Últimas

Terça-Feira, 20 de Janeiro de 2009, 12h:20 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CEFET-MT

Diretor-geral é nomeado reitor e causa polêmica

Henrique do Carmo, que já concluiu mandato de diretor-geral do Cefet  Alenir Ferreira Silva, presidente do sindicato do Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado, o IFET, questiona a nomeação do diretor-geral recém-eleito do Cefet, José Bispo Barbosa, para o cargo de reitor do Instituto. Segundo ela, o Decreto 37 do presidente Lula determina que todos os diretores gerais dos Cefets devem ser nomeados reitores, mas observa que, no caso de Bispo, este nem tinha tomado posse como diretor-geral, portanto, por lei, não poderia assumir a Reitoria. "Ele (Bispo) acabou sendo premiado pelo Ministério da Educação. Esperamos que faça o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), constitua o Estatuto e convoque novas eleições. Vamos pressionar para que isso aconteça nos próximos 120 dias", avisa a sindicalista Alenir.

   No último dia 8 o MEC publicou no Diário Oficial da União a portaria que designou o diretor-geral eleito do Cefet José Bispo para o cargo de reitor do IFET "pro tempore". A lei que instituiu os institutos federais foi sancionada pelo presidente Lula em 30 de dezembro. A posse dos novos reitores acontece em 29 de janeiro, em solenidade no Palácio do Planalto. Lula deve nomear os reitores de todo o país. Até lá, o IFET de Cuiabá fica sem reitor ou diretor. Ocorre que o mandato de Henrique do Carmo já terminou e o de Bosco na pratica ainda não começou.

   "Estamos acéfalos. Não temos nenhum diretor. O Bosco não foi nomeado. Nada anda. Nada funciona. Estamos irregulares e não podemos fazer nada", alerta a presidente do sindicato. Alenir afirma que não há comunicação com o novo reitor. Segundo a sindicalista, Bosco não repassa as informações referentes à instituição. "Tudo o que sabemos é através do próprio MEC porque vamos atrás. Ele (Bosco) não nos passa nada. Sei que já trabalha, mas não sei o que faz", dispara.

  A partir da criação do IFMT, todas as instituições de ensino da Rede Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso passam a ser campus do IFMT. Serão campus a partir de agora a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, os Cefets Cuiabá e Mato Grosso, as Unidades de Ensino Descentralizada do Bela Vista, Campo Novo do Parecis, Pontes e Lacerda e as que estão sendo implantadas em Juína, Confresa, Rondonópolis e Barra do Garças.

   Apenas o Cefet de Cuiabá e de São Vicente poderão eleger um novo reitor para o Instituto, segundo conta Alenir. A posse oficial de Bispo em Cuiabá acontece em 3 de fevereiro no anfiteatro da instituição.

   O novo reitor foi procurado pelo RDNews. Mandou dizer, por meio de assessoria, que se encontrava em reunião e não poderia atender a reportagem. José Bispo se comprometeu a conceder entrevista no período vespertino. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • marcinha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vocês deveriam pelo menos conferir a foto, pôr uma do diretor eleito Bispo. Quem aparece na foto da matéria é o ex-diretor, Henrique do Carmo Barros. Choradeira de sindicato é natural, mas não muda nada. Alenir deveria aproveitar o tempo que lhe sobra para fazer umas caminhadas, pedalar numa academia..... Tá feia a coisa.

  • Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caso o candidato da presidente do sindicato ganhasse as eleições,ela não estaria dando essa entrevista dessa forma e sim dizendo que o diretor eleito teria que ser reitor.Entre no Cefet e veja com os próprios olhos a moral que Alenir tem lá.Funcionários novos nem se filiam ao Sindicato pela incopetência dessaa presidente.
    Tem que saber perder Alenir.

  • Pedro Vargas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    José Bispo Barbosa responde processo administrativo no Banco Central por gestão temerária e gestão fraudulenta quando era Presidente da Cecremate - Centrald e Cooperativas de Crédito. Pode ser Reitor assim mesmo?

  • Alexandre | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Contra aos fatos não existem argumentos.
    Acontece que devemos deixar o oportunismo de lado e pensar no que realmente é legal e moral.

    Eu tenho certeza que se o candidato da professora Alenir tivesse sido eleito, a postura dela bem como do SINASEFE seria diferente, uma vez que o sindicato tomou partido de um candidato no pleito, deixando o antigo CEFET sem saber qual era a postura do Sindicato: de defesa dos sindicalizados ou de barganhas pessoais de Alenir e companhia.

  • Vitor | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    TODO MUNDO SABE QUE O PROF. BISPO E UM HOMEN COMPETENTE , E TEM PREPARO PARA ADMINISTRAR O IFET MT , TODA ESSA POLEMICA É POR CAUSA QUE ATÉ AGORA NAO ACEITARAM A DERROTA EM UM PROCESSO
    JUSTO NO QUAL O PROF. BISPO SAIU VITORIO .

    PROF. BISPO MERECE

    HOMEN JUSTO , E ASSIMA DE TUDO UM EXLENTE ADMINISTRADOR

  • Ali Junior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bispo ta certo em nem dá entrevista pra responder bocagem de sindicato!

    É REITOR DO IFET PARA TRISTEZA DE VOCÊS, PRÓXIMA VEZ PEDE VOTO DIREITO!!!!

    E como diria o velho Zagallo:

    VCS VÃO TER QUE ENGOLIR!!!!

  • EverTOM | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pensei que já tinhamos vencido essa etapa em que a oposição construtiva tentava através de meios espúrios e até vergonhoso manobrar alguma situação em favor deles...
    Acordaaaaaaa Sinasefe!!! o mandato vence esse ano e depois da vergonhosa gestão, não serão agraciados com um novo mandato!!!

    E o outro lado é desesperooooooooooooo

  • Claudio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    bipo mereçe

  • Gilberto Augusto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Curioso, nao sabia que o Bispo respondia a processos no Banco Central.

    Acho que o ministério publico tem que saber disso.

    Alem disso, pelo que sei, tem que ser DOUTOR (daqueles que tem DOUTORADO) para ser Reitor de alguma coisa.

    Se alguem puder me responder qual o Doutorado que o Bispo fez, fico agradecido.

  • Ali Junior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vieram com esse mesmo papo na eleição e tomaram pau, caro Gilberto você tem doutorado para exigir dos outros??? Você sabe das história de vida de cada um para chegar onde chegou??? Se mede competência através de título??E se esse título for em computação gráfica, melhora em que na GESTÃO ADMINISTRATIVA da instituição???
    O Magnifico Reitor José Bispo Barbosa tem doutorado sim, Doutorado em vencer eleição aprenda com ele e solte a inveja e lembre, caso seja funcionário do CEFET (agora IFET) ele é seu patrão! :)

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...

Euclides, ideia do "calote" e frustração

euclides ribeiro 400 curtinha   O advogado Euclides Ribeiro (foto), que enriqueceu atuando na área de recuperação judicial e hoje detém um patrimônio declarado de R$ 23 milhões, não "decolou" com a candidatura ao Senado. Acreditava-se que sua principal proposta, aquela de recuperar o nome e o...

Empresários revoltados com candidato

vinicius nazario 400 curtinha   Os candidatos a prefeito de Alta Floresta, cidade pólo do Nortão, participaram de uma live nesta terça, organizada pela Universidade do Estado (Unemat). E chamou atenção, vindo a repercutir de forma negativa e provocar certa revolta no comércio local, o comentário do...

Olhar Dados mantém EP na liderança

emanuel pinheiro 400 curtinha   A sexta pesquisa do Olhar Dados sobre intenções de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada nesta terça pelo site Olhar Direto, traz o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) estável, em primeiro, com 31,2%. Em segundo, com 7 pontos atrás, figura Abílio Júnior, com...

Meraldo disputa e contra próprio irmão

meraldo sa 400 curtinha   Meraldo Figueiredo Sá (foto), ex-prefeito de Acorizal por dois mandatos, está rindo à toa. Mesmo com parecer contrário do Ministério Público Eleitoral, por considerá-lo ficha-suja, Meraldo conseguiu deferimento do registro de sua candidatura. E entra no embate eleitoral com...

Gamba e efeito-vice em Alta Floresta

chico gamba 400 curtinha   O agricultor Chico Gamba (foto), que concorre a prefeito de Alta Floresta pelo PSDB, estaria disposto a substituir a vice da chapa, a empresária Roseli Gomes, a Rose da Tradição (PSC), por esta enfrentar forte desgaste político, rejeição popular e até denúncia. Mas,...