Últimas

Quarta-Feira, 06 de Agosto de 2008, 13h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

LEGISLATIVO

Deputado só abre vaga na AL se virar secretário


José Domingos impõe condições para se licenciar da Assembléia e quer comandar a Seder, hoje sob Neldo

  O deputado José Domingos (DEM) resolveu engrossar a discussão sobre a proposta de se afastar da Assembléia para contribuir com o esquema de rodízio entre titulares e suplentes da coligação Mato Grosso Unido e Forte (PPS/PFL), que elegeu 10 dos 24 parlamentares no pleito de 2006. Ele deveria se afastar por 4 meses para abrir espaço ao suplente Roberto França (ex-PPS e hoje sem partido). Em meio às articulações de bastidores, surgiu a proposta de Domingos vir a ocupar a cadeira de secretário de Desenvolvimento Rural do governo Maggi, no lugar de Neldo Egon, que também é filiado do DEM.

  Um grupo de parlamentares vai levar essa idéia para o governador, principalmente pelo fato de Neldo enfrentar desgaste pela atuação pífia junto à pasta. José Domingos demonstra intesse no assunto. Ele já disse a correligionários que só se licencia se for para virar secretário de Estado. Ex-prefeito de Sorriso por 3 mandatos, o deputado é um dos poucos que resistem ao acordão de rodízios que foi "amarrado" ainda na época da campanha eleitoral, no sentido dos eleitos contribuírem com os que viesse a ficar na suplência.

  Enquanto permanece o impasse em torno da licença ou não de José Domingos, França fica fora. Ele atuou primeiro por mais de um ano graças à contribuição de Gilmar Fabris, que apresentou três pedidos de licença seguidos. Por último, França estava no lugar de  Wallace Guimarães (DEM), que retornou ao posto desde 1º de agosto.

Pedro Satélite negocia para
continuar na AL, agora no
lugar de Muniz

   Um outro suplente busca força política para permanecer na Assembléia. Trata-se de Pedro Satélite (PPS), que fica sem espaço com a volta de Wagner Ramos, outro que se efetivou na vaga de parlamentar com a renúncia de Humberto Bosaipo, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado desde o ano passado. Satélite vive expectativa de Percival Muniz (PPS) aceitar se licenciar por 121 dias.

   Rodízios

   Esta 15ª Legislatura é uma das que mais abriram espaço aos suplentes. Hoje, nada menos que 8 titulares estão licenciados. No lugar de Otaviano Pivetta (PDT) está o ex-vereador cacerense Wilson Kishi, candidato a vice-prefeito da chapa de Túlio Fontes (DEM). Esta semana pediram afastamento os peemedebistas Juarez Costa e Zé do Pátio. Com isso, viram deputados Jota Barreto e o pastor Antonio Brito.

   Com a volta de Campos Neto (PP), deixa a AL o suplente Gilson de Oliveira, que entrou de novo na disputa à cadeira de vereador por Sinop. Ságuas Moraes é secretário de Educação e sua cadeira na Assembléia é ocupada por Alexandre Cesar (PT) desde o ano passado. Wilma Moreira (PSB) atua no lugar do titular Chico Galindo (PTB), assim como Antonio Azambuja no espaço aberto com a licença de Airton Rondina, o Português (PP). Nilson Santos (PMDB) se efetivou com a cassação do mandato de Walter Rabello por causa da infidelidade partidária.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CARO INTERNAUTA PAULO MATTOS, FICA DIFICIU TECER QUALQUER OPINIÃO DEPOIS DO QUE VOCE DISSE EM SEU COMENTARIO, MAS VOU COLOCAR UM POUCO DE QUEROZENE NELE, E QUE ASSEMBLEIA LEGISLATIVA S/A, NUNCA FOI , E NUNCA SERA UM ORGÃO PUBLICO, ASSIM COMO O BRASIL, QUE SE DIZ UMA REPUBLICA DEMOCRATICA, PODE ATE SER DE DIREITO, MAS DE FATO NÃO É.

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A nossa Assembléia Legislativa é uma festa. Alí, em nome do bem estar social dos Deputados, suplentes e outros, se estabeleceu como regra o famigerado rodízio de Deputados, para que todos possam usufruir do Poder durante um determinado espaço de tempo. Alí se encontram Deputados conhecidos e desconhecidos; alguns conhecidos pelos atos de corrupção e malversação do dinheiro público; outros conhecidos por estarem em débito com a Justiça Pública (Criminal, Civil, Eleitoral, etc, etc); outros conhecidos pela incapacidade; outros conhecidos pela bajulação e subserviência, aliás, uma grande e bem contemplada maioria esmagadora. Outros, desconhecidos, mas que, ansiosos pelo Poder brigam até não mais poder para assumir, ainda que por alguns dias, a vaga de seu colega, numa desfaçatez e falta de comprometimento dos mais odientos. Roberto França, aquele ex- Prefeito que dilacerou o patrimônio moral e financeiro do município de Cuiabá, vive nababesca e imerecidamente como Deputado, ainda que suplente. Agora o Fraga, grande Fraga, deseja, como ressarcimento pela cessão de sua vaga de Deputado a um outro aproveitador e inoperante, uma vaga como Secretário de Estado. E, se for para o bem de Maggi e felicidade geral do Governo que aí está, com certeza as coisas se ajeitarão para todos. E vamos continuar com a festa. Afinal a Assembléia tem e pode muito.Então, vamos nessa que é bom à beça.

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Assembleia para ser mais um balcão de negicio do que uma institução fiscalizadora.

  • Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Zé Domingos, não se licencia não, o gordo Randão não tá merecendo.
    Hoje ele está só batendo palma para : Novack, Eder, Blairo, Mauro Mendes - deixa ele continuar a caminhada dele, não atrapalhe o seu glorioso programa jornalistico e as campanhas futebolisticas.
    O que o Deputado fará na secretária, se nem os melhores projetos apresentados foram aproveitador, por sua excelencia: Equoterapia e proibição de fumar no carro.
    Fica quieto Zé.

  • paulo roberto de oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gostaria de saber se esses rodízios desses parasítas chamados de Deputados, tem ônus para os contribuintes, aliás
    vc poderia pesquisar isso, esse tal de rodízio deveria ser
    caso de Polícia, a maioria deles apresenta atestado médico
    falso, mas como a maioria do povo é idiota, ainda vota nesses safados.

  • Ricardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Carissimo Deputado José Domingos na condiçao de seu eleitor peço que assuma a SEDER, pois assim quem sabe há um respeito maior do governador pelas empresas vinculadas. Tem um tal de Nucleo sistemico que esta f.... todo mundo, pessoas que são indicadas por politicos e que nao tem condiçao algumna de estarem onde estão.
    Quem sabe também o governador tenha respeito com a EMPAER de onde o Senhor fez seu nome e está onde está devido a EMPAER. Pois a EMPAER está um caos, funcionarios antigos ja aposentados mas estão lá por apadrinhamento do finado Jonas, pessoas que só emperram a Empresa, e em vez de ajudar só atrapalham.

    Por favor peço encarecidamente que assuma a SEDER para dar uma solução na EMPAER, nós produtores rurais merecemos uma empresa forte e atuante. Hoje os técnicos dependem as vezes de favor nosso para trabalhar, é uma vergonha.

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.