Últimas

Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2009, 19h:42 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

RESGATE HISTÓRICO

Dante supera estigma de que Alencastro enterra político

Clique nas imagens para ampliá-las


Dante Martins de Oliveira, falecido em 2006, foi prefeito de Cuiabá por dois mandatos (85-87 e 93-94). Nas imagens acima, ele inaugura uma rua da Capital durante seu primeiro mandato e, depois, discursa sob olha de adultos e crianças. Aparece acompanhado do fotógrafo Walter Machado (à esq.) e do seu vice-prefeito, coronel Torquato (à esq.). Dante e enfrentou crises financeira e política, ao ponto de atrasar salário dos servidores. Dante não cumpriu nenhum dos seus mandatos como prefeito. No primeiro, quando estava no PMDB, se afastou entre 28 de maio de 1986 para, a convite do presidente da época José Sarney, ser ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário. Durante esse período, Cuiabá foi administrada pelo então vice Estevão Torquato da Silva. Já no segundo mandato, Dante, no PDT, renunciou ao mandato em 1994 para concorrer e ganhar para governador.
Dante foi um dos prefeitos da Capital que, diante de tantos "pepinos" administrativos, conseguiram quebrar o paradigma, segundo o qual quem comanda o Palácio Alencastro entraria depois para o ostracismo, vindo a morrendo politicamente, a exemplo do que ocorreu com José Meirelles, Frederico Campos e Anildo Lima Barros. Com seus quase dois metros de altura, magro e barbudo, Dante foi deputado federal e ganhou notoriedade pela autoria da emenda Diretas Já, que propunha votação direta para presidente da República. Apesar da pressão popular e da mobilização favorável país a fora, sob a liderança de Dante, a PEC foi rejeitada em plenário pelos deputados. Dante veio a ser governador por dois mandatos e, em 2002, acabou derrotado ao Senado.
Fotos: Secom-PMC/Misc

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Célio dos Santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gostaria de registrar que chegando em MT na decada de 80, passei a acompanhar a trajetória de Dante de Oliveira e a considero como uma das mais belas entre os politicos de nossa história, pois tratou as questões publicas com seriedade e acima de tudo deu prioridade aos menos favorecidos, senão vejamos: lutou pelo direito dos trabalhadores terem um teto e ai surgiu bairros como a Canjica, Santa Izabel, jardim Alvorada entre outros; lutou por eleiçoes diretas apresentando a emenda DIRETAS JÁ; foi Prefeito de Cuiabá e construiu as policlinicas, a MIguel Sutil entre outras obras de interesso do povo cuiabano. Deixou a Prefeitura para fazer mais ainda por Cuiabá e colocar Mato Grosso nos trilhos do desenvolvimento, divulgando nosso Estado para o País e o Mundo. Fez a Ponte Sergio Motta, o Hospital Regional de Caceres entre outros. Poderiamos ficar falando dia e noite sobre os feitos de Dante, mas prefiro terminar dizendo que Dante é Dante e sempre será lembrado como um dos maiores politicos que MT gerou para Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e o Mundo. Para finalizar Dante Sempre.

  • Domingas Ramos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Registro que na passagem de Dante como Governador, nós mulheres tivemos mais oportunidades de qualificação de mão de obra feminina e muito se fez pelo social. Fez-se muito pelas crianças de nosso Estado atravez de sua esposa e mulher, atual Deputada Federal Thelma de Oliveira.

  • marcio ponciano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    saudades de dante de oliveira,parabens aos jornalista do RDNews pela excelente foto e otima matéria,este sim merece todas as honrrarias porque mudou a vida do povo brasileiro e matogrossense por nos dar o direito de escolher nossos governantes pela emenda da direta já,este sim é orgulho para nós matogrossense foi prefeito,deputado federal,ministro,governador e com certeza ja estamos sentido saudades,mais a vida continua e dante deixou sua marca em vários municipios de mato grosso,colocou a casa em ordem e mato grosso deu um salto na qualidade de vida de todos os brasileiro que aqui vive.com ceteza sempre vamos lembrar de dante de oliveira.

  • rafa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    gostaria de saber como posso conseguir uma copia dessa foto de dante?

  • DALMO CUIABÁ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    D A N T E FOREVER!!!!!! ACERTA O RDNEWS AO RESGATAR A MEMÓRIA DE DANTE. CUIABANO QUE HONROU A CUIABANIA E COLOCOU O BRASIL NO RUMO DA DEMOCRACIA E DA LIBERDADE!!! DANTE JÁ! DANTE SEMPRE!!!

  • RONALDO PIMENTEL FIGUEIREDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dante de Oliveira, sem dúvida nenhuma, um dos melhores prefeito de Cuiabá. Um marco na política matogrossense. Administrações democráticas com participação das entidades populares. Avenida dos Trabalhadores (hj Dante de Oliveira), Av. miguel Sutil, Ampliação do Pronto Socorro, Construção das Policlínicas entre tantas outras obras. Dante sempre teve muita preocupação com as crianças e jovens.

  • LUCIEDER LUZ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse sim fui e sempre será lembra fui um ótimo prefeito um ótimo governador e o lider das diretas já Dante vc está na história do Brasil.

    RDNEWS gostaria que me envia-se essas duas fotos. Pode mandar nesse e-mail acima.

  • Vinícius de C. Araújo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vale lembrar que Dante só teve carreira política posterior à sua passagem pela Prefeitura de Cuiabá porque não cumpriu os mandatos na íntegra. Da primeira vez, esteve no Ministério da Reforma Agrária por cerca de um ano num mandato de três anos. Da segunda vez, renunciou com apenas 15 meses de mandato para ser candidato a Governador do Estado.

  • Jorge Roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não se pode falar das histórias de Cuiabá, Mato Grosso ou Brasil sem citar DANTE DE OLIVEIRA. A sua luta em beneficios do povo foi a obra mais marcante durante a sua vida. A humildade e respeito que o DANTE tinha pelas crianças e idosos deveriam ser exemplos à serem seguidos por outros políticos e cidadãos.

    DANTE FAZ MUITA FALTA PARA O POVO BRASILEIRO.

  • APARECIDO ALVES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    INICIALMENTE PARABENIZO O JORNALISTA ROMILSON DOURADO E TODA A SUA EQUIPE, QUE SEMPRE COLOCA NESTE ESPAÇO AS PESSOAS ILUSTRE DO NOSSO ESTADO. COM RELAÇÃO AO DANTE TIVE A GRATA SATISFAÇÃO DE CONVIVER COM ELE DE SER UM DOS SEUS ASSESSORES E CONHECER NO DIA A DIA AQUELE QUE FOI O MAIOR HOMEM PUBLICO DE TODOS OS TEMPO DO ESTADO DE MATO GROSSO, CONHECIDO EM TODO O TERRITORIO NACIONAL, QUE DEIXOU PARA GERAÇÃO DE HOJE E PARA SA FUTURAS GEWRAÇÕES DE COMO DEVE SER O COMPORTAMENTO DE UM ESTADISTA, VOLTADO PARA BEM COMUM DO SEU POVO.

Colíder com 2 candidatos desgastados

jaiminho 400 curtinha   Em Colíder, duas figuras bastante desgastadas politicamente estão na disputa pelo Executivo, sendo o prefeito Noboru Tomiyoshi, que fechou aliança com apenas três partidos (DEM, PSD e SD), e o ex-prefeito Jaime Marques (foto), que concorre pelo PSC numa coligação que agrega DEM e...

PP com 25 a vereador projeta 3 vagas

orivaldo da farmacia 400 curtinha   O PP, da base aliada do prefeito Emanuel, conta com 25 candidatos a vereador pela Capital. Deve conquistar entre duas e três vagas. Os principais concorrentes são os já vereadores Orivaldo da Farmácia (foto), Marcrean Santos e Luis Cláudio, além do ex-vereador...

MPE vê prefeita de Torixoréu inelegível

ines 400 curtinha torixoreu   Para o Ministério Público Eleitoral, a prefeita de Torixoréu, Inês Mesquita Moraes Coelho (foto), que se lançou à reeleição pelo DEM, está inelegível. Numa ação de impugnação de registro de candidatura, o promotor...

Candidato amarga derrota na Justiça

adilson gon�alves 400 curtinha   O candidato a prefeito de Barra do Garças, delegado Adilson Gonçalves (foto), tentou, sem êxito na Justiça, censurar o Rdnews na publicação de matérias sobre o pleito eleitoral no município. Numa ação impetrada junto à...

Com certidão pra disputar 1ª suplência

dito lucas 400 curtinha   Filiado ao Podemos, Dito Lucas (foto), que entrou de última hora como primeiro-suplente da chapa ao Senado encabeçada por José Medeiros, assegura que vai apresentar novamente sua certidão junto à Justiça Eleitoral, de modo a provar que sua candidatura é legítima....

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...

MAIS LIDAS