Últimas

Sexta-Feira, 21 de Dezembro de 2007, 23h:29 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

LEGISLATIVO

Da tribuna, Chica chora, lê Salmo e fala em Deus


Deputada cassada Chica Nunes diz ler o Salmo 140 diariamente

   Com a voz embargada, a deputada Chica Nunes (PSDB), que só está no mandato por força de uma liminar obtida no Tribunal Superior Eleitoral, acabou chorando ao discursar na última sessão do ano, nesta sexta à noite. Ela agradeceu a solidariedade dos colegas parlamentares, lembrou que Walter Rabello agora vive o mesmo drama do risco de perder o mandato, pediu força a todos e até leu o Salmo 140.

    Chica teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral por compra de votos na campanha do ano passado. Pelo mesmo crime, o Pleno do TRE tirou o mandato de Gilmar Fabris (DEM) e também do deputado federal Pedro Henry (PP). Chica e Henry ingressaram com recursos no TSE. Obtiveram liminar com efeito suspensivo, o que os garante no cargo até o julgamento do mérito no próprio TSE. Chica carrega ainda sobre os ombros a rejeição pelo TCE de suas contas do exercício de 2006, época em que presidiu a Câmara Municipal de Cuiabá.

     Agora, quem também está no olho do furacão é Walter Rabello, que corre risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Pré-candidato a prefeito de Cuiabá, ele saiu do PMDB e foi para o PP. Foi o único dos 24 deputados estaduais mato-grossenses a troca de legenda após 27 de março, data a partir da qual passou a vigorar a regra do TSE pró-fidelidade. O Ministério Público Eleitoral não o perdoou. Os procuradores regionais eleitorais Mário Lúcio Avelar e Léa Batista já ingressaram com pedido de cassação contra Rabello no TRE/MT.

   "Hoje, vejo o Walter Rabello passando pelo que eu passei. Não tenha medo, tenha fé", diz Chica, da tribuna e com as atenções voltadas ao deputado progressista. Ela afirmou que em momento algum derramou lágrimas nesta fase dramática porque está passando, mas observou que naquele momento não estava conseguindo segurar a emoção por se tratar de uma despedida dos colegas devido ao período de recesso parlamentar. "Talvez hoje eu derrame lágrima porque vocês, que me deram tanto conforto, vão estar longe de mim".

    Chica Nunes disse ter saudade das pessoas que passaram pela Assembléia e citou o ex-deputado Humberto Bosaipo, a quem chamou de mestre. Bosaipo, que responde a vários processos na Justiça, virou conselheiro do TCE.  Ela citou também os suplentes Júnior Chaveiro e Erival Capistrano, que legislaram por alguns meses. Disse também que o colega Guilherme Maluf, hoje secretário de Saúde da Capital, reassumirá a cadeira de titular, o que resultará na saída da AL do suplente Carlos Avalone.

   Oração

   Da tribuna, a deputada cassada afirmou que "só merece o sucesso a quem Deus concede". Revelou que durante os 15 dias de licença da Assembléia e em meio ao bombardeio por causa do julgamento do processo na Justiça Eleitoral, se apegou ao Salmo 140. "Eu li o Salmo diariamente antes de sair de casa. E foi com o Salmo que consegui chegar até aqui. Estou atendendo o propósito de Deus".

   Abaixo o Salmo 140, lido pela deputada Chica, durante a sessão extraordinária desta sexta:

1 Livra-me, ó Senhor, dos homens maus; guarda-me dos homens violentos,
2 os quais maquinam maldades no coração; estão sempre projetando guerras.
3 Aguçaram as línguas como a serpente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios.
4 Guarda-me, ó Senhor, das mãos dos ímpios; preserva-me dos homens violentos, os quais planejaram transtornar os meus passos.
5 Os soberbos armaram-me laços e cordas; estenderam uma rede à beira do caminho; puseram-me armadilhas.
6 Eu disse, ao Senhor: Tu és o meu Deus; dá ouvidos, ó Senhor, à voz das minhas súplicas.
7 ó Senhor, meu Senhor, meu forte libertador, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha.
8 Não concedas, ó Senhor, aos ímpios os seus desejos; não deixes ir por diante o seu mau propósito.
9 Não levantem a cabeça os que me cercam; cubra-os a maldade dos seus lábios.
10 Caiam sobre eles brasas vivas; sejam lançados em covas profundas, para que não se tornem a levantar!
11 Não se estabeleça na terra o caluniador; o mal persiga o homem violento com golpe sobre golpe.
12 Sei que o Senhor manterá a causa do aflito, e o direito do necessitado.
13 Decerto os justos louvarão o teu nome; os retos habitarão na tua presença."

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Rafael Damian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como dizia o Collor:

    "Isso ai é uma patuscada"

  • LEONARDO VIEIRA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    muito bem chica, se apegue a biblia mesmo, porque aqui na terra e principalmente na justica tem um monte de invejosos que so sabem perseguirem, mas um dia eles sentiram o gosto da perseguicao, estou com voce, e Deus estara tambem... abracos do amigo LEO.

  • Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quanta encenação ! E o que é pior usando o nome de Deus em vão. Essa senhora recorre a justiça dos homens para acobertar seus erros, a forma ilegítima que conseguiu chegar ao poder, e invoca ao nome de Deus para tentar amenizar o peso que carrega em sua consciência por esses dois erros.

    É Chica, a Justiça dos homens falha, mas a de Deus não, a não ser que o seu Deus seja um daqueles criados pelos homens.

    Acredito que o Perdão divino jamais existirá para políticos corruptos. Pode trocar de bíblia... ou se quer de fato ser perdoada, assuma seus erros... comprar votos, desviar dinheiro público, parece um crime simples, porém, sabe que milhares de pessoas de pais de família foram prejudicadas. Crianças que poderiam estar na escola (escola que deixou de ser reformada por falta de verba... verba essa que vocês gastaram comprando gravatas), hoje estão nas ruas fazendo estágio para ser criminoso, traficante. Sua consciência deve pesar sim !

  • Rafael Damian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Já reparei que cada "presidiário solto" que tem notícias vinculadas aqui, tem alguns poucos defensores que sempre aparecem.

  • Olho que à tudo vê | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É isso aí.

    Estou com meu amigo Leo.

    Se apegue à bíblia Chica.

    Mas do meu ponto de vista, se apegue porque vc com certeza vai precisar...haja pecado pra ser perdoado.

    Só tem uma coisinha que acho que vc não deve saber: aqui se faz...aqui se paga.

    Seu inferno apenas está no começo. Poderia ser o seu e de boa parte de seus pares na Assembléia.

    Pena que estão sob a égide de uma tal de imPunidade parlamentar. Queria ver se fosse na China...estariam todos no paredão...à espera do fuzilamento.

    Jamais se esqueçam que a cada criança fora da escola...a cada morte nos hospitais por falta de atendimento...a cada crime cometido em nossas ruas...possuem por trás e pela frente os dedinhos dos políticos corruptos...os seus dedinhos e os de seus pares da Assembléia.

    E essa dívida, minha cara, o Homem lá de cima não perdoa não...você pagará com juros e correção monetária.

    Por esta razão: se apegue à bíblia Chica.

  • NINA MARIA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O que me irrita nesses políticos "fakes" é que qdo estaum por cima deitam e rolam, PASSAM POR CIMA DE TUDO E DE TODOS....UM VERDADEIRO ROLO COMPRESSOR...e depois qdo a casa começa a ruir ficam usando o nome de DEUS EM VÃO...Que ELE tenha misericórdia dela.

  • orlando amaury | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUE PALHAÇADA EM DEPUTADA ??
    AGORA DEUS É O AMPARO,ENGRAÇADO QUE OS POLITICOS QUE APEGAM A DEUS SÃO OS QUE MAIS CULPA NO CARTÓRIO TEM, VISTO WILSON SANTOS QUE SÓ FALA EM DEUS , INCLUSIVE CREDITA A ELE SUA VITORIA EM CUIABÁ NA ELEIÇÃO PASSADA, (SE DEUS FOR AJUIZADO ESTA ELEIÇÃO NÃO VAI ATENDE-LO , E O PREFEITO NÃO TERÁ CORAGEM DE PEDIR AJUDA A ELE, SÓ RESTARÁ MESMO OS CUIBANOS , AQUELES QUE VERDADEIRAMENTE DERAM A VITORIA AO GALINHO O RESTO É "BALELA") CONTINUANDO COM A DEPUTADA, É CÔMICO ELA CHAMAR DE MESTRE O EX- DEPUTADO BOSAIPO...QUE ALEM DE VIRAR EVANGELICO E APESAR DE LER A BIBLIA TODOS OS DIAS ACUMULA PROCESSOS CABELUDOS NAS SUAS COSTAS.
    E DEUS?? POR QUE NÃO FAZ ALGUMA COISA COM ESSAS FIGURAS QUE USAM SEU NOME EM VÃO?

    FELIZ NATAL CUIABANOS

  • Oriel G.S.Fortes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Toda a adimiração que eu tinha por seu trabalho, humildade, competencia, acabou no momento em que você citou na tribunal que Bosaipo foi um mestre p/ você. Em que mundo moras?

  • Robson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu acho que entendo sim, a chica pelo qual chamou de Mestre o Senhor Bosaipo, foi sim um mestre em roubar e enfrentar processos e nunca ser cassado, foi sim um mestre das falcatruas da assembleia, foi sim um mestre em enriquerecer diante dos cidadãos e nunca ser julgado em juiizo, esta sendo um mestre por inumeras irregularidade e hoje estara exercendo um mandato permante onde so se ele morrer ou aposentar saira de la, e sim um mestre ao fundar uma igreja, por ver o ditado popular pequenas igrejas grandes negocios, e a dona chica estava tentando seguir o mesmo caminho mas foi descoberta hehe agora esta se apegando a bliblia tambem não é, segue os passos do seu mestre chica mas cuiadado vc não tem perna comprima para pular uma ponte vc vai cair e quebrar a cara, Bosaipo sera sempre um mestre para os corruptos porque chagar aonde ele chegou e ainda ileso e um golpe de mestre.

  • Sociologo Mauro Cesar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Definitivamente os politicos de MT são desavergonhados, cinicos e mal carater. Ainda bem que o TRE está exercendo seu papel de zelar pela lisura os pleitos eleitorias, tardiamente, podia ser mais celere, mas está agindo, punindo todos aqueles que desavergonhadamente "compram" votos. Aos que se vendem fica a mensagem: Voto tem consequencia. Na proxima eleição já pra Prefeito e Vereadores sejam mais criteriosos na escolha: NÃO AOS POLITICOS CORRUPTOS E NÃO AOS INFIEIS.

Uma petista das causas bolsonaristas

edna sampaio 400   A emblemática vereadora petista Edna Sampaio (foto) se mostra a cada dia defensora das pautas bolsonaristas. Na Câmara de Cuiabá se aliou e vota combinado com os direitistas e conservadores tenente Paccola (Cidadania) e Michelly (DEM). No episódio em que a colega parlamentar fez uma "sarrada"...

Esperança do Procon por candidatura

gisela simona 400   Quem pensa que Gisela Simona (foto), aquela que perdeu para prefeita de Cuiabá e se queimou politicamente ao se aliar a Abílio no segundo turno, não se movimenta politicamente com interesse nas eleições de 2022 está redondamente enganado. Ela tenta, por tudo, reassumir a...

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...