Últimas

Quarta-Feira, 06 de Fevereiro de 2008, 14h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

PESAR

Corpo do ex-prefeito Lobo será enterrado hoje


Bento Lobo (4º da esq. para dir., na frente de Dante) junto com os demais prefeitos cuiabanos, em fotografia de fevereiro de 2006

  Morreu nesta terça (5), no hospital Jardim Cuiabá, aos 78 anos, o ex-prefeito de Cuiabá e ex-deputado federal, Bento Lobo. Às 18h30, não resistiu a uma parada respiratória. Bento administrou a Capital de 1969 a 1971. Era da Arena. Sucedeu no cargo Frederico Campos (PSD). O enterro será nesta Quarta-de-Cinzas, às 17h.

   A família suspeita que o ex-prefeito também tinha câncer no pulmão, que seria causado principalmente pelo fato de ser fumante desde jovem. O laudo médico ainda não ficou pronto. Segundo uma de suas netas, jornalista Janaína Cajueiro, há pelo menos um mês seu avô já não se alimentava bem, tanto que passou sempre a se consultar e ainda tomar soro na tentativa de amenizar a falta de ingestão de alimentos. "Há uma semana ele (Bento) mal comia três colheres de sopa", conta Janaína.  

Velório de Bento Machado Lobo    Bento Lobo veio de uma família considerada tradicional. É filho do desembargador Franscisco de Arruda Lobo Filho com Lisbânia Machado Lobo. Com Marta Lobo teve três filhos que, por sua vez, lhe deram sete netos e três bisnetos. Aposentado, atuou durante muitos anos como engenheiro agrônomo. Já esteve à frente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, trabalhou no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), na antiga Carmat e na Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer , ex-Emater).

    Nos cargos públicos que ocupou, Bento Lobo conquistou muitas amizades, o que o motivou a disputar e vencer para deputado federal e chegou a prefeito. Admirado pela eloquência, chegou a escrever discursos para o seu amigo Dante de Oliveira (também já falecido). Era amigo do prefeito Wilson Santos e também do professor e ex-prefeito Aecim Tocantins.

   Bento tinha uma extrema paixão por Chapada dos Guimarães. "Todo fim de semana ele ia para lá para figir do calor e ficar mais em paz", disse sua neta. Residia na Capital para ficar perto dos amigos e se dedicar aos bisnetos. Mas há um mês havia interrompido sua rotina de lazer, pois já se encontrava muito fraco. Mas neste período de Carnaval fez o que se tornou o último pedido à família: passar o feriado prolongado em Chapada. "Parecia que ele estava adivinhando, já que mesmo debilitado, queria descansar em sua casa de fim de semana". Nesta terça, às 15h, Bento foi trazido para o hospital.

   O ex-parlamentar está sendo velado na Capela Jardins, próximo ao Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá, na sala das Orquídeas. O enterro será às 17h no cemitério da Piedade, próximo ao Cefet, no centro. (Simone Alves)

(Às 15h15) - Políticos se despedem de Bento Lobo

  Velhos aliados políticos de Bento Lobo deram adeus ao ex-prefeito cuiabano, na Capela Jardins, onde o corpo está sendo velado. Já passaram por lá o senador Jonas Pinheiro (DEM), o ex-governador e conselheiro do TCE aposentado Júlio Campos (DEM), o vereador cuiabano Francisco Vuolo e o secretário de Comunicação da Capital, jornalista Maurélio Menezes. O prefeito Wilson Santos presta as condolências à família pessoalmente daqui a pouco.

(Às 16h45) - Presidente Lutero aparece no velório

   Após mais de um mês de férias com a família no Rio, o presidente da Camara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce, reapareceu em público nesta quarta (6). Compareceu nesta tarde no velório do ex-prefeito Bento Lobo. Chegou acompanhado do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), com quem tem forte ligação de amizade. Os dois cumprimentaram os familiares de Lobo e permaneceram na Capela Jardins por cerca de meia-hora.

   Também deram o último adeus ao ex-prefeito o conselheiro aposentado do TCE, Oscar Ribeiro, presidente estadual do DEM, e o deputado estadual Alexandre Cesar (PT).

(7/2 - às 7h15) - Governador decreta luto oficial

  O governador Blairo Maggi decretou luto oficial por 3 dias, a contar desta quarta (6), devido ao falecimento de Bento Machado Lobo, que foi secretário de Estado de Agricultura, deputado federal e prefeito de Cuiabá. No Decreto 1.143, Maggi destaca que Bento Lobo foi um homem de nomeada qualidade, de ilibada e exemplar conduta moral, com inestimáveis serviços prestados a Mato Grosso".

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    COM A MORTE DO DR.BENTO LOBO , MATO GROSSO PERDE SUA REFERENCIA DE CULTURA,TALENTO E DIGNIDADE.

    DR. BENTO LOBO HONROU TODOS OS CARGOS POR ELE OCUPADO NO LEGISLATIVO E NO EXECUTIVO.

    É UMA PENA , FICAMOS ORFÃOS E SEM UMA DAS REFERENCIAS DE PROBIDADE E COMPETENCIA.

    QUE LÁ DE CIMA O DR.BENTO LOBO ILUMINE OS NOSSOS POLITICOS PARA QUE HONREM OS CARGOS OCUPADOS E VOTOS RECEBIDOS.

    DESCANSE EM PAZ DR.BENTO LOBO E QUE DEUS DÊ FORÇAS A DONA MARTA E SEUS FILHOS ,POR TÃO PRECIOSA PERDA.

  • Maira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pela foto o próximo será o Ex-Deputado Rodrigues Palma que esta entre Dante, Bento Lobo e Coronel torquato. só esta morrendo gente que esta no canto esquerdo da foto.Cuiadado Palma

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que os eflúvios celestiais emanem a paz à alma de Bento Machado Lobo, figura ímpar da sociedade cuiabana e matogrossense que, ao longo de seus anos, dedicou-se com exemplar capacidade e abnegação aos interesses maiores do povo de nossa querida terra cuiabana. A nossa sociedade, mais uma vez, perde um de seus integrantes históricos, político hábil, orador retumbante, enérgico, trabalhador e, acima de tudo, honesto. Perdemos mais uma figura exemplar da velha gração de políticos que, efetivamente, tinha ideais a serem seguidos e que personificavam sempre o equilíbrio e a vontade inconteste de bem servir ao seu povo, sem dele se servir. Que Deus acolha a alma de nosso querido Bento Lobo, a quem muito devemos, e, na Sua infinita bondade leve a seus familiares o acalanto por tão lamentável perda.

  • D. Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Do dr. Bento é possível dizer que a cuiabania perde um dos seus cidadãos mais íntegros e homem público de qualidade invejável. Quem teve a oportunidade de ouvir as dissertações do professor Ainabil logo imaginaria o dr. Bento, ambos, privilegiados em sabedoria, que as repassava àqueles que com eles conviveram. Seria simplório demais repetir o que muitos dizem: "Tudo o que é bom dura pouco", são dessas convivências e exemplos que causam o denominado apego material. Foi se o físico mas a alma nobre desse bravo homem ficará, a espalhar a sabedoria de que sempre foi portador; queira Deus que alguém, dos que ficaram, absorva um pouco desse legado que dr. Bemto deixou-nos.

  • Mayra Cajueiro-Warren | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bento Lôbo foi mais que um homem público de grande honestidade. Ele foi uma pessoa de alma pura, bondosa. Um sorriso imenso, simples, fácil. Tenho orgulho de ser sua neta. Não sou neta de sangue, nem o é minha irmã, Janayna Cajueiro, também jornalista como eu, citada na matéria acima. Somos netas dele porque ele acolheu ao nosso pai, João Bosco Cajueiro que vivia no Abrigo Bom Jesus, lá no bairro do porto, quando meu pai já tinha 8 anos de idade. Graças ao meu avô Bento meu pai teve a oportunidade de estudar, se formar na UFMT, e se fazer o homem que é hoje. Muito mais que seu legado de práticas honestas e sua incrível inteligência, meu avô era carinhoso, amável, e propiciou uma família para uma criança abandonada. Se existissem mais homens como ele, seríamos uma sociedade melhor. Devo tudo à ele. Que saudade de vovô Bento!

Silvio provoca debandada no PTB-VG

silvio fidelis 400 curtinha   Silvio Fidélis (foto), afilhado político de Chico Galindo e que se tornou fiel escudeiro da prefeita várzea-grande Lucimar Campos, de cuja gestão é secretário de Educação, provocou debandada geral no PTB local. Inconformado com a decisão de Emanuelzinho de...

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.