Últimas

Sexta-Feira, 25 de Janeiro de 2008, 10h:12 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

EXECUTIVO

Defensoria cria mais 153 cargos; 44 são de DAS

  A Defensoria Pública do Estado, sob Carol Rotini, deu um "up grade" em seu quadro de pessoal. Mais 153 cargos efetivos foram criados para atuar na área de apoio técnico administrativo do órgão, vinculado à estrutura do governo estadual, apesar de manter autonomia. A defensora-pública-geral instituiu ainda 44 cargos comissionados. No caso dos chamados DAS, vão ser nomeados um diretor-geral, 10 assessores especiais, um chefe de gabinete, oito coordenadores, 10 assessores de gabinete e 14 gerentes. A Lei já foi sancionada pelo governador Blairo Maggi nesta quinta (24).

   A ampliação do quadro de pessoal está dentro do orçamento da defensoria, que prevê próximo de R$ 30 milhões para este ano. Para os cargos efetivos de analista é exigido que se tenha ensino superior completo. Dessa forma, 6 advogados, 6 contadores, 4 administradores, 2 economistas, 2 analistas de sistema, 4 assistentes sociais e 2 psicólogos serão contratados. A defensoria, que atua como espécie de "advocacia dos pobres", terá em sua estrutura cargo de jornalista, engenheiro e arquiteto.

    Também serão contratados 60 pessoas para atuarem como assistente de gabinete e 20 na função de assistente administrativo. A lei instituiu ainda o aumento do número de defensores públicos na Entrância Especial. Serão distribuídos proporcionalmente à população nas comarcas, tendo como base os dados fornecidos pelo IBGE. (Pollyana Araújo)

(Às 20h30) - Preenchimento é por concurso, diz Defensoria

    A Defensoria Pública do Estado, por meio de assessoria, explica que os 109 cargos são de carreira e, portanto, só podem ser preenchidos com concurso público. Sobre os 44 cargos de comissão são para simplesmente regularizar os mesmos 44 já existentes que são cedidos de outros órgãos, cuja situação é considerada irregular pelo Tribunal de Contas do Estado. "Não foram criados mais 153 cargos, são os únicos que a Defensoria terá porque até agora trabalhava com cedidos", explica a Defensoria.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Prof.Mauro Cesar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Srª Valeria Cristina.Esses 44 cargos comissionados cedidos eram ocupados por servidores de carreira? os novos ocupantes desses cargos serão "preferencialmente" ocupados por servidores de carreira da Defensoria. Sou forçado a imaginar que se nao ha previsão de concurso pra efetivar servidores, pq não remanejar servidores de outras secretarias para atuarem na defensoria. Lotados e enquadrados na Defensoria é claro.

  • SILVIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    TUDO ISSO, SEM CONCURSO PUBLICO????

  • marco antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    nosso país o grande desafio seria reduzir o inchaço da máquina administrativa para se alavancar o crescimento econômico, mas aqui o que se vê é o contrário.mas afinal, porque diminuir contratados não é? somos nós que vamos pagar a conta mesmo!

  • wilma | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gostaria de saber o mesmo que o Silvio!...Todas essas vagas serão preenchidas sem concurso público???...ou vai haver concurso sem QI para preenchimentos dessas vagas.
    Bem que o Governo poderia fazer remanejamento de pessoal de outros orgãos que andam insatisfeitos em seus órgão de origem...tem muitooooooooooooosssssssss

  • DONIZETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SILVIO E VILMA VOCES NAO SABE POIS TUDO ISSO E UM ACORDO POLITICO COM PMDB - PR - PT - PP - PSDB - PPS - TUDO TENHE P PARTIDO DOS SANQUESSSUGAS E MENSSALÃO, O MP PODE REVERTE ESSA SITUAÇÃO VAMOS FAZER CONCURSOS - DEFENSORES.

  • Prof.Mauro Cesar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A lei é clara quanto ao preenchimento desses cargos por concurso publico. O que me intriga é se esses 40 cargos comissionados serão "preferencialmente" preenchidos por servidor público de carreira, conforme reza a Constituição Estadual.

  • Valéria Cristina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pollyana, a Defensoria não criou mais 153 cargos porque não tinha qualquer um antes. Os únicos servidores que a Defensoria tinha até agora eram 44 servidores comissionados cedidos de outros órgãos.
    Os 44 cargos comissionados criados na lei são para permitir a devolução dos cedidos, como inclusive já foi exigido pelo Tribunal de Contas do Estado por duas vezes.
    Era necessário criar os 44 cargos comissionados para que a Defensoria não fique totalmente paralisada ao devolver os cedidos.
    Os outros 109 cargos de carreira só poderão ser preenchidos com realização de concurso público, o que não há previsão de acontecer por falta de orçamento.

    Valéria Cristina
    Assessora de Imprensa da DPMT

  • Zé Mineiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Absurdos estas contratações, e ainda mais pelo sistema DAS,
    se não tem condições de contratar os defensores necessários para servir ao povo, qual a razão de contratar pessoal que ao que parece desnecessario, e talvez até risivel, contratar advogado analista em cASA DE ADVOGADOS, ENGEHEIRO ONDE NEM PREDIO TEM E PSICOLOGO QUE DEVE SER PARA ANALISAR A PARANOIA DE QUEM ACHA QUE ESTÁ CERTO.

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...

Cuiabá paga fevereiro aos servidores

emanuel pinheiro 400   A Prefeitura de Cuiabá quitou nesta sexta (26), último dia útil do mês, a folha de fevereiro. Desde quando assumiu o Palácio Alencastro, em janeiro de 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) tem conseguido pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado. Aliás, essa prioridade,...

3 deputados sob certa cordialidade

janaina riva 400 curtinha   Max Russi, Eduardo Botelho e Janaina Riva (foto), que mandam na Assembleia, demonstram entre eles um certo clima de cordialidade, mas chegaram a entrar em queda-de-braço até fechar um novo acordo político sobre a Mesa Diretora. Com a decisão do Supremo de veto a Botelho no comando do...

Expediente na AL só a partir do dia 8

max russi 400   Por causa do aumento da taxa de incidência de Covid-19 entre servidores e parlamentares, as atividades presenciais da Assembleia foram suspensas na quinta (25). O expediente só retoma em 8 de março. Neste período, estão sendo mantidas somente as atividades estritamente essenciais para o...