Últimas

Terça-Feira, 24 de Fevereiro de 2009, 08h:47 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CÂMARA DE CUIABÁ

Deucimar pode se transformar em novo Severino

Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
Presidente da Câmara, Deucimar tem arrumado confusão com servidores e vereadores e faz "corpo mole" sobre o caso Ralf

  Deucimar Silva, que saiu do anonimato para a projeção política como presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, luta agora para não se transformar num Severino Cavalcanti (PP-PE), último "azarão" tratado com desdém em Brasília, que virou zebra, ganhou a presidência da Câmara Federal em 2005 mas, meses depois, sob denúncias, desgaste e sem impor regras, renunciou ao comando da Mesa Diretora. Deucimar sinaliza para o mesmo caminho.

  Ele foi o último a entrar na disputa pela presidência.  Poucos acreditavam que o ex-democrata que teve o mandato cassado por infidelidade partidária (trocou o DEM pelo PP) e reconquistou a cadeira por causa da idade (obteve 3.524 votos, mesma votação do hoje suplente Marcus Fabrício) pudesse garantir o comando da Mesa. Graças ao poder de articulação do seu novo padrinho político, o presidente da Assembléia José Riva, Deucimar derrotou Lueci Ramos (PSDB).

   O vereador do PP prometeu agir com transparência e abrir a caixa-preta a que se transformou a Câmara de Cuiabá, que recebe mensalmente R$ 1,6 milhão de duodécimo. Passados dois meses de gestão, Deucimar se mostra confuso e contraditório. Já perdeu o controle numa discussão com o petista Lúdio Cabral, mantém na promessa o discurso de que divulgará as supostas irregularidades das gestões Chica Nunes e Lutero Ponce, não quitou a folha dos servidores de dezembro de 2008, comprou briga com a categoria ao bloquear o Plano de Cargos, Carreiras e Salário (PCCS) e começa a fazer corpo mole diante do escândalo envolvendo o colega vereador Ralf Leite (PRTB), que o apoiou na eleição da Mesa.

    Deucimar Silva tem uma chance ímpar de, à frente de um posto que rende visibilidade eleitoral, se consolidar como grande líder político da Baixada Cuiabana. Mas, seus passos até agora têm deixado rastos e, como é muito afoito, tende a ser atropelado antes de completar um ano de gestão.

(10h) - Presidente reage e diz agir com transparência

   Deucimar Silva ficou na bronca com a matéria acima. Ele afirma, por meio de assessoria, que se considera um presidente que não é subserviente ao prefeito, que conduz a Câmara com transparência, tanto que determinou que todas as despesas com verbas de gabinete dos vereadores sejam divulgadas publicamente e que vai revelar todo conteúdo de uma auditoria a ser feita sobre as gestões dos antecessores Lutero e Chica.

  Sobre o caso Ralf Leite, Deucimar assegura que acionou a Comissão de Ética para investigá-lo. O presidente da Câmara explica também que trombou contra Lúdio Cabral porque este participou de uma reunião com 14 colegas parlamentares, quando foi decidido pela orientação a Ralf para este vir a renunciar ao cargo da Mesa Diretora e sair de licença e que, ao final, o petista se recusou a assinar a ata. Argumenta que não pagou a folha de dezembro, da gestão Lutero, para não contrariar a lei fiscal, segundo orientação do próprio TCE, mas que o vencimento será quitado em parcelas.

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • Muvuca | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilson, vou te processar! Estou ficando com LER de tanto subir e descer este site com a rodinha do mouse :)

    Vcs não param nem no carnaval, rapaiz!

    parabéns.

    A propósito, fiz um post em meu blog de como o RD News noticiaria o caso da Chapeuzinho Vermelho. Confere lá, e não fica zangado, viu!

  • molinavascao@hotmail.com | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro Romilson,depois de muito tempo,um mesmo grupo não consegue fazer o sucessor na presidência da Câmara Municipal de Cuiabá.Esse fato até então improvável,deixou e está deixando muita gente sem dormir.As atitudes tomadas pelo atual presidenre,são atitudes corajosas e devem receber o apoio de todos aqueles que desejam um legislativo transparente e ético.

  • Marcia Teresa Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Deucimar precisa se manter firme no propósito de moralizar a Câmara, consciente de que a pressão virá de todo lado. Nesse sentido, até mesmo as cobranças da imprensa são importantes para manter a linha de atuação.
    - Há muito interesse em manter tudo como está, esse PCCS é mais um abacaxi a ser descascado. Força!

  • jucelino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ele como polìtico experiente que conviveu com os caciques Júlio e Jayme não teve jogo de cintura e foi com muita sede ao pote.

  • Robson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    AQUELA EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇO DE LIMPEZA NO PRONTO SOCORRO DE CUIABÁ E.......................... O DONO É O VERADOR DEUCIMAR.... SEM SE FALAR.................. .DE UMA OLHADA COMO A MUITO TEMPO VEM FUNCIONANDO O PROCESSO DE LICITAÇÃO. SE ELE NÃO ABRIR O JOGO...... O RABO TÁ PRESO ATÉ O SAPATO

  • oreste | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O presidente do tce aconselhou ao vereador aparecido,que pagasse a folha de dezembro,pois salário e sagrado.ele deixou de pagar quem trabalhou de fato,para pagar antecipado os salários dos novos vereadores,isto e um absurdo,este ver.aparecido e um mentiroso e quer dar calote nos servidores.a sua sec.de finanças e a mesma da época do dentinho,que sumiu com 5.000.000,00 do cofre da Camara.e aiiiiiiii.........

  • maria- cpa 3 | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse DEUCIMAR= DEU SE MAL, PRESIDENTENTIZINHO PORCARIA ESTÁ FAZENDO DE CORPO MOLE COM O CASO RALF, POR QUE TEM O RABO PRESO.FICA FAZERNDO ESCANDALO, PARA CHAMAR ATENÇÃO, BARRAQUEIRO SEM COMPETENCIA. PEDE PARA SAIR CRIATURA E PAGA O SALÁRIO DOS FUNCIONÁRIOS. O QUE FOI FEITO COM O DINHEIRO? POR QUE NÃO ESTÃO COBRANDO DO LALAU DO LUTERO O DINHEIRO? COMO PODE CHAMAR DE TREANSPARENTE ESSA ADMINISTRAÇÃO? OU ESTA PARECENDO A ROUPA DO REI? ONDE NINGUEM CONSEGUE VER ,SOMENTE OS LADRÕES.

  • Dicão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Deucimar certamente você vai se sentir sozinho na Câmara Municipal, vai se sentir ameaçado, porém o POVO está contigo.

    Lamentavelmente, os poderes estão contaminados pela ganância financeira, pela corrupção sistêmica e desenfreada.

    Se fizessem uma pesquisa com a sociedade mais esclarecida, não seria nenhuma surpresa se os percentuais de REPROVAÇÃO fossem inferiores a DEZ PORCENTO nos quesitos: CREDIBILIDADE, RESPONSABILIDADE, TRANSPARÊNCIA, ÉTICA, nos órgãos como Câmara Municipal de Cuiabá, Prefeito Municipal de Cuiabá, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público.

    É muito vergonhoso sabermos que na casa que representa o povo, temos pessoas que não tem receio de envergonhar a própria família. Que condição moral, ética, terá o filho de uma Vereadora que desviou SETE MILHÕES DE REAIS e assim contribuiu para a desgraça de milhares de vidas? Que filho terá coragem de defender um pai que como representante do povo desviou MILHÕES DE REAIS declarando que as empresas que receberam tem sede em velhos casarões no centro de Cuiabá? Qual pai em sã consciência defenderia um filho que rasgou os ensinamentos básicos que uma família poderia ter lhe dado ao praticar sexo com menores em plena praça pública?

    Sua missão Deucimar é espinhosa, mas é necessária. O povo de Cuiabá está cansado de ser enganado, pelos Vereadores, pelo Prefeito Wilson Santos e Secretários. Já passou da hora da Câmara Municipal de Cuiabá cumprir o seu dever enquanto órgão fiscalizador. Se for para continuar na mesmice: um escândalo abafando outro e com os vereadores fazendo de conta que estão trabalhando, opino pelo fechamento da Câmara, realização de novas eleições, pois precisamos de gente de fato HONESTA para nos representar.

  • GUILHERME FILHO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SER ATRAPALHADO E AGIR COM TRANSPARENCIA SÃO DUAS COISAS DIFERENTEs. O PRESIDENTE DEUCIMAR AO QUE ME PARECE, TEM AGIDO CORRETAMENTE, PELO MENOS ATÉ ESTE MOMENTO.
    EM RELAÇÃO AO CASO RALF LEITE, O QUE ESTA MATÉRIA CHAMA DE CORPO MOLE, PRA MIM SIGNIFICA NÃO QUERER ENVOLVER O LEGISLATIVO EM CAVALO DE BATALHA COM OUTROS INTUITOS, ( SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER).
    SE DEUCIMAR ESTÁ FAZENDO CENA PARA A IMPRENSA, ISSO O TEMPO VAI DIZER. MAS SEU DISCURSO DE TRANSPARÊNCIA, SEJA POR RIVALIDADE POLÍTICA COM OS QUE LHE ANTECEDERAM OU NÃO, É UMA ATITUDE MERECEDORA DO NOSSO APLAUSO. MELHOR QUE ISSO É FAZER ACONTECER DE FATO. TRAZER A PÚBLICO AS VÍCERAS PODRES DESTE PODER, CORPORATIVO E CORRUPTO. UMA IGREJINHA QUE QUER SE APROVEITAR DE UM ESCANDALÓIDE DE MÁ CONDUTA PESSOAL DE UM TROMBADINHA, PARA ACOBERTAR MANOBRAS E SUJEIRAS QUE RESISTEM HÁ DÉCADAS. VAI FUNDO MEU CARO PRESIDENTE. SEM FALÁCIA E AÇÕES RÁPIDAS. ESSA CÂMARA MUNICIPAL PRECISA DAR UMA RESPOSTA PARA A SOCIEDADE. OU O NOBRE VEREADOR VAI VIRAR MESMO, O SEVERINO CUIABANO. E OLHA QUE TORCIDA E APOIO (IN) MORAL PARA ISSO VOCÊ TEM DE SOBRA.

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A mais pura verdade é que o senhor Deucimar não se preparou para o cargo que ocupa,basta ver as desastradas ações no caso Ralf leite,o destempero com o vereador Ludio;a total falta de respeito com os funcionarios da casa ao cortar o pccs,todo o representante de um poder têm que está a altura dos desafios do cargo sob pena de cada vez mais atrofiar esse poder causando até a sua ruptura,o nobre edil ainda tem tempo de recompor as fissuras da casa com mais ações políticas e menos retórica que diga de passagem não é o seu forte.

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...

Beto vê aliado como mais preparado

wellington marcos 400   O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (MDB), tem sido um cabo eleitoral fundamental para o candidato à sucessão municipal, advogado e atual vice-prefeito Wellington Marcos (foto), do DEM. Beto, que está concluindo o segundo mandato consecutivo com 80% de aprovação popular,...

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...