Últimas

Domingo, 27 de Maio de 2007, 04h:41 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

INVESTIGAÇÃO

Deputado cassado garante que mensalão não existiu

Em entrevista ao RDNews, ex-ministro da Casa Civil nega acusação de líder de quadrilha, aposta que será inocentado pelo STF e garante que Lula fará o sucessor

    O ex-deputado e ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, principal articulador político do governo Lula até vir a ser cassado em 2005 com o escândalo do mensalão, disse que provará sua inocência no Supremo Tribunal Federal. Reclama do porquê do processo não ter sido julgado ainda. Em seguida, destaca que pedirá anistia à Câmara dos Deputados. Ex-presidente nacional do PT, Dirceu se defende das acusações, entre elas de que seria líder de uma quadrilha junto com outras 30 pessoas, conforme denúncia feita pelo Ministério Público Federal. Assegura que o mensalão não existiu.

     Após perder o mandato, Dirceu montou um  blog, abriu escritório de advocacia e de consultoria.  O ex-parlamentar afirma não ganhar os R$ 150 mil mensais, como a revista Veja destacou, mas, também não reclamou da questão financeira. Diz que tem trabalhado muito. O ex-ministro chegou a Cuiabá neste sábado. Esteve em dois eventos. No início da noite, participou de uma reunião com dirigentes petistas da Baixada Cuiabana. Mais tarde, jantou com jornalistas-editores e com lideranças do PT do Campo Majoritário, como o deputado federal Carlos Abicalil, os estaduais Alexandre Cesar e Ságuas Moraes, o vereador por Cuiabá Lúdio Cabral e o prefeito de Barra do Bugres, Aniceto Miranda. Neste domingo, Dirceu debate com colegas petistas, em reunião fechada.
  José Dirceu falou ao RDNews. Ele condena a campanha pelo fim da reeleição, considera que Lula fará o sucessor, descarta aliança PT-PSDB, mesmo havendo "namoro" entre o presidente e o governador mineiro Aécio Neves, evita comentar a indicação do nome de Luiz Pagot para o Dnit e elenca propostas que considera primordiais para o país crescer.

   Leia a seguir a entrevista completa com o ex-ministro José Dirceu.

*

RDNews - Após ter o mandato cassado, o sr virou consultor. Presta consultoria também para o presidente Lula?
José Dirceu
- Não. Sou ex-ministro, ex-presidente do PT e ex-deputado. A minha relação com o presidente é de amizade, de companheirismo. Eu não participo do governo e nem da direção do PT. Participo da vida política do país porque sou militante, sou liderança, tenho peso político, mas não exerço nenhum papel que eu exerci no passado.
RDNews- O sr lançou um blog na internet. É um novo momento da sua vida?
Dirceu
- É um novo momento na minha vida, totalmente novo porque, não só estou com o blog, como também sou consultor e advogado e voltei a percorrer o Brasil todo, levando a minha mensagem como eu sempre fiz durante toda a minha vida e reorganizei a minha vida familiar. Estou morando em Vinhedo, fora de São Paulo, tenho uma filha morando comigo. O Imposto de Renda acabou a investigação sobre minha vida e me inocentou. NO caso Santo André, o irmão do Celso Daniel que me acusava se retratou em juízo. No Caso Waldomiro Diniz, fui inocentado em dois inquéritos, em duas CPIs. Agora eu quero ser julgado pelo Supremo e tenho certeza de que vou ser inocentado e aí vou lutar pela minha anistia na Câmara (dos Deputados).
RDNews - Mas no episódio do mensalão, o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, denunciou o sr por formação de quadrilha junto com outras 39 pessoas?
Dirceu
- De fato, em 27 de maio de 2005, o procurador-geral da República me acusou de ser chefe de uma quadrilha de 40 pessoas que tinham (influências) nos setores financeiro,publicitário e publicitário. A questão é que eu não era nem deputado, nem dirigente do PT. Eu era ministro e na Casa Civil não há nenhuma acusação contra mim, nem no inquérito. Não há prova contra mim. Eu vou ser inocentado. Agora é grave porque eu fui acusado e não se julga. Eu quero é que julgue. Eu tenho 40 anos de vida pública e nunca fui acusado de nada. Quero que eu seja julgado porque não posso ter virado bandido do dia para a noite.
RDNews- Vai então buscar a anistia?
Dirceu
- Eu tenho apoio em todo o país. Todo mês eu viajo para dois ou três Estados. Já faz três meses que estou viajando e, tirando os Estados onde eu sempre estou, como São Paulo, Rio, Minas e Brasília, estou visitando todos os outros. Tenho apoio para fazer campanha de anistia e para coletar milhões de assinaturas. Agora, primeiro, prefiro ir ao Supremo.
RDNews - O mensalão existiu?
Dirceu
- Não houve mensalão e nunca se provou que existiu. O que houve foi transferência de recursos que o PT tinha para partidos políticos para a campanha eleitoral de 2004 e, assim, pagar dívida da campanha de 2002. Isso já está documentado e o PT está respondendo pelo caixa 2, pelos empréstimos bancários, não os legais, na Justiça Comum e na Eleitoral Vários dirigentes do PT foram afastados. Agora, outra coisa foi a tentativa de desestabilizar e derrubar o presidente Lula, uma tentativa também de desconstituir o PT. Não é verdade e nem há prova que havia recursos públicos e ninguém se enriqueceu com isso. Os recursos eram para a campanha eleitoral e, no meu caso, eu não tive nenhuma participação.
RDNews - A cassação do seu mandato então foi por uma questão política?
Dirceu
- A minha cassação foi política. A Câmara sabe, os deputados sabem. Eles sabem que não havia nenhuma prova de que eu quebrei decoro parlamentar. Eu respondi pela história da esquerda, do PT, pelo governo Lula, enfim, fui cassado pelo que eu representava e é por isso que eu tenho até honra.
RDNews - O que é preciso fazer para o país crescer?
Dirceu
- O que o presidente está fazendo. O Programa de Aceleração do Crescimento, o Programa de Desenvolvimento da Educação, baixar os juros, aumentar os investimentos, diminuir os impostos, melhorar a infra-estrutura, a gestão pública, fortalecer o mercado interno, integrá-lo à América do Sul e defender o Brasil no mundo. Acredito que o Brasil está no caminho do crescimento, tanto que todos os índices são de queda da inflação, de crescimento da economia, do emprego, da renda, mais investimentos externos, mais reservas para o Brasil e menor risco.
RDNews - Então, não existem problemas?
Dirceu
- Os problemas que temos são o juro e o câmbio. Precisa baixar o juro para colocar o câmbio no lugar certo. Precisa melhorar a eficiência da gestão pública para fazer os investimentos em infra-estrutura e resolver problemas que o presidente está tentando com o PAC.
RDNews- Lula fará o sucessor, em 2010?
Dirceu
- Lula será o grande eleitor. O PT será o principal partido na sucessão e há condições de eleger o candidato da coalizão em 2010. Até porque, para se ter uma idéia, o Brasil criou 710 mil empregos em quatro meses, enquanto Fernando Henrique, em quatro anos, criou 800 mil. Vamos criar mais de 1,6 milhão de empregos este ano. Acredito que neste segundo mandato o presidente vai criar 8 milhões de empregos formais. O Brasil vai mudar completamente, principalmente se nós conseguirmos fazer a reforma política e tributária. Esse sistema político com essa estrutura de orçamento que nós temos e estrutura de gestão, facilita e viabiliza toda forma de corrupção que estamos vendo. Tem que ter fidelidade partidária, financiamento público e voto em lista. Precisamos acabar com as emendas individuais e fazer orçamento impositivo e melhorar a gestão pública. Se fizermos isso o Brasil vai crescer.
RDNews - Por que o sr agora resolveu pedir prioridade aos jovens?
Dirceu
- Porque hoje metade do desemprego no Brasil é de jovens. São 1,3 milhão de jovens analfabetos. Metade dos jovens em idade escolar estão fora da escola. Precisamos fazer um grande esforço. Primeiro, investimento em lazer, cultura e esporte nas periferias, além de investimentos na infra-estrutura, transporte, saneamento e habitação, além de criar empregos. Acho que todos os partidos, todas as organizações sociais e igrejas deveriam fazer um mutirão em defesa da juventude, que deve ser prioridade nos próximos 10 anos no Brasil.
RDNews - Porque é contra o fim da reeleição?
Dirceu
- Porque é um casuísmo, como foi a reeleição. Agora, nós já aprovamos a reeleição. Quem disse que a reeleição deu errado! Ah, o governante que está no poder vai usar a máquina! E você acha que ele não vai usar (a máquina) para apoiar outro candidato do partido dele? Então, o problema não é a reeleição. O que se deve é acabar com o uso da máquina. É reprimir isso, fazer legislação para impedir ou desincompatibilizar seis meses antes o prefeito, governador e presidente. Acho que é um casuísmo que interessa ao PSDB, porque o Aécio pode fazer um acordo com o Serra, um para 2010 e outro para 2014.
RDNews - Não há um acordo entre PT e PSDB, já que Lula e Aécio estão bastante próximos?
Dirceu
- Não vejo nenhuma possibilidade. O PT jamais apoiaria um candidato do PSDB. O PT ou vai ter candidato próprio ou vai apoiar o candidato da coalizão. Não vejo como o PT apoiar alguém que não faça parte do nosso projeto, da história, não tem os mesmos objetivos que nós e nem tem as mesmas políticas que nós temos e nem vai dar continuadade à obra do presidente Lula.
RDNews - O PT não precisa ser reconstruído?
Dirceu
- Que o PT faça o terceiro congresso em setembro, faça eleição de sua direção em dezembro, se renova e se refaça. Já tem as bandeiras próprias. Deve mobilizar a sociedade com essas bandeiras como, por exemplo, da reforma pólitica, da juventude, da democratização dos meios de comunicação, da integração da América do Sul, do apoio ao PAC, do Programa de Desenvolvimento da Educação e, principalmente, que o PT se renove. Precisa abrir o partido para a militância, fortalecer os diretórios municipais, a comunicação do partido, a formação política, ter uma escola de governo e de formação politica, ampliar sua direção com os presidentes dos diretórios regionais que são eleitos diretamente, criar um conselho nacional com representação dos movimentos dos parlamentares, prefeitos e governadores para que possa orientar o partido a cada quatro meses. Criar um conselho fiscal independente para acompanhar as contas do PT. O PT pode fazer várias mudanças para se transformar num partido mais forte. É o maior partido do Brasil. Foi o mais votado para Câmara dos Deputados, mas precisa ter 25% dos votos em 2010 e não 17%.
RDNews - Que nome o sr apóia para renovação da direção nacional, o do atual presidente Ricardo Berzoini?
Dirceu
- Essa é uma questão que não foi discutida ainda nem pela chapa Construindo um Novo Brasil porque o Campo Majoritário já não existe mais como antes. Estou participando só como filiado e militante. Mas eu acredito que, se o presidente Berzoini disputar a reeleição, ele terá o meu voto. Se ele não concorrer, acho que vamos buscar uma nova liderança mais jovem, mais contemporânea. Existem muitos nomes no PT para isso.
RDNews - O sr. não pretende retomar à direção nacional?
Dirceu
- Eu não vou ser mais dirigente do PT. Já fui sete anos presidente e sete como secretário-geral e acho que já cumpri o meu papel.
RDNews - Cadê as promessas do presidente Lula para MT, principalmente na área de infra-estrutura?
Dirceu
- Acho que as três principais rodovias estão no PAC, uma delas a BR-163,que liga MT ao Pará. Acredito que a ferrovia virá até Rondonópolis e, depois, a Cuiabá. Isso nós vamos viabilizar.
RDNews - Como avalia a indicação de Luiz Pagot para a direção-nacional do Dnit?
Dirceu
- Essa questão de nome é mais com o presidente e o ministro Alfredo Nascimento (Transportes). Acho que todos os nomes que o MT, o governador Blairo e o PT tiver para oferecer para o presidente com experiência, competência e com história de vida correta devem ser aproveitados, até porque é preciso que MT tenha representação no governo federal.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Assuncao | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    José Dirceu é um ícone no Brasil. Homen que luto
    contra a ditadura e fez de tudo para redemocratizar o país. Enquanto não for jusgado pelo Supremo , nós brasileiros temos que respeitálo, até , por gratidão por tudo que fez pelo bem do Brasil

  • pedro noronha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não o mensalão não existiu...foi tudo um pesadelo coletivo que o Brasil viveu. ha! Marcus Valério não existiu, Deluvio Soares não existiu, Silvinho Pereira não Existiu , Genoino não existiu ,José Dirceu Continua Ministro e Waldomiro Diniz não existiu...

  • Everaldo Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Oh! Até quando voce vai acreditar que o povo e burro?
    Se você foi capaz de esconder da sua propria mulher sua identidade.Não é neste episodio que dirás a verdade.
    A final tu não me amas.

  • João Ballarin | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nada existiu. Dolares na cueca não existiu. Palocci não existiu. Renan Calheiros não existiu. Sarney não existiu.
    Toda essa picaretagem que pipoca Brasil afora é tudo imaginação. Cadeia nessa corja de ladrões e canalhas que infestam o País.

  • Assuncao | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pedro Noronha, quem não deveria ter existido é o famigerado FHC e seu bando. Esse bando vendeu o Brasil. Lembra da Vale o Rio Doce? pois é, José dirceu existe e esta lutando para provar sua inocência. Aguarde e verá .

  • edmilson santana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Um homem como ze dirceu que sofreu todo tipo de investigaçao,foi cassado,condenado pela opiniao publica e hoje percorre o pais como uma das principais liderança do pt e esta ai resgatando sua credibilidade, é porque e´forte e inteligente e tem que ser respeitado por todos.

  • eliezer pereira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSE CARA DO MENSALAO ACHA QUE O POVO DO BRASIL ACREDITA EM PAPAI NOEL, CEGONHA ETC. CARA DE PAU PEDI PERDAO E MELHOR QUE LEVAR A MENTIRA ADIANTE, POVO BRASILEIRO TEM CORAÇAO BOM PODE PERDOAR .ELE DEVE TER VINDO EM CUIABA VISITAR O AMIGO DELE LINO ROSSI CADEIA NELES.

  • carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o mensalão foi cria do FHC o lula so deu continuidade

  • José Leal de Paula | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Zé Dirceu, vá catar coquinho. Não basta os políticos daqui e ainda vem você estargar o sábado!? Me ajuda aí...

  • altamiro severino maia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tudo que houve naquele episodio do mensalão foi um pesadelo que tivemos, nunca houve mensalão nem obras superfaturadas nem ambulancia superfaturadas nem naques feitos por deputados ou suas esposas, foi tudo um sonho. coisas que acontencem neste maravilhoso pais. vamos deixar de brincadeira.

Máquinas para reciclar garrafas pets

maquina 400 curtinha   Sob iniciativa da secretaria de Inovação e Comunicação da Capital, dentro dos projetos que buscam a sustentabilidade, a prefeitura vai colocar máquinas de reciclagem de garrafas pets em 15 pontos da cidade e com possibilidade de ampliar os locais de recolhimento. Em troca, o cidadão...

4 fora da reeleição em Rondonópolis

jailton 400 vereador curtinha   Em Rondonópolis, quatro dos 21 vereadores não devem ir à reeleição, sendo eles Thiago Muniz (DEM), Rodrigo da Zaeli (PSDB), Hélio Pichioni (PSD) e Jailton do Pesque e Pague (foto), do PSDB. Thiago e Rodrigo têm esperanças de concorrer a...

Prefeito apoia vice à briga em Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   Francis Maris vai mesmo declarar apoio oficial à pré-candidatura da empresária Eliene Liberato à sucessão em Cáceres. Em público, o prefeito faz mistério para não contrariar outros pretensos candidatos do grupo e que têm esperanças de receber...

Preparando um dos aliados a federal

mauro carvalho 400 curtinha   Embora não comente publicamente, o governador Mauro Mendes está "costurando" acordos políticos com líderes mais próximos, visando não só o pleito de 2020, mas também às eleições gerais de 2022. Em época de busca de projetos e de...

Salvando 1º ano de mandato no cargo

selma arruda 400 curtinha   Embora "sangrando" e com a imagem arranhada, a juíza aposentada e senadora cassada pelo TRE-MT Selma Arruda, que trocou o PSL pelo Podemos, consegue concluir este primeiro de oito anos de mandato. E vai se licenciar nos próximos dias para ceder espaço aquele que financiou a sua campanha,...

Barbudo é menos empreguista de MT

nelson barbudo 400 curtinha   Dos oito deputados federais de MT, o estreante Nelson Barbudo (foto) é o menos "empreguista". Nestes 10 primeiros meses de mandato, ele nomeou no gabinete em Brasília e no escritório político em Cuiabá apenas 15 assessores. Cada gabinete pode ter até 25 secretários...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.