Últimas

Quinta-Feira, 30 de Abril de 2009, 20h:03 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

CONFUSÃO

Diretor da Empaer é exonerado e critica Leôncio e Neldo

  O engenheiro agrônomo Antonimar Marinho dos Santos foi exonerado nesta quinta (30) do cargo de diretor de Pesquisas da Empaer, após uma briga com assessores do presidente Leôncio Pinheiro, principalmente com o chefe de gabinete Gabriel Miranda dos Santos. Antonimar ocupava o posto desde janeiro de 2003, inclusive com respaldo do governador Blairo Maggi, que tomou posse naquela época. A saída do técnico da diretoria gerou revolta entre os servidores, que consideram Antonimar um profissional competente e que se preocupa em recuperar a estrutura e o prestígio da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa e Extensão Rural e, com isso, acabou "trombando" contra alguns da velha safra do quadro e que demonstram, na prática, comodismo.

  No lugar de Antonimar, assume o servidor de carreira Norival Tiago, irmão do radialista e apresentador de TV Osmair Tiago. A confusão se formou porque o grupo do presidente Leôncio Pinheiro cobrou substituição de Antonimar, considerando que, conforme estabelece o Conselho de Administração, deve haver eleição para diretoria a cada três anos, com direito à reeleição. No caso de Antonimar, este já havia superado os seis anos no cargo de diretor. Apesar disso, existe o componente político. Acontece que o governador é o acionista majoritário no Conselho da Empaer e, como tal, tem autonomia para tomar decisão unilateral. Antonimar esperava respaldo do Palácio Paiaguás para continuar na diretoria. Ele é ligado ao secretário extraordinário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, o Cidinho, que entrou na articulação para mantê-lo no cargo. Por enquanto, não conseguiu.

   Perguntado pelo RDNews sobre a queda-de-braço que resultou na sua exoneração, Antonimar se mostrou descontente com as conspirações e disparou críticas. "Existem uns senhores na Empaer que não querem avanço da empresa. São aposentados que não fazem nada", disse o ex-diretor, numa referência ao chefe de gabinete do presidente Leôncio, Gabriel Miranda dos Reis, a Osvaldo Ferreira e a Antonio Jesuíno de Oliveira, que está com 37 anos na Empaer e prestes a se aposentar. "Tratam-se de pessoas da época da pedra lascada que são assessores do presidente e dificultam tudo".

    Para Antonimar, Leôncio não tem autonomia, ou seja, é controlado pelos assessores. Disparou também críticas ao secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, que preside o Conselho e se mostra omisso ao desmonte da Empaer, que "foi despejada" do prédio do complexo do CPA e está com a estrutura dividida entre o espaço de um laboratório em Várzea Grande e uma casa no Boa Esperança. "Eu falo a verdade porque não sou de mandar recado. Eles trancam as coisas para não deixar a Empaer andar e evoluir e aí eu os denunciei. Aí reuniram o Conselho é me tiraram", reclama o ex-diretor de Pesquisa.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • José Alcantara Filgueira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O conselho agiu certo em fazer a substitição do Antonimar porque é estatutário caso contrário estaria rasgndo o estatuto da EMPAER que é nosso regimmento. Também nomeou certo o PESQUISADOR NORIVAL TIAGO CABRAL um dos mais competentes da área de soja e o mais importante ETICO e amigo dos colegas da EMPAER coisa dificil quando se tem o poder . NÃO´É ANTONIMAR ? QUERO INFORMAR A QUEM FEZ O COMENTARIO DE QUE OFUNCIONARIOS DA EMPAER ESTAVAM REVOLTADOS CO ASAIDA DO DIRETOR QUE PELO CONTRARIO AGORA OS LABORATORIOS VAO SEREM EQUIPADOS E OS TECNICOS VALORIZADOS E NAO PERSEGUIDOS COMO ESTÃO SENDO.

  • Mário Estevão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    À quem interessa o desmonte da EMPAER? Uma empresa de relevantes serviços prestados a MT. Quem dará assistência aos pequenos produtores rurais? Não acredito que tamanha burrice tenha sido arquitetada por tantos poderosos. Será que nunca ouviram sobre o exôdo rural? Por que não tentam desmontar o Tribunal de Contas? E o medo né!!

  • Edgilson Ronni | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Senhores Leitores,

    Neste momento como gostaria de uma entidade de representalidade que me desse toda SEGURANÇA, para expressar bem a vontade sobre esse assunto, + a vida e assim....

  • José Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo plenamente com o Antonimar o atual presidente é o resposável pela extinsão da Empa e esta afundando a Empaer o Presidente esta sem credidibilidade e os servidores desconfiam que ele enguliu um pen drive só fala em milhões e nos escritóriios não tem dinheiro nem para concertar pneu, seus assessores são ultrapasados e arcaicos,o sensor do desconfiômetro do Leôncio esta queimado e esta usando a Empresa para tranpulim politico e se depender dos funcionários ele vai voltar a dar aula só tem os votos dos arcaicos.

  • ADOLFO LUPERCIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Sr Leôncio não é diferente da Sra. Celcita Pinheiro que é manipulada por alguns Diretores, ou mesmo uma Diretora, não tem conhecimento técnico e nem político, idem Leôncio Pinheiro. É mais um capitulo da ingerencia, incompetência, prostado no conservadorismo e politicagem.

  • José Eduardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Leoncio é o exemplo clássico do atraso. Ambicioso, politicamente frustrado pela derrota quando candidato, por Jonas dar apoio á Celcita e não á ele, se julga substituto do senador. Quer mandar. Ultrapassado, voce tem mais que colocar pijama e ir pescar na chácara em Leverger, deixando os outros trabalharem. êta povinho!!!!!!

  • Carian Cabral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A EMPAER acerta mais uma vez em nomear um funcionário de carreira que dedica há anos ao setor de pesquisa da empresa; mesmo porque o Antonimar já deu a sua contribuição, abrindo espaço para outros como o Norival, contribuírem para o fortalecimento da instituição. Aproveito para informar que Osmair Tiago é formado em Jornalismo e não em Radialismo, como foi publicado.

  • sei | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • aurelio tiago | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    é uma tremenda falta de respeito que uma pessoa que entrou na emater por indicaçao politica fale mal de pessoas que representam toda a historia da agricultura de mato grosso. quem é antonimar, nao é ninguem.

Luizão e 10 promessas em cartório

luizao 400   O empresário Luizão (foto), candidato a prefeito de Rondonópolis pelo Republicanos, registrou em cartório 10 comprimissos de gestão, garantindo, em caso de eleito, executá-los logo no primeiro mês de mandato. O primeiro deles é de zerar a fila de consultas, exames e cirurgias. E...

Ex-secretários de França sem mácula

roberto franca 400 curtinha   A assessoria jurídica da coligação de Roberto França (foto), que concorre à Prefeitura de Cuiabá pelo Patriota, classifica de mentirosa e irresponsável a notícia de que ex-secretários de França, da época em que comandou a Capital, de 1997 a...

Líderes de Lucas e apoios ao Senado

otaviano pivetta curtinha 400   As principais lideranças políticas da "República" de Lucas do Rio Verde estão divididas nos apoios sobre candidaturas ao Senado. O vice-governador Otaviano Pivetta (foto), recém-desfiliado do PDT, faz campanha pela coronel Rúbia Fernanda (Patriota), propagada como a candidata...

Reeleição difícil em Barra do Bugres

raimundo nonato 400   Aos 81 anos, o piauiense de Campo Maior, Raimundo Nonato (foto), busca renovar o mandato de prefeito de Barra do Bugres pelo DEM. Embora considerado carismático e populista, pioneiro no município e ajudado pela força da máquina pública, Nonato, que já foi prefeito nos anos 82 e 90,...

4 com as maiores chances ao Senado

carlos favaro 400 curtinha   Todos os principais candidatos ao Senado, na suplementar de 15 de novembro, para eleger quem ocupará a cadeira da cassada Selma Arruda, estão trabalhando com tracking eleitoral, metodologia que consiste, basicamente, em realizar pesquisas de intenção de voto por telefone de forma...

Polarização entre Gustavo e os Maia

gustavo mello 400 curtinha   Em Alto Araguaia, três disputam a prefeitura, mas a briga eleitoral está mesmo polarizada entre o prefeito Gustavo Melo (foto), do PSB, e Martha Maia (PP), irmã do ex-prefeito por quatro vezes Maia Neto. Júnior da Farmácia (PSL) corre por fora, mas sem chance de êxito nas urnas....