Últimas
Segunda-Feira, 28 de Janeiro de 2008, 11h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Crime ambiental é culpa do governo, diz Ibama
O chefe do Ibama de Alta Floresta, Cláudio Cazal, denuncia que os fazendeiros não obedecem as leis ambientais e o órgão não consegue fazer uma fisalização eficiente por causa da estrutura precária. "A multa eles (fazendeiros e madeireiros) protelam e não pagam. O embargo, não respeitam. Eles só temem a perda de bens e também a cadeia. Mas isso nunca acontece", desabafa Cazal, em entrevista à Folha de S. Paulo. Justifica que a fiscalização não é feita como deveria em função da falta de estrutura.
Cazal critica o fato do Ibama ter uma estrutura mínima nas regiões, principalmente no Nortão e, ao mesmo tempo, contar com excesso de servidores, verbas e estrutura em Brasília e nos escritórios das capitais. "Quem ouve falar do Ibama logo imagina um Bope, que inspirou o filme Tropa de Elite, mas isso é uma ilusão. Os servidores e os recursos estão concentrados onde o problema não existe", afirma. Segundo ele é algo inacreditável o que acontece em Alta Floresta. "É como se a Polícia Federal pedisse ajuda aos traficantes para empurrar um carro".
Avalia que o governo federal desconhece a realidade. "De que adianta bloquear autorizações de desmate em uma região em que a maior parte das derrubadas são feitas sem autorização? Embargo de propriedades já fazemos há muito tempo. O que não temos é estrutura para retornar às áreas para verificar se o embargo está sendo cumprido", disse Cazal. (Pollyana Araújo)
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
silvio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Mudem a sede do Ibama para o nortão, só assim esse cabide de emprego na capital vai trabalhar.
Coloque a sede no municipio de esta mais desmatando.
Vamos ver se o presidente do Incra, vai querer trabalhar em Apiacás, Cotriguaçu, etc... Ele quer e teta aqui na capital, é indicado por senador e pela deputaiada.
-
Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
...realmente o depoimento é chocante, e a realidade do SEMA, não é muito diferente! ...imensa quantidade de funcionários na capital e nas regiões devastadas ninguém quer aparecer, ainda mais contando com a impunidade!
...as vezes acho que é uma situação proposital que encontramos em nosso Estado, pois todos sabem que os grileiros de terra e exploradores de madeira são grandes financiadores de campanha de deputados do nortão, contando ainda com a administração de um governo reralista.
-
Ademar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O Valtenir teria traído quem mesmo? Os "companheiros" do PT. Ora o PT trabalhou contra ele. Os seus votos para vereador foram do seu prestígio pessoal.
-
Oriana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Quero parabenizar o chefe do IBAMA em Alta Floresta pela coragem, coisa rara hoje em dia neste País, de se pronunciar com tanta clareza e honestidade sobre a questão dos desmatamentos.
Vivemos em um País de mentiras oficiais. É bom ver que temos pessoas como Claudio Cazal, que demonstram que ainda existe dignidade e decência. Sou ex-Superintendente do IBAMA e Procuradora Federal aposentada do Órgão. Com raras exceções, ele é o único que vi levantar-se contra as aberrações e omissões pelas quais passam o órgão.
Parabéns, não desista. Não se amedronte. Vc é melhor que todos eles juntos, porque tem ideal.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga