Últimas

Segunda-Feira, 12 de Novembro de 2007, 13h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

EDUCAÇÃO

Diretores do Liceu e do Médici criticam o provão

    Os diretores das escolas estaduais Presidente Médici e Liceu Cuiabano se dizem indignados com a reportagem divulgada no Fantástico (Rede Globo) deste domingo em que as duas instituições foram consideradas as piores do país, a partir de um provão feito nas capitais - veja mais aqui. O caso ganhou repercussão e começa a suscitar debates sobre a qualidade do ensino público em Mato Grosso. Eles alegam que a aplicação das provas realizadas pelos repórteres da TV Centro América (afiliada a Rede Globo) foram "às escondidas".

   "Discordamos do resultado dessa prova. Eles (TVCA) deveriam terem pegos ao menos 10% dos alunos da nossa escola para poder divulgar esse resultado", critica o diretor do Presidente Médici, Aluísio Guimarães, ao informar que somente dois dos 4,8 mil alunos da instituição fizeram a prova. Dentro da tese segundo o qual o resultado deve ser questionado, o diretor observa que "os estudantes do Liceu Cuiabano selecionados para a prova estudam no período noturno, o que geralmente influencia no nível de aprendizagem".  "A maioria desses alunos trabalham durante o dia e o rendimento escolar acaba sendo inferior. Portanto, essas questões devem ser consideradas".

Rosaneide Sandes, secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc    Na tentativa de reverter a situação caótica, Aluísio, juntamente com os adolescentes que responderam aos questionamentos se reuniram nesta segunda (12) com as secretárias-adjuntas de Políticas Educacionais e de Recursos Humanos da Seduc, respectivamente, Rosaneide Sandes e Verinha Araújo. De acordo com Rosaneide, a pasta encaminhará um ofício à TV Centro América com o intuito de esclarecer os fatos. Ela afirma que o resultado do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica é de 3,6 pontos, o que coloca Mato Grosso próximo à média nacional de 3,8. "Nosso índice é consideravelmente bom, ou seja, dentro da média nacional", enfatiza Rosaneide.

   Logo cedo, o diretor encaminhou um nota ao secretário Ságuas Moraes, solicitando que divulgue os fatos oficiais a respeito da matéria. No documento, o diretor reclama que ninguém tinha conhecimento da prova e que os alunos foram abordados na portão da unidade escolar. A prova foi aplicada no escola Liceu Cuiabano, o que ele também julga incorreto. "Se os alunos são do Médici teriam que fazer a prova lá (no Médici) e não no Liceu", questiona. Nesse caso, foram escolhidas as duas maiores escolas do Estado. O Liceu é a segunda. Possui cerca de 1,8 mil alunos.

   Já a adjunta Verinha (PT), ex-deputada estadual, disse que "a Globo não tem condições para aplicar uma prova desse tipo". Reconhece, porém, que a Universidade Federal Fluminense, responsável pela elaboração do provão, é conceituda nacionalmente, mas entende que esses índices são insignificantes pela forma como foram coletados. "Temos dados oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que possui uma metologia de trabalho especiliazada", contesta. (Pollyana Araújo)

Postar um novo comentário

Comentários (18)

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O PAPA GREGÓRIO MAGNO HÁ SÉCULOS ATRÁS DIZIA:
    -SE DA NARRAÇÃO DE UM FATO VERDADEIRO RESULTAR ESCÂNDALO,É PREFERIVEL DEIXAR NASCER O ESCÂNDALO DO QUE RENUNCIAR A VERDADE.
    E HOJE A VERDADE É QUE TANTO A SOCIEDADE COMO UM TODO QUANTO O PODER PÚBLICO HÁ MUITO TRATA COM NEGLIGÊNCIA O PRINCIPAL INSUMO DE CIDADANIA QUE É A EDUCAÇÃO ,TANTO QUE VIROU CHACOTA NACIONAL O SENADOR CRISTOVAN BUARQUE QUE FOI CHAMADO DO HOMEM DE UMA NOTA SÓ POR DEFENDER UM PROGRAMA DE GOVERNO ATRELADO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DURANTE A ÚLTIMA CAMPANHA PRESIDÊNCIAL.OS MEMBROS DO PT DÃO TANTO VALOR A EDUCAÇÃO QUE O PRESIDENTE LULA DESPEDIU ESTE GRANDE EDUCADOR POR TELEFONE PORQUE COMO MINISTRO DA EDUCAÇÃO TER COBRADO MAIS VERBA PARA SUA PASTA CONFORME PROMESSA DE CAMPANHA E DO PROGRAMA DO PT PARA A EDUCAÇÃO,SE NÃO BASTASSE O PRESIDENTE VÊM EM PÚBLICO DESESTIMULAR O JÁ COMBALIDO ENSINO COM A SEGUITE INDAGAÇÃO:
    -PARA QUÊ ESTUDAR SE ELE COM A QUARTA SÉRIE CHEGOU A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA!
    EM ESPECIAL AQUI EM MATO GROSSO VEJO QUE O AGUERRIDO SINTEP´SÓ ENTRA EM CENA NA ÉPOCA DAS CAMPANHAS ELEITORAIS PARA APOIAR A "COMPANHEIRADA" , PASSANDO ATÉ POR CIMA DOS INTERESSES DA MAIORIA DOS PROFESSORES DEIXANDO-OS REFÉM DA FALTA DE POLÍTICAS SÉRIAS VOLTADAS PARA A VALORIZAÇÃO DOS QUADROS E MELHORIA DO ENSINO ,ENCASTELANDO-SE NOS SEUS PRÓPRIOS DEVANEIOSA DE PODER A QUALQUER PREÇO,MESMO COM A MISÉRIA DO POVO POIS COMO EDUCADORES SABEM QUE A LIBERDADE DO HOMEM ESTÁ NO CONHECIMENTO QUE LHES TRARÁ DIAS MELHORES,TRABALHO DIGNO E NOS LEVAM A EXERCER A NOSSA CIDADANIA PLENA E NÃO NO ASSISTENCIALISMO BARATO ESCRAVIZADOR DE SONHOS .BASTA DE HIPOCRESIA EXERÇAM COM DIGNIDADE O SARCEDÓCIO QUE É SER MESTRE,EXEMPLOS NÃO FALTAM,GILBERTO FREIRE,CRISTOVAN BUARQUE,DARCIR RIBEIRO ENTRE TANTOS OUTROS INSIGNES PROFESSORES COMO OS SENHORES ,BASTAM, DESATRELAR A EDUCAÇÃO DA POLITICAGEM BARATA QUE OS LEVAM A ENGOLIR PASSIVAMENTE UM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SEM NENHUMA LIGAÇAO COM A ATIVIDADE FIM DE EDUCADOR.

  • Pedro Augusto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cinco meses e com dinheiro dá pra fazer muito, basta querer! Agora ficar fazendo reuniões do Sintep, CUT, e PT, não vão levar a nada! É aquela história: O PT quando está por baixo esperneia e quando está por cima não sabe o que fazer!

  • Regina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    kkkkkkkkkkkkk...........
    Isso só pode ser uma piada e profundo mal gosto, criticar? Criticar o que? Só se for a péssima realidade caotica do Estado de Mato Grosso, sem saúde descente, sem segurança alguma e agora para o mundo inteiro ver, tcham tcham tcham.......com educação mascarada, tem escola, tem professor, tem até passe livre (pago pelo povo que não sonega imposto), gente tem a tá aluno, vcs acreditam??????? Só não tem desempenho, só não tem ensino que realmente funcione, só não tem ensino eficiente, só não tem ensino com eficácia, só não tem vergonha.
    Isso é triste, que futuro esse jovens vão ter??????
    Deve ser que serão os próximos a receber seguro desemprego, bolsa escola, bolsa familia, auxilio alimentação, auxilio gás, etc.....
    E agora, governador?? Quais as providencias emergenciais serão tomadas a cutíssimo prazo?

  • cesar Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    E O SINTEP?


    Onde está o SINTEP, Velho de guerra. Parece que ficou somente velho e deiixou de ser de guerra.

    As escolas estão caindo o pedaço, não existe políticas públicas voltadas para a educação e o SINTEP, através dos seus líderes, principalmente Maria Helena e Júlio, ficam calados, parecem até que acham o governo do Blairo e hoje do PT, o melhor do mundo.

    Tá hora do SINTEP fazer alguma coisa. Que faça logo!

  • zenildo de campos bruno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Li, com muita atenção aos comentários apresentados pelos meus amigos e sinceramente não vislumbrei nenhuma opinião que pudesse acrescentar algo de melhoria ao processo de ensino e aprendizagem. Educação é sim um ato político que culmina em uma abordagem de políticas públicas e quando falo em políticas públicas refiro-me a inclusão de investimentos no orçamento geral dos entes confederados. Educação como dizia Paulo Freire é um processo onde ninguém educa ninguém as pessoas se educam em comunhão, ou seja em casa, na igreja no sindicato na associação de moradores e sobretudo na internet. A escola apenas é uma etapa desse processo. A escola sim deve ser o norteador, ensinar o caminho, mas as pessoas é que devem se educar. Não conseguimos fazer uma pessoa parar com o seu vicio se ela mesma não demonstrar interesse de parar. Educação é a mesma coisa, não se pode forçar a barra com palmatória com palavrões etc, educação se faz com amor. O espaço físico de nossas escolas estão na sua maioria prejudicada mais o mais importante é que as capacitações entre os profissionais começam a acontecer e fará sim diferença a longo prazo. Sou professor da rede publica estadual do ensino médio e depois de 19 anos de magistério percebo a presença da secretaria de educação junto à escola e preocupada sim com a questão pedagógica coisas que não acontecia em outras épocas.

  • Antonio Carlos Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A educação esta um caos, e nao é so aqui em MT. No Brasil inteiro... Nao existe mais disciplina, os alunos fazem o que querem, os diretores viraram politicos e nao agem com energia se nao perdem o voto dos alunos, funcionarios e prof. de diretores viraram gestores publicos. Os pais empurram os alunos para a escola e nao assumem responsabilidade alguma. O governo so quer saber dos resultados ou seja quantos foram aprovados? A secretaria so faz politicagem nas escolas, nao quer problemas. Tem alunos no segundo grau (ensino medio) que nao sabem nem escrever... A escola ciclada criada por FHC nao serve pra nada, a gestao democratica e de recursos acabaram com a proposta de ensino de verdade. Entao A seduc, a SME, o MEC bricam de fiscalizar e elaborar politicas pedagogicas. O professores vendo a falta de futuro brincam de ensinar... os alunos, a maioria nao quer saber de nada, brincam de aprender... e os pais brincam de "to nem ai com isso" ....e assim a escola publica esta cada vez pior. Querem botar a culpa pelo fracasso na Globo.

  • Thiago Nunues | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa tal Verinha foi uma das maiores críticas da gestão Ana Carla Muniz. Sou professora da rede estadual e vi que Ana Carla trabalhava com seriedade, aplicando gestão de qualidade na educação do Estado e não apenas reformando escolas.

    Agora a Verinha viu o tanto que foi ruim ficar criticando e se ve na pele do leão. Acho que pra ela aprender e não ficar fazendo apenas politicagem.

    Vai trabalhar, verinha!

  • Carlino Neves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É Verinha.. você só criticava a educação do estado.. Agora tá ai, tentando fazer com que MT melhore um pouco..

    "3,6 é bom.. é quase na media nacional de 3,8."

    É o fim mesmo hein Verinha.. Quero ver que atos os PTistas da educação vão tomar..

  • Geraldo Fava | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O PT vive um dilema, pois a vida toda só fez criticas e agora que tem a responsabilidade de mudar as coisas, continua criticando. No tempo da Secretária Ana Carla Muniz o Sintep não saia da porta da secretaria, criticando, ameaçando, denunciando, etc...
    Agora a secretaria é deles e o que é que eles estão fazendo pra mudar as coisas. Nada.
    Mato Grosso foi notícia nacional mais uma vez, apresentando no Fantástico as duas piores escolas do Brasil.
    PT a bola esta com voces, se não sabem fazer desocupem o cargo.

  • Pedro Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Estado deve processar a Rede Globo, por estar defamando Mato Grosso, aqui nós temos os melhores sários pagos aos professores no Continente Americano, temos as melhores Escolas do Mundo até o Simtep apoia o Governo, então oque o programa Fantastico fez é por que a Rede Globo não gosta de Cuiabanos quem realmente gosta dos Cuiabanos é a Gauxada esse povo adora Cuiabá, aqui em Cuiabá o Governo investe massisamente na segurança, na educação, na saúde, no laser. Esse prefeitinho Wilson Santos Reclama é de barriga cheia, as pesquisas estão ai para demonstrarem a verdade, Blario maggi aparecem com mais de 80% de aprovação em todo o Estado, se o povo aprova o que que a rede Globo quer falar mau

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...

DEM tem derrotados em 2020 pra AL

anelise silva 400   Alguns filiados do DEM do governador Mauro Mendes estão se movimentando por conta própria, visando as eleições de deputado estadual no próximo ano, alheios ao comodismo do presidente regional do partido, ex-deputado Fabinho Garcia. Em Cáceres, por exemplo, dois são cogitados para...

Vereadores vão devolver a VI de abril

agostinho carneiro 400   Presidida por Agostinho Carneiro (foto), a Câmara Municipal de Ribeirãozinho, um dos menores municípios do Estado, com cerca de 2,5 mil habitantes, decidiu suspender o pagamento da verba indenizatória deste mês de abril de todos os seus nove vereadores. Com isso, os R$ 9 mil que iriam para o...