Últimas

Sábado, 18 de Julho de 2009, 08h:43 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

CARREIRA MILITAR

Coronéis não se aposentam e "travam" promoções na PM

 Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
Coronel Lilian Tereza, comandante-geral-adjunta, já deveria estar na reserva desde abril do ano passado

  A comandante-geral-adjunta da PM, Lilian Tereza Vieira Lima, já deveria ter se aposentado desde 21 de abril do ano passado, data em que completou 5 anos no posto de coronel, conforme reza o Estatuto da PM sancionado pelo governador Blairo Maggi. São 18 cadeiras de coronel. Enquanto não se abre vaga à promoção para a principal patente da carreira militar, 30 dos 54 tenentes-coronéis continuam na fila de espera. As promoções dentro da PM envolvendo oficiais e praças ocorrem geralmente em 3 datas: 21 de abril, 5 de setembro, dia da fundação da Polícia Militar; e 25 de dezembro.

   Lilian foi a primeira mulher mato-grossense a assumir posto de coronel. A promoção partiu do próprio Maggi, em 2003, logo no primeiro ano de sua administração. Agora, o chefe do Executivo posterga a decisão de mandá-la para a reserva e, para evitar críticas, recorre ao pretexto de que Lilian ocupa cargo com status de primeiro escalão do governo. Ante assumir o segundo escalão, como adjunta do comando-geral da PM, Lilian foi comandante do Pelotão Feminino, diretora de Recursos Humanos da PM, da Academia de Polícia Costa Verde e da escola estadual Tiradentes. Também atuou como comandante regional de Rondonópolis, coordenadora militar do Tribunal de Justiça e diretora de Inteligência.

   Outros cinco coronéis já deveriam estar na reserva remunerada, mas postergam ao máximo os processos de aposentadoria, mesmo sendo mantidos com salário mensal de R$ 12 mil. Nos bastidores, o comentário é de que eles resistem a transferência para a inatividade com o propósito de continuar tendo uma série de privilégios e regalias. Acontece que, na ativa, podem participar de um Conselho, que ajuda nas deciões de cúpula, ter maior poder de influência e direito ao usufruto de veículo, estadia, aparelho celular e outras despesas bancadas pelo Estado, além de geralmente ficarem à frente de algum comando regional.

   Outros casos

   O comandante-geral da PM Campos Filho é outro que já deveria estar na reserva, mas age como se ainda tivesse algum tempo para completar os 30 anos de serviços prestados e/ou menos de 5 na patente de coronel. A mesma manobra é utilizada pelos coronéis Adaildon Evaristo de Moraes, que foi preso recentemente sob acusação de cometer vários crimes relacionados a grilagem de terra, e Jorge Roberto Ferreira da Cruz.

   Na última promoção, em abril deste ano, o governador mandou para a reserva remunerada Orestes de Oliveira, Jorge Roberto Ferreira da Cruz e Victor Hugo Metello de Siqueira. Metello recorreu à Justiça contra o ato e retornou à ativa. A PGE conseguiu derrubar a liminar e levou o governador a decretar de novo a aposentadoria do coronel. Jorge da Cruz também já poderia se aposentar. Enquanto isso, o governador promoveu a coronel o seu secretário-chefe da Casa Militar, Alexander Maia.

Postar um novo comentário

Comentários (22)

  • pm 2 | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    kkkkkkkkk, abrir mao de 3 soldados, cota ilimitada de combustivel, soldado garçom, pedrero, eletricista, criador de gado, motorista, um telefone celular com 1000 reais de credito sem precisar discriminar pra quem ligou se foi a serviço ou se foi pras namoradinhas ou namoradinhos sem prestar, conta, ter duas viaturas descaracterizadas(veiculo reserva, branco sem adesivo parati ou gol) verba suplemantar de 6 mil reais , totalizando 18 mil reais (ato secreto) paga como auxilio moradia, 2000 mil reais de diarias para os comandantes regionais(ato secreto 2), meter a mão nas etapas, ser dono de empresas de segurança, poder assediar policiais femininas sem risco de ser processado, atrasar procedimentos na corregedoria da pm , que pune só os tenentes, comandar as regioões do nortao e repassar dinheiro de madeireias e d fazendeiros, explorar os comerciantes da região central de cuiaba, ganhar dinheiro para tudo djente se aposentar cai a receita, como vao viajar pra fora do brasil, vamo ajuda esse povo é muito produtivo OS CORONEIS DA PM se lixam com a Segurança publica giram em torno de seus feudos e só para si, veja qual coronel ta nas ruas em operações só o taborelli, o farias tava brilhando d+++++++ ai botaram no TJ (TRIBUNAL DA JELADEIRA DA JUSTIÇA) NÉ SEU CEL CAMPOS FILHO PUNIU A CAPITÃ SUZANE QUE PRENDEU UM FILHO DE UMA PROMOTORA DO GAECO NEHHHHHHHHHHHHH, AGORA O QUE VAI FAZER COM SEU EX-CHEFE ADAILDON E SEU CUMPADRE METELLO JA TA PASSANDO DA HORA JA DEU TEMPO APOSENTA, GOVERNADOR FAZ IGUAL SP QUANDO APOSENTA RECEBE + 20% NA RESERVA AI QUEM SABE ESSES SOMEM E NUNCA MAIS PASSAM NA FRENTE DO QUARTEL E DEIXA OS DEMAIS OFICIAIS E PRAÇAS DE FATO TRABALHAREM NAS RUAS A FRIEZA DO AR CONDICIONADO, CONGELA O CARATER DELES. JA O CALOR DAS RUAS NOS ESQUENTA A ALMA E NOS MOTIVA NO COMBATE DESSA GUERRA URBANA, ESTÃO IGUAL TECNICOS DE FUTEBOL BRASILEIRO OTIMOS SALARIOS DESEMPENHOS PIFIOS, DSEVERIA SAIR PORTARIA DANDO PODERES AO GOVERNADOR EX OFFICIO EFETUAR A RESERVA DE IMEDIATO E DESIGNAR COMISSÃO DETERMINANDO O AFASTAMENTO DE TODAS AS FUNÇÕES E RECOLHIMENTO DA FARDA DELES.

  • DIOJENES APURADO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PORQUE O SR DIOGENES APURADO DA SEJUSP BOM EM CRIAR PORTARIAS(IGUAL AQUELA QUE PROIBE FILMAR BANDIDO) NAO DETERMINA UMA PORTARIA OU CRIA UMA PORTARIA DETERMINANDO QUE OS CORONEIS AO COMPLETAREM O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DE 30 ANOS DE APOSENTADORIA PARA HOMENS E 25 ANOS PARA MULHERES DEVERÃO SER PASSADOS A DISPOSIÇÃO DA SEJUSP DEIXANDO AUTOMATICAMENTE SEUS CARGOS ABRINDO VAGAS, SE FOR POR INTERESSE DA SEJUSP E PMMT ELES PASSAM A CONDIÇÃO DE AGREGADOS VOLUNTARIOS SE DE FATO PRESTAM RELEVANTES SERVIÇOS SERAO COLOCADOS EM CARGOS DE RELEVANCIA NA SEJUSP EM SISTEMA DE CONTRATO DE 2 ANOS RENOVADOS POR MAIS 2 ANOS E ASIM POR DIANTE ASSIM ELES TRABALHAM DESAFOGAM O QUADRO DE PROMOÇÕES E PODEM NA APOSENTADORIA SEREM CONSULTORES SENDO UTEIS A SOCIEDADE E SEM CAUSAR PROBLEMAS NA INSTITUIÇÃO.

  • maga | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Apoio a ideia do Apurado ai de cima, e ainda tem mais não fica tomando vaga de outros, a TCnel Zozima, merecer ser promovida faz um trabalho exemplar a frente da Rede Cidadã, merece todo apoio da Sociedade de Bem, e ai Dona Cnel Lilian abre vaga, a fila anda, não estagna no tempo. A PM precisa de sangue novo, novo horizonte para os praças. Sem compra de promação e venda aos praças. Vamos ai povo largue o osso???Deixe outro crescerem....Fui.

  • charle bravo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    tambem aposentar pra que pra perder toda as regalis que tem carro, combusivel, ajudas de custo e ainda perder parte do dinheiro que entra ilicitamente como o dinheiro desses grilos policiais que servem de jagunço; todos esses coroneis levam uma ponta desse dinheiro mas agora ficam todos quetinha né aposentar pra que né

  • João Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo com o manga, so não pode colocar mais Metendo Martelos, Marmeteiros, Metelos nem Picaretas; Já que falamos de Segurança Publica, gostaria que a Rednews desse uma espionada nos Amarelinhos; VOCES NÃO VÃO ACREDITAR, MAIS É VERDADE; TOMEM CUIDADO : OS VERDINHOS TAMBEM ESTÃO MULTANDO. Eles colocam aquele papel vermelho escrito : sujeito a multa, mesmo não passando o AMARELINHO o seu carro já esta multado. Essa é a nossa divida para com a PREFEITURA, MTU. Vinte e um ponto na carteira vai rapidinho so com AMARELINHOS. Que volte a Policia de Transito. Se vocês não acreditam vá até o DETRAN, ou na rua e faça uma pesquisa com a população e vera que não faço calunia, agressão e ofensas.

  • serra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    nossa seguranças na mão desses oficiais antigos velhos da epoca da ditadura tinham que mudar para porder termos uma policia melhor nova comunitaria como dizem. como podemos ter uma policia comunitaria se dentro dos quarteis vivemos em função desses oficiais que pensam só nos bolso deles e população que se fodasse, policia se fosse time de futebol todo dia tinha um diferente de tecnico por a tatica desses homens nunca funciona e estamos só perdendo o jogo para os bandidos. bom tambem estão dentro da PM

  • tulio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    aposentar alguns e mandar para cadeia o Eliersom Metelo que alem de macular a instituição nao tem condições morais para permanecer, fora Metelo

  • Está Certo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esta errado esse sistema de aposentadoria da PM, como que pode o Cel Campos Filho (que por sinal é um exemplo de um ótimo militar) agora que está no auge de sua carreira, e vai-se para reserva, É UMA PIADA.

    O BRASIL, O DOOOO........

  • Rodrigo Nogueira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Primeiramente gostaria de parabenizar a Rdnews pela excelente matéria. Considero um excelente serviço que o site esta fazendo em expor a podridão que esta enraigada na PM. A denúncia é verdadeira pois os Coronéis possuem muitas regalias e não são só esses que foram citados na matéria. Tem vários outros. É só procurar. Ascenção na carreira da PM tá quase impossível. Já não tem vaga mais pra capitão. A partir de capitão é 5 por merecimento pra 2 por antiguidade. E merecimento todo mundo sabe o que é. Continuem assim RDnews. E parabens.

  • magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gostaria que o Romilson falase um pouco dos Praças, esses que estão no dia a dia dos cidadões Matogrossense, os que verdadeiramente trabalha de sol a sol, e a promoção só vem se comprar se não, não sai, como o meu pai, está a 7 anos na patente de Cabo, e o negocio não funciona, o MP deveria entrar na briga e obrigar esses Oficiais ir para a tal RR, fica ai impatando f....da, só quer mordomia, quem madou fazer o Estatuto desse jeito, um dia todos sabia que teria que ir para a reserva. Agora esses ai estão sentindo na pele o que os praças a muito tempo sentem, quando todos esses ai já passarão pelo Cmdo maior. Não querem largar o osso, e ainda atrapalha a promoção dos outros. Cadê o MP e Gaeco que não age??? Pelo amor de Deus alguem do bem que venha sarvar este povo sofrido, os que merece logico. E mande essa corja que já passou do tempo para casa....fui.

Com Covid-19 e frequentando a AL

paulo araujo 400   O deputado Paulo Araújo (foto), do PP, está com reinfecção pelo Covid-19 e, mesmo assim, continua frequentando o prédio da Assembleia normalmente, como se não tivesse contaminado. Na primeira vez que foi infectado pelo vírus, também fez igual. Colegas parlamentares e...

2 abstenções e briga pela 4ª Secretaria

silvio favero 400   Dois deputados se abstiveram na eleição da Mesa Diretora da Assembleia desta terça cujo votação foi secreta. Nos bastidores, os comentários são de que as abstenções foram de Sílvio Fávero (foto), que se lançou à disputa e, sequer, teve...

Petista, incoerência e voto contrário

ludio cabral 400   O petista Lúdio Cabral (foto), daqueles parlamentares do morde e assopra, na tentativa de marcar posição, expõe cada vez mais suas incoerências em votação na Assembleia. Na sessão que antecedeu a eleição para a nova Mesa Diretora, provocada pela decisão...

Projeto sobre VI na Saúde está na AL

gilberto figueiredo 400 curtinha   Já está na Assembleia, para votação dos deputados, o projeto do governo que garante retomada do pagamento da verba indenizatória aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 nas unidades hospitalares, ambulatoriais e...

2 desembargadores vão para TRE-MT

carlos alberto tj 400 curtinha   O Pleno do Tribunal de Justiça define, na quinta (25), em votação secreta e por videoconferência, dois desembargadores que comporão os quadros de comando do TRE-MT pelos próximos dois anos. O ex-presidente do TJ, Carlos Alberto Alves da Rocha (foto), é um dos inscritos...

Primeira-dama pede retorno de auxílio

marcia_pinheiro_curtinha400 Primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro (foto), em visita à sede do Rdnews e entrevista ao Rdtv, pede que a bancada federal de MT se mobilize e vote favorável ao retorno do pagamento do auxílio emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade. Márcia...