Últimas

Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2009, 13h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

POLÊMICA

Deucimar perde "compostura" durante sessão

Presidente da Câmara Deucimar Silva perde as "estribeiras" Presidente da Câmara diz que Lúdio não foi homem suficiente para assinar pedido pelo afastamento de Ralf da Mesa; petista vê falhas de procedimentos 

 A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá desta terça, após o escândalo envolvendo o vereador Ralf Leite (PRTB), foi marcada por tumulto, gritaria e agressões verbais. O mais exaltado foi o presidente da Mesa, Deucimar Silva (PP). Ele ficou irritado com o pronunciamento do petista Lúdio Cabral, que afirmou categoricamente que as ações tomadas por Deucimar não seguiram os protocolos legais e, portanto, não tem validade.  "O senhor sequer encaminhou uma  representação que convoque a Comissão de Ética para analisar o caso Ralf Leite. Tudo isso não tem legalidade", alertou Lúdio, enquanto segurava nas mãos a Lei Orgânica da Câmara e o Regimento Interno.

   Lúdio ficou na bronca depois que Deucimar o acusou de não "ser homem o suficiente" para assinar a ata de reunião dos 14 vereadores que decidiram pelo pedido de renúncia de Ralf da segunda-vice-presidência da Mesa e seu afastamento por 90 dias - saiba aqui. "Foi uma  reunião informal. Não tinha obrigação de assinar, mas estão tendo sérias falhas. Não queremos voluntarialismo. As coisas têm de ser conduzidas de maneira adequada", dispara Lúdio.

Lúdio dispara farpas contra Deucimar  Após o contraponto de Lúdio, o presidente da Câmara perdeu as "estribeiras" e chegou a ser vaiado pela platéia que assistia a sessão.  Passou a gritar com Lúdio e disse que o petista não "era homem" já que não havia se empenhado no pedido de cassação de Lutero Ponce (PMDB), proposto pela sua colega de partido, a ex-vereadora Enelinda Scala. Em seu "desabafo", Deucimar Silva disse que está fazendo tudo de maneira transparente e que não "passará  a mão" na cabeça  de ninguém. "Antes as coisas eram diferentes. Não temos medo. Se ele for culpado, será punido".

   Questionado sobre a legalidade das investigações da Comissão de Ética, Deucimar desconversa e diz que Lúdio pode entrar com o pedido de representação e  validar o processo. "Quero dar esta honra para ele(Lúdio) pôr em prática a ética que tem. Só sei que ninguém é santinho", dispara.

   O vereador Ralf Leite renunciou nesta segunda (9) ao cargo de segundo-vice-presidente e apresentou um pedido de afastamento por 90 dias, sob alegação de que está com problemas de saúde. O anúncio foi feito três dias após ele ser detido em flagrante em atos libidinosos com um travesti menor de 17 anos. "Eu li o documento encaminhado pelo Ralf. Ele possui muitas falhas", assegura Lúdio.

   Na sessão desta terça foi aprovado o pedido do vereador Toninho de Souza para que seja criada uma comissão médica com vistas a avaliar o quadro de saúde de Ralf. Além disso, ficou definido que o parlamentar não receberá a verba indenizatória de R$ 9 mil e vai se submeter a uma avaliação médica no INSS para que receba da Previdência o salário enquanto estiver licenciado da Câmara. (Patrícia Sanches e Lisânia Ghisi)

---------------------------------------

Clique no play e veja a briga entre Deucimar e Lúdio, dentro e fora da sessão da Câmara nesta terça

Postar um novo comentário

Comentários (38)

  • Euclides | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns vereador Lúdio,

    Esperamos que continue com esse disposição e força nunca se calando diante de tanta incoerência e sujeira.

    Talvez seus pares possam aprender um pouco com sua postura.

  • paulão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    AO VER O COMPORTAMENTO DO ENTÃO PRESIDENTE DA CAMARA DE VEREADORES DE CUIABA DIANTE DO QUESTIONAMENTO DO VEREADOR LUDIO CABRAL FICOU EVIDENTE A PREOCUPAÇÃO DO POUCO DURADOURO PRESIDENTE EM PROTEGER SEU NOBRE PAR RALF LEITE
    pergunta:
    SERÁ MEDO DO PRÓPRIO RALF OU DO PAI O CORONEL?
    OU SERÁ CORPORATIVISMO?

    DEUCIMAR JÁ ESTA MUITO NA CARA!!! MAS TEMOS CERTEZA QUE OS VEREADORES SÉRIOS E COMPETENTES DAQUELA CASA DE LEIS JAMAIS DEIXARÃO QUE ESTE EPSÓDIO SEJA ESQUECIDO COMO É O QUE SR. PRETENDE JUNTAMENTE COM O VERGONHOSO VEREADOR RALF LEITE E SEU PAI, POIS CONCEDENDO BENEFICIO DA LICENÇA POR 03 MESES A ESTE CRIMINOSO (QUE AINDA RECEBERA POR SUAS FÉRIAS), ESPERANDO ASSIM QUE O ASSUNTO CAI NO ESQUECIMENTO E O MESMO POSSA VOLTAR ÀS SUAS ATIVIDADES COMO VEREADOR
    DESTA CAPITAL.

    AOS VEREDORES LUDIO CABRAL E TONINHO DE SOUZA VAI AQUI OS MEUS PARABENS O POVO DE CUIABA LEMBRARA SEMPRE DE VOCES.

    AOS VEREADORES CLOVITO, DEUCIMAR, POP, E OUTROS TENHAM A CERTEZA QUE TAMBÉM SERÃO LEMBRADOS , MAS DE OUTRA FORMA OU SEJA COM REPUDIO.

  • Berinho Donato | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tudo isso é jogo de cena, teatrinho.
    Dá-se a impressão que tem vereador querendo algo mais. Não é necessário bate-boca.
    Há caminhos legalmente predefinidos. É só seguir o canal e procedimento legais, decidir cassar o indivíduo rebelde, e ponto.
    NB.: esse tumulto é próprio de quem tá com as mãos coçando.

  • Johny Alves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Deucimar a cada dia vem mostrando que,diferentemente do que muitos pensavam apos a sua posse de presidente da Camara,a suas atitudes enquanto presidente desta casa,não se difencia de outros ex-presidentes:conpactua e atua pelo cooporativismo com atos delinquentes de colegas parlamentares,mostra-se despreparado na condução dos trabalhos legislativos e ainda,incompetente ao lidar com oposição de outros companheiros vereadores.Tomara que não venhamos a assistir o filme CHICA NUNES E SUA TRUPE novamente.

  • José Vieira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É vergonhoso a postura do presidente da legislativo municipal.
    Desproporcional a reação, referente ao pedido do vereador Lúdio de respeito aos procedimentos, e acesso ao laudo médio que o Ralf Leite apresentou para licença, quem no Brasil tem maior autoridade para requerer esse laudo, pois além de vereador por Cuiabá, é médico?
    Deucimar acha que em nome do seu discurso de moralização, que até agora nao passou de discurso, por que por meio desses atos só facilita as manobras que Ralf tenta, pode ser deserpeitos, agressivo, é uma vergonha a ignorância desse homem.
    Parabéns Lúdio pela postura.
    Mais uma vez lamento a postura do Deucimar.

  • Fernando Poção | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VEREADOR LUDIO,QUESTÃO DE ORDEM É O SENHOR APOIAR UMA
    SAFADEZA DESSA DO VER.RALF LEITE? É PQ DE PESSOAS IGUAIS AO SENHOR QUE NOSSO PAÍS TEM BUROCRACIA PRA COISAS SIMPLES DE SE RESOLVER, QUESTÃO DE ORDEM É O SR. REPRESENTAR OS INTERESSES DE QUEM O ELEGEU.

  • Rafoo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo com o Vereador Lúdio.

    A reunião acontecida não foi para pleitear a cassação do mandato do senhor Ralf, mas para lhe aplicar uma punição: sair do cargo de 2º vice-presidente, a mesa da Câmara já aceitou o pedido de afastamento médico, que por sinal deve ser falso, já que o senhor Ralf não deve apresentar nenhum problema. Agindo dessa forma, as escondidas, os vereadores, aplicam uma punição exemplar ao nobre vereador e, a pueira abaixa, daqui a 90 dias, Ralf retorna e tudo segue como dantes.

    O correto era fazer uma devida avaliação do Laudo, como fez o vereador Lúdio, em discurso no plenário e, NÃO aceitar o afastamento pleiteado pelo nobre vereador e processá-lo perante o conselho de ética.

    Acredito, não tenho certeza, que enquanto o vereador ficar afastado, ele não poderá ser processado no conselho de ética, ou se processado, ele não poderá perder o mandato.

    Neste caso, daqui há 90 dias, quando a pueira se assentar e a sociedade esquecer, é bem mais fácil o Conselho de Ética absolver ou aplicar um pena irrisória contra o nobre vereador.

    Agiu certo e coeso, na minha opinião, o vereador Ludio.

  • Marias das Graças | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como toda mulherada de Cuiabá sabe, o Ralf deucimar...
    Deviam rever essa licença. Problemas de saúde?????? Só se levou algumas mordidas.
    Que vergonha..... além de tudo recebe salário.

  • Plínio Marques | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sejamos justos se os senhores vereadores tiverem que punir o Ralf com perda de mandato que punam todos, a lista é grande, teve vereadores que cometeram coisas bem piores que o Ralf e estão usufríndos dos privilégios do pode tem alguns que como forma de recompensa estão hoje na casa de leis Assembleia Legislativa, o Sr. Ralf Leite errou, é claro. Onde errou? poderia o mesmo já que é uma opçâo sexual do mesmo ter gosto por pessoas do mesmo sexo que pelo menos levasse esse rapaz alegre para um motel, na rua nâo dá Sr. Ralf, a opção sexual é dele e quando votamos em um parlamentar estamos mais interessados na copetência dos mesmo do que se os mesmos sâo hetero, homo ou bi sexual. Errou sim e errou feio Ralf, mas não merece ser punido com perda de mandato e os vereadore que cometeram improbidade administrativa e os ditos crime do colarinho branco não sâo punidos porque? sejamos justos senhores vereadores se punir um com perdas de mandato que punam todo, sem esquecer da Chica e do Sr. Lutero que cometeram erros muito piores que o Ralf e saciedade já os esqueceu.

  • ana cecilia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    DEixa de ser demagogo Deucimar quando se refere à Lutero Ponce vc era vereador e ficoua favor dele na época agora quer atirar pedra, vc nao tem competencia nem perfil para ser presidenbte da camara , so está nesse cargo por conta de acerto$$$$$$$$$$$$$$$$$$, seu passado te condena conheço vc de tempos atrás.Cuida melhor da LUPA

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.