Últimas

Sábado, 18 de Julho de 2009, 11h:34 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

POLÍCIA MILITAR

Denúncias apontam que coronel tinha grupo de extermínio

   Depoimento de testemunhas, reproduzidos no inquérito da Polícia Federal para apurar crimes decorrentes da disputa de terras no Vale do Araguaia, detalham como o ex-comandante da Polícia Militar em Barra do Garças, Elierson Metello de Siqueira, aumentou supostamente de forma ilícita seu patrimônio, incompatível com o cargo. Levantamento apontou que Metello tem, apenas em seu nome, duas casas em bairros nobres de Cuiabá, imóveis em Barra do Garças e carros de luxo, comprados a partir do dinheiro pago por fazendeiros e empresários por segurança privada feita por subordinados ao ex-coronel, prática proibida na PM.

   Segundo as testemunhas, Metello mandava os subordinados entrarem em contato com fazendeiros da região para saber se havia problema de invasão por grileiros nas terras. Caso a resposta fosse positiva, o comandante oferecia serviços de segurança feito por militares fardados, mediante pagamento. A testemunha informa que o braço-direito de Metelo era o ex-comandante da PM em Ribeirão Carcalheira, subtenente Adalberto da Cunha e Oliveira, que teria um efetivo de pistoleiros de Água Boa sob suas ordens, cidade onde também atuou como comandante. Uma das testemunhas descreve o medo da população diante da represália dos militares e chega a solicitar ao procurador, em nome de subordinados do próprio Metello, que mande a Polícia Federal e não a estadual apurar as suspeitas, pois "tanto o sargento Manoel como os demais estão acostumados a dar dinheiro para ficar impunes". Metello teria uma equipe de segurança somente para matar quem denunciasse o esquema. "(...) ninguém tem coragem de denunciar, pois o que se tem conhecimento é que o coronel Metello tem uma equipe de segurança somente para sumir com quem fala demais".

   Outro crime que pesa contra Metello é a utilização de recursos da Polícia Militar para fins particulares. Ele repassava apenas 30% da cota de combustíveis para cada posto da PM. As notas fiscais referente à compra seriam superfaturadas ou fornecidas gratuitamente pelo comércio, sem a devida prestação do serviço. Há quatro dias, Metello foi exonerado do Comando da PM em Tangará da Serra, junto com os os majores José Carlos de Moraes e Wlamir Luiz da Gama Figueiredo e o capitão Curi, todos presos na Operação Pluma, da Polícia Federal. A decisão partiu do comandante-geral da PM, coronel Campos Filho, após consultar o governador em exercício Silval Barbosa (PMDB). Morais foi comandante-adjunto do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Wlamir ex-diretor administrativo do Comando Regional 5, em Barra do Garças. Já o capitão Curi respondia pelo comando da Companhia do bairro Planalto, em Cuiabá.

Postar um novo comentário

Comentários (27)

  • luck | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    vcs nao tem oq falar vai trabalhar vagabundos

  • fabio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Paulo tenho certeza que seu problema com a Deisy e outro, eu sei o que é , ela não te deu bola viu eu sei!!!!!partiu seu coração!!!pois vc não tem chance nenhuma com ela!!!

  • ENOQUI RAVANI | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    OIA A PORTARIA DA SEJUSP E DO MP NAUM PODE MOSTRAR A FOTO DE CIDADÃO EM CONFLITO COM A LEI (BANDIDO)SEU ROMILSON, VAI VAI VAI O MP TE DENUNCIA, TUDO LOROTA SÃO HERNESTISSIMOS ESSES CARAS, E É VERDADE É SIM SENHOR SABE QUEM ME CONTOU
    UUUUUO

    ..........................
    FOI


    UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM



    PESCADOR.

  • maga | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não esqueça setembro esta bem ai, e tem promoção, acompanhe por favor Romilson!! De essa força ai amigão. Ajude os Praças nois dá ibope.

  • Francisco de Assis dos Santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Agora vcs vão ter idéia sobre o que significava para essa quadrilha ter a prefeitura de Ribeirão Cascalheira nas Mãos . Com Tanta gente grande envolvida é fácil cassar o Prefeito Eleito - Diá.
    Compra de voto com nota promissória, isso não existe, só os julgadores que não viram a armação, pois acho que ele não estão envolvidos.
    Vale lembrar, que no vídeo da manifestação na BR !58 em favor de Diá, mostrado aqui no RDNews, quem aparece no inicio das imagens conversando com a PM era o agora famoso Nego Schineider . Por que o Wesmensandro estava tão nervoso, qual foi a ordem dada pelo Nego?
    Foi contra esse povo que tivemos que lutar nas eleições de 2008. A Justiça de Deus não falha, nem tarda, vem na hora certa!

  • Antonio Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É coroneis, voces chegaram até o ultimo ponto que liga o ceu e a terra brincando de DEUS, só que DEUS mapeou os seus caminhos, e olha só a distância que ele fez vocês percorrerem; Sem exito, desmoralizado, envergonhados, abatidos como se estivesse indo ao matadouro, isto é, pior do que aqueles que ja estão abaixo dos sete palmos do chão, não é ? Sei que é muito dificil até mesmo para os criminossos sentar na messa com a esposa e filhos, pior ainda na mesa de um choppão e outros bares, pois a sociedade na maior parte, graças a DEUS, ainda não aceita conviver com ladrões. Vocês nos envergonham, envergonham a nossa PM, a nossa coorporação, como nos vomos trabalhar junto com a sociedade, uma sociedade que estava proxima de nos, nós ajudando, uma sociedade amiga que estava junto combatendo os crimes dentro do nosso estado; foi anos para conquistar o convivio social de um PM, pois décadas passadas nos eramos vistos assim, da mesma forma que hoje vocês são vistos : Criminosos.

  • Sd | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O mundo dá volta!!!
    hoje vendo esse envolvido,lembrei -me qdo em 1988,fui acusado injustamente ele não deu minimas oportunidade de defeder.espero que ele vá grilar terra ao lado do presidio de StºAnt,o local ?cemitério.

  • charle bravo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    pena que pra oficial superior não da nada isso, 70% dos coroneis dessa policia são bandidos e usam da intituição pra enrriquecer e nada acontece a não ser uma transferencia pra um lugar mellhor ainda a PF tem que ir mais fundo ma PMMT que vai aparecer coisa que até deus duvida tinha que exclir esse metelo pra dar exemplo para os outros

  • Policial da Ativa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Charlie Bravo acima, voce tem razão em seu comentário.

    Te lembro que esses fatos todos já sabiam desde 2002, só que não faziam nada por que existia o toma lá da cá.

    Dos metellos, 02 foram comandantes gerais, elierson iria ser, tem muitos oficiais superiores, capitães na PM e BM, soldados, elierson já foi diretor de ensino, publicava a lista dos aprovados.

    Quem nunca soube disso, e foi uma surpresa grande, foi para o atual escalão superior da PM, que nunca ve nada, não sabe de nada, e fica mais de 30 anos na PM.............

    Queremos ver as investigações de 2006 a 2008, que são muito mais pesadas do essa primeira, Vamos PF AVANTE DERRUBEM TODOS, tem mais coronéis nesse episodio todo, não se afaste PF lute por nós PF valorize os justos PF, OLHE TAMBEM A pm DE RONDONÓPOLIS, POR QUE A CAPIVARA DE LÁ É GRANDE.

  • vsc pede pra comentar mais não pública | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    se o coronel deu segurança dos pistoleiro para invasão ele está pagando um preço muito auto envolvendo o estado ele deu segurança a mando de alguém mais alto do estado por isso que alguem se ausentou do seu mandato com desculpa de tratamento de saude ou problemas particulares nesse escaão tem coisa porque o governo não troca todo esse cambada de ladrão do poder de segurança.vai continuar a mesma coisa um tapamdo o buraco do outro.farinha do mesmo saco.

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...