Últimas

Quarta-Feira, 20 de Fevereiro de 2008, 17h:59 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

SEGURANÇA PÚBLICA

Delegado Anderson também é cotado à Sejusp

   Surge, além do major PM Eumar Novacki, um outro "candidato" à cadeira de secretário de Justiça e Segurança Pública, no lugar do demissionário Carlos Brito. Trata-se do delegado de polícia Anderson Aparecido dos Anjos, gerente de Serviço de Inteligência.

   Seu nome começa a ganhar força nos bastidores junto ao Palácio Paiaguás. As primeiras referências que chegam ao governador Blairo Maggi apontam Anderson como um delegado que mantém uma relação estreita com o Ministério Público, conta com boa articulação junto à Polícia Militar e não tem ligação com nenhum dos grupos da polícia. Carrega também no currículo experiência, inclusive em trabalhos de investigador em São Paulo e com especialização na área de segurança.

  Perguntado se havia recebido convite oficial com vistas a integrar o primeiro escalão do governo Maggi, o delegado se mostrou surpreso. "Isso é novidade para mim. Não estou sabendo de nada. Desconheço".

    O governador ainda não anunciou oficialmente quem será o substituto de Brito, que enfrenta resistência de um grupo de deputados. Denúncias de corrupção na Sejusp teriam deixado o secretário numa saia-justa. Nesta quarta, o secretário-chefe da Casa Civil, João Malheiros, se reuniu com Brito e, sob orientação do governador, solicitou que o colega pedisse exoneração. Brito, que já havia sinalizado nesse sentido, reagiu. Disse que só entregará o cargo diante de uma nova conversa com Maggi.

(Às 18h12) - Novack enfrenta resistência; juíza é opção

Foto: Edson Rodrigues/Secom  O militar  Eumar Roberto Novacki, ajudante de Ordens de governador Blairo Maggi, enfrenta resistência dos próprios militantes enquanto optação para o cargo de secretário de Justiça e Segurança Pública, principalmente dos tenentes-coronéis e coronéis, que não aceitam, por uma questão hierárquica, serem comandados por um major. Diante do impasse, Novack já teria comunicado ao governador que não tem interesse em assumir o posto. Na história dos 170 anos da PM de Mato Grosso, nunca aconteceu de um major virar secretário de Justiça e Segurança Pública.

   Fontes revelam que a juíza Maria Herotides, da Comarca de Várzea Grande, fora convidada para assumir a Sejusp. Quem a procurou como porta-voz do governador Maggi fora nada menos que a primeira-dama do Estado, Terezinha Maggi, secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social. A magistrada pediu uma trégua para dar uma resposta.

(Às 20h12) - Grupo articula nome de Orestes para a pasta

    Começou nesta quarta um movimento no sentido de reforçar o nome do coronel PM, Orestes Oliveira, secretário-chefe da Casa Militar, para assumir a secretaria de Justiça e Segurança Pública. Emissários já bateram até a porta do governador Maggi no sentido de convencê-lo a escolher Orestes com vistas a substituir o demissionário Carlos Brito.

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • Leandro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sem Segurança

    Um tenente que se tornou major em apenas quatro anos graças ao fato de ter ficado íntimo do governador, que nunca trocou tiro com bandido e que nunca colocou a cara na linha de frente pra defender a sociedade não é a pessoa mais indicada para ser o secretário de Segurança Pública, mesmo sendo ele um conterrâneo do governador, qualidade primordial pra se tornar membro do staf de Blairo Maggi.

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ora, pra que tanta dificuldade!
    temos nomes de peso e que conhece a area da segurança publica como o Dr. CORBELINO, que a comandou e criou a policia comunitária.

  • Antonio Carvalho Filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mais linha dura e competentíssimo como o atual SubProcurador de Justiça (MP)Dr. Waldemar, é impossível, pois, é extremamente técnico, anti-partidário e linha dura. Alem do mais Sr. Governador, foi um grande promotor de justiça em sua casa (Rondonópilis). É de se pensar Sr.BBM...

  • SILVIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    TAI UM EXCELENTE NOME CEL. ORESTE DE OLIVEIRA, JA TEM SERVIÇOS PRESTADO A POLICIA MILITAR E AO ESTADO DE MATO GROSSO, FALTA POUCO PARA ENTRAR PARA RESERVA, PODERÁ SER SUA ULTIMA MISSÃO, TENHO CERTEZA QUE IRA DESEMPENHA-LA COM MUITA INTELIGENCIA.

  • Eduardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Taí um nome, certo Cel.Oreste de Oliveira...Homem integro e principalmente conheçe tudo de policiamento, e é cuiabano.

  • Marli | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Na verdade não é precisa ser necessáriamente da PM ou da Civil, pra não haver corporativismo, têm que ser uma pessoa que entenda de segurança pública. Que ouve seus subsordinados e "brigue" pelas policias em seus direitos. Em colete vendidos armamentos ruins. Um secretário de verdade, pq policiais contente população protegida

  • Antonio Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo, que não seja necessario um PM ou Civil assumindo a secretaria de Segurança, A juiza Erotides é uma excelente profissional e quebraria barreiras, acho que nunca uma mulher assumiu tal cargo no Estado...

  • Fernando Brandão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O nome do Cel. Orestes Oliveira, secretário-chefe da Casa Militar é sem dúvida nenhuma a melhor opção dentre todas que o governador Blairo Maggi tem. Com certeza a Secretaria de Segurança Pública estará em boas mãos, pessoa íntegra, competentíssima e de uma humildade ímpar. Só nos resta torcer, pelo bem de Mato Grosso.

  • Waldemar Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    ....CEL. Oreste e a Juiza Erotides são dois nomes de peso, que o governador escolha sem politicagem.

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NÃO PODEMOS ESPERAR QUE O GOVERNADOR BOTINUDO,CONHEÇA DE HIERARQUIA MILITAR,COLOCAR UM SULBATERNO PARA COMANDAR UMA TROPA DE CORONEIS,PERDO}O PELA IGNORANCIA.

    MAS ELE TEM A OPORTUNIDADE DE SE RECUPERAR DESIGNANDO UM DOS MAIS ILUSTRES FILHOS DESTA TERRA E UM DOS MAIS BRILHANTES OFICIAL DA NOSSA POLICIA MILITAR , QUE É O CORONEL ORESTES,QUE ESTÁ AO LADO DO GOVERNADOR Á VARIOS ANOS,COMO SECRETARIO CHEFE DA CASA MILITAR.

    CORONEL ORESTES DARÁ A SECRETARIA DE SEGURANÇA O COMANDO QUE NECESSITA,DISCIPLINA E TRATAMENTO HUMANO,POIS SUA POSTURA DE UM HOMEM DE FINO TRATO E FORTE VOZ DE COMANDO É TUDO QUE A NOSSA ÁREA DE SEGURANÇA NECESSITA.

Secretários na disputa à AL em 2022

Beto 2x1 400 curtinha   Presidente do DEM em Cuiabá, o secretário estadual  de Cultura,  Esporte e Lazer, o Beto 2 x 1 (foto), falou sobre formação de chapa da sigla para concorrer em 2022. Entre as opções está a secretária de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti, filiada desde o ano...

Magistrado quer restrições mais duras

orlando perri 400 curtinha   Ao deferir pedido de liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo chefe do MPE-MT, José Antonio Borges, em meio a conflitos de normas editadas pelo governo estadual e pela Prefeitura da Capital, o desembargador Orlando Perri (foto) enfatiza que é preciso endurecer as medidas...

Paisagista, aliança com Pátio e a AL

claudio paisagista 400   Claudio Ferreira, o Paisagista (foto), está tão empolgado com a votação para prefeito de Rondonópolis no ano passado que pretende encarar outro teste das urnas, agora para deputado estadual, em 2022. Pelo DC, ele tentou a sucessão municipal e chegou a 17.498 votos, ficando...

90 novas UTIs só neste ano em MT

mauro mendes 400 curtinha   Mauro Mendes (foto) disse que o governo estadual tem se empenhado ao máximo na luta pelo combate ao novo coronavírus. E enfatiza que somente neste início de ano, o Estado já habilitou 90 novos leitos de UTI para atender casos graves de Covid-19. Entre janeiro e março, foram abertos...

Apelo dramático da Santa Casa de ROO

bianca talita 400 santa casa roo   A superintendente da Santa Casa de Rondonópolis, Bianca Talita (foto), fez um apelo dramático nesta terça, num grupo de WhatsApp, esperando sensibilizar o prefeito Zé do Pátio a repassar com urgência os recursos que estão repressados no Fundo Municipal de...

Emendas para todos os 24 deputados

Max 400 curtinha   O presidente da Assembleia, Max Russi (foto), em visita ao Grupo Rdnews, quando concedeu entrevista ao portal e à tv web Rdtv, defendeu as emendas impositivas, que são indicadas pelos deputados e pagas pelo governo, via orçamento. Lembra que são instrumentos importantes para fazer com que obras e...