Últimas
Domingo, 03 de Maio de 2009, 22h:01 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23
Dae "torra" dinheiro com pizza e refrigerantes, acusa PT
O diretório de PT de Várzea Grande, sob Lázaro Donizete, ingressa nesta segunda (4) junto ao procurador-geral de Justiça do Estado, Marcelo Ferra, com um pedido de abertura de inquérito e de ação civil pública contra o Departamento de Água e Esgoto (Dae-VG). Sustenta que o órgão responsável pelos serviços de saneamento e esgotamento sanitário do município cometeu várias irregularidades, entre elas uma carta-convite no valor de R$ 87 mil para construção de banheiros e ainda pagamento de pizza e de refrigerante com dinheiro da autarquia. Segundo Donizete, essas incongruências constam no relatório do Tribunal de Contas do Estado.
Avalia que a autarquia teve os números "maquiados" no balanço financeiro. Observa que, embora exista a Lei Municipal 1.280, em vigor desde 1993, instituindo o regime de adiantamento para pequenas despesas (uma espécie de cartão corporativo municipal), seu uso se limita a custear despesas judiciais e gastos fora do município, alimentação de pessoal em obras, matéria-prima para oficina e serviços, e despesas com conservação de bens móveis e imóveis. Apesar disso, comenta o dirigente da agremiação petista, o TCE detectou que foi feito, com adiantamento, o pagamento de despesas com "locação de cadeiras plásticas, remédios, refrigerantes, pão de queijo e pizzas.”
"Nem cadeira, nem o refrigerante e menos ainda a pizza são atividades finalísticas do Dae. O fato foi considerado no relatório do TCE como improbidade administrativa", enfatiza Donizete. Em seguida, completa: "Isso não é invenção de ninguém. O Dae está inviabilizado por incompetência. A energia elétrica pode ser cortada a qualquer momento porque existe uma dívida de R$ 4 milhões", afirma o presidente da legenda petista.
O advogado e militante do PT Vilson Nery explica que o partido resolveu procurar o Ministério Público porque entende que a situação do Dae-VG, presidido por Jeverson Missias, é grave e pode atingir milhares de consumidores. "A inadimplência é grande e o decreto que aumentou a tarifa é ilegal, pois vinculou o salário mínimo à tarifa, o que é proibido", enfatiza Nery. Segundo ele, estão sendo penalizados consumidores que pagam a tarifa regularmente. O Dae-VG é administrado como uma casa sem dono e a ameaça de privatização feita pelo prefeito pode impedir o recebimento de recursos do PAC".
De acordo com o diretório do PT, Várzea Grande possui mais de 140 bairros e metade deles não recebe água com regularidade e, mesmo assim, os moradores ainda receberam aumento da tarifa em 30%. "A persistir esse modelo de administrar o sistema de água e esgoto, toda a sociedade será prejudicada." No pleito junto ao MPE, o PT, que fazia parte da administração Murilo Domingos no primeiro mandato, inclusive com filiados em cargos de primeiro escalão, solicita a suspensão dos efeitos do Decreto 004/2009, assinado pelo prefeito em exercício Tião da Zaeli e que resultou na elevação da tarifa de água e esgoto, a instauração de investigações sobre a saúde financeira do Dae e a evolução patrimonial de seus dirigentes, atuais e antigos, tanto de Missias, quanto do antecessor Dito Loro, hoje secretário de Governo e de Comunicação de Várzea Grande.
-------------------------------------------------------------------
Clique aqui e confira a íntegra do pedido do PT de VG que
será apresentado ao Ministério Público contra o Dae-VG
Postar um novo comentário
Comentários (8)
-
Laerte Ferreira Gomes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Ainda bem que esta parecendo pelo menos o Pt a favor da populção de VG, pois, perguntamos cadê os vereadores deesta cidade e os outros partidos. Parabéns ao Rdnews pela divulgação de mais esta mazela da administração Murilo e parabéns ao PT e seu advogado vilson nery. Pelo o PT em VG ainda esta merecendo credibilidade politica. Esperamos que outros partidos também possam se manifestarem
-
João Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O Dr. Carlos Eduardo Silva deveria solicitar ao MT laboratoio as últimas análises de água realizadas por este órgão estadual aqui em V.G. especialmente nos Residenciais Carla Renata e Lucimar Sacre.
De posse desses laudos ele poderá comprovar que a água que chega até as torneiras daquelas residencias estão contaminadas com cloroformes fecais.
É esta água que o DAE ofereçe a nossa população.
Onde esta o MP....onde esta o Dr. Carlos Eduardo................ -
joao gomes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Marcos Antonio de freitas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Olha já esta passando da hora a bertura de uma CPI para investigar a administração do senhor murilo Domingos. Esse tipo de Política não é mais aceito pela população que paga seus impostos... Esses irmão metralhas da Politica de Varzea Grande devem ser afastados urgentemente. e com isso a população vem sofrendo com uma água de baixa qualidade e ruas esburacadas.... SOCORRO ao ministério Público.... Olha que isso nã é brincadeira a Dengue esta matando em varzea Grande...
-
morador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
o bairro cosntrumat em varzea grande ta precisando de asfalto prefeito, a parte atras da rondomaq até agora só promessas, esgoto, infraestrutura, vamos dar um jeito nisso
-
escobar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Fabio Moura | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
eu tenho até pena do povo de varzea grande, mas enfim escolheram o prefeito murilo agora aguenta
-
Roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
cada povo tem o governante q mereçe.intao viva Murilo e q deus de saude para ele terminar esse mandato
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga