Últimas
Sábado, 17 de Novembro de 2007, 20h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Deucimar entrega defesa e tenta salvar mandato
Vereador é o 1º em MT a enfrentar processo de cassação por infidelidade partidária
Primeiro a ser denunciado no Tribunal Regional Eleitoral por infidelidade partidária, o vereador cuiabano Deucimar Silva apresentou sua defesa nesta sexta, quatro dias após receber a intimação. Seus advogados Mário Sá e Juarez Gomes, especialistas em direito eleitoral, apresentaram três alegações para salvar o mandato do ex-pefelista e hoje democrata: mudança de estatuto, de ideologia e perseguição política.
Deucimar será o primeiro parlamentar a enfrentar processo de cassação em Mato Grosso sob a égide da nova regra do Tribunal Superior Eleitoral, que prevê a perda do mandato de ocupantes de cargo no legislativo (vereador e deputado estadual e federal) que trocaram de partido após 27 de março deste ano. Deucimar, que ganhou cadeira de titular, deixou o DEM (ex-PFL) e foi para o PP em 1º de outubro.
O advogado do DEM é o desembargador aposentado Flávio Bertin, ex-presidente do TRE, órgão que julgará o processo contra Deucimar. Se ele for cassado, a vaga fica com Márcia Campos, irmã do senador Jaime Campos. A banca de Flávio Bertin Advogados e Associados, a serviço do DEM, prepara processo de cassação de ao menos mais 14 vereadores infiéis.
Deucimar Silva teve 2.865 votos nas eleições de 2004. Ficou na primeira suplência. Com a eleição de Guilherme Maluf para deputado estadual, ele se efetivou na vaga. Ele alega em sua defesa que saiu do PFL, primeiro porque o partido deixou de existir. Segundo, porque o DEM apresenta um novo estatuto. Terceiro, assegura que estava sofrendo perseguição política. Afirmou também que sofria pressão para se licenciar da Câmara para abrir espaço à suplência Márcia Campos.
Outros processos
Outras seis impugnações já estão sob análise do TRE. O PSB requereu a vaga do vereador Éden Capistrano, que se afastou da Câmara de Cuiabá para ficar à frente da secretaria municipal de Meio Ambiente. Para impedir que o primeiro suplente, Dilemário Alencar, que trocou o PSB pelo PTB, seja beneficiado, os socialistas se adiantaram e também reclamaram a cassação do dissidente. Se o TRE acatar os requerimentos do PSB, assume o terceiro suplente Adjane da Silva Prado.
O líder comunitário José Benevides da Costa, o Tito, está ávido por uma vaga de vereador pela Capital. Sua empolgação com a decisão do TSE é tanta que, mesmo na condição de nono suplente, protocolou pedido de perda de mandato do vereador titular Helny de Paula. O presidente da MTGás trocou o PPS pelo PR e garante que essa mudança se deu antes de março. Portanto, assegura que não figura na lista de infiéis sujeitos à cassação.
Postar um novo comentário
Comentários (12)
-
Carlos Martttin | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O HELNY DANÇOU!! POIS SUA FILIAÇÃO NO PR SE DEU EM SETEMBRO/2007. PORTANTO MUITO DEPOIS DE 27 DE MARÇO, TCHAU HELNY!!!! -
Inacio Rosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Não saio de Cuiabá e sei que as pessoas não conhecem o sr Deucimar. Ele é um homem invisível
-
Ademar Adams | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Quero ver este vereador fisiológico cassado!
Alguém já soube da algum projeto útil desse arremedo de vereador? -
Regis Rodrigues Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vereador Deucimar, você terá êxito em sua defesa, pois quem mudou foi o "Partido" e não você, assim "ele" não poderia exigir fidelidade; Sei que você é um trabalhador incansável das classes menos favorecidas da nossa Capital, bem como conheço o seu passado de mais um altogarcensse que venceu e está vencendo na vida. Ademais, seu mandato está sendo defendido por dois dos melhores advogados nesta área.
Muita fé e muita calma nesta hora, que, certamente, a justiça imperará. -
hans muller junior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
mark | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Bom Dia ! Sr. Ademar ,vc precisa fazer uma visita na camara municipal ,p/ não sair fazendo comentarios sem fundamentos. Este vereador tem projetos importantes p/cuiaba ,como outros vereadores tambem tem. Vc. deve ser taqueles que só sabem criticar .Na verdade vc. não conhece o ver, deucimar, quando vc. o conhecer irar perceber que fez um comentari sem o menor fundamento.
-
SILVIO G RODRIGUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
MINHA OPINIÃO DEMOCRATICA - POIS TENHO ESSE DIREITO, É QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA, DEVE SER CASSADO MESMO (ELE E OS DEMAIS) QUE SÃO INFIEIS.
SE TRABALHA E TEM PROJETOS?? GOSTARIA DE SABER, POIS NÃO PRECISAMOS IR A CAMARA PARA SABER, É SÓ VER A SITUAÇÃO DE NOSSA CAPITAL.
O TRIBUNAL ELEITORAL SABERÁ JULGAR ESTE FATO COM COMPETENCIA, SABEDORIA E IMPARCIALIDADE.
SE PARA ALGUNS ESTA BOM - PACIENCIA
MAS NOVS NOMES ESTARÃO EM 2008 - REFORMA PARLAMENTAR JÁ
-
Ademar Adams | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eu nem deveria resppsnder a este senhor Mark que tem medo de se identificar, masa sou de boa fé:
1 - Não preciso ir à Câmara para ver a atuação dos vereadores. Se todos os eleitores fossem à Câmara ....
2 - Certamente vou mais à Câmara do o Sr. Mark, por isso sei quais os interesses que esse vereador defende.
3- Sei que esse vereador é daqueles que não cuida nem da Casa dele. Se cuidasse, estaria ao lado doq ue lutam para que Chica Nunes tenha as contas abertas e o Lutero que assinou os cheques, também seja punido.
Em fim, vereadores como Deucimar, para mim são desnecessários, inúteis para o povo. -
cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
VER. DEUCIMAR, VC VAI SAIR DESSA ,PORQUE CUIABÀ PRECISA DE VC NA CAMARA MUNICIPAL.DOA A QUEM DOER.
-
cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
VER. DEUCIMAR, VC VAI SAIR DESSA ,PORQUE CUIABÀ PRECISA DE VC NA CAMARA MUNICIPAL.DOA A QUEM DOER.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga