Últimas

Terça-Feira, 17 de Julho de 2007, 00h:06 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

MEIO AMBIENTE

CPI vai à Sema nesta 3ª; Maggi já sabe resultado

Sob a presidência de José Riva, a vice de Walter Rabello e a relatoria de Dilceu Dal Bosco, a CPI do Meio Ambiente faz nesta terça (17) a primeira visita à secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em busca de dados que vão subsidiar os trabalhos de investigação. Enquanto isso, o governador Blairo Maggi já começa a saborear a pizza. Sabe que será poupado, tanto que deu apoio para os deputados instalarem a Comissão contra o próprio governo.

    Após este primeiro contato com o secretário Luis Henrique Daldegan, a CPI interrompe os trabalhos. Vem aí o recesso parlamentar. No retorno no próximo mês, vai buscar destrinchar os processos que resultaram na Operação Guilhotina e na prisão de 35 pessoas sob acusação de envolvimento em fraudes nos planos de manejo florestal sustentável e nos projetos de exploração florestal. Em 180 dias, os integrantes da CPI acham possível concluir as investigações. Pretendem apresentar uma radiografia completa dos problemas que afetam a área ambiental de Mato Grosso e elencar soluções.

    As principais razões que motivaram a CPI, além de algumas prisões que vêm ocorrendo por causa de esquemas na área ambiental, são as crises no setor madeireiro, a morosidade na liberação de processos de manejo, descumprimento de atribuições entre órgãos ambientais, suspeições de envolvimento em irregularidades de servidores e de empresários. Os integrantes da CPI querem resposta para o porquê de tanta demora na análise dos processos e no levantamento das licenças concedidas nos últimos 10 anos, inclusive da retirada, transporte e queima de lenha por empresas que utilizam vapor na produção. Vão analisar os EIA/RIMA das PCHs e Usinas.

   Os integrantes da CPI disseram que vão analisar também cada um dos processos que resultaram nas prisões da Operação Guilhotina; a participação dos engenheiros florestais e agrônomos nos processos sob investigação, os desmatamentos ocorridos na última década, a participação de cada um dos setores da atividade econômica nesse processo, bem como o impacto ambiental gerado por eles.

    Mesmo essa disposição de ampliar o campo de atuação, os próprios deputados da CPI admitem que o governo do rei da soja fortalecido com o resultado final.

Quem compõe a CPI da Sema

Presidente José Riva (PP)
Vice-presidente Walter Rabello (PMDB)
Relator Dilceu Dal Bosco (DEM)
Membros titulares Mauro Savi (PR)
Carlos Avalone (PSDB)
Suplentes Maksuês Leite (PP)
Zé Domingos (DEM)
Juarez Costa (PMDB)
Wagner Ramos (PR)
Otaviano Piveta (PDT)

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • edmilson santana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    olha so´a (...) que vai tomar conta do meio ambiente de mato grosso. o principal assessor desta cpi e´o proprio blairo. da´para acreditar numa coisa desta?

  • ELIFAS JOSE RIBEIRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A assembléia Lesgislativa vai lançar em MT a Pizza com sabor de Soja,foi a instalação de CPI mais rapida que eu ja vi desde quando comecei a entender de politica, eu imagino assim a instalação desta cpi: O governador implorou para que o deputado Riva abrisse a investigação e combinaram voce finge que me investiga e eu finjo que estou sendo investigado e o governador disse: os menbros desta cpi eu quem vou escolher senão eu não aumento a "merenda" como disse o proprio governador certa vez. REALMENTE ESTE NÃO É UM PAÍS SÉRIO .........QUE VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!OH! Romilsom publia este comentario.

  • luiz a. vargas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É mais uma vergonha, será que vão investigar os processos de interesse deles, pois o governador maggi desmatou 70% do estado e os demais riva,bosaipo etc etc etc o restante, eu acho que o riva está com ciúme do maggi, vai dar tudo em pizza e que vai pagar são os servidores decentes da antiga FEMA, pois antes não acontecia tal desgraça nesse órgão.

  • Getulio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A CPI visita hoje o Daldegan lá na SEMA. Amanhã o Daldegan visita o Bosaipo na Assembléia. Na quinta o Bosaipo visita o Riva no seu gabinete. Depois vem o recesso parlamentar, (justíssimo, ninguem é de ferro, deputado tambem precisa de descanso). Depois vem o retorno do recesso e nós vamos ver o resultado deste cronograma. Qual será? Muito simples, o pessoal da República de Barra vai continuar mandando (desmandando) na SEMA, ou você acha que o Bosaipo vai abrir mão daquela secretaria? É ruim hem...

  • Adriana Menezes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acredito no governador Blairo Maggi e tenho a convicção que se tiver qualquer irregularidade na Sema, Blairo vai exonerar na hora o Secretário e o Adjunto.
    Nós precisamos continuar acreditando nisso.
    Basta que os deputados indiquem as falcatruas que acharem.

  • Ana Maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Problema da Sema é muito antigo. Não vem desse Secretário. Toda a estrutura é deficitária. Esse Secretário eu nem conheço. Mas acho um absurdo dizer que as mazelas e as corrupçoes são dessa gestão.
    A SEMA como está somente serve para recolher horrores de dinheiro para o governo. Cada licença ou cada multa têm valores exorbitantes.
    Fica aqui a sugestão para a "CPI Propositiva": verifiquem onde é gasto esse dinheiro e reinvistam isso nos proprios municipios, ai sim vamos ver resultados!

  • Glaucia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sera que a Sra. Adriana Menezes tambem acredita em papai noel ? Esta escrito que isso não ira resultar em nada, este nosso Mato Grosso esta indo de mal a pior e nós pobres mortais nada podemos fazer, uma pena !!!!

  • Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo com a leitora que diz que o problema na SEMA é antigo. Mas, a bagunça por lá é tão grande, é um desmazelo tão grande que o mais ladino ganha com a desorganização.

    O deputado Riva fala sobre isso, e é a causa dessa corrupção toda.

    Deu aqui no RDNews que uma advogada percebeu que um colega havia anulado seu processo (que cobrava uma nota preta de um madeireiro) muito tempo depois do fato, isso por que o documento estava há meses em sua gaveta para análise.

    Veja você, Romilson, que após a "operação guilhotina" a SEMA está a publicar os contratos da época do Moacir Pires. Mais um pouco e vão desengavetar os contratos da época do Müller.

  • vinicius fagundes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Será que esses deputados pensam que somos todos tolos? será que imaginam que não percebemos que desejam apenas espaço na mídia para dizerem que estão fazendo jus aos seus escorchantes salários? Será que acham que não sabemos dos interesses do bosaipo e do riva na luta para saber quem (des)manda mais na sema? todos sabem que quando a raposa toma conta do galinheiro o que acontece é o fim do galinheiro? Quem acredita que os esquemas que envolve gente ligada a determinados deputados serão investigados? Portanto, a promessa do blairo de colocar a SEMA debaixo do braço está sendo cumprida!!

  • Isabel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acredito no que de fato conheço, diante deste pres suposto afirmo categoricamente que
    Hoje começa uma nova fase no Governo, Governo esse que acredita na transparência e busca de forma incansável oferecer a sociedade um serviço de qualidade, porem não existe nada no mundo que seja perfeito, mais se permitir ao novo já e de fato um grande começo


    Refiro-me a CPI Camisão Parlamentar de Inquéritos, só um Governo Transparente munido de uma confiança em seu Secretário teria tal coragem, como esta tendo o Nosso Governador e o Nosso Secretário de Meio Ambiente, acreditem não existe nada para temer em relação à conduta do Secretário Luis Daldegan bem com da sua gestão frente a SEMA


    Parabéns Governador e Secretário, pela postura absolutamente democrática e transparente que vem sendo adotada por Vossas Excelências, isso sim e democracia de verdade, membros da CPI uma boa sorte, embora acredite na capacidade do Secretário Sr. Luis Daldegan, um homem humilde desprovido de vaidades e um técnico absolutamente capacitado para esta frente a SEMA, não basta só querer ser secretário de Estado mais sim, acima de tudo respeitar e acredito no que esta defendendo e muita responsabilidade ao lidar com bem comum. Isso eu posso afirmar sou amiga e colega de trabalho do Secretário, convivo diariamente com ele e sei da capacidade Técnica deste guerreiro.

    Ao Secretário:

    Luis Daldegan

    “Que você não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes dever, reconhecer e retribuir esta ajuda...”

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...

Beto vê aliado como mais preparado

wellington marcos 400   O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (MDB), tem sido um cabo eleitoral fundamental para o candidato à sucessão municipal, advogado e atual vice-prefeito Wellington Marcos (foto), do DEM. Beto, que está concluindo o segundo mandato consecutivo com 80% de aprovação popular,...

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...