Últimas

Quarta-Feira, 16 de Dezembro de 2009, 14h:51 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

Rumo a 2010

Degradação no Parque Mãe Bonifácia

   O Córrego Mãe Bonifácia pede socorro. As límpidas águas do riacho que corta ao meio o bosque se transformaram em esgoto a céu aberto. O mau cheiro já incomoda e o perigo de doenças ameaça os visitantes.
   Onde estão os responsáveis? Quem a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) multou por poluir o ambiente de uma unidade de preservação permanente do município?
   Até agora, muitas reclamações e nenhuma solução. Enquanto isso, os frequentadores são obrigados a conviver com a degradação ambiental no principal parque da capital mato-grossense.
   Vista do alto, a vegetação exuberante contrasta com o avanço desenfreado de prédios ao redor. São 77 hectares que foram transformados em área de preservação, que deveria ser o cartão postal da cidade verde. Num ambiente gostoso para  relaxar, onde a corredeira deveria funcionar como um colírio, cheia de peixinhos. Onde os lambaris serviriam como um convite permanente para os olhos.
   Mas, ao contrário do que imaginávamos, o veneno está injetando coliformes fecais nas águas matando aos poucos a sua principal  fonte de vida. Ainda criança, com apenas 9 anos de idade e, justamente, no mês do seu aniversário,  o parque recebe este presente. Um triste natal para os que amam a natureza.
   Quem caminha pelas trilhas do Parque Mãe Bonifácia está a procura da felicidade, da beleza de suas matas, da pureza do ar, das águas cristalinas do córrego que o atravessa e da sensação de bem estar permanente. É um privilégio. Presenciar em pleno centro da capital os pássaros já não tão abundantes quanto antes, acompanhar a dança dos macaquinhos, se perder na cor das árvores que encontram o céu de um azul anil intenso na maior parte do ano. É o calor cuiabano. O cheiro doce da mata e o barulho das águas  faz o visitante ter certeza de que o córrego – que temos que salvar – comanda a vida.
   Um parque limpo, sem degradação, é o que queremos. Um local ideal para recarregar as energias, fazer amizades e contar histórias. E a praça cívica é um belo ponto de encontro. Um lugar para se encontrar mistura de culturas e migrantes de todo o Brasil.  É ali que o bate-papo cuiabano se transforma num verdadeiro “reunis” de sotaques e costumes, que pode acabar num final de tarde no tradicional Bolo de Arroz, da rua São Sebastião, ou num almoço no Regionalíssimo para saborear o mouse de bocaiúva. Ou, simplesmente, relembrar o sabor de quitutes cuiabanos com receitas saborosas. Para os mais eufóricos, você ainda pode ganhar uma explicação sobre os poderes afrodisíacos do guaraná em pó ralado na grosa, tão gostoso que aquece outras partes do corpo.
   Portanto, fica aqui um alerta as nossas autoridades. O tratamento de esgoto em nossa capital tem que ser prioridade. De nada adianta cercar o parque se o veneno é jogado nas suas artérias.
   O Parque tamtém é utilizado para realização de eventos, shows, de preferência pela vida e a natureza. Sem poluição. Esperamos, em breve, com coerência, assistir e cantar músicas no parque como “Planeta Azul” de Chitãozinho e Xororó: “A vida e a natureza sempre à mercê da poluição/se invertem as estações do ano// faz calor no inverno e frio no verão/os peixes morrendo nos rios/estão se extinguindo espécies animais/e tudo se planta, colhe/ o tempo retribui o mal que a gente faz... Onde a chuva caía quase todo dia/ já não chove nada/ o sol abrasador rachando o leito dos rios secos/sem um pingo d’água/quanto ao futuro inseguro/ será assim de norte a sul/a terra nua semelhante à lua.”
   O que será desse parque? O córrego que desce as encostas já quase sem vida parece que chora um triste lamento das águas ao ver devastada a fauna e a flora. É tempo de pensar no verde.

   Vicente Vuolo é ex-vereador de Cuiabá e economista formado pela Universidade de Brasília.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

Emendas ajudam Unemat de ROO

thiago silva 400 curtinha   Em reunião com o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e com o pró-reitor Alexandre Porto, o deputado estadual Thiago Silva (foto) tratou da emenda de R$ 1 milhão para manter o curso de direito e abertura do de jornalismo em Rondonópolis neste ano. E, juntos, definiram o modelo de...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.