dor de cutuvelo de quem queria ser e não é.

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...