Últimas

Terça-Feira, 26 de Fevereiro de 2008, 10h:50 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

CUIABÁ

Da tribuna, Enelinda pede afastamento de Lutero

Enelinda pressiona Lutero / Foto: Luiz Alves/Câmara

    A vereadora Enelinda Scala (PT) pediu em sessão nesta terça o afastamento do presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (PMDB). Segundo ela, Lutero deve deixar o comando do Legislativo devido às investigações sobre irregularidades que pesam contra a antiga gestão, da qual o próprio fez parte como primeiro-secretário e também porque, segundo a parlamentar, a atual Mesa Diretora também sob suspeita.

   Lutero reagiu de imediato. Ele afirmou que "jamais poderia atender a um pedido da vereadora porque está tranquilo e que sabe que o pedido não partiu da maioria dos parlamentares". O presidente da Câmara se mostrou indignado e não só atacou Enelinda ao dizer que ela faz demagogia barata, mas também deputados estaduais. Sem citar nomes, Lutero disse que os vereadores nunca pedem com tanto afinco para que se investiguem denúncias contra deputados. "Inclusive, há denúncias contra membros de seu partido e ninguém vai lá pedir para que se afastem", disse Lutero numa referência ao PT de Enelinda. O recado foi para o deputado petista Alexandre Cesar, incriminado em processo sobre uso de caixa 2 na campanha de 2004 a prefeito de Cuiabá.

     Segundo o presidente, a Câmara sempre esteve aberta às investigações. "Nós respeitamos o Ministério Público e também a Delegacia Fazendária. Os parlamentares desta Câmara são os que sempre estão com passo atrás. As denúncias chegam através da imprensa". Para encerrar, Lutero reafirmou que não pretende se afastar da presidência. "Fui eleito com 19 votos a meu favor e só saio daqui se assim a maioria desejar". Lutero sofre grande pressão desde a divulgação na imprensa de denúncias contra a gestão Chica Nunes. Sua situação ficou pior quando as contas do exercício de 2006 foram reprovadas pelo Tribunal de Contas. (Simone Alves)

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Milton Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É com tristeza que vejo a nossa Camara de Vereadores, praticamente na lama, como se encontra...Eleitores por favor, escolham bem em quem votar, plageando Boris ISSO É UMA VERGONHA!! Claro nao sao todos, salve alguns...(muito poucos).. Que saudades de Saluniel Pinheiro, Torquatinho, Barao Viegas, Chico Daltro, Rondon, Pignatti, Dr. Guto, Dr. Arthur Bastos, Roberto França, Wilson Santos....que saudades...e tantos outros vereadores sérios...alí tinha debate, tinha oposiçao no campo ideologico, nao se tinha negociaçoes para aprovar um projeto, se tinha alguma coisa errada era muito bem escondido...pois entao a roupa suja era lavada internamente.
    Certa vez um Caboclo ribeirinho me disse: "Vemos tantos despreparados, (burros) mandando em homens de inteligência, que às vezes chego a pensar que a burrice é uma ciência".

  • Antonio Cavalcante Filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem em sã consciência pode votar em candidatos a mesa diretora da câmara quando esses candidatos têm contra eles inúmeros denuncias de corrupção? Pois todos os vereadores de Cuiabá fizeram isso. E nesse caso nenhum deles pode alegar inocência.

    Creio que somente pela ignorância, omissão, covardia ou pela cumplicidade é que um vereador pode aceitar essa torpe atitude de falta de compromisso com a coisa publica e com os cidadãos ao colocarem na direção da câmara municipal alguém que tem contra si uma carga tão pesada de denuncias.

    Quem vota em corrupto é porque se apresenta como corrupto. Sendo assim não pode cobrar nenhum respeito por parte do eleitor. Que respeito pode ter um cidadão com um político mentiroso, um leviano, um hipócrita, que vive da corrupção, ou esta sendo denunciado por extensa folha de crimes contra os cofres públicos?

    Tal candidato pretender que o povo ainda o reeleja é o mesmo que chamar a todos nós de otários, palhaços, imbecis, babacas ou coisas parecidas.

  • SILVIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SÓ PODEMOS DAR O TROCO NAS ELEIÇÕES DESTE ANO, CIDADÃO NÃO DEIXE PASSAR EM BRANCO ESTA VERGONHA.

    VAMOS RENOVAR, SÓ ASSIM ELES APRENDEM, HAVERÁ MUITOS NOMES QUE PODERÃO FAZER A DIFERENÇA APARTIR DE 2009.

    NÃO VENDA SEU VOTO, VAMOS VOTAR COM CONSCIENCIA.

    CONVERSE SOBRE POLITICA COM SEU AMIGO, AQUELE QUE VC SABE QUE NUNCA QUER SE METER NISSO, É AGORA. SÓ ASSIM VAMOS MUDAR.

    100% DE RENOVAÇÃO NA CÂMARA

  • juilson aguiar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    se o país que vivemos fosse serio não fosse de faz de conta esse cidadão já estava fora,mas temos deputados que foi cassado,que exerce normalmente o mandato de dep. enfizmente não temos em quem acreditar, vc vai na igreja tem maracutaia,faz um concurso,no futebol,no congresso tudo tem maracutaia,e ainda temos que conviver com um presidente lula que acha que o povo é imbencil,não vê sanguessuga,mensalão,dinheiro na cueca,cartão cooperativo.

  • Ademar Adams | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dá-lhe Enelinda! Se todo o dia um vereador desse um chega pra lá nesse presidente de fancaria, ele teira de pedir o boné.
    Cadê o resultado da sindicância? Vamaos faze uma ação popular para que ele devolva os 70 mil que gastou à toa?

  • alice veras | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    De repente um grande coro de "parlamentares sérios"se calou. Há bem pouco tempo encurralaram o sabonete Lutero para exigir moralidade, logo de quem? De quem foi braço direito daquela que passou um tempão se despedindo e falando em nome do Senhor. Gritaram, exigiram e de repente, silencio... Por que será, o que será que fez com que eles se calassem? Restou somente a Enelinda, a voz solitária do irretocável PT... Pelo menos ela pode pegar a sanfona e tocar um baião de dois, ou de um?? Acho que o famoso Rachid entrou em cena...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O Ministério Público entrou com nova ação para declarar a verba inconstitucional. Um dos problemas é a falta de prestação...

Efeito-Covid adia vinda de Michelle

michelle bolsonaro A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, resolveram transferir para abril a agenda de 11 de março que teria como convidada a secretária nacional de Mulheres, do Ministério dos Direitos Humanos, Cristiane Britto e a primeira-dama do Brasil Michelle...

Governador entre a cruz e a espada

mauro mendes curtinha   Às vésperas da pandemia completar 1 ano em MT, o Estado vive o seu pior momento e o governador Mauro Mendes (foto) enfrenta uma verdadeira prova de fogo: liderar ações coordenadas em todo o território mato-grossense para evitar que o Estado viva cenas parecidas com as de Manaus e de Estados...

Câmara volta a realizar 2 sessões

juca 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob a presidência do vereador Juca do Guaraná Filho (foto), volta a realizar duas sessões semanais, nas terças e quintas. Por conta da pandemia, as sessões serão remotas. A resolução foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares que vinham...