Últimas

Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2009, 17h:48 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Deputados aprovam CPI para apurar caos na saúde

   Com 12 assinaturas, a Assembleia Legislativa instalou na sessão vespertina desta quarta (12) a CPI para apurar o repasse dos recursos do Estado à Prefeitura de Cuiabá na área de saúde. De autoria do deputado Percival Muniz (PPS), o requerimento conta com as assinaturas de Otaviano Pivetta (PDT), Vilma Moreira (PSB), Antonio Britto (PMDB), Nilson Santos (PMDB), Alexandre César (PT), Sebastião Rezende (PR), Mauro Savi (PR), Sérgio Ricardo (PR), Wagner Ramos (PR), Airton Português (PP), Antônio Azambuja (PP), além do próprio Percival. 

   Segundo o socialista, cabe aos partidos indicarem agora os membros da Comissão. Os deputados precisam definir ainda o cronograma de atividades. “Nós queremos com isso encontrar uma saída para o caos que se instalou na área de saúde. Queremos clareza sobre a receita e a despesa e como será feita a priorização dentro da área, como por exemplo, o funcionamento do pronto socorro”, justificou Muniz. 

   A Assembleia também terá a prerrogativa de convidar outras instituições, como o Ministério Público Estadual, os conselhos de medicina e de enfermagem, os sindicatos de saúde, entre outras instituições, a fim de garantir agilidade e dar transparência às investigações.

   A instalação da CPI deverá repercutir negativamente a imagem do prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB) em âmbito estadual. Ele é pré-candidato à sucessão do governador Blairo Maggi (PR). Aliado de Santos, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) cobra dos parlamentares a investigação dos recursos aplicados pelo Estado na Saúde, que estariam abaixo dos 12% exigidos pela legislação. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (53)

  • AUGUSTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A populaçao tem que se mobilizar,fechar o centro de cuiaba,se reuinir em frente a catedral,com faixas e cartazes,chamar a imprensa, pedindo para que o prefeito atual que esta no poder,seja mais humilde e trabalhe para o povo,enquanto ele fica viajando o interior de MT em plena campanha fora de epoca,defendendo apenas seus interesses de poder,o povo aqui em cuiaba padece sem as obras prometidas,de obra ficou só a bagunça o CAOS o pac,a saude,o transito etc...

    CADE O COMPROMISSO COM O POVO,WILSON SANTOS!!!!

  • MANUEL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SERÁ QUE ESSES DEPUTADOS, ESPECIALMENTE O SENHOR PERCIVAL, NÃO SE CONCIÊNTIZARAM QUE O POVO NÃO É BOBO? CABE A CAMARA DE VEREADORES AGIR CONTRA OU A FAVOR DO EXECUTIVO CUIABANO E NÃO DEPUTADOS. JÁ VAI PARA OITO ANOS QUE O GOVERNO BLAIRO ESTÁ AÍ E ATÉ AGORA NINGUEM DELES NADA FIZERAM, UMA CPI PARA APURar a compras dos hospitais, a obra do hospital paralizada, porque eles não cobram do governo.... a já entedi.......... sai a pequiza... o WILSON está estourando na frente de todos lá em ROONDONOPOLIS..... NÉ PERSINVAL....SINVAL

  • Eduardo Santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Fico triste por meu vereador a quem votei e acreditei se omitir nesta grave situação da saúde de Cuiaba. Vereador Toninho de souza, quando o senhor esteve na minha casa no periodo eleitoral acreditei em suas palavras e o que vejo agora é o senhor brigar por cargos e nos esquecer como a maioria dos vereadores. Vereador Everton POP quero ouvir sua voz sobre o tema.

  • Fernando Pimentel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    e mais um circo armado pelos dep. estaduais.
    estamos pagando a energia eletrica e gasolina mais cara do mundo e ninguem fala nada/cade o gas ? e Enron esta fechando em Cuiaba por falta de gas! e muitos outras vergonhas impostas aos matogrossensses e essas capivaras ficam fazendo jogo para agradar o Rei Maggi!!!

  • valmir molina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Surge mais um ato político eleitoreiro,criado por representantes do povo que não merecem a menor credibilidade.Estes mesmos deputados nunca se juntaram para fazerem emendas coletivas visando a construção de hospitais nas regiões polos de Matogrosso,´pois sabe-se que é do interior que chega em Cuiabá a maioria dos usuários do SUS.
    Esses mesmos deputados,estão calados com relação ao que vem acontecendo na Assembléia legislativa,mais especificamente no caso da presidência,onde o atual presidente encontra-se afastado das funções administrativas,não vão propor CPI?
    A doença do povo do interior do Estado é moeda de troca da maioria dos políticos,pois estes mantém dezenas de casas de apoio na capital,para amparar doentes.Isto é uma vergonha.
    Será que esses deputados sabem que,só a prefeitura de Cuiabá,possui mais de 5 mil funcionários trabalhando na saúde,que em contra partida o Estado tem mais ou menos 2500 trabalhadores para todo Matogrosso?
    Cuiabá é a única capital do país ,onde o Estado não gerencia hospital de alta e média complexidade,mas ao mesmo tempo compra hospitais privados(não se sabe para que)e não os utiliza.Cadê os deputados preocupados com o SUS?
    Para finalizar,a Assembléia de Matogrosso,salve raras excessões,não possui essa credibilidade toda para apurar nada.Quem não corrige a própria casa,não tem moral para falar dos outros.

  • tairo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Realmente a Assembléia de MT esta ainda no trieiro do efeito caititu,e cada vez mais gordos de tutu....................... para 2010,

    Vai ser uma zona,

    e vai ter dinheiro a regalia,

    é a época em que devolvem um dedo de toicinho a população

  • ZÉ DO PONTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Está acabando a mamata. É horário de verão. Alguns DAS nem sabe o que é isto. Criticam o Deputado,mas esquecem-se da causa. Sentam no rabo e puxam o do alheio. Fechar Pronto-Socorro para reinaugurar às vésperas de eleição,só em Cuiabá.Parabéns Deputado.Sobrou coragem no Deputado e faltou nos vereadores.NÃO É MESMO TONINHO DE SOUZA? Cá prá nos ;não engana mais ningúem com tanta dmagogia.

  • Mário Quidá | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Percival Muniz inicia uma jogada que vai conseguir atingir tanto Wilson Santos quanto Blairo Maggi.. mas se a CPI não descobrir nada de fraudulento na gestão da Saúde em Cuiabá, vai ficar pior para a turma da butina..
    Pois todos sabemos que a ausência de leitos e filas que se formam em Cuiabá é fruto do ABANDONO DA SAÚDE PÚBLICA NO INTERIOR, como exemplo cito o Hospital Regional de Cáceres, que entre outros diversos problemas como falta de profissionais, só possui 5 leitos na UTI, sendo constante o envio de pacientes para a Capital.
    Cabe ressaltar que o Hospital Regional de Cáceres atende a mais de 20 municípios da região Oeste, fora os pacientes da Bolívia.
    Portanto, sugiro a instauração de uma CPI para averiguar quanto o Estado está destinando para a saúde pública, principalmente na interior do Estado. Notadamente nas cidades que não colhem soja.
    Afinal o assunto saúde pública realmente merece várias CPIs!

  • Arlindo da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Valmir Molina,esta repleto de razão cade o MPE e MPF ver a posição da presidencia da Al,depois discutir saude do municipio ora jente tem dep mamando nas tetas da presidencia e ninguem faz nada o tralho do magistrado Celio Curi foi envão o que me pareçe ne abra do olho ta ate despachando na cadeira de presidencia o loco meu

  • maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se os deputados estão certos ou errados não compete agora discutir. Pelo menos alguem se permitiu fazer algo para nós a população cuiabana. Onde a camara falhou apareceu a assembléia. Parabens Deputados.

Entrando na briga à AMM muito tarde

maurao curtinha 400   Mauro Rosa, o Maurão (foto), que está encerrando o segundo mandato como prefeito de Água Boa, é o único candidato no duelo com Neurilan Fraga, que busca mais um mandato no comando da AMM, entidade que representa as prefeituras mato-grossenses. O problema é que Maurão entrou...

Com Paccola, Câmara terá polêmicas

paccola 400 curtinha   O vereador eleito pela Capital, tenente-coronel PM Marcos Eduardo Ticianel Paccola (foto), do Cidadania, promete levar muitas polêmicas para os embates que pretende travar no Legislativo. Ele é daqueles sem papas na língua. Defende, por exemplo, que a população tenha direito de se armar. Em...

Esposa de deputado na 2ª suplência

maria avalone 400   Não foi só o deputado estadual Wilson Santos que frustrou-se na tentativa de eleger membro da família à cadeira de vereador. O também parlamentar Carlos Avalone, presidente regional do PSDB, apostou todas as fichas na esposa Maria Avalone. Mas ela só chegou à...

Neurilan e apoio de Botelho à AMM

eduardo botelho 400 curtinha   Em busca de apoio de lideranças políticas para permanecer no comando da AMM por mais três anos, Neurilan Fraga foi pedir socorro para o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (foto). Quer que o parlamentar seja o presidente de honra de sua chapa. Neurilan tem se articulado como pode e,...

Candidato irritado chama EP de traste

abilio junior 400 curtinha   Abílio Júnior (foto), candidato do Podemos ao Palácio Alencastro, tem se mostrado mais irritado depois do debate promovido pela Fecomércio, na quarta à noite, quando, em vários momentos, se viu questionado e desqualificado pelo prefeito e candidato à...

Prefeito reeleito sob investigações

ze do patio 400 curtinha   A situação jurídica do prefeito populista e desgastado Zé do Pátio (foto), que acaba de ser reeleito para o terceiro mandato em Rondonópolis, sendo o segundo consecutivo, não é das melhores. Contra sua gestão tem pipocado denúncias sobre...