Últimas

Segunda-Feira, 28 de Janeiro de 2008, 11h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

MEIO AMBIENTE

Crime ambiental é culpa do governo, diz Ibama

   O chefe do Ibama de Alta Floresta, Cláudio Cazal, denuncia que os fazendeiros não obedecem as leis ambientais e o órgão não consegue fazer uma fisalização eficiente por causa da estrutura precária. "A multa eles (fazendeiros e madeireiros) protelam e não pagam. O embargo, não respeitam. Eles só temem a perda de bens e também a cadeia. Mas isso nunca acontece", desabafa Cazal, em entrevista à Folha de S. Paulo. Justifica que a fiscalização não é feita como deveria em função da falta de estrutura.

   Cazal critica o fato do Ibama ter uma estrutura mínima nas regiões, principalmente no Nortão e, ao mesmo tempo, contar com excesso de servidores, verbas e estrutura em Brasília e nos escritórios das capitais. "Quem ouve falar do Ibama logo imagina um Bope, que inspirou o filme Tropa de Elite, mas isso é uma ilusão. Os servidores e os recursos estão concentrados onde o problema não existe", afirma. Segundo ele é algo inacreditável o que acontece em Alta Floresta. "É como se a Polícia Federal pedisse ajuda aos traficantes para empurrar um carro".

   Avalia que o governo federal desconhece a realidade. "De que adianta bloquear autorizações de desmate em uma região em que a maior parte das derrubadas são feitas sem autorização? Embargo de propriedades já fazemos há muito tempo. O que não temos é estrutura para retornar às áreas para verificar se o embargo está sendo cumprido", disse Cazal. (Pollyana Araújo)

  •   Clique aqui e leia a reprodução da reportagem ou aqui (para assinante Folha).

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • silvio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mudem a sede do Ibama para o nortão, só assim esse cabide de emprego na capital vai trabalhar.

    Coloque a sede no municipio de esta mais desmatando.

    Vamos ver se o presidente do Incra, vai querer trabalhar em Apiacás, Cotriguaçu, etc... Ele quer e teta aqui na capital, é indicado por senador e pela deputaiada.

  • Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    ...realmente o depoimento é chocante, e a realidade do SEMA, não é muito diferente! ...imensa quantidade de funcionários na capital e nas regiões devastadas ninguém quer aparecer, ainda mais contando com a impunidade!

    ...as vezes acho que é uma situação proposital que encontramos em nosso Estado, pois todos sabem que os grileiros de terra e exploradores de madeira são grandes financiadores de campanha de deputados do nortão, contando ainda com a administração de um governo reralista.

  • Ademar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Valtenir teria traído quem mesmo? Os "companheiros" do PT. Ora o PT trabalhou contra ele. Os seus votos para vereador foram do seu prestígio pessoal.

  • Oriana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero parabenizar o chefe do IBAMA em Alta Floresta pela coragem, coisa rara hoje em dia neste País, de se pronunciar com tanta clareza e honestidade sobre a questão dos desmatamentos.
    Vivemos em um País de mentiras oficiais. É bom ver que temos pessoas como Claudio Cazal, que demonstram que ainda existe dignidade e decência. Sou ex-Superintendente do IBAMA e Procuradora Federal aposentada do Órgão. Com raras exceções, ele é o único que vi levantar-se contra as aberrações e omissões pelas quais passam o órgão.
    Parabéns, não desista. Não se amedronte. Vc é melhor que todos eles juntos, porque tem ideal.

Sicredi recua de comprar praça pública

enilson rios 400 prefeito araputanga   A diretoria do Sicredi nem esperou ser votado na Câmara Municipal o polêmico projeto sobre negociação de uma praça pública no centro de Araputanga para cancelar o negócio. A cooperativa havia "amarrado" entendimento com o prefeito Enilson de Araújo...

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

Oscarlino, Pros e "nocaute" em Gisela

oscarlino 400   Na queda-de-braço dentro do Pros por espaço político, o ex-sindicalista Oscarlino Alves (foto) nocauteou a ex-superintendente do Procon-MT, Gisela Simona. Ele foi um dos filiados que não aceitaram apoio a Abílio na disputa de segundo turno para prefeito de Cuiabá, se aliou ao projeto de...

Promotor recebe medalha do Exército

Mauro Zaque curtinha   O promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) foi condecorado com a medalha do Exército Brasileiro na manhã desta segunda (19), no dia da instituição. A solenidade é considerada a segunda maior do Exército Brasileiro, foi reservada por conta da pandemia e contou com a...

Sema reabre os parques em Cuiabá

mauren lazzaretti sema 400   Fechados desde 1º de abril, em obediência às regras de decreto municipal, que suspendiam as atividades coletivas, os parques estaduais urbanos de Cuiabá reabrem nesta segunda (19) para utilização pelo público. Será possível acessar as tradicionais trilhas...