Últimas

Quarta-Feira, 28 de Novembro de 2007, 07h:50 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

EDUCAÇÃO

Decisão do TRE é acima de tudo pedagógica


Presidente do TRE, desembargador José Silvério, dá lição, vira herói e se transforma em professor ao punir compra de votos com as cassações dos mandatos de Henry, Chica e Fabris

    "As decisões do Tribunal Regional Eleitoral são, acima de tudo, pedagógicas". Essa é a avaliação do advogado especialista em direito eleitoral Lauro da Mata sobre as decisões que cassaram os mandatos dos deputados estaduais Chica Nunes (PSDB) e Gilmar Fabris e do federal Pedro Henry (PP). Essas cassações, aliás, vão aguçar os sentidos dos juízes eleitorais e despertar a visão que alguns políticos têm em relação ao trabalho não só do Pleno do TRE, mas também do Ministério Público. Terá reflexo nas eleições de 2008. 

     A procuradora regional eleitoral Léa Batista confirma que o resultado de dois julgamentos que resultou em três cassações "serve de exemplo para aqueles políticos que consideram a Justiça Eleitoral meramente formal”. O presidente do TRE, desembargador José Silvério Gomes, que proferiu o voto de minerva que cassou os deputados Henry e Chica, recebeu congratulações dos eleitores. Nas dezenas de comentários postados no RDNews acerca das cassações, Silvério foi bastante elogiado pelo serenidade e pelo voto de minerva, assim como a postura firme da procuradora Léa.

    Silvério se transformou num herói, assim como o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, que, em agosto deste ano, renovou a esperança de acabar com a praga da impunidade e com os corruptos ao contribuir decisivamente para que o STF aceitasse a denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, contra os 40 integrantes da "organização criminosa" que visava se perpetuar no poder.

   “Seu nome (de Silvério) ficará na história de Mato Grosso”, “o magistrado não decepcionou nosso povo”, “Silvério lavou a alma do cuiabano”, “Ele ressuscitou nossa esperança”, escreveram alguns leitores.

     Para Lauro da Mata, os políticos vão ficar mais atentos às irregularidades cometidas, principalmente porque no próximo ano, que marca as eleições municipais, serão pelo menos 50 promotores atuando em 61 zonas eleitorais, e milhares de candidatos vigiando uns aos outros. Todos vão mirar na decisão do TRE. "Sem dúvida isso vai refletir de forma positiva no processo eleitoral. A vigilância será maior. Quem não acreditava em punição para políticos compradores de votos, agora acredita", disse o consultor jurídico.  

    Um dos coordenadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Gilmar Brunetto acredita que a decisão vai muito além de influenciar nas atitudes dos políticos. Vai atingir em cheio os aliciadores de eleitores. “Se existe compra de votos é porque existem os cabos eleitorais aliciadores. O político não compra votos sozinho. Esses devem ficar mais espertos. Já os humildes, vão se arrepender e não mais praticarão crimes eleitorais. Quando o eleitor honesto vê corrupção, fraude, votos vendidos, vê a destruição do processo eleitoral. (Simone Alves)

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Lauro Miranda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EU FICO MJITO TRISTE COM UNS COMENTARIOS COMO ESTES QUE ESTAO AI, O POVO FICAR FELIZ COM A DESGRACA DOS OUTROS. ACHO QUE VCS DEVERIAM SABER BEM MELHOR COMO FUNCIONA A NOSSA " INTEGRA JUSTICA DE MT" , COMO ELES AGEM, NINGUEM E BOBO JA TA NA BOCA DO POVO.

  • BRUNO.BD | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Começo a ACREDITAR EM JUSTIÇA! Vamos dar um fim nestes absurdos! Nada justifica esta história de compra, não é só voto não. Q tal pesquisarem mais???????VOLTO NESTE ASSUNTO, GALERA!

  • leo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Juiz na ribalta é um perigo. Essa conversa de julgar de acordo com o clamor popular tem cheiro de barbárie e retrocesso. Lembrem-se sempre que Hitler chegou ao poder com amplo apoio das massas.
    Não conheço esse magistrado José Silvério. Não tenho condições de opinar sobre sua conduta. Acho precipitada essa babação de ovo do bloguista por conta de uma decisão apenas. Pareceu puxação de saco pura e simples.
    De minha parte, admiro muito mais um magistrado quando este decide de forma correta e justa, embora contrariando a opinião pública, do que os que julgam em busca de efêmera fama.
    Sobre Joaquim Barbosa tenho opinião formada. Acho ele um ministro-holofote. Tecnicamente sofrível. Intelectualmente limitado. Vou parar antes que me chamem de racista, coisa que não sou, até por que só existe uma raça: a humana. Racismo é uma invenção dos racistas. Tenha ele qualquer cor na pele. É o parecer. Publique-se, (se quiser).

  • Regis Rodrigues Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Realmente está de PARABÉNS o Dr. Silvério, que está dando lição à seus pares, mostrando como devem ser feitos os julgamentos - COM IMPARCIALIDADE -. Pena que não foi ele quem julgou vários processos oriundos daqui de Nova Canaã do Norte, que tinham muitas mais provas que estas que determinaram as cassações destes ex-Nobres Deputados.
    Espero que, os demais Membros do TRE-MT absolvam tal forma de decidir e as usem quando for suas vezes.

  • Nair Alves Damaceno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SERIA MUITO BOM QUE ESSES JUIZES QUE ESTÃO DANDO O MELHOR EXEMPLO À JUSTIÇA, CASSANDO OS COMPRADORES DE VOTOS, DESSEM UMA PASSADINHA AQUI EM SINOP, POIS JÁ TEM CANDIDATO DECLARADO, QUE DISTRIBUI AGRADOS E OUTRAS COISAS MAIS POR AÍ.

    VACAS GORDAS É SÓ PEDIR QUE O BAITA DÁ. GOSTA DE PRESENTEAR PRESIDENTES DE BAIRROS.

    ESTAMOS DE OLHO, NELE E NA JUSTIÇA. É ISSO AÍ.

    OU VAMOS "MELLAR" TUDO NOVAMENTE?

  • Marcelo de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mais uma vez Parabéns a todas as pessoas que direta ou indiretamente tiveram participação positiva nessa ação de moralidade na politica matogrossense, agora espero que sejam mentiras os boatos de que o Deputado José Riva, nunca, será cassado por que tem a maioria dos Juízes e Desembargadores na sua mão, incluindo também o governador Blairro Gafanhoto Maggi. O jeito que ele desfila na nossa sociedade transmitem a senssação que realmente é ele que manda e manda muito em nosso Estado, pois com toda certeza a Chica Nunes é lambari perto desse tubarão. Desembargador José Silvério, não tenha medo de enfrentar essa batalha, o senhor já entrou para a nosso história, em todas as guerras infelizmente tem que morrer inocente se é para o bem do povo brasileiro, vamos vencer mais essa batalha para podermos ganhar essa guerra. e Viva a soja!!!!

  • Pedro Rodrigues Maia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É hora de dar um basta nos crimes eleitorais. Olhar politicos sérios. É dificil ter algum, mas se buscar no fundo do báu há de ter algum. Parabens TRE

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O ilustre doutor Silvério levantou a alto estima do povo de Mato Grosso com sua serenidade e imparcialidade,com seu voto trouxe de volta a crença da sociedade que a justiça é reamente para todos espero que os outros maus políticos também tenham o mesmo tratamento em especial os dep Riva e Bosaipo para que percam as suas imunidades e paguem também pelos seus outros crimes que cobriu de lama a Assembléia Legislativa que já foi berço de grandes homens da nossa terra,e nunca mais vejamos a triste cena mostrada pela mídia de um desembargador que foi pessoalmente a noite informar o Riva a respeito do andamento satisfatório de um processo a seu respeito e por ele julgado,colocando sob suspeição a sua decisão e que deveria ter sido anulado pelo TJ-MT o que infelizmente não aconteceu,mais tenho fé que pelo exemplo do TRE novos tempos está chegando para a nossa justiça.

  • Diego Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esses aí nem sentando na cadeirinha da escola, começar a estudar desde o Ensino Médio não vão aprender.

  • REINALDO DA SILVA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Abre os olhos, Faustino Dias Neto e os Vereadores de Santo Antonio de Leverger!!!!!

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

Aumento para vereador só em 2022

Alguns vereadores em Cuiabá, tanto novatos quanto aqueles reeleitos, ficaram surpresos quando informados pela Mesa Diretora de que o aumento salarial de R$ 15,1 mil para R$ 18,9 mil, aprovado agora no final de dezembro, só começa a valer a partir de janeiro de 2022. Não entra em vigor de imediato, mesmo se tratando de nova legislatura, por causa da pandemia, que levou o governo federal a estabelecer, em lei, veto a qualquer tipo de reajuste para servidores até...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.