Últimas

Segunda-Feira, 28 de Janeiro de 2008, 11h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

MEIO AMBIENTE

Crime ambiental é culpa do governo, diz Ibama

   O chefe do Ibama de Alta Floresta, Cláudio Cazal, denuncia que os fazendeiros não obedecem as leis ambientais e o órgão não consegue fazer uma fisalização eficiente por causa da estrutura precária. "A multa eles (fazendeiros e madeireiros) protelam e não pagam. O embargo, não respeitam. Eles só temem a perda de bens e também a cadeia. Mas isso nunca acontece", desabafa Cazal, em entrevista à Folha de S. Paulo. Justifica que a fiscalização não é feita como deveria em função da falta de estrutura.

   Cazal critica o fato do Ibama ter uma estrutura mínima nas regiões, principalmente no Nortão e, ao mesmo tempo, contar com excesso de servidores, verbas e estrutura em Brasília e nos escritórios das capitais. "Quem ouve falar do Ibama logo imagina um Bope, que inspirou o filme Tropa de Elite, mas isso é uma ilusão. Os servidores e os recursos estão concentrados onde o problema não existe", afirma. Segundo ele é algo inacreditável o que acontece em Alta Floresta. "É como se a Polícia Federal pedisse ajuda aos traficantes para empurrar um carro".

   Avalia que o governo federal desconhece a realidade. "De que adianta bloquear autorizações de desmate em uma região em que a maior parte das derrubadas são feitas sem autorização? Embargo de propriedades já fazemos há muito tempo. O que não temos é estrutura para retornar às áreas para verificar se o embargo está sendo cumprido", disse Cazal. (Pollyana Araújo)

  •   Clique aqui e leia a reprodução da reportagem ou aqui (para assinante Folha).

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • silvio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mudem a sede do Ibama para o nortão, só assim esse cabide de emprego na capital vai trabalhar.

    Coloque a sede no municipio de esta mais desmatando.

    Vamos ver se o presidente do Incra, vai querer trabalhar em Apiacás, Cotriguaçu, etc... Ele quer e teta aqui na capital, é indicado por senador e pela deputaiada.

  • Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    ...realmente o depoimento é chocante, e a realidade do SEMA, não é muito diferente! ...imensa quantidade de funcionários na capital e nas regiões devastadas ninguém quer aparecer, ainda mais contando com a impunidade!

    ...as vezes acho que é uma situação proposital que encontramos em nosso Estado, pois todos sabem que os grileiros de terra e exploradores de madeira são grandes financiadores de campanha de deputados do nortão, contando ainda com a administração de um governo reralista.

  • Ademar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Valtenir teria traído quem mesmo? Os "companheiros" do PT. Ora o PT trabalhou contra ele. Os seus votos para vereador foram do seu prestígio pessoal.

  • Oriana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero parabenizar o chefe do IBAMA em Alta Floresta pela coragem, coisa rara hoje em dia neste País, de se pronunciar com tanta clareza e honestidade sobre a questão dos desmatamentos.
    Vivemos em um País de mentiras oficiais. É bom ver que temos pessoas como Claudio Cazal, que demonstram que ainda existe dignidade e decência. Sou ex-Superintendente do IBAMA e Procuradora Federal aposentada do Órgão. Com raras exceções, ele é o único que vi levantar-se contra as aberrações e omissões pelas quais passam o órgão.
    Parabéns, não desista. Não se amedronte. Vc é melhor que todos eles juntos, porque tem ideal.

Emanuel no PTB e reeleição do filho

emanuelzinho 400   O PTB está sendo preparado para receber a filiação do prefeito Emanuel Pinheiro, que iniciou o segundo mandato em Cuiabá. Sem ambiente para seguir no MDB, onde passou a enfrentar resistência de toda a bancada do partido na Câmara Federal e na Assembleia, Emanuel recebeu convite de...

Ex-deputado "detona" Aliança por MT

victorio galli 400 curtinha   As deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, que estão na linha de frente pela criação do Aliança pelo Brasil, partido idealizado por Bolsonaro e ainda na fase de coleta de assinaturas para ser formalizado, foram informadas de que o ex-deputado federal Victório Galli...

Saúde em MT sob iminente colapso

Os números da pandemia da Covid-19 em MT são alarmantes. Entre sexta e este sábado foram registrados 1.050 novos casos de pessoas infectadas com o vírus e mais 21 mortes. Desde o início da pandemia, quase 5 mil mato-grossenses já morreram da doença. Em Cuiabá, o índice de ocupação de UTIs chega a 69%, superando o pior período da pandemia, registrado em agosto do ano passado. Em outras regiões do Estado, a...

Prefeito já teve 2 aliados executados

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de terceiro mandato Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, já teve dois assessores próximos e de extrema confiança assassinados. Em setembro de 2012, João César Domingos, que era muito próximo de Pátio, havia atuado no Instituto de Pesquisa e...

Pascoal entre preferidos para o TCE

pascoal santullo 400   Assim como a Assembleia, que tem vários deputados de olho no cargo vitalício no TCE, o Palácio Paiaguás vai brigar pelo direito à indicação à cadeira de conselheiro, caso seja homologado e autorizado o pedido de aposentadoria já feito por Waldir Teis, que...

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.