Últimas

Sábado, 09 de Fevereiro de 2008, 07h:38 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Cuiabá registra 400 pré-candidatos a vereador

 Quadro apresenta uma média de 21 concorrentes por vaga; todos os 19 parlamentares vão à reeleição

  Os 14 principais partidos já reúnem em Cuiabá nada menos que 400 pré-candidatos a vereador, média de 21 por vaga. Esse número vai se afunilando à medida que se aproximam as convenções quando, de 10 a 30 de junho, as legendas oficializam as candidaturas. O Legislativo cuiabano disponibiliza 19 cadeiras e a há expectativa de reabrir as 21 de antes, considerando a nova contagem populacional, um dos critérios para se estabelecer o número de vagas de vereador, e também a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 333/2004), que tramita no Congresso Nacional.

    Com 527,113 mil habitantes, a Capital mato-grossense, conforme o resultado do Censo 2006, se enquadra na faixa proposta na PEC que institui máximo de 23 vereadores nos municípios com mais de 500 mil e de até 600 mil habitantes. Em 2004, Cuiabá tinha 21 vereadores e caiu para 19 por força de uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral. O aumento de cadeiras na Câmara é um sonho dos partidos. Enquanto isso não ocorre, as agremiações e seus líderes fazem cálculos, mergulham nas articulações e se preparam para o pleito de 5 de outubro. Todos os atuais vereadores vão à reeleição. (Simone Alves)

Clique no nome do partido e confira como vai se desenhando o quadro de pré-candidatos a vereador por Cuiabá:.

PR - Os 3 vereadores republicanos (Francisco Vuolo, Helny de Paula e Chico 2000) vão à reeleição. Também está no páreo Lúcio Mandioca, que esculhambava os políticos corruptos e mostrava uma mandioca dizendo: "mandioca neles!. Conforme a direção do partido, há 51 nomes. Esse quadro se afunilará para 30.

PSDB - Todos os 4 vereadores (Lueci Ramos, Edivá Alves, Permínio Pinto e o licenciado Éden Capistrano) tentarão novo mandato. Entre outros que compõem a lista estão o sobrinho do ex-governador Dante de Oliveira (já falecido), Leonardo Oliveira, o jornalista Onofre Júnior e a vice-prefeita Jacy Proença.

PTB - Entre os concorrentes estão o ex-deputado João Torres, esposa do secretário João Vieira e os vereadores Júlio Pinheiro, Dilemário Alencar e Clovito Hugueney.

PMDB - Reúne 26 pré-candidatos. Faz alarde sobre uma suposta listagem que teria 40 postulantes. Os considerados "puxadores" de votos são os três vereadores: Domingos Sávio, Mário Lúcio e o presidente da Câmara, Lutero Ponce. Nenhum deles se elegeu em 2004 pelo PMDB. Também são tidos como nomes fortes o suplente de deputado Vitório Galli Filho e o ex-vereador Edmilson Prates (ex-PP).

PP -  Apresenta uma lista com 41 nomes. Os com maiores visibilidades são dos  vereadores Marcus Fabrício, Luiz Poção e Levi de Andrade, assim como Deucimar Silva. Da atual bancada, só Fabrício permanece na sigla desde a eleição de 2004. O partido recebeu a filiado do pré-candidato a prefeito Walter Rabello (ex-PMDB) e, por outro lado, perdeu para a legenda peemedebista o presidente da Câmara, Lutero Ponce. Também tem Hélio Pimenta.

PT - Possui 56 nomes, entre eles Gibran Lachowski, Jairo Rocha, Bob, Hugo Werle, Larissa, filha da senadora Serys, a sindicalista Helena Bortolo e os vereadores Lúdio Cabral e Enelinda Scala. A ex-vereadora e ex-deputada estadual Vera Araújo pretende entrar na disputa.

PC do B – Tem sete pré-candidatos, mas a prioridade está na tentativa de eleger a professora Janete Carvalho. Ela transferiu o título de Rondonópolis para Cuiabá após a derrota, em 2006, ao Senado.

PPS - Mesmo esfacelado devido à desfiliação do governador Blairo Maggi, o partido conta com 27 nomes. Na lista aparece até o irreverente Juvenildo da Silva Lara, o tenente Lara. Também estão em pré-campanha a ex-secretária estadual de Saúde, Luzia Leão e Gil Vicente Ferreira Gomes. Tido como o “puxador de votos”, o vereador Ivan Evangelista tentará à reeleição.

PV - Tem 42 pré-candidatos, como o ex-vereador Mário Nadaf (ex-PMDB), o ex-secretário-adjunto de Mudanças Climáticas da Sema, Aluízio Leite, o empresário José Carlos Biancardini Jorge, o Cacalo, dono da Peixaria Cacalo, e o bacharel em Direito Milton Ribeiro.

DEM - Conta com 20 nomes, entre eles José Messias Pereira, o palhaço "Cumpadre Banga" e a primeira-suplente Márcia Campos, irmã do senador Jaime Campos. Em 2004, o DEM elegeu dois na Câmara: Luiz Marinho e Guilherme Maluf, que virou deputado estadual em 2006 e está hoje no PSDB. Do DEM só restou Marinho no legislativo cuiabano.

PRTB - Tem como principais pré-candidatos o vice-presidente do partido, Marcionei Curvo e Ralf Leite, filho do presidente da sigla, Edson Leite da Silva, o coronel Leite, além do professor Neviton, do CPA. Possui, ao todo, 31 nomes.

PDT - Com 38 pré-candidatos, o partido se mostra empolgado com a possibilidade de eleger até 2 vereadores. Entre os mais conhecidos estão o jornalista Toninho de Souza, o ex-secretário de Defesa e Cidadania Ricardo Siqueira, e o professor Sérgio Cintra, diretor da Funec, que cuida do Cuiabá-Vest.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o atual presidente da camara Lutero Ponce foi o que mais enganou a baiaxada Cuiabana em toda a história em rombos estratosféricos com a Atual Deputada Chica Nunes.

    Carlos Haddad vem pra vencer aguardem!

    Samir Ribeiro não vai entrar nem por legenda!

    muito fraco!

  • Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Povo de Cuiabá, pelo amor de Deus, vamos aproveitar para renovar. Analisem os nomes que estão a disposição. Vamos evitar: eleger filhos de políticos (eles não tiveram bons exemplos e certamente são significados de continuidade e isso não é bom !), reeleger os que estão aí ou já passaram por aí (eles são os principais responsáveis pelo atraso que vive nossa capital.

    Vamos eleger pessoas de caráter, com propostas factíveis, que não compre votos, nem prometa o impossível... vamos eleger pessoas do nosso bairro, que tenham estudo, saibam distinguir o bom do ruim, saibam analisar o contexto e apresentar projetos que tragam benefícios para a sociedade.

  • milton Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilson e produção, o PV, tem tamem mais um pré candidado a vereador, coloquei meu nome à disposição do Partido, se puder contribuir, seja comocandidato, assessor, coordenador de campanha, quero é estar no processo eleitoral, pois estou afastado já à quase 04 anos. Agora, Bacharel em Direito, com conhecimento mais apurado em legislação, vou me colocar à disposição da Sociedade Cuiabana.

  • Vladimir Torres | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    No PDT, poderia ter colocado mais uns 6 nomes no minimo ai...
    Vamos surpreender nas urnas!!!
    Podem esperar!!!
    Samir Ribeiro será vereador, aguardem!
    Obteve quase 5300 votos pra federal e vem com mta garra e disposição pra assegurar uma vaga!
    PDT faz 3 vereadores!

  • Wendel Pinheiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ao meu ver, acho que estão se esquecendo do Samir Ribeiro para Vereador aqui. Ele foi uma das revelações em 2006 para deputado e acho que ele pode emplacar.

  • Antonio Fernandes do Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Agora depois da publicação das relações dos pré candidatos dos partidos é reafirmado, claramente, que acertei em ter saido do PSB que é de propriedade da familia PEREIRA (leia-se Valtenir), pois se tivesse ficado lá, nem pré candidato seria, imagine vereador, ao verificar lista por lista, não consegui enxergar o nome do PSB, isto significa que eles não tem nenhum pré candidato!!
    Isso é o preço por ter excluido nos, históricos, do PSB!!

    Antônio Fernandes do Amaral
    Ex-Presidente do PSB e atualmente filiado ao PSDB

  • Ana Maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se peneirar não sobra 10!

  • João Mario | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    é a Juventude Socialista estara bem representada!
    Samir Ribeiro do PDT com certeza fará uma boa campanha!
    Boa sorte Samir, estamos com voce

  • ALVINO GONZAGA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Os eleitores do Samir esquecem que esta eleição é outra , so porque teve míseros 5000 votos para deputado federal na eleição passada poderia repetir nesta eleição para vereador? Ledo engano, Samir deve alcançar estourando 1500 votos. Outra coisa , o PDT deve fazer 1 vereador no maximo, muitos dos nomes apontados não serão candidatos, por exemplo : Ricardo Siqueira,Calil Mansur ,Mario Marcio da Costa Silva etc.
    Parem de viajar na maionese.

  • CELIA MARIA DE JESUS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VAMOS RENOVAR O QUADRO DE VEREADORES DA CAMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ, CHEGA DE POLÍTICOS DEMAGOGOS QUE VIVEM A ANOS USURPANDO OPODER PÚBLICO. VAMOS VOTAR EM GENTE JOVEM QUE NÃO TEM RABO PRESO COM NINGUEM, APENAS COMPROMISSO COM O POVO QUE NELE VOTAR. MUDANÇA JÁ, GENTE JOVEM NA CAMARA DE CUIABÁ.

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...

DEM tem derrotados em 2020 pra AL

anelise silva 400   Alguns filiados do DEM do governador Mauro Mendes estão se movimentando por conta própria, visando as eleições de deputado estadual no próximo ano, alheios ao comodismo do presidente regional do partido, ex-deputado Fabinho Garcia. Em Cáceres, por exemplo, dois são cogitados para...

Vereadores vão devolver a VI de abril

agostinho carneiro 400   Presidida por Agostinho Carneiro (foto), a Câmara Municipal de Ribeirãozinho, um dos menores municípios do Estado, com cerca de 2,5 mil habitantes, decidiu suspender o pagamento da verba indenizatória deste mês de abril de todos os seus nove vereadores. Com isso, os R$ 9 mil que iriam para o...