Últimas

Sábado, 17 de Novembro de 2007, 20h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

EMBATE JURÍDICO

Deucimar entrega defesa e tenta salvar mandato

Deucimar Silva se vê na berlinda Vereador é o 1º em MT a enfrentar processo de cassação por infidelidade partidária 

  Primeiro a ser denunciado no Tribunal Regional Eleitoral por infidelidade partidária, o vereador cuiabano Deucimar Silva apresentou sua defesa nesta sexta, quatro dias após receber a intimação. Seus advogados Mário Sá e Juarez Gomes, especialistas em direito eleitoral, apresentaram três alegações para salvar o mandato do ex-pefelista e hoje democrata: mudança de estatuto, de ideologia e perseguição política.

   Deucimar será o primeiro parlamentar a enfrentar processo de cassação em Mato Grosso sob a égide da nova regra do Tribunal Superior Eleitoral, que prevê a perda do mandato de ocupantes de cargo no legislativo (vereador e deputado estadual e federal) que trocaram de partido após 27 de março deste ano. Deucimar, que ganhou cadeira de titular, deixou o DEM (ex-PFL) e foi para o PP em 1º de outubro.

    O advogado do DEM é o desembargador aposentado Flávio Bertin, ex-presidente do TRE, órgão que julgará o processo contra Deucimar. Se ele for cassado, a vaga fica com Márcia Campos, irmã do senador Jaime Campos. A banca de Flávio Bertin Advogados e Associados, a serviço do DEM, prepara processo de cassação de ao menos mais 14 vereadores infiéis.

    Deucimar Silva teve 2.865 votos nas eleições de 2004. Ficou na primeira suplência. Com a eleição de Guilherme Maluf para deputado estadual, ele se efetivou na vaga. Ele alega em sua defesa que saiu do PFL, primeiro porque o partido deixou de existir. Segundo, porque o DEM apresenta um novo estatuto. Terceiro, assegura que estava sofrendo perseguição política. Afirmou também que sofria pressão para se licenciar da Câmara para abrir espaço à suplência Márcia Campos. 

     Outros processos

    Outras seis impugnações já estão sob análise do TRE. O PSB requereu a vaga do vereador Éden Capistrano, que se afastou da Câmara de Cuiabá para ficar à frente da secretaria municipal de Meio Ambiente. Para impedir que o primeiro suplente, Dilemário Alencar, que trocou o PSB pelo PTB, seja beneficiado, os socialistas se adiantaram e também reclamaram a cassação do dissidente. Se o TRE acatar os requerimentos do PSB, assume o terceiro suplente Adjane da Silva Prado.

    O líder comunitário José Benevides da Costa, o Tito, está ávido por uma vaga de vereador pela Capital. Sua empolgação com a decisão do TSE é tanta que, mesmo na condição de nono suplente, protocolou pedido de perda de mandato do vereador titular Helny de Paula. O presidente da MTGás trocou o PPS pelo PR e garante que essa mudança se deu antes de março. Portanto, assegura que não figura na lista de infiéis sujeitos à cassação.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Carlos Martttin | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    O HELNY DANÇOU!! POIS SUA FILIAÇÃO NO PR SE DEU EM SETEMBRO/2007. PORTANTO MUITO DEPOIS DE 27 DE MARÇO, TCHAU HELNY!!!!

  • Inacio Rosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não saio de Cuiabá e sei que as pessoas não conhecem o sr Deucimar. Ele é um homem invisível

  • Ademar Adams | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero ver este vereador fisiológico cassado!
    Alguém já soube da algum projeto útil desse arremedo de vereador?

  • Regis Rodrigues Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Vereador Deucimar, você terá êxito em sua defesa, pois quem mudou foi o "Partido" e não você, assim "ele" não poderia exigir fidelidade; Sei que você é um trabalhador incansável das classes menos favorecidas da nossa Capital, bem como conheço o seu passado de mais um altogarcensse que venceu e está vencendo na vida. Ademais, seu mandato está sendo defendido por dois dos melhores advogados nesta área.
    Muita fé e muita calma nesta hora, que, certamente, a justiça imperará.

  • hans muller junior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • mark | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bom Dia ! Sr. Ademar ,vc precisa fazer uma visita na camara municipal ,p/ não sair fazendo comentarios sem fundamentos. Este vereador tem projetos importantes p/cuiaba ,como outros vereadores tambem tem. Vc. deve ser taqueles que só sabem criticar .Na verdade vc. não conhece o ver, deucimar, quando vc. o conhecer irar perceber que fez um comentari sem o menor fundamento.

  • SILVIO G RODRIGUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    MINHA OPINIÃO DEMOCRATICA - POIS TENHO ESSE DIREITO, É QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA, DEVE SER CASSADO MESMO (ELE E OS DEMAIS) QUE SÃO INFIEIS.

    SE TRABALHA E TEM PROJETOS?? GOSTARIA DE SABER, POIS NÃO PRECISAMOS IR A CAMARA PARA SABER, É SÓ VER A SITUAÇÃO DE NOSSA CAPITAL.

    O TRIBUNAL ELEITORAL SABERÁ JULGAR ESTE FATO COM COMPETENCIA, SABEDORIA E IMPARCIALIDADE.

    SE PARA ALGUNS ESTA BOM - PACIENCIA

    MAS NOVS NOMES ESTARÃO EM 2008 - REFORMA PARLAMENTAR JÁ




  • Ademar Adams | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu nem deveria resppsnder a este senhor Mark que tem medo de se identificar, masa sou de boa fé:

    1 - Não preciso ir à Câmara para ver a atuação dos vereadores. Se todos os eleitores fossem à Câmara ....
    2 - Certamente vou mais à Câmara do o Sr. Mark, por isso sei quais os interesses que esse vereador defende.
    3- Sei que esse vereador é daqueles que não cuida nem da Casa dele. Se cuidasse, estaria ao lado doq ue lutam para que Chica Nunes tenha as contas abertas e o Lutero que assinou os cheques, também seja punido.

    Em fim, vereadores como Deucimar, para mim são desnecessários, inúteis para o povo.

  • cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VER. DEUCIMAR, VC VAI SAIR DESSA ,PORQUE CUIABÀ PRECISA DE VC NA CAMARA MUNICIPAL.DOA A QUEM DOER.

  • cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VER. DEUCIMAR, VC VAI SAIR DESSA ,PORQUE CUIABÀ PRECISA DE VC NA CAMARA MUNICIPAL.DOA A QUEM DOER.

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

Oscarlino, Pros e "nocaute" em Gisela

oscarlino 400   Na queda-de-braço dentro do Pros por espaço político, o ex-sindicalista Oscarlino Alves (foto) nocauteou a ex-superintendente do Procon-MT, Gisela Simona. Ele foi um dos filiados que não aceitaram apoio a Abílio na disputa de segundo turno para prefeito de Cuiabá, se aliou ao projeto de...

Promotor recebe medalha do Exército

Mauro Zaque curtinha   O promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) foi condecorado com a medalha do Exército Brasileiro na manhã desta segunda (19), no dia da instituição. A solenidade é considerada a segunda maior do Exército Brasileiro, foi reservada por conta da pandemia e contou com a...

Sema reabre os parques em Cuiabá

mauren lazzaretti sema 400   Fechados desde 1º de abril, em obediência às regras de decreto municipal, que suspendiam as atividades coletivas, os parques estaduais urbanos de Cuiabá reabrem nesta segunda (19) para utilização pelo público. Será possível acessar as tradicionais trilhas...

Pilha em Jayme pra disputar o Governo

jayme campos 400   Mesmo sabendo que Jayme Campos (foto) não entra em disputa onde percebe dificuldades para vencê-la e militando no mesmo partido de Mauro Mendes, o DEM, algumas lideranças políticas têm instigado o senador a se lançar ao governo estadual. Para tentar convencer Jayme, lançam...

Scheila assume APDM e cita projetos

scheila pedroso 400   Esposa do prefeito sinopense Roberto Dorner, Scheila Pedroso (foto), primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, passa a tocar, pelos próximos dois anos, a Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de MT (APDM/MT). Ela promete juntar força com os...