Últimas

Domingo, 17 de Agosto de 2008, 13h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

RUMO ÀS URNAS

DEM não deverá eleger um vereador na Capital

 Nesmo na lista dos principais partidos no Estado, o DEM (antigo PFL) não deve eleger um vereador, sequer, em Cuiabá. Os nomes com maiores visibilidade eleitorai desistiram, como os vereadores Luiz Marinho e Márcia Campos. O primeiro percebeu que a chapa "estava fraca" demais e saiu fora antes das convenções. Marinho está no quarto mandato e foi presidente da Câmara Municipal por dois mandatos. Ele seria espécie de "puxador" de votos.

  Em seguida, veio o advogado Giorgio Pinheiro, filho do ex-senador Jonas Pinheiro, que faleceu em 19 de fevereiro deste ano. Giorgio também comunicou a desistência, já depois de ter o nome oficializado pelo partido como um dos candidatos. Por fim, também jogou a toalha a vereador Márcia Campos, irmã do senador Jaime e do ex-governador Júlio Campos, que disputa a Prefeitura de Várzea Grande.

  Do DEM só restaram 22 candidatos a vereador. Ao todo, são 350 candidatos às 19 cadeiras na Câmara Municipal de Cuiabá. O coeficiente eleitoral é de aproximadamente 15 mil votos.

  A coligação do DEM, que apóia Walter Rabello para prefeito e emplacou de vice a arquiteta Ana Rita, terá muitas dificuldades para conquistar uma vaga. Agora, dos principais nomes dos democratas que concorrem ao pleito está o ex-presidente da Sanecap e ex-secretário de Serviços Urbanos da gestão Roberto França (1997/2004), Marcelo Padeiro, que era do PMDB e migrou para o DEM recentemente.

  Em 2004, o velho PFL conquistou duas vagas, uma com Marinho e a outra com Guilherme Maluf. Dois anos depois, Maluf virou deputado e a cadeira ficou com Deucimar Silva. Este, por sua vez, resolveu pular para o PP, assim que o PFL acabou e nasceu o DEM e, por causa da infidelidade partidária, acabou perdendo o mandato. Quem se efetivou na vaga foi Márcia Campos. Assim, a bancada do DEM, hoje com dois parlamentares, tende a minguar.

  A mesma dificuldade do partido na proporcional é constatada também no histórico da majoritária em Cuiabá. A última vez que o espólio do PFL disputou a Prefeitura foi em 2000, com Emanuel Pinheiro (hoje PR). Amargou a quarta e última colocação, com 7.505 votos.

Os candidatos do DEM a vereador por Cuiabá
Aritonio José de Souza (Jotinha)
Bernardo Ribeiro da Cruz (do Correio)
Darci da Silva Marinho
Eliane Pimentel
Elson da Silva
Eterno Leite Montalvão
Eutimio Militão
Evanildo Veriano de Abreu
José Edson Leite
José Missias Pereira, o Compadre Banga
Petan Pizza
João Virgílio Batista Ribeiro, o Jica Ribeiro
Klebeson Rocha de Moraes
Marcelo de Oliveira e Silva, o Padeiro
Maria de Fátima Sales Rocha, a Fafá do Acordeon
Miron Costa
Ovídio Rei da Silva, o Bogodão
Ricardo Arruda
Sebastião Moura
Telma Pinheiro Torres
Valter Alves de Souza, o Pé no Chão
Wilson Pereira da Silva

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Gelton Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    isso e fruto de intervenções em eleiçoes municipais, infelizmente o TRE cobra a fidelidade partidaria e nao dá autonomia para os diretorios municipais junto as bases, Senador Jaime Campos e um excelente nome a Governo do estado em 2010. e particularmente meu voto e dele, mais tem que tomar cuidado com as decisoes principalmente respeitando os demais para nao cair em descredito como esta hoje o PMDB que faz o que o Sr.Carlos Bezerra ordena. em cuiabá o PMDB esta com o Wilson e por nao ter liberdade em meter a mão no PAC achou menina rejeitada e sentou na mala de dinheiro com acertos politicos e apoia um candidato que sua base esta perdida.. Precisamos de automia e democracia dentro dos partidos!!e pricipalmente nos diretorios municipais!!

  • cuiabano cansado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    quem fez toda essa palhaçada no DEM forão os tres patetas JAIME VERISIMO DE CAMPOS ; OSCAR DA SILVA RIBEIRO; LEORNADO LEÃO. com toda certeza o DEM fazeria dois vereador. so que essas fera não encherca um palmo na frente do naris vão com ANA RITA RIBEIRO como vice. agora so falta MARCELO PADEIRO abrir o olho e sai fora ai sim tera que lançar OSCAR,LEONARDO,E JAIME PRA VEREADOR, pra dalveis fazer um como suprente. bonito pra cara desse trio parada dura...

  • Anselmo de souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Em outra mátéria deste site qdo comentava a desistência do Giogio Pinheiro , várias pessoas que entrarão para deixar suas impressões , falaram claramente a esse respeito, realmente não tem o DEM quadros hoje de políticos de médio para grande potêncial na capital, com isso inviabiliza a eleição de qualquer um dos candidatos a vereador.
    Os vereadores estão nessa empreita pela candidatura do Valter Rabelo , acreditando numa possivel vitória e em possível espaço na administração municipal.
    Agora os culpados do partido praticamente inexistir na Capital são seus lideres que não sabem trabalhar e cativar base , ficam muito a nível de lideranças e não vão até os nucleos populacionais , para ter um contato mais próximo com o cidadão.
    O Prof. Oscar (pres. regiuonal) é sabido por todos um grande articulador e hábil político de estrategias e planejamento , mais não conseque fazer esse papel junto ao povo , situação que o Senador Jonas tirava de letras , tramitava ele nas várias camadas socias.
    O Adv. Antonio Pinheiro Espósito (pres. municipal) é reconhecidamente quem poderia fazer esse papel , pois tem esse perfil de povo e base, mais não tem as condições minimas de realizar , aja visto não ter auxilio da cupúla, lembrando que recentimente foi arrastado pela cupúla de ser o vice do Valter , e lançarão uma pessoa sem condições política.
    O Deucimar, o Luis Marinho , o Jackson , o Giogio , a Márcia e muitos outros que desistiram ou migrarão para outros partidos visualizarão essa situação de retração do DEM na Capital.

  • Fabricio Calvete Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É um absurdo escrever uma matéria destas principalmente porque existe fortes candidatos novos e jovens concorrendo com grande chance de fazer história dentro do Democratas e Cuiabá.

Ibope vê falha na pesquisa de Cuiabá

abilio 400   A  última pesquisa Ibope sobre intenção de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada na sexta passada (16) pela TVCA, cujo resultado destoa muito de outras amostragens, foi feita por telefone. E, por causa disso, o próprio instituto, em nota de esclarecimento publicada no próprio site,...

Medeiros x Fernanda e o bolsonarismo

jose medeiros 400 curtinha   Não são apenas Carlos Fávaro (PSD) e Nilson Leitão (PSDB), que se auto-combatem, com um tentando desconstruir a candidatura do outro na corrida pela única vaga em disputa ao Senado. Como num ringue de boxe, José Medeiros (foto), do Podemos, e coronel Fernanda (Patriota)...

Leitão x Fávaro sob efeito-Bolsonaro

nilson leit�o 400   O ex-vice-governador e hoje senador interino Carlos Fávaro (PSD) e o ex-prefeito sinopense e ex-deputado federal pelo PSDB Nilson Leitão (foto) travam uma guerra eleitoral, com críticas mútuas, como se só existissem os dois na disputa para o Senado, quando, em verdade,...

Leverger e ex em palanque separado

francieli magalhaes 400 curtinha   Dois candidatos em chapas majoritárias em Santo Antonio de Leverger, hoje em palanques diferentes, já estiveram juntinhos na vida particular. O empresário Ademilson Dantas de Matos (PV), vice da chapa de Franklin Luis Carvalho (PSDB), foi casado com a petebista Francieli Magalhães...

Prefeito cuiabano vira saco de pancada

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto), que busca a reeleição e havia iniciado a campanha como grande favorito, inclusive com expectativa de ganhar no primeiro turno, se transformou em saco de pancada. Além de Abílio Júnior que o critica e ataca o tempo todo, o que acabou o...

Dal Bosco com 3 na disputa em Sinop

dilceu dal bosco 400 curtinha   Neste pleito eleitoral, a família Dal Bosco se dividiu em três grupos de apoio em Sinop, a chamada capital do Nortão. O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (foto) coordena no município e região a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD). O...

MAIS LIDAS