Últimas

Sexta-Feira, 23 de Novembro de 2007, 08h:06 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

LEGISLATIVO

Daltro deixa Maggi para ocupar cadeira de Henry


Secretário de Ciência e Tecnologia chega à Câmara após ser carregado na campanha pelo próprio deputado cassado

   Chico Daltro começa a limpar as gavetas da secretaria estadual de Ciência e Tecnologia para assumir a cadeira do deputado federal Pedro Henry, cassado nesta quinta pelo TRE por compra de votos junto com a deputada estadual Chica Nunes (PSDB) - clique aqui e aqui e leia mais. Daltro é obrigado a tomar posse na Câmara, mesmo que venha, em seguida, ingressar com pedido de licenciamento para continuar secretário do governo Maggi. Ele já decidiu, porém, que é mais vantajoso, sob todos os aspectos, legislar como federal ao invés de continuar tocando uma pasta sem visibilidade e com um orçamento anual de apenas R$ 2 milhões.

   Por ironia do destino foi o próprio Henry quem contribuiu para que Daltro tivesse uma votação expressiva. Nas eleições do ano passado, ambos fizeram um "mapeamento eleitoral" nos municípios, de modo que pudessem pedir votos sem entrar em conflitos. Atuaram juntos em quase 100 municípios. Assim, enquanto o então deputado estadual Chico Daltro pendurava nas asas de Henry rumo à Câmara Federal, o outro estadual do grupo Eliene Lima era carregado pelo deputado José Riva. Todos saíram vitoriosos.

   A coligação Mato Grosso Unido e Justo I (PP/PFL) elegeu somente os dois progressistas Henry (73.312 votos) e Eliene (65.855) e ainda garantiu Daltro na primeira suplência com 49.949 votos. Agora, o secretário de Maggi vira deputado no lugar daquele que o carregou na campanha.

   A trajetória política de Chico Daltro mostra sua predestinação para ser governista. Sempre esteve "colado" no Palácio Paiaguás. Lançado à vida pública por Dante de Oliveira (já falecido), Daltro começou como vereador por Cuiabá, chegou a deputado e comandou a secretaria de Estado de Agricultura durante o reinado do tucanato. Hoje secretário de Maggi, ele já passou pelo PMDB, PDT, PSDB e hoje está no PP, do qual é presidente estadual.

     Em 2002, Daltro se reelegeu deputado estadual com 26.638 votos pelo PSDB. Com a derrota dos tucanos na majoritária (governador e senador), ele passou a se distanciar de Dante e do então senador Antero de Barros. Migrou para o PP para se aproximar de Maggi. Assim, perdeu para deputado federal no ano passado, mas não ficou desempregado. Voltou a ser aliado do Paiaguás, com cargo no primeiro escalão.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • José | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Só Acredito vendo que o Hery, sairá.
    Em relação ao Daltro quem sabe pra deputado ajuda em algo MT, pois como secretario de Ciencia e Tecnologia foi um fiasco, alias existe esta secretaria????????????
    O que ela tem feito pela ciencia e tecnologia no Estado, a não ser ajudar a Fundaçao do Governador (Fundação MT), enqto EMPAER e UNEMAT estão jogadas ao vento, sem concurso e sem condiçoes de trabalho.

    Obrigado.

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    As provas contra o Dep. Riva por compra de votos são robustas, principalmente as de Leverger, vamos aguardar, estamos de olho nos Juizes oriundos da Advogacia. A sociedade agradece quando a Justiça faz Justiça. Melhora até a auto estima das Pessoas.

  • junior souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E JOSE, VOCE ESTA DESINFORMADO, ESSE SECRETARIO CHICO DALTRO , É UM GRANDE PROFISSIONAL E AMIGO, SÓ PRECISA DE MAIS RECURSOS E OPORTUNIDADE.

    VALEU CHICO DALTRO VOCE MERECE

    FEDERAL DE LUTA

    SUCESSO CHICO DALTRO , BRASILIA TE ESPERA.

  • josé aparecido das neves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Junior souza, você é um mau carater iqual esse tal de chico. mamou no governo de Dante até acabar com o leite, e hoje mama no Brairo é um individo oportonista, invejoso, a hora dele vai chegar. Junior souza aprendiz de mamador?

  • Jeovaldo Rosa de Magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Os cumpanheiros ai de cima estão certo, só falta esse moço estar também na compra de votos e algo mais. Ai e muito azar de Mato Grosso, Vote, terra do escandalo politico, onde o voto era vendido a preço de banana podre na esquina de bulixo, Eu disse era......Hummmmmmm, sei nãããããooooo. 2008 vem ai e vai ser o termometro das outras futuras campanhas, se vai haver ou não compra de votos, a proveitando a deixa o eleitor corrupto deveria ser também penalizado, só para moralizar. Fui.....

  • RODRIGO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PREFERIA 1000 HENRY QUE ESSE PARASITA DO DALTRO QUE É UM APROVEITADOR DO POVO

  • junior souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0




    JOSE, NÃO SOU UM MAU CARATER NÃO, SÓ QUERIA QUE VOCE COLOCASSE O NOME PARA CONCORRER, PARA VER SE VOCE TERIA OS QUASE 50.000 VOTOS QUE O CHICO DALTRO TEVE.

    SE ACHA KARA










    E CHICO DALTRO A INVEJA , MATA HEIM

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    JOSEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE



    ABRAÇOS JOSE










Colíder com 2 candidatos desgastados

jaiminho 400 curtinha   Em Colíder, duas figuras bastante desgastadas politicamente estão na disputa pelo Executivo, sendo o prefeito Noboru Tomiyoshi, que fechou aliança com apenas três partidos (DEM, PSD e SD), e o ex-prefeito Jaime Marques (foto), que concorre pelo PSC numa coligação que agrega DEM e...

PP com 25 a vereador projeta 3 vagas

orivaldo da farmacia 400 curtinha   O PP, da base aliada do prefeito Emanuel, conta com 25 candidatos a vereador pela Capital. Deve conquistar entre duas e três vagas. Os principais concorrentes são os já vereadores Orivaldo da Farmácia (foto), Marcrean Santos e Luis Cláudio, além do ex-vereador...

MPE vê prefeita de Torixoréu inelegível

ines 400 curtinha torixoreu   Para o Ministério Público Eleitoral, a prefeita de Torixoréu, Inês Mesquita Moraes Coelho (foto), que se lançou à reeleição pelo DEM, está inelegível. Numa ação de impugnação de registro de candidatura, o promotor...

Candidato amarga derrota na Justiça

adilson gon�alves 400 curtinha   O candidato a prefeito de Barra do Garças, delegado Adilson Gonçalves (foto), tentou, sem êxito na Justiça, censurar o Rdnews na publicação de matérias sobre o pleito eleitoral no município. Numa ação impetrada junto à...

Com certidão pra disputar 1ª suplência

dito lucas 400 curtinha   Filiado ao Podemos, Dito Lucas (foto), que entrou de última hora como primeiro-suplente da chapa ao Senado encabeçada por José Medeiros, assegura que vai apresentar novamente sua certidão junto à Justiça Eleitoral, de modo a provar que sua candidatura é legítima....

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...