Últimas

Sexta-Feira, 30 de Novembro de 2007, 18h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

EMBATE JURÍDICO

De 133 pedidos de cassação, 86 são do PPS

   O PPS aproveitou esta quinta, último dia permitido aos partidos para pedir cassação do mandato de parlamentares infiéis, e protocolou nada menos que 86 processos no Tribunal Regional Eleitoral. A lista poderia ser maior não fosse algumas petições sem assinaturas dos advogados.

    Dos pedidos já protocolados pela agremiação socialista, a maioria solicitam mandato de vereadores. O PPS também se antecipou para não perder as vagas de suplentes infiéis e já pediu a cassação dos que  poderiam assumir.

    Deputados que se desfiliaram também não foram perdoados. É o caso do líder do governo Blairo Maggi na Assembléia, Mauro Savi, que fugiu do PPS e migrou para o PR. O parlamentar licenciado e secretário-chefe da Casa Civil, João Malheiros, que seguiu o mesmo caminho, também está sob risco de cassação.

     Segundo o coordenador do diretório regional, Benedito Lucas, os atuais republicanos deixaram o PPS em abril. Já Savi garante que saiu antes da regra de 27 de março do TSE começar a valer. O mandato do vereador cuiabano Chico 2000 também corre risco.

   Ao todo são 133 processos protocolados no último dia para que as legendas acionem a Justiça Eleitoral no sentido de empossar os suplentes fiéis. A ordem para que os diretórios municipais e o estadual cobrassem na Justiça Eleitoral pela infidelidade dos ex-filiados partiu do diretório nacional, sob Roberto Freire (PE).

    O DEM é outro recordista em requerer mandatos por conta da infidelidade partidária. Foram formulados 18, sendo um deles referente à saída do vereador Deucimar Silva, que se filiou ao PP. Também recorreram ao TRE outros 9 partidos: PDT, PSDB, PMDB, PP, PSB, PSC, PSDC, PT e PTB.

     Mais pedidos podem surgir no período de 60 dias, pois desde esta sexta suplentes que sentem-se no dirieto de assumir cadeira de titulares podem ingressar com recursos, assim como o Ministério Público Eleitoral, que deve agir de ofício.

(Atualização às 22h)  - PP pede mandato de Lutero

  O PP resolveu ingressar também com pedido de cassação do mandato do presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Lutero Ponce, que migrou para o PMDB. (Simone Alves) 

     Confira abaixo quem são os infiéis que enfrentarão processo de cassação no TRE.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Jeovaldo Rosa de Magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se vai ser cassado tanta gente, não seria melhor fazer outra eleição???? O povo escolhe, e os partidos cassam!!! Tá dificio de votar assim!!! Porque a população em geral não e partidaria, eu acredito que seria melhor fazer outra eleição. Essa Lei teria que valer para a proxima eleição. Que balaio de Gato hem......nó geral... Quem estuda está enrolado para entender, imagina agora quem não tem estudo...Fui....

  • Luiz Inácio Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PENSO QUE ESTA É UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL PARA RECUPERAR A CREDIBILIDADE DO SISTEMA POLÍTICO. É A MANEIRA CORRETA DE ACABAR COM O BALCÃO DE NEGÓCIOS PARTIDARIOS E VALORIZAR O VOTO.
    PENSO QUE DEVERIA ACONTECER O MESMO COM AQUELES QUE SE CANDIDATAM À REPRESENTAR O POVO E DEIXAM O MANDATO PARA SERVIR O EXECUTIVO, ABRINDO ESPAÇO PARA QUEM A MAIORIA DA POPULAÇÃO TENTOU TIRAR DA POLÍTICA.
    PARECE QUE RESOLVERAM COMEÇAR A VALORIZAR E RESPEITAR O VOTO DO CIDADÃO.

  • Dodo Maravilha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Fala sério...acho que isso é perca de tempo ...esquisito que umadecisão seja tomada com data retroativa. Acho que tem ser fiel ao partido e não ficar de galho em galho, essa data limite tem que ser mais para frente

  • JOSMAR ALDERETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SOLICITO A RÉ-RATIFICAÇÃO DA SIGLA PSDB POR PSDC, NA RELAÇÃO DOS DETENTORES DE MANDATOS CONSIDERADOS INFIÉIS ( VEREADOR DO MUNICIPIO DE NOVA MUTUM ). OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA.
    ADEMAIS, REGISTRO AQUI O MEU RESPEITO PELA SERIEDADE
    DO BLOG RDNEWS, NA COMPETENTE DIREÇÃO DO EXPERIENTE JORNALISTA ROMILSON DOURADO. AO TEMPO QUE PARABENIZO A TODA VALOROSA EQUIPE TÉCNICA QUE TEM PROPICIADO A SOCIEDADE MATOGROSSENSE, E AO MUNDO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO VIRTUAL, NOS INFORMANDO COM PRECISÃO, AS NOTICIAS DE CUNHO VERDADEIRO, E QUE MUITAS DELAS ENCONTRAM-SE OCULTAS NOS BASTIDORES PÚBLICOS, E QUANDO VEM A TONA, QUALQUER PESSOA PODE EXERCER A SUA CIDADANIA NO LIVRE ARBÍTREO. PARABÉNS E NÃO SE INTIMIDEM DE SEMPRE DIZER A VERDADE, DOA A QUEM DOER.

Investimentos em segurança pública

alexandre bustamante 400   Alexandre Bustamante (foto), secretário estadual de Segurança Pública, é enfático ao afirmar que o Estado tem investido em equipamentos e infraestrutura para combater a criminalidade. Segundo ele, a maior prova disso são os projetos que integram o programa MT Mais. Ao todo, devem...

Folha antecipada em Várzea Grande

kalil baracat 400 curtinha   Com o privilégio de ter assumido a prefeitura em janeiro com superávit de R$ 74 milhões da antecessora Lucimar Campos, o prefeito várzea-grandense Kalil Baracat (foto) quitou a folha de fevereiro na última quinta (25), três dias antes da virada do mês. São cerca de...

Grupo de risco em casa até 31 de maio

Em novo decreto, dentro das medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao Covid-19, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro determinou que servidores municipais que integram o chamado grupo de risco não devem trabalhar presencialmente nas secretarias e/ou órgãos da administração. São considerados desse grupo servidores acima de 60 anos, imunodeprimidos e/ou portadores de doenças crônicas e servidoras grávidas e...

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...