Últimas
Sábado, 12 de Abril de 2008, 07h:43 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Deputados articulam candidatura dos cônjuges
Chica Nunes tem o marido Marcelo Ribeiro pré-candidato em Barão de Melgaço, enquanto Ademir Brunetto quer a esposa Lucimara no comando de Alta Floresta e Otaviano Pivetta busca eleger a mulher Mari em Lucas do Rio Verde
Alguns deputados estão preparando para concorrer às eleições deste ano não apenas irmãos, sobrinhos e primos, mas também as esposas e maridos. O petista Ademir Brunetto (PT), por exemplo, vem se esforçando para ter a mulher Lucimara Brunetto como candidata à prefeita de Alta Floresta. Em 2004, o próprio deputado e empresário disputou e perdeu para a pedetista Izaura Alfonso.
Outro deputado-empresário que "empurra" a mulher para as eleições é Otaviano Pivetta (PDT). Ele transferiu o título de eleitor para Cuiabá, mas, estrategicamente, conservou o da esposa Mari em Lucas do Rio Verde. Pivetta foi prefeito por duas vezes. O seu grupo continua no poder há mais de uma década, apesar de hoje o prefeito Marino Franz (PPS) sinalizar para ruptura.
A deputada Chica Nunes (PSDB) também quer a família se perpetuando no poder. Depois de reconquistar o mandato junto ao TSE, pois tinha sido cassada pelo TRE-MT por suposta compra de votos, ela lançou o marido Marcelo Ribeiro à Prefeitura de Barão de Melgaço. Marcelo é ex-vereador por Cuiabá e está filiado ao PP.
Fora a situação desses casais, outros deputados se esforçam para ter irmãos como prefeitos, como são os casos de José Domingos, que tem o irmão Neurilan Fraga como "prefeiturável" de Nortelândia, e os federais Homero Pereira (PR), com o irmão Américo (PDT) em Alto Araguaia e, Pedro Henry (PP), com o mano-prefeito Ricardo, pré-candidato à reeleição em Cáceres.
A lista ganha dimensão quando se incluem políticos detentores de mandatos e outros membros da família na corrida eleitoral. Veja alguns exemplos abaixo.
(13/4 - Às 14h35) - Pivetta nega apoio e condena casal político
O deputado Otaviano Pivetta assegura que, por mais que Mari seja motivada por um grupo de pessoas para concorrer à Prefeitura de Lucas do Rio Verde, não a apóia por entender que casais não podem fazer carreira na política. "Tenho uma posição partidária e ideológica de não apoiar esse tipo de situação", diz o parlamentar. Segundo ele, independente de sua posição, Mari não deve ser candidata.
Na avaliação de Pivetta, essa fase de maridos lançarem esposas para cargos eletivos faz parte do passado. "Todas as histórias de marido e mulher em cargos eletivos trouxeram prejuízos para a sociedade, além de espelhar um cenário provinciano", enfatiza o parlamentar.
Ele não citou nomes, mas os últimos casais com cargos eletivos foram o ex-governador Dante de Oliveira (já falecido), que "elegeu" Thelma deputada federal, em 2002. Ela se reelegeu em 2006. O ex-senador Jonas Pinheiro, que faleceu este ano, também "fez" da esposa Celcita uma deputada federal, assim como o ex-governador Carlos Bezerra, que também ajudou a transformar Teté Bezerra em deputada federal.
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
ajsantos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
jose Mossueto da Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Uma empresa quando é boa, paga bem, é normal que os funcionários busquem emplacar seus parentes e aderentes no quadro funcional da mesma, na politica todos reclamam dos salários baixos, mas todos sem excessão buscam trazer os seus parentes mais proximos e em cargos inferiores aos que ocupam, será que é para montar uma escada dentro da própria familia? -
Joaquim Ribeiro dos Santo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Jangada, esta passando por grandes dificuldade administrativa, todo por vaidade politica da familia Capmpos tem não está enchergando o mau que estão fazemdo com esta sociedad,com a administração do Prefeito Dito Paulo o Ditinho Campos com e conhecido. Senhor Senador Jaime Campos será que o senhor não esta enchergando a situação que seu irmão esta deixando Jangada como terra de niguem. A cidade esta um nojo tem a santa paciencia Senador tira este cidadão de jangada por que se não o povo tira, o politico que coloca o nome e perde para Edinho Meira na Pesqisa e muito ruim de serviço o sr não acha, ainda e tempo de pensar.
-
CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O ELIAS SANTOS VAI LEVAR UMA SURRA DE VOTOS DO ATUAL PREFEITO DE CHAPADA GILBERTO MELO, É QUE PELO O QUE EU OUÇO EM CHAPADA, O POVO DE LA NÃO QUER CORRER O RISCO DE TER UM PREFEITO PARA-QUEDISTA, E SEM NENHUM COMPROMISSO COM O MUNICIPIO. JA EM BARÃO A COISA PODE SE COMPLICAR MAIS DO QUE JA ESTA, COM A PÉSSIMA ADIMINISTRAÇÃO DO PREFEITO IBSON P LEITE, JA PENSOU SE O MARIDO DA CHICA GANHAR EM BARÃO ?? SÓ DEUS PRA DAR JEITO, EU HEIN.!!!
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga