Últimas

Quarta-Feira, 14 de Janeiro de 2009, 15h:33 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

FISCALIZAÇÃO

Corregedoria lacra delegacias, mas anuncia data

     O corregedor-geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Rubens Vilela, determinou uma varredura nas unidades da Baixada Cuiabana e ainda nas delegacias de 12 municípios de outras regiões. O "estranho" é o fato da Corregedoria divulgar a data em que a correição vai ocorrer. Assim, aciona a luz vermelha antes de iniciar a devassa. Normalmente, esse tipo de trabalho é feito sem nenhum tipo de comunicado prévio. A fiscalização começa em 2 de março e segue até 1º de outubro.

    A intenção é verificar "in loco" o cumprimento das funções institucionais da polícia, bem como a produtividade, qualidade, gestão e o resultado dos serviços. Paulo Vilela observa que o delegado tem a incumbência de dirigir, coordenar, supervisionar, fiscalizar e controlar as atividades administrativas e operacionais do órgão. Várzea Grande é a primeira da lista que vai passar pelo "pente-fino", que será feito entre 2 e 9 de março e, depois, de 1º e 6 de abril.

   Na Capital, que tem 11 unidades de polícia, a aferição acontece entre 4 de maio e 1º de outubro. Já no interior vai de 16 de março a 16 de julho. Após a correição, os corregedores devem elaborar um termo para apontar as falhas, bem como sugestões com vistas a sanar os problemas. De acordo com a Corregedoria, os "fiscais" devem certificar de forma detalhada as unidades para posteriormente formular o relatório. Devem se atentar à  quantidade de ocorrências registradas e fazer um comparativo com o número de inquéritos instaurados, em tramitação, concluído e com pedido de dilação de prazo.

   Também devem verificar o cumprimento de cartas precatórias, de despachos e mandados judiciais, requisição e cota do Ministério Público, além de requerimentos e representações. Na lista de incumbências dadas à equipe estão ainda a análise dos bens apreendidos que se encontram em depósitos e pátios das delegacias, assim como averiguar o funcionamento, o controle administrativo, os meios de comunicação, as  viaturas e as instalações das unidades. (Pollyana Araújo)

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • ANDRE Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa Corregedoria da Polícia Civil deve estar brincando com a cara da sociedade.
    Pelo visto os corregedores não sabem muito bem qual é a função deles. Institucionalizaram a Ameaça de Correção.

    Correição é verificar in loco, sem qualquer pré aviso, como está a rotina das subunidades, para então compor o parecer ou relatório da situação encontrada.

    Avisar que vai fazer correição é a mesma coisa, exemplificadamente, que o ladrão dizer ao dono da casa qual o dia que adentrará à mesma, ou até mesmo, a polícia dizer aos ladrões que em tal dia estará fazendo blitz num determinado bairro para que não sejam surpreendidos.

    No mínimo querem que no dia da correição tudo esteja a mil maravilhas, aí colocarão no relatório que a Polícia Civil funciona de forma exemplar.

    Garanto que não é isso que os delegados, escrivães e agentes querem que seja lançado nesse relatório, pois vivem uma dura rotina por falta de condições humanas e de materiais para o serviço que desempenham. São verdadeiros heróis.

    Vergonhoso saber que só agora essa Corregedoria competentísima quer saber o comparativo entre o número de notícias crimes e o número de inqueritos instaurados. A sociedade sabe que esses boletins somente servem para fins estatísticos de final de ano e mais nada. SALVEM-SE QUEM PUDER!!!

Patriota, vários evangélicos e cantor

oscemario daltro 400 curtinha   O nanico Patriota, hoje sem um assento na Câmara de Cuiabá, lançou chapa completa para vereador, com 38 nomes. E pode eleger até dois. A proporcional acaba se fortalecendo porque o partido tem cabeça de chapa ao Executivo, o ex-prefeito por dois mandatos Roberto França. Entre...

Colíder com 2 candidatos desgastados

jaiminho 400 curtinha   Em Colíder, duas figuras bastante desgastadas politicamente estão na disputa pelo Executivo, sendo o prefeito Noboru Tomiyoshi, que fechou aliança com apenas três partidos (DEM, PSD e SD), e o ex-prefeito Jaime Marques (foto), que concorre pelo PSC numa coligação que agrega DEM e...

PP com 25 a vereador projeta 3 vagas

orivaldo da farmacia 400 curtinha   O PP, da base aliada do prefeito Emanuel, conta com 25 candidatos a vereador pela Capital. Deve conquistar entre duas e três vagas. Os principais concorrentes são os já vereadores Orivaldo da Farmácia (foto), Marcrean Santos e Luis Cláudio, além do ex-vereador...

MPE vê prefeita de Torixoréu inelegível

ines 400 curtinha torixoreu   Para o Ministério Público Eleitoral, a prefeita de Torixoréu, Inês Mesquita Moraes Coelho (foto), que se lançou à reeleição pelo DEM, está inelegível. Numa ação de impugnação de registro de candidatura, o promotor...

Candidato amarga derrota na Justiça

adilson gon�alves 400 curtinha   O candidato a prefeito de Barra do Garças, delegado Adilson Gonçalves (foto), tentou, sem êxito na Justiça, censurar o Rdnews na publicação de matérias sobre o pleito eleitoral no município. Numa ação impetrada junto à...

Com certidão pra disputar 1ª suplência

dito lucas 400 curtinha   Filiado ao Podemos, Dito Lucas (foto), que entrou de última hora como primeiro-suplente da chapa ao Senado encabeçada por José Medeiros, assegura que vai apresentar novamente sua certidão junto à Justiça Eleitoral, de modo a provar que sua candidatura é legítima....