Últimas

Sábado, 27 de Dezembro de 2008, 12h:49 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CÂMARA DE CUIABÁ

Deucimar fecha 11 votos; grupo deixa Cuiabá

Grupo de vereadores, acompanhado de familiares, vai para uma pousada, com direito a muito luxo, e só retorna em 1º de janeiro, para tomar posse e eleger a nova Mesa; mesmo com apoio de Bosaipo, Lueci "dança"

  O vereador Deucimar Silva (PP), com ajuda do seu padrinho político, deputado José Riva, conseguiu alcançar 11 votos (2 a mais do mínimo necessário) e deve ser o novo presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, que detém um duodécimo mensal de R$ 1,6 milhão. Ele terá o polêmico Clovis Hugueney, o Clovito (PTB), de primeiro-secretário.

  A chapa encabeçada por Lueci Ramos (PSDB) e com Chico 2000 de primeiro-secretário começa a se esfacelar. Ela bateu duro, sob intermediação do seu padrinho Humberto Bosaipo, ex-deputado e conselheiro do TCE. Até o início da semana, Lueci contabilizava 10 votos. Hoje, seu grupo se limita a 6 vereadores. 

   Enquanto isso, o grupo dos 11 se reuniu num jantar nesta sexta (26). Dessa "confraternização" participaram os deputados Riva e João Malheiros (PR), que já foi presidente da Câmara Municipal e é tio de Clovito, e também o vereador e ex-presidente do Legislativo cuiabano Luiz Marinho (DEM).

   Para evitar o que chamam de "assédio", eles decidiram que a partir deste sábado vão para uma pousada acompanhados dos familiares. Só retornam no dia 1º já para participarem da solenidade de posse e, em seguida, da eleição da Mesa Diretora. Chamam o encontro de retiro. O local, fora de Cuiabá, está sendo mantido em sigilo. O bloco ficará num espécie de confinamento, com direito a bebidas, como uísque, à beira da piscina e apartamentos confortáveis. O grupo alugou a pousada de "porteira fechada". Será montado um sistema de vigilância. Nenhum vereador poderá deixar o local isoladamente. Um estará de olho no outro para não haver risco de traição política.

  Quem é quem

  Os vereadores que compõem o grupo dos 11 são os seguintes: Deucimar, Éverton Pop e Levi de Andrade (os 3 do PP), Toninho de Souza e Adevair Cabral (ambos do PDT), Ralf Leite e Néviton Fagundes (os 2 do PRTB), Ivan Evangelista (PPS), Clovito (PTB), Domingos Sávio (PMDB) e o pastor Francisco Washington Barbosa (PRB).

  Sob orientação da Executiva do PT, o vereador reeleito Lúdio Cabral deve se abster de votar. Em princípio, o petista está disposto a votar na chapa da tucana Lueci, mas o partido entende que isso traria desgaste e, por isso, orientou o seu único representante na Câmara a ficar neutro. Edivá Alves, que "nadou e morreu na praia" com sua candidatura à presidência da Mesa, também pretende se abster. Assim, o grupo de Lueci, apoiado pelo presidente Lutero Ponce (PMDB), começou a se esfacelar. Contra Lueci pesa o carimbo da continuidade das últimas gestões, de Chica e Lutero, acusados de lesarem o erário.

(Às 18h38) - Néviton recua e Deucimar fica com 10

   Contrariando determinação da direção do PRTB, o vereador diplomado Néviton Fagundes garante que não vai apoiar o grupo de Deucimar Silva. Assegura que seu voto será à candidata Lueci Ramos. Ele corre risco de enfrentar até processo de cassação, segundo informa Samuel Lenes, que comanda o PRTB no Estado, caso descumpra a orientação do partido.

Por enquanto, a matemática pela eleição da Mesa está assim:
Bloco de Deucimar  - 10
Deucimar Silva (PP)
Éverton Pop (PP)
Levi de Andrade (PP)
Toninho de Souza (PDT)
Adevair Cabral (PDT)
Ralf Leite (PRTB)
Ivan Evangelista (PPS)
Clovito (PTB)
Domingos Sávio (PMDB)
Pastor Washington Barbosa (PRB)
Bloco de Lueci -  7
Lueci Ramos (PSDB)
Lutero Ponce (PMDB)
Antonio Fernandes (PSDB)
Paulo Borges (PSDB)
Francisco Vuolo (PR)
Chico 2000 (PR)
Néviton Fagundes (PRTB)
No muro - 2
Lúdio Cabral (PT)
Edivá Alves (PSDB)

Postar um novo comentário

Comentários (24)

  • Sonia Riveiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É imprescindível que o Ministério Público investigue a origem do dinheiro que pagará essa hospedagem.

  • pedro ananias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • edivaldo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    quem ira pagar a conta desse vereadores e familiares que estao refugiados na pouusada com direito a luxo

  • Adriano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Alguma dúvida sobre quem pagará a conta desses dias de luxúria?
    Isto é uma vergonha.
    Só no Brasil mesmo.

  • Getulio Arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Interessante, se não fosse comica, esta noticia. Vejam bem, os Vereadores Washingtom e Ralf sabem bem que seus votos dependem de ok do Prefeito Wilson Santos, então esta de que irão viajar hoje para pousada é noticia mal plantada e, quem a repassou para o RDNews não terá coragem de ir à camara de vereadores ás 14:00h de segunda, pois verá que mentiu para a imprensa e para sociedade.
    Outra informação que não batem com a repassada, o Vereador Ivan ainda não decidiu seu voto e ambém não é homem de trair o prefeito, Ivan sabe e irá cumprir o pacto de votar em um nome da base de sustentação.
    Pelo que vejo, Deucimar vai ter que levar alguns deputados para a pousada para inteirar os 11 falados votos!
    Que papelão vereadores Deucimar e Clovito que vocês estão aprontando ao usar nome de outros vereadores sem o consentimentos destes!

  • Rafael Damian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ufaaaa...

    Agora estou bem mais tranquilo, nos livramos do ilustre conselheiro e agora sim, colocamos um representante de um político sério e honesto, um guardíão da probidade que é o Riva.

    Parabéns câmara municipal de Cuiabá, cada vez mais, vem provanco o quanto é séria, competente e responsável com o dinheiro público.

    Desde a época do grande e honesto João Malheiros, passando pela mais do que honestíssima Chica Nunes e, do incorruptível Lutero Ponce, a câmara vem sendo um exemplo de boa administração!

  • ff | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    graças a deus vai acabar o reinado daquele grupo politico que só arranhou a imagem da camara.

  • Aroldo de Arruda | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E deste grupo de vereadores, muintos deles fazem parte da base do Prefeito, além do que deve estar acordado de vantagens pessoais para apoiarem o Deucimar, o que não é pouco, levarão uma gorada fatia em indicações aos chamados DAS da Prefeitura, pior são os partidos como o PDT, PPS e o PTB E quem é que pode contar com o apoio dos vereadores desse grupo para 2010...E o PSDB que elegeu a maior bancada, foi atropelado pela Dep. Chica Nunes(PSDB)que minou a candidatura do Edvá

  • PEDRO PAULO BARROS LIMA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESTA CHAPA PARA A PRESIDENCIA DA CÂMARA DOS VEREADORES AINDA NÃO É A IDEAL,POIS AINDA TEM DEDO DE GENTE DE FORA DA CÃMARA DOS VEREADORES.

    EM TODO CASO É MENOS RUIM,POIS A CHAPA LIDERADA PELA VEREADORA LUECI RAMOS,É UMA AFRONTA AO POVO CUIABANO.

    ESPERAMOS QUE O PROXIMO PRESIDENTE DA CÃMARA, DÉ ANDAMENTO NOS PROCESSOS MOVIDOS CONTRA O LUTERO E A CHICA NUNES,POIS SENÃO O POVO VAI COBRAR CARO NAS URNAS.

  • Cesar de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    OVAÇÃO

    É brincadeira esse tipo de prática. Só podia ter mesmo o Deputado Riva a frente de tamanho descalabro. E o homem quer ser Senador. Ele manda e desmanda na Assembleia e, agora vai mandar na câmara de Cuiabá, através do seu afilhado Deucimal.

    O povo deveria comparecer a Câmara no dia primeiro para ovacionar (com ovos) estes heróis, quevoltam da toca.

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

Inaugurados 67 km de asfalto da 020

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes (foto) inaugurou nesta 5ª a pavimentação de 67,5 km da MT-020, entre Paranatinga e Canarana. Essa estrada faz parte do pacote de obras que foi retomado e já concluído nesta gestão. Foram investidos R$ 45 milhões do governo estadual. O...

Saggin critica "ditadura" e apoia Raye

paulo raye 400 curtinha   O empresário e advogado Sandro Saggin, que desistiu da candidatura a prefeito de Barra do Garças e agora apoia Paulo Raye (foto), do Pros, explica que em nenhum momento os diretórios estadual e nacional do Podemos, de cujo partido é filiado, encaminharam qualquer orientação aos...

Pode abandona Raye e pune Saggin

sandro saggin curtinha 400   Sandro Saggin (foto) amargou outra derrota em Barra do Garças. Inicialmente, seria candidato a prefeito pelo Podemos. Mas resolveu, por conta própria, levar o partido para uma coligação com partidos de esquerda que lançaram o ex-prefeito Paulo Raye, apoiado pelo PC do B, PT e Pros. A...

Ex-vereador recua para apoiar primo

divino 400 barra do bugres   Ex-vereador, ex-presidente da Câmara e empresário bem sucedido, Chico Guarnieri (PTB) não será candidato a prefeito de Barra do Bugres nas eleições deste ano. Guarnieri, que disputou a prefeitura em 2016, até ensaiou, mas recuou ao ver que o primo, pedetista Doutor Divino...

3 ex-prefeitos viram cabos eleitorais

percival muniz 400 curtinha   Dois candidatos de oposição em Rondonópolis têm ex-prefeitos como principais cabos eleitorais. O empresário Luiz Fernando, o Luizão (Republicanos), conta com apoio de Adilton Sachetti, que já comandou o município e perdeu na tentativa de reeleição, e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.